Cartão de Cidadão: Tenha-o oficialmente no seu telemóvel

101 Comentários

O mundo é cada vez mais digital e quase já nem faz sentido andarmos com cartões físicos. Os pagamentos são digitais, a carta de condução pode ser digital e até o cartão de cidadão (CC) pode estar numa simples app.

Sabia que pode ter o seu CC, a carta de condução e o cartão da ADSE no seu smartphone? Instale a app id.gov.pt.


Cartão de Cidadão e outros numa só app

O Cartão de Cidadão é um documento de identificação físico que contém um chip (smartcard), permitindo identificar o cidadão português perante qualquer entidade pública ou privada, pessoalmente ou de forma digital.

A app id.gov.pt é uma aplicação da Administração Pública que lhe permite guardar e consultar os seus cartões de forma digital. Com esta app oficial pode ter disponível o seu CC, a carta de condução, o cartão da ADSE e recentemente esta app passou a permitir ter o cartão de antigo combatente.

Esta app apresenta funcionalidades de visualização e de partilha de dados dos documentos, sendo a validação destes dados de identificação feita através de um validador de “QR code”, disponível no menu, ou descarregando um PDF certificado, que poderá ser eletronicamente partilhado, com os dados que constam no documento, por forma a confirmar a sua autenticidade.

A app id.gov.pt é gratuita e muito simples de usar. Está disponível para iOS e Android e atualmente são muitas as entidades que aceitam a informação/identificação nesta forma (em vez do formato de cartão físico).

Além desta app, a AMA – Agência para a Modernização Administrativa, I.P, disponibiliza outras apps bastante interessantes como a app MyADSEMySNSAutenticação Gov, entre outras.

A Comissão Nacional de Proteção Dados (CNPD) considerou recentemente que se adotem medidas que “salvaguardem os direitos fundamentais dos cidadãos” e previnam o risco de “usurpação de identidade”. Pode saber mais aqui.

 

Homepage: AMA
Preço: Gratuito

Comentários

101

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Filipe
    Filipe

    Posso deixar de andar os cartões físicos? Ou se for mandado parar numa operação stop tenho problemas?
    Obrigado

    1. Avatar de Naopossodizer
      Naopossodizer

      Sim podes deixar de usar os físicos,

    2. Avatar de Redin
      Redin

      Em tese sim, no entanto numa inspeção ou fiscalização por alguma força de segurança, esta deverá estar capacitada de equipamento para ler e validar o QR Code.
      Se não tiverem o equipamento e não tiveres o cartão, aí as coisas podem-se complicar e num desses casos uma das alternativas torna-se inútil pelo que não deveria sequer ter sido criada.

      1. Avatar de Rui M
        Rui M

        Não se complica. É passado aviso de apresentação dos documentos no prazo de 8 dias, sem custos para o condutor, onde este pretender fazê-lo, conforme previsto na Lei vigente.

        1. Avatar de Redin
          Redin

          A obrigatoriedade de apresentação posteriormente ao acontecimento, traduz-se numa inutilidade para o qual a ferramenta foi proposta servir.
          É o mesmo que eu ter apresentado um fotocopia e me vir obrigado a comprovar posteriormente de que estava em conformidade.

      2. Avatar de Pedro F.
        Pedro F.

        Quando lhes dou o CC e a carta que marina usam eles? Os olhos?
        Aqui é igual…

        1. Avatar de Rogério
          Rogério

          A carta que marina!???

          1. Avatar de MJSantos
            MJSantos

            Um erro tipográfico. Certamente pretendia escrever “máquina”

        2. Avatar de Pedro F.
          Pedro F.

          Nem valia a pena responder. Se há quem não perceba e se sirva de um erro para ignorar todo o resto é seguir em frente e deixar cada um na ignorância que deseja…

      1. Avatar de Redin
        Redin

        …portanto, inútil.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Se não tiverem tens 48h para apresentar os documentos.

          1. Avatar de PAULO SILVA
            PAULO SILVA

            Caso as autoridades não tenham como ler o código QR gerado, tem 5 dias úteis para apresentar os documentos no posto mais próximo da sua residência.

          2. Avatar de Rui Ramos
            Rui Ramos

            É passado aviso de apresentação dos documentos no prazo de 8 dias, sem custos para o condutor, onde este pretender fazê-lo, conforme previsto na Lei vigente.

          3. Avatar de OP
            OP

            Ou seja inútil.. tere-mos mais uma carga de trabalhos para nos deslocar-mos ao posto PSP ou GNR e a gazosa está ao preço do ouro!

          4. Avatar de Pedro F.
            Pedro F.

            Não é inútil porque não “tere-mos” nada.
            A lei mudou. O código da estrada mudou.
            As entidades estão a mudar…

        2. Avatar de Miguel Ângelo Ribeiro Rodrigues
          Miguel Ângelo Ribeiro Rodrigues

          Certo. Foi essa a minha experiência. Custou 80 euros a brincadeira às app

          1. Avatar de Carlos
            Carlos

            O trabalho das autoridades é fazer cumprir o que está na lei.
            E nos termos do nº 1, 3 e 4 da Lei nº 37/2014, de 26 de junho a APP id.gov.pt tem o mesmo valor jurídico da apresentação dos documentos originais.

            Se os agentes que o multaram não sabem a lei, se calhar têm de ir estudar mais um pouco.

            Mas eu nunca pagaria uma multa dessas.

          2. Avatar de Pedro F.
            Pedro F.

            Não há multa nenhuma. Só havia multa quando a app foi lançada mas ainda não estava decretado a validade da mesma para a substituição dos documentos.
            Tinha mais a ver com lacunas e interpretações mas foi resolvido.
            Aliás, a própria GNR postou no Facebook que a app não era válida porque no CE era exigido o documento físico (para impedir oitras formas de reprodução do mesmo como fotocópias) mas entretanto já apagaram a publicação.
            Muita coisa mudou nos 2 anos que passaram mas a malta gosta de viver no passado…

          3. Avatar de Miguel Ângelo Rodrigues
            Miguel Ângelo Rodrigues

            Fui multado a 28/11.
            A ANSR confirmou a multa o mês passado e exigiu que eu pagasse as custas. 30 euros + 52 euros. Era bom que fosse passado mas aconteceu já depois da publicação do decreto lei…

          4. Avatar de Miguel Ângelo Rodrigues
            Miguel Ângelo Rodrigues

            O id.gov.pt só serviu para eu perder tempo e dinheiro

          5. Avatar de Pedro F.
            Pedro F.

            28/11 é no ano passado. Já foi em janeiro que foi alterado o CE para deixar de pedir ‘documentos físicos”…
            Foi o que mencionei acima como lacunas. Por um lado temos a lei que diz que a app substitui os documentos, por outro o CE exigia o documento físico especificamente…

        3. Avatar de PTO
          PTO

          Qualquer telemóvel de 100 euros consegue ler qrcodes

        4. Avatar de LRZ
          LRZ

          Relaxa Redin, queres à força que esta aplicação não seja útil. A mudança não acontece de um dia para o outro, a pensar como tu não estávamos aqui a ler estas notícias nem a responder em caixas de comentários, porque não existia tecnologia para isso.

      2. Avatar de José Carlos da Silva
        José Carlos da Silva

        Hoje em dia a grande maioria das pessoas têm um smartphone. Qualquer smartphone lê QR codes. Resolve-se simples, sem a necessidade de um equipamento dedicado comprado à NASA para uma leitura básica.

        1. Avatar de Redin
          Redin

          Experimenta ler então o QRCode do Certificado de Vacinação.
          Vais conseguir ler, é verdade. Não vais é conseguir retirar de lá qualquer informação, visto estar toda truncada por estar encriptada.
          Os outros têm o mesmo comportamento.

          1. Avatar de PAULO SILVA
            PAULO SILVA

            O QR code é lida com a app do Banco de Portugal, específica para validar o código QR do Certificado de Vacinação…
            Não é qq uma app que valida um certificado oficial….
            não basta ler, tem que validar e aí a história é outra.

          2. Avatar de Keyboardcat
            Keyboardcat

            A informação no certificado de vacinação não está encriptada.
            Apenas contém uma assinatura. Assinatura essa que podes validar porque o formato está bem documentado.

            E os certificados também podem ser facilmente obtidos.

          3. Avatar de Redin
            Redin

            Está encriptada sim. O conteúdo é plaintext e condiz com os códigos hash que estão visíveis na carta. Mas isso somente valida que o conteúdo é igual ao que está na carta e nessa circunstancia pode ser falsificada para serem ambos iguais.
            O código QRCode ao ser lido com a aplicação certa, vai apenas conseguir validar depois de fazer o download de um dicionário cujos resultados terão de ser compatíveis com ele.
            A validade não se dá pela comparação entre o código QR e os códigos hash do texto. A validade dá-se pela comparação entre o código QR e o dicionário da APP compatível.
            O Código QR apenas facilita essa comparação de forma digital.

          4. Avatar de Pedro
            Pedro

            Se instalares a aplicação Passe Civis consegues saber se está válido e o nome da pessoa

          5. Avatar de Redin
            Redin

            A App Passe Covid foi apenas um exemplo de App compatível que está disponível ao cidadão. A App que lê e valida os QRCode dos cartões de Cidadão e outros documentos terá de ter um comportamento idêntico para validação e que não é suposto estar disponível assim.

    3. Avatar de Rui Capela
      Rui Capela

      Se for interceptado pelas forças de segurança, abre a aplicação id.gov.pt que deve ter devidamente instalada no seu smartphone e cada cartão ( C. Cidadão ou Carta de Condução possui um código QR que é lido pelo sistema das forças de segurança nesse instante, pelo que já deixou de ser obrigatório andar com esses cartões. Se as forças de segurança nesse momento não tiverem disponível o leitor QR, o problema é resolvido com uma possível apresentação de documentos mas sem procedimento contraordenacional.

    4. Avatar de Miguel Ângelo Ribeiro Rodrigues
      Miguel Ângelo Ribeiro Rodrigues

      Sim podes ser multado… A PSP não sabe nada disto….

      1. Avatar de Tuaregue
        Tuaregue

        Ja te explicaram que que no teu caso, foste multado antes da altareção à lei, que ocorreu em Janeiro, tu foste multado em Novembro do ano passado. Por isso é que a ANSR confirmou a tua multa.
        Eu neste momento se for multado, não pago, porque há uma lei que está do meu/nosso lado, em Novembro do ano passado não havia essa lei e o Codigo da estrada era claro, tinhas de apresentar a carta de condução, com a alteração podes apresentar a carta de condução ou aplicação. Se os agentes não tiverem a aplicação para ler o QRCode tens 8 dias para apresentares os documentos sem seres multado.

      2. Avatar de Miguel Ângelo Rodrigues
        Miguel Ângelo Rodrigues

        A lei 37 é de 2014.
        Quando fui multado já existia a lei.
        Um decreto lei não se sobrepõe a uma Lei que eu saiba.

        1. Avatar de Pedro F.
          Pedro F.

          Fiquei baralhado…
          Podes explicar-me o que é, no teu entender, uma lei e um decreto lei?

          1. Avatar de Miguel Ângelo Rodrigues
            Miguel Ângelo Rodrigues

            Eu não sou jurista.
            Os brasileiros dizem: A diferenciação mais significativa entre a lei e o decreto regulamentar é que este não pode inovar o mundo jurídico. Em outras palavras, o decreto pode regulamentar o que foi disposto em uma lei, mas não pode criar, modificar ou extinguir um direito. Uma forma simples de exemplificar é verificando a legislação previdenciária.

          2. Avatar de Miguel Ângelo Rodrigues
            Miguel Ângelo Rodrigues

            Em PT:

            Em termos de hierarquia, a lei e o decreto‑lei têm o mesmo valor na ordem jurídica portuguesa. Em caso de conflito, aplica‑se, entre eles, o que for mais recente ou o que contiver uma regra que, por ser mais específica, se adequa melhor ao caso concreto.

          3. Avatar de Pedro F.
            Pedro F.

            Os brasileiros não são para aqui chamados porque não usam o decreto lei como nós.
            De resto, são iguais. Maior parte das nossas leis são decreto lei.
            A regra mais especifica era precisamente o que acontecia já que o código da estrada ezigia o documento físico!
            Em janeiro deste ano mudou e ninguém te pode multar porque nem têm lei nem artigo para a contra ordenação…

    5. Avatar de joão Castro Melo
      joão Castro Melo

      Se ler a notícia com atenção vê que lá dizem – “muitas entidades aceitam este modo” , mas ainda há muitas que ficam de fora! Uma treta!.. mais uma coisa para complicar em vez de simplificar.

      1. Avatar de Pedro F.
        Pedro F.

        Levem a porra do cartão como fazem até agora. Ninguém vos obriga a usar a app.
        Que mania de criticar e meter defeitos em tudo…

  2. Avatar de Tiago Alves
    Tiago Alves

    Resta saber se pode servir de alternativa ao cartão físico ou se é somente uma forma simplista para consulta do titular.

  3. Avatar de Petrus
    Petrus

    A GNR nem sabe que essa app existe! 😀

    1. Avatar de PAULO SILVA
      PAULO SILVA

      Tas muuuuuuuuuuuito enganado. Pode é não ter o aparelho específico, mas que sabem, sabem.

  4. Avatar de Urtencio
    Urtencio

    eheh não gostas no nome Manuel? 😛

  5. Avatar de lince ibérico
    lince ibérico

    é válido sim sim senhor.
    Há umas semanas um amigo meu que andava com fotocópia do CC. Falei-lhe desta app “id.gov.pt” e uns dias depois, numa operação stop as autoridades aceitaram a identificação. No entanto, não se livrou da coima por não ter consigo os documentos da mota.
    De notar que cada vez que se acede à APP ela faz uma actualização, logo é preciso ter dados móveis no momento ou então fazer download em pdf do documento.

  6. Avatar de JF
    JF

    Agora, as aplicações instaladas nos telefones inteligentes («smartphonea», pela sua sigla em Inglês), poderão ter acesso aos dados que constam no Cartão de Cidadão.

    1. Avatar de JF
      JF

      Onde se lê «smartphonea», leia-se «smartphones».

    2. Avatar de PAULO SILVA
      PAULO SILVA

      Errado. diz lá uma que leia os dados?

    3. Avatar de Pe@ce
      Pe@ce

      smartphones não é uma sigla

    4. Avatar de Sérgio P.
      Sérgio P.

      Incrível como conseguiste dizer tanta coisa parva numa frase tão pequena.

  7. Avatar de Pedro H.
    Pedro H.

    Correto… E o governo garante a protecção da app? É que é porreiro ter um malwarezito dentro do telemóvel que é daqueles que não se detectam pelos produtos de antivirus no mercado e ainda queremos por a vida digital num dispositivo controlado por entidades alheias ao Estado? ( /me bate palmas e que comece o “flaming” )

  8. Avatar de João Martins
    João Martins

    Já uso esta app há algum tempo. Esta app e usar mbway e praticamente já nem ando de carteira quando saio.
    O único senão de usar a app é que os leitores de cartões do cidadão não têm (tanto quanto sei) leitura NFC nem a app está preparada para isso. Mas até agora bastou-me apresentar a app e mostrar o cartão que tem servido bem.

  9. Avatar de Jacs
    Jacs

    n consigo adicionar a carta de condução

  10. Avatar de .
    .

    Não consigo , sabendo o que sabe hoje do mundo dos www sequer ponderar aderir a essas coisas.
    Não acho nada seguro.
    Nem mesmo com tantos escândalos as pessoas usam o cérebro.
    Talvez necessitem de uma APP para o fazer como deve de ser.
    Enfim, como diria o outro, cada um com a sua panca mas dizem se smarts.

    1. Avatar de TóSousa
      TóSousa

      Também não é seguro andar na rua e toda a gente anda….
      Ficamos na caverna?

      1. Avatar de Jorge
        Jorge

        Isso é verdade, não podemos ficar na caverna. As pessoas quando andam na rua cumprem regras de segurança, como sabem que o carro mata tentam não se atirar para a frente dele.

        Os cuidadosos andam nos passeios, atravessam em locais seguros e com os devidos cuidados, os outros (os que não são cuidadosos) não têm atenção e se não tiverem “sorte” na melhor das hipóteses vão parar ao hospital.

  11. Avatar de TóSousa
    TóSousa

    Já votei com esta app, já a mostrei à PSP (cartão de cidadão e carta de condução) e não tive qualquer problema.
    Nunca foram validados os QR codes
    Não ando com os cartões físicos.

    1. Avatar de Miguel Ângelo Rodrigues
      Miguel Ângelo Rodrigues

      Grande sorte. Eu até já fui multado por falta de documentos. E na esquadra da PSP do Montijo não aceitam os digitais.

      1. Avatar de Andre
        Andre

        não o podem multar. podem pedir que compareça na psp com o documento.
        se tiver o digital não podem fazer nada de todo. é não pagar e é descartada a multa

    2. Avatar de Pedro F.
      Pedro F.

      Eu estou para o mesmo. Quando lhes dava o CC também não validavam nada a não ser com os olhos…
      Só a vantagem de poder pedir à mulher para me ir levantar encomendas aos CTT com o CC já vale a pena.
      E se por acaso apanhar algum casmurro dá-me um abalo em ir à esquadra à minha escolha num dos 7 dias seguintes que nem durmo…

  12. Avatar de André
    André

    Este fds a gaja da Ryanair não me deixou fazer boarding com app. Tive que abrir a mala e sacar o cartão físico……

    1. Avatar de A.M.
      A.M.

      se lhe dissesses que ias “embarcar”, talvez te deixasse!! Como lhe disseste que ias fazer “boarding”….!!!!

      1. Avatar de Mike
        Mike

        E o teu comentário contribuiu em quê para a discussão?

        1. Avatar de A.M.
          A.M.

          É claro que o “Mike” também gosta de fazer “boarding”!! Se fosse o Miguel talvez gostasse mais de “embarcar”!!! Ah…ahh… Não leves isto tão a sério!! Uma brincadeira pelo meio dum assunto de utilidade pública, também ajuda a espairecer as ideias!!

  13. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    O Pedro é de 1980 ?? Eu devo ser tão velhinho.Devo ser o mais antigo a comentar aqui(mas de longe),e não me admiro nada.Fogo. 🙂

      1. Avatar de SANDOKAN 1513
        SANDOKAN 1513

        Sou tipo o “Matusalém” daqui do fórum,isso te garanto. 🙂

        1. Avatar de Jorge
          Jorge

          e como podes garantir isso? 😉

  14. Avatar de necaje
    necaje

    E em termos de segurança dos dados pessoais. Basta ver pelas notícias App Stay Away Covid, Pass Covid

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      E por aí fora, o que não faltam são exemplos da má utilização dos dados pessoais.

  15. Avatar de Nm
    Nm

    Correção: A APP mySNS não é da AMA mas sim, da SPMS

  16. Avatar de pj Correia
    pj Correia

    só um cidadão muito “distraído” é que confia no digital. para armar em “moderninhos”, nem percebem a estupidez do “tudo digital”. o pensar dá trabalho!!!!

    1. Avatar de André
      André

      Claro, e ter um cartão na carteira é pensar muito….

      1. Avatar de Seguimos rindo
        Seguimos rindo

        win xD

      2. Avatar de FAR
        FAR

        Filosofar mesmo.

        1. Avatar de Jorge
          Jorge

          “Há metafísica bastante em não pensar em nada.” – Alberto Caeiro

  17. Avatar de José
    José

    Já fui abordado numa operação stop e o agente não aceitou o doc digital. Disse-me que era obrigado a trazer o doc físico. Ouvi os seus argumentos e não contrapus. Mandou-me seguir e fiquei no que me pareceu. Que país este! Haja paciência.

  18. Avatar de outra vez !!
    outra vez !!

    A empresa de vigilância Paragon descobriu uma forma de entrar em várias aplicações de smartphone encriptadas. Trata-se de uma organização Israelita que foi fundada em 2019 e revela que consegue fazer tudo isto remotamente.
    A revista Forbes que já analisou esta questão diz que pouco se sabe sobre a Paragon Solutions. Sabe-se que esta empresa tem 50 colaboradores e não tem um site. Entretanto foi fundada por Ehud Schneorson, o antigo responsável pela unidade 8200, na prática o equivalente israelita da americana NSA.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      É mais uma cellebrite, isso é normal e vai acontecer sempre, principalmente vindo de Israel.

      1. Avatar de PAULO SILVA
        PAULO SILVA

        Estou mesmo a ver que eles querem saber os meus dados pessoais, (numero do CC, NIF, Nº utente e SNS) já que não tem outros meios para os obter….
        Sou uma pessoa super, hiper secreta… e tenho tanto que esconder de um sistema de informação de um país estrangeiro que até tenho medo da sombra que me persegue para onde quer que vá.
        Com os meus dados podem emitir faturas de gasóleo ou comprar acções na bolsa em meu nome…
        Eles não dormem a pensar em como obter estes dados essenciais para a segurança de Israel…, ou podem vender aos meus inimigos!

        1. Avatar de Mais um
          Mais um

          Quando te assinarem contratos em teu nome, abrirem contas bancarias , empréstimos, etc… Com um bocado de sorte até com a tua assinatura digital (a que só tu tens acesso) depois diz-me o tempo e dinheiro que perdeste a resolver o assunto.

          1. Avatar de Pedro F.
            Pedro F.

            Onde é que a vão buscar? E como a ativam? E como a desbloqueiam?

  19. Avatar de Carlos
    Carlos

    Autoestrada aberta para o roube de identidades, à pois é!

    1. Avatar de TóSousa
      TóSousa

      Se perderes a carteira ou ta roubarem, não te ficam com o CC e podem perfeitamente roubar a tua identidade? Quem quer roubar identidades rouba carteiras, não rouba telemóveis.
      Sejamos sensatos e não digamos disparates.

      Quantos destes que dizem que é um problema monumental usar as apps com dados pessoais, então não usam as apps dos bancos por ex ou MBWay e outras, mas usam FB, Instas, Tweeter’s, tiktoks e outras porcarias.

      Sim também sou um dos dinossauros que por aqui anda e uso e abuso com segurança das vantagens do digital.

      A cabeça serve para alguma coisa, se bem que para alguns só funciona mesmo como caixa córnica (in Laranja Mecânica, Stanley Kubrick)

  20. Avatar de pj Correia
    pj Correia

    não querendo estar a “bater mais no assunto”, claro que pode haver um roubo de documentos “fisicos”, só que para roubar cem identidades é preciso cem crimes.
    no digital em segundos podem ser roubadas milhares ( estou a ser simpático).
    além disso se me “fanarem a carteira eu dou conta”, no digital isso pode ser impossível de saber.
    laro que cada um tem direito à sua opinião…

    1. Avatar de Hackerone
      Hackerone

      E você acha que se eu roubar os seus dados via digital vou fazê-lo através do seu telemóvel (app instalada no seu dispositivo) ou através da api que fornece os dados ao seu telemóvel?
      Não se preocupe em demasia com o que nao conhece, à partida é mais facil roubar-lhe a carteira amigo ou mesmo os seus por outras vias.

  21. Avatar de Andre Rafael Matos Mariano
    Andre Rafael Matos Mariano

    Isto é tudo muito bonito. Chega-se a uma instituição do governo como a casa pronta e não aceitam. Adiaram me uma escritura por eu só levar o digital.

    1. Avatar de Pedro F.
      Pedro F.

      Diz lá que precisam dos documentos físicos…
      É como estava no CE antes da atualização…

      1. Avatar de Jorge
        Jorge

        É impressionante o tempo que se gasta a discutir coisas que não valem nada como se de coisas importantes se tratasse.

        Este assunto é de facto importante para quem implementou a coisa, para quem aproveita a publicidade para dar um ar moderno (políticos e instituições publicas) e “meia dúzia” de “fanáticos pós-modernos”.

        Não quero entrar em detalhes técnicos do CC/CMD e APP quejandas porque não me parece que seria útil, contudo, sempre te digo que não tenho nem tenho o PIN da assinatura digital ativado no meu CC. Se todos pesássemos no assunto e conhecêssemos os detalhes da coisa não usávamos essas tretas. Mais, não uso o CC para autenticação.

        Vamos usar o o nosso precioso e escaço tempo e energia com coisas de facto importantes ….

        1. Avatar de Pedro F.
          Pedro F.

          Então vamos aproveitar o tempo para quê? Para dizer aos outros que estão a falar de assuntos sem importância enquanto perdemos tempo a falar deles?

      2. Avatar de Andre
        Andre

        é só ridículo ter-se gasto dinheiro para desenvolver isto e no fim nem o governo aceitar.

  22. Avatar de pj Correia
    pj Correia

    não fale você do que não sabe.
    o que é atacado não a app, nem o telemóvel de ninguém ( peço desculpa pelo desabafo).

  23. Avatar de 652mga
    652mga

    Acabam de chegar mais duas funcionalidade a esta app: Já é possível descarregar o DUA (Documento Único Automóvel) tendo, também, sido adicionado o Cartão de Funcionário.

  24. Avatar de Miguel Ângelo Rodrigues (MAAC)
    Miguel Ângelo Rodrigues (MAAC)

    Não enganem as pessoas. A PSP nem sabe o que é um QRcode.
    Eu já fui multado por mostrar documentos digitais em vez de fisicos em tempo de pandemia.

    1. Avatar de Andre
      Andre

      se foi multado ignore a multa.
      isso é completamente descartado depois.

      se um policia deficiente o multar por por um braço no ar você paga?

  25. Avatar de Miguel Ângelo Rodrigues (MAAC)
    Miguel Ângelo Rodrigues (MAAC)

    O PSP deu a entender que tinha que pagar e que não seria bom se não pagasse de imediato…