BlackBerry vai matar o seu BBOS 10 em 2016

26 Comentários

As mudanças de filosofia dentro da BlackBerry têm deixado os fans mais puristas da marca pouco contentes. A decisão de usar Android e abandonar o BBOS é estratégica e muito interessante.

Mas a marca canadiana pode estar a preparar-se para levar esta ideia muito mais longe e abandonar de vez o seu sistema operativo, pelo menos durante 2016.

bbos_0

A decisão de lançar um equipamento com Android foi estratégica para a BlackBerry pretendia fazer renascer a marca nos mercados onde já teve um sucesso total e também trazer para si novos clientes, tradicionalmente utilizadores de outros sistemas operativos.

Mas o sucesso do BlackBerry Priv foi de tal forma grande que a marca está já a pensar lançar mais um modelo durante 2016, mantendo a mesma filosofia, pelo menos no sistema operativo.

Mas a BlackBerry quer ir mais longe e poderá não se ficar apenas por um novo smartphone este ano, podendo lançar um segundo, sempre dependente do sucesso deste e do crescimento da marca.

bbos_1

Estas informações foram reveladas pelo CEO da marca, John Chen, durante a CES deste ano. Chen revelou que podem ser até dois novos smartphones, sem datas planeadas e que os desenvolvimentos no BBOS 10 vão parar durante este ano.

Quanto ao BlackBerry Priv as palavras de Chen mostraram que mesmo com a boa resposta do mercado, o CEO da marca se mostra “cautelosamente optimista”.

So far, so good. I’m taking a cautiously optimistic view

É vontade da BlackBerry iniciar as vendas deste seu smartphone Android em 31 mercados e de o abrir também às operadoras norte-americanas, agora que acabou o período de exclusividade da AT&T. Custando, actualmente, 699 dólares, o seu preço deverá baixar com o passar do tempo.

bbos_2

Não são boas notícias para quem usa o BBOS 10 e tem nele a sua escolha de eleição. Para além de não surgirem novidades, a marca vai congelar os desenvolvimentos e as actualizações, o que pode ser o pronuncio o seu fim.

Será esta a abordagem correcta para trazer de volta a BlackBerry às posições de topo no mercado dos smartphones?

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Andr8
    Andr8

    Eram os gajos que diziam que o iPhone era uma farsa, e que não podia ser verdade…

  2. Avatar de P
    P

    Já tinha lido sobre o assunto, noutro site de noticias, e acho o titulo sensionalista de mais, para nao dizer que é clickbait.
    Ao que parece a blackberry vai continuar a lançar equipamentos com android, mas nao planeia de todo deixar o bb10. Pretende, a longo prazo, voltar a lançar equipamentos com este SO, ao que me pareceu ler

    1. Avatar de Pedro Simões

      Este ano vão ser apenas smartphones com Android e o BBOS 10 vai ficar na parteleira.

      Achas mesmo que um SO que vai ficar 1 ano parado depois tem pernas para andar? Isto é a morte anunciada do BBOS!

      Não me parece que fossem agora assim de repente avisar que iam acabar com o BBOS, isso ia afastar consumidores mais tradicionais e que ainda ponderam comprar os BB com BBOS.

      Vão introduzir o Android até terem mercado suficiente para depois darem essa notícia, com a desculpa de que já não se justifica estarem a desenvolver para um mercado que não tem equipamentos.

      1. Avatar de ze
        ze

        Faz sentido ele acabar mas q queiram lutar contra o android esta dificil

      2. Avatar de night
        night

        podem usar o android para ver se as vendas volta a subir, depois é só mudar para o BBOS. xd

      3. Avatar de bb
        bb

        Poderá também ler que irá sair uma grande atualização para bb10 em Março. Por isso, ela não está a matar o seu SO, apenas a conquistar novos mercados.

      4. Avatar de LP
        LP

        Não vai ficar na prateleira… Tem duas actualizações previstas para este ano. BB10.3.3 para Março e BB10.3.4 na segunda metade do ano…

  3. Avatar de Agostinho Silva
    Agostinho Silva

    Desde que mantenham a funcionalidade HUB…por mim está tudo bem…(tenho BB passport e BB Leap).

    1. Avatar de joao
      joao

      Vai ser dificil pois para manterem como nos estamos habituados as outras apps tinham que ter suporte para o hub… E isso é afastar os users das suas proprias apps.

  4. Avatar de lmx
    lmx

    Bem…esta a ficar dificil, ter um SO de topo..

    A nokia teve um , e lançou-o no equipamento que mais vendeu, mas matou-o, a nokia acabou naquilo que se conhece..

    Esperava que a BB não fosse pelo mesmo caminho, até porque o bb10 é um SO á parte.. se isto acontecer, muito provavelmente será o fim da BB, e para muitos como eu vai começar uma busca incessante por um SO que lhe possa chegar aos calcanhares…
    nem falo a nivel de app’s porque ai a BB tem muito menos, embora tenha mais do que necessario..falo mesmo a nivel do SO…

    Eu continuo a espera de um equipamento para substituir o meu, mas agora vou ter mais cuidado…é que android’s tenho na china por tuta e meia..

    1. Avatar de Jhonathan
      Jhonathan

      Só posso dizer uma coisa: se a BB não seguir a tendência e mudar de SO, vai morrer com ele! Software livre é a tendência hoje, quem fugir disso está condenado!!

      1. Avatar de José de Barros
        José de Barros

        livre para ficar cheio de bugs e lags…

        1. Avatar de Jhonathan
          Jhonathan

          Ok, parece que temos um fanboy da BB ou da Apple aqui. José, pra você falar isso é porque nunca um BOM smatphone Android, ou porque só usou aprelhos lixo, desses bemmm baratinhos. A experiência que tenho com o Android sempre foi ótima. Bugs e lags até os tops de linha têm!

    2. Avatar de z10
      z10

      tens que me dizer quais sao as muito menos apps que nao consegues instalar no BB10.
      Vem com a loja da Amazon (apps android) e BBWorld (nativas) por defeito. Podes instalar o SNAP em 3 minutos e ficas com acesso a todas as apps da google play. O único senão era não darem as apps que requisitavam os serviços Google (0,1% das apps) mas mesmo isso já foi ultrapassado…

  5. Avatar de Mónica
    Mónica

    Exacto, o bb10 está suficientemente maduro, não precisa de mais actualizações. O meu passaporte Silver edition está perfeito. Tenho telemóvel para mais 5 anos, ou mais.

    1. Avatar de Luis Pires
      Luis Pires

      O Passport SE é fantástico… Parabéns pela sua aquisição!

  6. Avatar de neok
    neok

    Na minha opinião é um s.o. muito superior ao Android. É uma pena acabar assim… É como tudo, não é por ser o mais vendido ou o mais popular que uma coisa é melhor do que a outra…

  7. Avatar de Andre
    Andre

    Sera o fim do melhor SO de sempre. Tenho um Passport e sou utilizador de Blackberry ha 10 anos. Ja tive Iphone, Android, e Windows mas o meu ‘workhorse’ tem sido sempre o Blackberry. Mais fluido, o melhor para comunicações, melhor bateria, etc. A beleza do BBOS10 e que tenho apps Android a funcionar a 100% nele. As desculpas daqueles que não conhecem e reclamam falta de Apps não conhecem a qualidade do BBOS10. Nao ha outro OS que corra apps da concorrência como o BB faz. O Blend e simplesmente genial. O HUB e incomparável. Blackberry, ouve os utilizadores que tens e nunca deixes um OS como o BB10 para trás. Na minha opinião o grande problema da Blackberry e o seu departamento de Marketing. Invistam em Marketing e a marca sera outra vez a grande marca que nunca deveria ter deixado de ser. Nao vejo por parte da Blackberry qualquer tipo de “luta” a defender o que e seu. Deixou-se arrasar pelo jornalismo “biased” pelo Iphone e Android. O BBOS10 e tao ou mais sexy que o Apple OS, melhor na maioria dos aspectos e a milhas de distancia do Android (melhor). Os equipamentos Blackberry em termos de qualidade, durabilidade qualidade de bateria, som,etc estão um patamar acima do resto. Claro que os fans de outras marcas vão dizer o contrario. Eu falo por experiência pois ja tive topos de gama Apple e Android. O único OS na minha opinião que poderá ter algum potencial comparado com o BBOS10 e o Windows Phone, este também sofre de marketing pobre. Espero que John Chen ouça os seus fieis clientes e procure dar a volta e nao entrar pela porta mais fácil que e o Andriod :((

    1. Avatar de lmx
      lmx

      Revejo-me nos teus comentarios..

      Ha maioria do pessoal nunca teve um BB, porque eram caros na altura e ainda são,mas são bons!!
      Telefones feitos para durar e durar, tenho o meu ultimo ha dois anos, e estava a pensar adquirir o passport silver ..

      Se este SO morre não ha mais SO que o possa substituir, pois quando matas “o topo”, o resto pura e simplesmente não chega..

      Windows phone?nahh
      Ou é BB ou não é!eventualmente poderá ser um tizen, mas quanto tempo iremos esperar por ele, e mesmo assim não vai ser o SO que gostariamos, como o MEEGO foi.
      O BB10 é ainda melhor que o MEEGO, é pura e simplesmente o Unico SO mobile do Mundo verdadeiramente Realtime!

      Baseado no Fabuloso QNX Neutrino, que corre em centrais nucleares, satélites, equipamentos militares, carros de luxo, etc…atenção, carros de luxo a começar nos porches, passando por maseratis, e por ai a cima..

  8. Avatar de LP
    LP

    O BB10 irá receber pelo menos duas actualizações este ano!
    A versão 10.3.3 está prevista para Março…

  9. Avatar de z10
    z10

    bem que queria um substituto à altura do meu fiel Z10, mas está difícil…se fizerem um novo Z10 com bateria melhor e specs actualizados comprava ainda hoje 1. (o z30 é muito mais feio que um trambolho)

  10. Avatar de chaimite
    chaimite

    Eu ainda não tive o prazer de usar um BlackBerry priv. Mas pelo que dizem parece ser um bom aparelho de top de linha

  11. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Muitos atribui o insucesso da Blackberry nos ultimos anos por causa fo seu SO e acham que a salvação seria o Android. Será mesmo, que o problema de uma empresa é o que ela tem de melhor?
    Claro que não! O BBOS10, é o melhor SO do mercado, mais seguro, fluido e diferenciado. Então, seria o hardware “inferior” aos dos principais concorrentes? A câmera muito questionada? A “pobre” loja de apps?
    Nenhuma das alternativa. O hardware é mais do que suficiente para rodar com perfeição o SO, a câmera é realmente questionada, mas também ja foi elogiada em alguns momentos e a loja de apps tem mais de 100 mil aplicativos, ou seja, quantidade suficiente para um consumidor maduro e, isso sem falar que o BBSO10 oferece acesso a aplicativos Android.
    Na minha visão o problema da BB é o foco exagerado no mundo corporativo. Isso foi bom no início, mas depois, com o surgimento de vários dispositivos e SOs, que oferecem soluções para todos os tipos de consumidor, o mercado corporativo deixou de ser um “oceano azul”.
    Portanto, a BB ao inves de focar em mercado específico deveria diversificar sua linha de produtos. Hora, não seria nada de anormal lançar uns dois aparelho para o público “comum”, com preços mais acessíveis. Aparelhos de entrada, intermediários e top de linha como de costumes.
    Tenho um BB Z30 e não troco por nada, e se BB acabar com seu SO, o seus aparelhos com Android serão simplesmente mais do mesmo.

  12. Avatar de joao
    joao

    Comprei um LEAP e estou encantado com a fluidez do telefone, o 4G bomba o dia todo!
    Pena é que venha agora a whatsapp dizer que nao vai suportar mais o BB10! Depois da excente integracao no HUB!
    Mesmo assim vou comprar outro para oferecer. E vamos ver se acaba ou nao.

  13. Avatar de Vinicius Zocateli
    Vinicius Zocateli

    Tenho um Passport e ele tá praticamente morrendo…
    Não tem mais o facebook e nem consigo acessar o facebook pelo navegador.
    Não consigo mais ver vídeos do youtube pelo navegador..
    E fim do ano acaba o WhatsApp…
    Triste.