Be My Eyes: Ajuda importante aos cegos na forma de uma App

26 Comentários

As limitações que as pessoas cegas têm no seu dia-a-dia impedem-nas de fazer muitas coisas. A falta de visão consegue ser uma barreira que muitas vezes é intransponível.

Mas há tecnologias que podem auxiliar neste tipo de casos e geralmente até são soluções simples do ponto de vista de inovação mas que conseguem garantir, de certa forma, qualidade de vida a quem mais precisa.

O Be My Eyes é um perfeito exemplo do que de mais simples se pode fazer e que vai transformar a vida das pessoas cegas.

BeMyEyes_0

Esta aplicação foi idealizada por Hans Jørgen Wiberg, também ele um invisual, num evento de fim de semana para Startups, e assenta num simples principio de entreajuda.

A aplicação permite quer aos cegos quer a quem se dispõe a ajudar comunicar entre si e ultrapassar algumas barreiras visuais.

Os utilizadores com deficiência visual são muitas vezes confrontados com situações em que necessitam de uma descrição visual do que está ao seu redor e que pelas suas limitações estão impossibilitados de ter.

É neste momento que o Be My Eyes entra em acção e coloca em comunicação as partes, sendo os voluntários usados para descrever o que está a ser mostrado, através de uma simples vídeo chamada.

anterior próxima

A utilização do Be My Eyes é completamente gratuita e o utilizador é convidado na primeira utilização a indicar a sua posição na utilização da aplicação.

Ou são um utilizador invisual e sempre que necessitarem vão “pedir” ajuda pela aplicação ou são um voluntário que sempre que houver necessidade de apoio será chamado para descrever o que o vídeo está a mostrar.

Para dar um maior grau de confiança aos utilizadores existe um sistema de pontuação que é atribuído aos voluntários e que mostra não apenas o número de vezes que foi dado apoio mas também a qualidade do mesmo.

O Be My Eyes será usado em situações do dia-a-dia para algo tão simples como ler o prazo de validade de um pacote de leite ou ajudar na escolha de um caminho para um determinado local onde normalmente um cego não vai.

Para já o Be My Eyes está apenas disponível para iOS, mas os seus criadores esperam muito em breve lançar a versão Android e assim alargar a utilização desta App a um ainda maior leque de utilizadores.

É uma simples ideia, mas com um potencial enorme. Assenta apenas na boa vontade dos utilizadores voluntários, quem em poucos minutos podem ajudar qualquer pessoa necessitada.

Será um pequeno gesto que fará muitas vezes a diferença para quem realmente precisa de ajuda, para ultrapassar uma limitação que é, em determinadas situações, um impedimento total no dia-a-dia.

Download: Be My Eyes

Preço: Gratuito

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Manell
    Manell

    So podia ser Apple, inchem fandroids! Daqui a 2anos sai uma versao mais limitada para o vosso android

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      adorava conhecer-te

    2. Avatar de João Silva
      João Silva

      Manell, põe mais tabaco na mistura!

  2. Avatar de Manell
    Manell

    Como e bom ser da apple , sinto me exclusivo ao contrario dos androids que sao apenas mais 1 em milhoes

    1. Avatar de Scud
      Scud

      És mesmo animal. Em vez de te focares na potencialidade da aplicação, vens para aqui cagar postas entre android e ios.

  3. Avatar de Benchmark do iPhone 6
    Benchmark do iPhone 6

    Não te enxergas mesmo. Até num caso destas vens atirar pedras à Apple. A notícia não é sobre a Apple – é sobre a app, que também irá sair para Android.

    Jå pareces o outro “ouço falar em cultura rapo logo da pistola” 😉

    1. Avatar de Manell
      Manell

      Onde leste que vai sair para android Exclusividade da apple, android e gente de quinta categoria

      1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
        Benchmark do iPhone 6

        Pensas que enganas alguém? Bebe água. E escusas de mudar de nick.

      2. Avatar de João Silva
        João Silva

        Não costumo dialogar com espécimes da tua espécie já que é tempo mais que perdido. Ou és cego; ou não sabes ler e pediste a alguém que te escrevesse esse post. Mas se não estás nas duas situações anteriores, eu faço um copy/paste do parágrafo da notícia, que responde à tua “dúvida”: «Para já o Be My Eyes está apenas disponível para iOS, mas os seus criadores esperam muito em breve lançar a versão Android e assim alargar a utilização desta App a um ainda maior leque de utilizadores.»

        1. Avatar de Luis Silva
          Luis Silva

          sem espinhas 🙂

      3. Avatar de joão Terra
        joão Terra

        insignificante. Manell, o Android é open source, não vou dizer mais nada

  4. Avatar de caetano
    caetano

    Farto-me de rir isto a cada cromo

  5. Avatar de Manell
    Manell

    Fabuloso mesmo e sem brincadeiras e ver que ate para pessoas especiais o iphone os serve melhor

  6. Avatar de João Silva
    João Silva

    Apenas me faz confusão como é que um invisual pode aceder à app para efectuar o pedido de ajuda?

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      O iOS tem voice over.
      No vídeo percebe-se como funciona com o telefone. Penso que funciona igual para outras apps que estejam preparadas.

      https://www.youtube.com/watch?v=V9X4jsHVrSA

    2. Avatar de AlexX
      AlexX

      Concordo, a não ser talvez que se conecte ou emparelhe um qualquer mini iTeclado físico ao dispositivo Apple e que se orientem usando o teclado?… Também fiquei confuso.

      1. Avatar de AlexX
        AlexX

        Ou talvez seja até muito simples se o iOS for muito eficiente nos comandos por voz…

  7. Avatar de filipe
    filipe

    Porque o Pplware não bloqueia/elimina comentários que nada tem a haver com o assunto publicado neste e outros posts, sempre evitava muito “spam”.

    Sem
    Porcaria
    A
    Mais

    1. Avatar de Kitamura
      Kitamura

      Porque quanto mais comentários melhor, sempre passa a imagem de que o site tem muitos visitantes. Mas quando vais ler os commentários é sempre a mesma meia dúzia de fanboys a falar sobre quem tem a melhor telha no bolso. Como utilizador diário do PPLWare gostava que ver uma maior moderação nos comentários, mas é só a minha opinião. =)

      1. Avatar de Cris
        Cris

        Eu gostava de ver uma menor moderação nos comentários. Os meus comentários mais controversos raramente são aceites, apesar de serem válidos.

  8. Avatar de Daniel Vieira
    Daniel Vieira

    Bom material! Aproveito por informar ao pplware que está para sair uma aplicação para seguir series totalmente acessivel para ios e uma aplicação android de navegação indoor. Se for do vosso interesse publicar algo mais falem comigo. Terei todo o prazer em falarmos do que se faz por cá.
    Cumprimentos.

    1. Avatar de Silvia
      Silvia

      Gostaria muito de saber como funciona os sistemas de orientação e localização com um iphone.
      O GPS funciona para pessoas deficientes visuais? Poderei utilizar todas as suas funções?
      Existe alguma app para localização que possamos utilizar e personalizar as nossas próprias localizações com introdução de texto e Vídio?
      E depois de compilar as localizações, será que podemos fazer roteiros com o gps?
      E como funciona essa app para orientação in door? É assecivel para cegos ou baixa-visão?
      Agradeço a atenção e as dicas também.
      Bom dia para todos.

  9. Avatar de Tiago Silva
    Tiago Silva

    Para as asneiras que aqui se escrevem, sou cego, consegui ler o que escreveram e não tive que pedir ajuda.

    Vou experiementar, desconhecia!

    Obrigado pplware.

  10. Avatar de Silvia
    Silvia

    Gostaria muito de saber como funciona os sistemas de orientação e localização com um iphone.
    O GPS funciona para pessoas deficientes visuais? Poderei utilizar todas as suas funções?
    Existe alguma app para localização que possamos utilizar e personalizar as nossas próprias localizações com introdução de texto e Vídio?
    E depois de compilar as localizações, será que podemos fazer roteiros com o gps?
    E como funciona essa app para orientação in door? É assecivel para cegos ou baixa-visão?
    Agradeço a atenção e as dicas também.
    Bom dia para todos.

    Responder