Não carregue a bateria do seu smartphone até 100%… vai estragar

57 Comentários

A bateria é sem dúvida o componente do smartphone que mais desgaste tem. As marcas têm conseguido alguma inovação nesta área, mas a aposta tem-se focado em carregamentos rápidos e sem fios.

Se gosta de ter sempre a bateria do seu smartphone a 100%, é melhor começar a mudar a rotina! Saiba porquê.

Não carregue a bateria do seu smartphone até 100%... vai estragar


Quando se fala em bateria os mitos são mais que muitos! Alguns fazem sentido, mas outros só levam a que a degradação da bateria seja mais rápida. De relembrar que uma bateria de lítio não fica “viciada”. Portanto, andar a descarregar completamente e carregar apenas quando descarregada é um processo completamente inútil e por vezes prejudicial.

Carga entre 20% e 80% parece ser uma boa opção

A recomendação tem surgido de vários especialistas e estudos. Marcas como a Apple e até a Tesla também já partilharam a sua visão sobre a bateria. No geral, a carga de uma bateria entre 20% e 80% parece ser uma boa opção.

Descarregar por completo a bateria não é boa política até porque influencia negativamente a capacidade de carga. As cargas parciais são a opção mais acertada. O facto de proceder a carregamentos a 100% deve acontecer de forma pontual, em momentos que faz uso intensivo do smartphone.

Não carregue a bateria do seu smartphone até 100%... vai estragar

Com o iOS 13 a bateria a Apple quer reduzir a deterioração da bateria. Na prática, o iOS passar a controlar a forma como o carregamento é realizado. O software pode limitar o carregamento acima dos 80%, se as temperaturas recomendadas para a bateria forem excedidas.

Guardar a bateria em ambientes com temperaturas elevadas também pode causar danos irreversíveis. Ao utilizar o dispositivo num ambiente muito frio, pode ocorrer uma diminuição da autonomia da bateria, mas esta condição é temporária. Quando a temperatura da bateria regressa ao intervalo de funcionamento normal, o seu desempenho regressa também ao normal.

De relembrar que a “Autonomia da bateria” é a duração da bateria até precisar de ser recarregada. “Vida útil da bateria” é a duração da bateria até precisar de ser substituída.

Leia também…

6 erros que comete e que danificam a bateria do seu smartphone

 

Comentários

57

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de rjSampaio
    rjSampaio

    Até parece que os fabricantes não sabem disso e já fazem essa limitação.
    Esta a aplicar 80% em cima dos já aplicados 80~90% do fabricante.

    Estes estudos existem a meia duzia de anos, por isso mesmo existem varias apps que server para avisar quando se atinge os ditos X% para se desligar do carregador, podiam mencionar alguns como o Accu​Battery.

    1. Avatar de Pedro Fernandes
      Pedro Fernandes

      * há meia dúzia de anos

  2. Avatar de O novo do restelo
    O novo do restelo

    Então na Apple é fantástico, não só a bateria perder capacidade rápido como passado um tempo o terminal fica mais lento… dupla razão para trocar.

    Então a pergunta é porque as marcas não põem a opção de 20 a 80%. Ora bem, a resposta já sabemos não é?

    1. Avatar de Henrique
      Henrique

      o Terminal fica lento? tenho um iphone 6 ainda.. e infelizmente a única coisa má é mesmo a “porcaria da bateria” de resto para o uso que dou para o telefone,

      1. Avatar de Joao Magalhaes
        Joao Magalhaes

        Ficava e fica, ficava com a atualização para poupar a bateria e fica comparadamente com os ultimos Iphone. Uma coisa é certa, a Apple não é a melhor para dar coselhos sobre as baterias, andaram 2 anos a mentir aos seus clientes.

  3. Avatar de Maverick
    Maverick

    Isso é treta, eu carrego até 100% e a bateria dura 7 dias e é um “simples” xiaomi redmi 5 plus.

    1. Avatar de costa
      costa

      o meu mi a1 ainda dura 2 dias

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        O redmi 5 plus da minha namorada aguenta mais de 3 dias
        O meu redmi 4X ao fim de quase 2, anos ainda aguenta 1 dia e meio
        (utilização “normal” em ambos os casos, sempre com wifi ligado e dados móveis)

        1. Avatar de Carlos correia
          Carlos correia

          Quando o telefone da tua namorada passar apenas para um dia de utilização desconfia..lolololol

    2. Avatar de A. Martins
      A. Martins

      Pois, dura sete dias porque deve estar uns 3 a 4 dias desligado!!!ahhhh…ahhh!!!

    3. Avatar de galileu
      galileu

      sim, um xiaomi só está bem desligado de facto.

    4. Avatar de rodrigo
      rodrigo

      continua assim e daqui a um ano quero te ver dizer a mesma coisa..

    5. Avatar de Silvio
      Silvio

      Mintirosooooo kkkkkkk

    6. Avatar de Daniel
      Daniel

      7 dias de uso continuo? Ou 7 dias desligado com uso básico?

  4. Avatar de Alfie
    Alfie

    “Com o iOS 13 a bateria quer reduzir a deterioração da bateria”?!
    Talvez uma releitura e reescrita possam resolver paradoxo (a menos, claro, que a bateria seja inteligente)

  5. Avatar de Olhos azuis
    Olhos azuis

    Tretas, a minha anda sempre entre 70% e 100% de um telemóvel devido a trabalho e após 3 anos testei deixar ir a 15% e durou 2 dias tal como origem
    De noite deixo todos a 100% e ligados ao carregador, 0 problemas!
    Não convém é estar a baixo de 10%

    1. Avatar de rodrigo
      rodrigo

      falta dizer que tipo de telemóvel tens.

      1. Avatar de Olhos azuis
        Olhos azuis

        Honor 8 – telemóvel de trabalho, não desilude, está sempre a carregar, uso e abuso
        (usado especialmente para apenas chamadas, nas férias sem lhe tocar durou 2 dias e tal, com notificações ligadas, digo notificações de chamadas/sms)
        Huawei P10 pro – dura o normal
        O resto dos mais recentes especialmente o Huawei Mate 20 pro é bem abusado, sempre quente e até agora 0 problemas, vamos ver daqui a um ano ou dois.
        Deixei a Samsung, as baterias inchavam

        1. Avatar de rodrigo
          rodrigo

          e com esse telemóvel consegues ver a capacidade actual da bateria tal como se faz com o iPhone? Estou curioso para saber a percentagem

          1. Avatar de Olhos azuis
            Olhos azuis

            Com programas externos diz que tenho 91% de capacidade no honor

          2. Avatar de Fak
            Fak

            Rodrigo, no Android já dá para ver a percentagem da bateria à anos, desde o Android 4.0 pelo menos já que tenho um g300 com Android 4 e faz isso, só que para ativar tive de ir ao modo programador.
            Pata ativar, no Android 9, vais as definições > bateria > percentagem de bateria e escolhes a opção que te convenha, notar que pode ser diferente, eu uso EMUI.

  6. Avatar de Suricata feliz
    Suricata feliz

    Eu tenho o hábito de carregar o meu Huawei até aos 100% antes de sair de casa.
    Se eu não utilizar a net no meu telemóvel durante todo o dia, chego a casa com uns 80%, caso contrário, chego com no mínimo uns 30%/20% de bateria…

  7. Avatar de Tx2
    Tx2

    Já li varias vezes no Xda e no reddit que nas novas versões do android ele só optimiza as aplicações quando a bateria esta a 100% em carga, se é verdade carregar o telemóvel até 80% ainda é mais prejudicial para a bateria pois as aplicações não estão optimizadas e vai desgastar ainda mais a bateria

  8. Avatar de Íngreme
    Íngreme

    Não sei se é problema do meu browser, mas o link fornecido conduz a um “404 Not found”. Deixo aqui o correcto: https://batteryuniversity.com/index.php/learn/article/how_to_prolong_lithium_based_batteries .
    Penso que este artigo também tem alguma utilidade: https://batteryuniversity.com/index.php/learn/article/do_and_dont_battery_table .

  9. Avatar de Joaquim Martins
    Joaquim Martins

    Eu tenho telemóvel e comecei Nokia 5110 seguinte 3650, N73, Samsung i900 tive um Bylynd, Xiaomi mi 5s plus e agora Redmi note 7 todos com uso intensivo carregavam até 100% toda noite nunca troquei baterias perdem alguma autonomia que é normal. Tive mais um ou outro já usados e ainda todos trabalham já arranjei algumas baterias porque paradas avariam mesmo, mi5s plus caiu e partiu se.Esta é a minha história com baterias telemóvel.

  10. Avatar de rodrigo
    rodrigo

    O meu telemóvel quando chega entre os 40-50% carrego ate aos 80%. A minha esposa nao faz nada disso e a diferença esta no facto do meu ter ainda 90% da capacidade inicial enquanto o dela tem 80% e poucos.
    Convem dizer que o telemóvel dela ‘e mais novo do que meu.

    Coincidencias? Creio que nao.

  11. Avatar de Rasta
    Rasta

    Mas que treta de notícia. Carrego o sempre carreguei os meus telemóveis ao longo dos anos, sempre até 100%. Nunca notei perda de capacidade. Ou estão à espera de poderem publicar depois o texto da praxe com o afinal do costume? Ridículo.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Eh pá, já tem havido pessoas que se atiram de pontes e prédios e não morrem? E daí?

    2. Avatar de rodrigo
      rodrigo

      so porque *ACHAS* que nunca perdeste capacidade no telemóvel (o que física e quimicamente impossível) a noticia ‘e logo treta..Boa!

      1. Avatar de João Mavioso
        João Mavioso

        Infelizmente quanto menos algumas pessoas sabem de um assunto mais falam dele…

  12. Avatar de Paulo Sá
    Paulo Sá

    Que informação dramática!!!

  13. Avatar de JOSE DE FATIMA DA SILVA PEREIRA
    JOSE DE FATIMA DA SILVA PEREIRA

    Tenho moto G7 plus e mesmo novo dura um dia fazendo pouco uso,porcaria de telefone já fazem isso a ponto de vc comprar outro

  14. Avatar de Samuel
    Samuel

    Se é prejudicial carregar o smartphone até aos 100% então também é prejudicial carregar os automóveis eléctricos até aos 100%. Certo?

    1. Avatar de rodrigo
      rodrigo

      sim certo. Qualquer dispositivo com baterias litio tipo telemóveis, portáteis, carros eléctricos, smartwatches, etc nao devem ser carregados ate aos 100%

      1. Avatar de Diogo
        Diogo

        …e se for até aos 99% já faze bem?

  15. Avatar de LEANDRO
    LEANDRO

    Eu uso o accubattery sempre q chega a 80 eu recebo aviso no relógio e desconecto. Meu note 9 tem 8 meses e eu carreguei a 100% umas 3 a 5 vezes.

  16. Avatar de JJ_
    JJ_

    O problema não esta em carregar até aos 100%, e deixar ir até aos 10% e depois carregar…
    Os carregamentos queimam ciclos de bateria.

    Uma bateria que tenha 1000 ciclos até começar a perder capacidade, se carregar-se sempre dos 10% aos 100%, queima-se esse ciclos em 1000 carregamentos (se isto acontecer todos os dias, em 1000 dias a bateria começa a perder capacidade).

    Agora se estiver nos 40% e carregar-se aos 90%, apenas se gastou 0.5 pontos de um ciclo. Ou seja, duplica a vida útil da bateria.

    Logicamente que isto não será assim tão linear, mas a ideia é um pouco esta. Quanto mais perto do zero se deixar ir a bateria e quanto mais perto dos 100% se carregar, mais depressa se gasta os ciclos de vida útil da bateria.

    1. Avatar de OS
      OS

      Seja qual for a %, um carregamento não é sempre um ciclo? Então gastar por gastar, um ciclo, não é preferível carregar o máximo possível para adiar um novo ciclo?

      1. Avatar de Íngreme
        Íngreme

        Boas, segundo o que pesquisei e segundo também a informação inicial que aparece após instalação do Accubattery, um ciclo conta-se como sendo 100% da carga. Ou seja, carregar dos 0 aos 100% é um ciclo. Mas carregar dos 30% aos 80% já conta apenas como parte de um ciclo, que grosseiramente neste exemplo se poderá considerar meio ciclo. Portanto se carregar a bateria duas vezes dos 30% aos 80% “consome” apenas um ciclo.

  17. Avatar de Orlando Santos
    Orlando Santos

    Os aparelhos não são feitos para durar muito tempo. Pelo menos psicologicamente, porque da maneira como o pessoal gosta de trocar de telemóvel periodicamente, isto até serve de desculpa para dizer à esposa que precisa de um novo

  18. Avatar de Antonio
    Antonio

    Este tema já chateia! A cada par de meses aparce um novo artigo a dizer o mesmo!

    1. Avatar de Vítor M.

      Boas António. Na verdade, nem deveria realmente ser necessário dizer tantas vezes, mas mesmo assim, a maioria das pessoas ainda faz este erro. Poucas são que têm o cuidado de carregar várias vezes e sempre sem atingir o ponto de stress das baterias. Muitas delas não podem, derivado à sua vida, mas muitas mais não sabem desta questão do ponto de stress. Por isso, vale sempre a pena tentar dar a conhecer.

      Bom domingo.

      1. Avatar de Olhos azuis
        Olhos azuis

        Só tretas, usem e abusem, só não deixem a baixo de 10% e ao calor

        1. Avatar de Vítor M.

          Nao são tretas, está devidamente explicado. Agora, cada um de nós pode criar a sua própria utilização.

          1. Avatar de Rasta
            Rasta

            Errado. Eu carrego sempre o telemóvel a 100%. E não são poucas as vezes que deixo ir até
            menos de 10%. Nunca tive problema nenhum. Isto com telemóveis da Samsung. Os outros não sei. Por isso são tretas sim.

          2. Avatar de Vítor M.

            Claro… continua a fazer como fazes então. Poderias era ir ter com essas entidades e explicar essa certeza, assim eles poupavam uns salários aos investigadores e engenheiros. Nabos estão a gastar dinheiro e tu aqui à mão de semear.

            Vá, bom domingo.

        2. Avatar de LEANDRO
          LEANDRO

          kkkkkkkkkkkkkkkkkk . Tb uso samsung desde o galaxy S1, a bateria dos samsungs não são especiais, vai perdendo tempo de vida útil, a cada ciclo. Em 1 ano se vc carrega sempre a 100% e deixa descarregar até os 5% ou menos, como muitos fazem (eu fazia), era notório q a bateria em 1 ano perdia amperagem, só usar algum app, como o accubattery, irá ter todos os dados, claros q dados “estimados”, no notebook, use o aida ou o BatteryBar (aqui os dados são mais precisos): irá ver o desgaste da bateria, aqui uso sempre a opção do notebook de carregar a 60% ou 80%, pois o uso sempre na tomada, qdo vou precisar, deixo carregar a 100%. Cuida da bateria quem quer, não quer? Use a como quiser, seja feliz com seu gadget. Os smartphones poderiam vir com essas opçãos de pausar a carga como nos notebooks, não é não Vitor M.?

          1. Avatar de Íngreme
            Íngreme

            Alguns computadores portáteis permitem a instalação de software específico da respectiva marca para limitar a carga a 80% e pará-la automaticamente ao ser atingido esse valor. Seria interessante os telemóveis, pelo menos os de gama média e alta, terem uma funcionalidade equivalente. O pior é que tal não só não é prático pois o utilizador pretende o máximo de autonomia possível, como também não interessa comercialmente. Mesmo que a pessoa não pertença ao grupo dos que trocam de telemóvel de cada vez que sai um modelo novo será obrigada a substituir o equipamento por algum motivo, estando a bateria incluída nesse motivo.
            Programas como o Accubattery apenas notificam (e vão repetindo a notificação até o utilizador desligar o carregador), não parando a carga automaticamente.

          2. Avatar de rodrigo
            rodrigo

            por acaso com o iOS 13 ha uma nova opção na bateria chamada ‘Optimized Battery Charging’.
            Com isto o iPhone aprende a gerir melhor a bateria.

            ‘Your iPhone uses on-device machine learning to understand your daily charging routine so that it can wait until you need to use your iPhone to finish charging past 80 percent’

          3. Avatar de Vítor M.

            E acabarão por vir, já há alguns que têm uma gestão mais afinada para a bateria demorar um pouco mais a chegar aos 100%, por forma a aquecer menos e a sofrer menos de stress. Isso eu felizes é notório também nos smartphones, com o passar dos meses, por vezes nem são anos, a bateria já não carrega de facto até aos 100%, e vai perdendo sempre um pouco mais. Mas como dizes e bem, cada um cuida como quer 😉 mas os dados técnicos e estruturais das baterias não deixam dúvidas.

    2. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Verdade e mesmo assim há pessoas que não querem acreditar que deveremos cuidar das nossas baterias e acham estas notícias ‘treta’.

    3. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Verdade e mesmo assim há pessoas que não querem acreditar que deveremos cuidar das nossas baterias e acham estas notícias ‘treta’.

      1. Avatar de João
        João

        Pode-se levar o cavalo à água, mas não se consegue obrigar o mesmo a beber…
        Quem não quer saber irá manter-se sempre igual

  19. Avatar de Lopes
    Lopes

    A notícia é verdadeira para todo o tipo de baterias, até o meu velhinho Prius faz essa gerência automaticamente 20%-80 %, mas o meu honor 8 sempre a funcionar na máxima força e com carregamentos todos os dias a 100 %, já está nas lonas, tb já passou mais de 2 anos 🙂

  20. Avatar de N1ldo
    N1ldo

    Sempre carreguei a 100% a noite, não importa se está com 10, 40, ou 60% de carga, vou deitar meto no tomada e só tiro de manhã quando me levanto, sempre foi assim e sempre será, num a tiver problemas com isso.
    Como diz no terceiro parágrafo, mitos são muitos, eu fico com a prática mesmo, que no meu caso, nunca troquei de bateria num telemóvel.

  21. Avatar de António
    António

    Tenho vários tl, agora para o meu dia a dia comprei um dos mais baratos(75€) da Xiaomi. Em termos de duração da bateria é um espectáculo. Dura dura dura.