Apple e Samsung multadas por abrandarem propositadamente os seus smartphones

35 Comentários

O tema não é novo, mas teve agora um desfecho novo. A Apple e a Samsung viram uma investigação da comissão anti-monopólio italiana dar razão às queixas dos utilizadores que alegavam que estas abrandavam de forma propositada os seus smartphones.

No final ambas as marcas vão ter de pagar uma multa elevada para compensar as práticas realizadas e que lesaram os utilizadores dos dispositivos.

Apple Samsung multa smartphones abrandar

As multas que vão ser aplicadas resultam de investigações da comissão anti-monopólio italiana. No caso da Apple a multa foi fixada em 10 milhões de euros e no caso da Samsung o valor é menor, tendo ficado nos 5 milhões de dólares.

As queixas dos utilizadores, que deram origem à investigação, surgiram depois de ser conhecido o caso em que foi revelado que a Apple tinha colocado o iPhone 6 mais lento para esconder um problema de bateria.

O caso acabou por ser resolvido com a criação de um programa de troca de baterias a preços mais reduzidos e também com a colocação no iOS de uma opção que desabilita esta funcionalidade.

Apple Samsung multa smartphones abrandar

O caso da Samsung é algo surpreendente principalmente pela sua idade. Remonta a 2016 e está relacionado com a pressão feita pela marca para que os utilizadores do Note 4 instalassem uma versão do Android criada para o Note 7. Após essa alteração, os smartphones acabaram por perder desempenho.

O valor mais elevado da multa da Apple resulta da empresa não ter informado adequadamente sobre as características das suas baterias de lítio, nomeadamente a sua duração média ou os procedimentos de manutenção.

Esta investigação decorria desde janeiro deste ano, depois de muitas queixas dos utilizadores destes equipamentos. Para além de poder abrir a porta a outras investigações e multas noutros países da União Europeia, vem também colocar o foco nestes problemas e na defesa dos consumidores.

|Fonte

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mateus
    Mateus

    A multa parece-me bem mas a Itália deve estar mais preocupada com construir dinheiro pelo seu orçamento não passar na UE lol

    1. Avatar de carlitos
      carlitos

      Tiro ao lado! Não desperdices munições…

      1. Avatar de Mateus
        Mateus

        deves gostar de protagonismo. No teu caso fazia um peditorio para essas marcas, se calhar ainda abrem falencia…

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          novo tiro ao lado….. deixa-te de comentários políticos.

      2. Avatar de Nãofiques
        Nãofiques

        Não vejas a palavra ironia no dicionário que não é preciso, Carlitos.

        1. Avatar de Paulo L
          Paulo L

          Não sei se será ironia!!!
          Se realmente se preocupassem com o consumidor, faziam pagar um montante, ainda que pequeno, aos utilizadores que se apresentassem com uma factura do equipamento

          1. Avatar de Joao Magalhaes
            Joao Magalhaes

            Preocupados com o consumidor? Quem é que pensas que vai pagar a multa?

  2. Avatar de One Armed Bandit
    One Armed Bandit

    Esta é, sem dúvida, uma decisão importante e justa dos tribunais.

  3. Avatar de Eu Mesmo
    Eu Mesmo

    Para onde vai o dinheiro das multas? Alguém me consegue dizer?

    1. Avatar de Far
      Far

      Claramente que não vai para os utilizadores lesados. Mas é assim que acontece com investigações / acusações feitas pela procuradoria (geral). Mais importante do que dar, por exemplo, 100€ ou 200€ de volta a um desses utilizadores é as corporaçoes perceberam que não podem fazer estes “abusos” sem serem responsabilziadas evitando assim futuras ocorrências – e é nisto que está o verdadeiro ganho para os consumidores.

      1. Avatar de Migael
        Migael

        Sim pois…

        1. Avatar de Migael
          Migael

          Até porque o mesmo não aconteceria se devolvessem o dinheiro novamente aos consumidores…

          O que se passa nestes casos é que o estado meteu-se à frente (pois tem recursos humanos e financeiros para fazer alegações deste género) mas entretanto fica-lhes com o dinheiro!

  4. Avatar de Rafael Encarnação Cardoso
    Rafael Encarnação Cardoso

    E quanto lucraram as empresas com estas politicas? Certamente muito mais de 10 milhões de euros… O crime compensa.

  5. Avatar de SSilva
    SSilva

    Acho bem este apoio aos consumidores. Mas por outro também é preciso certo equilibrio no assunto. Acho bem que caso as marcas abrandem de propósito o desempenho dos equipamentos mais antigos sejam aplicadas multas às marcas. Mas há que haver um equilibrio neste assunto porque há muita gente que se queixa que o equipamento está mais lento, mas temos que nos lembrar que as atualizações das Apps são constantes, às vezes os telemóveis “param no tempo” a nível de atualizações de Software, mas as Apps não param de ser atualizadas o que a longo prazo acabará por tornar o equipamento mais lento, até porque as apps cada vez requerem mais processamento e memória dos equipamentos. Acho que é preciso um equilibrio neste aspecto, vejo muita gente que compra baixa gama, e depois queixa-se de estar lento ou perder o desempenho mesmo que faça um restauro de fábrica, têm que se lembrar que às vezes é preço que se paga pelas baixas tecnologias, perde-se a potêncialidade de um equipamento a longo prazo.

    1. Avatar de BGG
      BGG

      Um Samsung S8 ter baixa de rendimento nesta altura quando ainda é dos melhores no mercado, não considero normal…se for daqui a uns bons anos aí sim tudo bem…porque tem capacidade para se aguentar muito bem uns bons anos mesmo com o avançar da tecnologia e actualizações, senão não faz sentido as marcas lançarem novos smartphones no mercado muito inferiores ao S8…estou a falar disto porque li uma notícia em que falavam da baixa de rendimento nos Samsung S8…

      1. Avatar de SSilva
        SSilva

        Nesses casos acho justificável a multa até porque do S8 para o S9 não existiram diferenças grandes em termos de hardware que justifique a lentidão.

  6. Avatar de cK
    cK

    É o que faz a ‘sede’ para atualizar o sistema operativo num hardware já antigo. Não há milagres. Patches de segurança sim, o resto não é muito prioritário.

  7. Avatar de o Obvio
    o Obvio

    … ai está uma boa ação da Samsung e da Apple, para os fan-boys … para competirem qual dos dois grupos são os mais aptos para serem manipulados …

  8. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    10 milhões para a Apple e 5 milhões para a Samsung? Isso são trocos para estas empresas….

  9. Avatar de Joao Magalhães
    Joao Magalhães

    Loooool, Sony Z2, 4 anos e igual ao dia 1, sem as chamadas atualizações que não servem para nada ( a segurança sou eu ) , sem truques da marca, qualidade de construção e sem estes esquemas.

    1. Avatar de Ney Vigas
      Ney Vigas

      Tenho esta mesma certeza. Se está funcionando, pra que mexer? Durante minha vida de técnico de informática e de eletronica de modo geral, não vi aumento/ganho de desempenho com atualizações sob o mesmo hardware. Não faço nos meus equipamentos e nem indico.

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Ui, o que foste fazer vais ser aniquilado pelo exercito dos Apple fans

    2. Avatar de Hugo dos Santos
      Hugo dos Santos

      Isto já me aconteceu com um smartphone HTC dentro da garantia. Não é política de uma empresa, é a política de todas elas.

      1. Avatar de Cortano
        Cortano

        A questão grande em torno desta situação já nem é o custo dos ararnjos, é a questão de que a Apple quer proibir dos seus equipamentos serem arranjados fora da sua rede e de não vender peças a externos. 😉

        Ou seja, se a politica da Apple avançar, neste caso, ou pagavas os 1200 euros ou compravas novo, porque nem podias ir a um tecnico fora da loja.

        1. Avatar de Hugo dos Santos
          Hugo dos Santos

          Eu percebi. Só estou a dizer que todas as grandes empresas têm a mesma política, mas só vejo criticas à Apple.

          Vê isto: https://www.youtube.com/watch?v=ZKLip7Q_Y0s&list=PLAEd2M4zxQEWgjLMcouxrx0pd3rTdgSx8

          É uma política velha em constante actualização, chama-se Capitalismo.

        2. Avatar de pedro
          pedro

          muitas marcas teem a assistência exclusiva e abusiva , olhem o exemplo da worten , as marcas deles teem que ser reparadas nos reparadores autorizados , porque eles não cedem material a 3ºs , , quem diz wortem , tem mais em portugal , fui levar a minha vizinha a uma loja de material electrónico porque avariou 2 das 3 lâmpadas de halogênio do aquecedor , a maior casa da zona e uma das maiores de portugal não possuía lampadas daquele tamanho , porque o fabricante (portugues) manda fabricar lâmpadas com uma medida especial para eles , que só é fornecido para a fabrica e reparação dos mesmos na fabrica . vejam a bronca do apoio tecnico da insys , a muitas por ai

          1. Avatar de Cortano
            Cortano

            A tua vizinha é um robot?

            Tu falas de marcas que são fabricadas por outras marcas e que não existem peças no mercado porque não justifica haver stocks.

            Insys? Compra marcas de jeito e sem serem feitas com restos de outros e a coisa vai correr melhor.

  10. Avatar de V.T.
    V.T.

    Acho que são dois casos que nada têm a ver um com o outro. Mas a noticia está de tal maneira que dá a sensação de serem os mesmos procedimentos da parte das duas marcas. Será só por acaso?

  11. Avatar de Miguel
    Miguel

    Que ganham os lesados com estas multas? Como em tudo, ganham os Estados, poços sem fundo.

  12. Avatar de Hugo dos Santos
  13. Avatar de z/OS
    z/OS

    Os utilizadores gastam dinheiro, apresentam a queixa e no final os outros é que recebem o dinheiro. Não deveria o dinheiro da multa ser rever tudo para os donos dos equipamentos!!!????

    1. Avatar de carlitos
      carlitos

      Mesmo que assim fosse, o que faria todo o sentido, devido ao poder de mercado que estas corporações têm, encontrariam uma forma de recuperar o mesmo montante dinheiro, pois os lucros já foram oficializados e os indices de rentabilidade para os acionistas têm de ser mantidos.

  14. Avatar de Lucas
    Lucas

    Deviam mutar a Samsung por não atualizar por mais de 3 anos.
    Deviam mutar a Apple por colocar valores estrondosos a seus aparelhos.

    1. Avatar de Lucas
      Lucas

      multar*
      Maldito corretor ortográfico!