Parece impossível, mas Apple perdeu a terceira posição no mercado dos smartphones

101 Comentários

Ao longo dos anos a Apple tem cimentado a sua posição no mercado dos smartphones. Apesar de não dominar esta tabela, tinha até há pouco tempo uma sólida segunda posição. Claro que os tempos têm mudado e a Apple não tem conseguido manter-se nesta sua posição.

Depois de termos visto a Huawei a ultrapassar a Apple, é agora a vez de outra marca chinesa fazer o mesmo. Isto significa que a Apple voltou a descer no ranking e ocupa agora a 4ª posição do mercado dos smartphones.

Apple iPhone Oppo smartphones posição

Não é segredo que a prestação das vendas do iPhone tem vindo a perder força. A cada trimestre os números da marca revelam que cada vez menos iPhones são vendidos. Claro que estas prestações têm impacto na posição da Apple no ranking das marcas de smartphones.

Apple perde 3ª posição do mercado dos smartphones

O segundo lugar era uma posição histórica da Apple, a uma distância considerável da Samsung. Claro que a Huawei não deixou de marcar a sua posição e é hoje a segunda marca de smartphones mais vendida deste segmento.

Os dados mais recentes, chegados da IHS Markit, revelam que o topo da tabela dos smartphones está alterado. Agora, depois da Samsung e da Huawei nos lugares de topo, temos a Oppo na terceira posição. A marca de Cupertino viu-se assim relegada para a 4ª posição.

Apple iPhone Oppo smartphones posição

Os dados apresentados mostram que há um abrandamento geral no mercado dos smartphones. É referido que este valor atingiu agora os 3%, com a Apple a ter uma quebra grande tanto nos últimos trimestres como na comparação com o mesmo valor do ano passado.

A razão da Oppo ganhar ao iPhone

Segundo a IHS Markit, esta quebra tem uma razão lógica. A marca tem preços elevados para os seus smartphones e os preços dos modelos anteriores não estão a preços acessíveis. Há ainda previsões que as vendas do iPhone vão continuar a decair ao longo dos próximos trimestres.

Esta não era uma quebra esperada por ninguém. É certo que as vendas do iPhone estão a decair, mas não havia previsões que a Oppo tomasse de assalto a posição da Apple.

Comentários

101

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de rgj
    rgj

    Estavam à espera de quê? A fazerem telemóveis sempre iguais, com preços absurdos e com um sistema operativo “básico”, era de prever…

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Esse comentário é que é um pouco básico.

      A realidade é mais complexa do que essa.
      Compara mercados. Compara também preços, como mencionaste. Compara com a história da Motorola e com a antecipação da Apple a este dia que eles já sabiam que aí vinha.

      É parcialmente necessário acontecer assim. Mas na sua totalidade, é a estratégia deles, da qual eles também são um pouco reféns.

      1. Avatar de rgj
        rgj

        O comentário básico resume a verdade das coisas, mas dizer que é parcialmente necessário acontecer assim é que é de básico! Não me parece que nenhuma empresa queira descer no ranking, seja ele do que for, só porque sim! Quando há inovação, qualidade, preço competitivo, os consumidores compram sempre… Mas como se trata da Apple é estratégia, se fosse outra empresa qualquer era má gestão…

    2. Avatar de Eduardo Silva
      Eduardo Silva

      Concordo, e quem já tem um, não o troca agora cada vez que sai uma versão nova, espera 3 ou 4 anos. Natural, com os preço brutais a que os vende.

    3. Avatar de Não Interessa
      Não Interessa

      E entretanto deve ser a Xiaomi a ultrapassar tbm

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Bem facil vende barato tem potencial vai para cima deles que é um mimo

    4. Avatar de AlphaB
      AlphaB

      Apple , equipamentos demasiado caros para aquilo que oferecem.

  2. Avatar de PTdoNorte
    PTdoNorte

    “Segundo a IHS Markit, esta quebra tem uma razão lógica. A marca tem preços elevados para os seus smartphones e os preços dos modelos anteriores não estão a preços acessíveis.”

    “Esta não era uma quebra esperada por ninguém. É certo que as vendas do iPhone estão a decair, mas não havia previsões que a Oppo tomasse de assalto a posição da Apple.”

    Errado, milhares de pessoas já estavam a prever essa descida da Apple á meses, e não foi preciso ser analista para adivinhar essa descida para a 4º posição
    Acredito que seja o valor do iphone como a sua tecnologia que contém em cada lançamento, ou seja nada, por cada lançamento não existe nada de novo

    1. Avatar de O novo do restelo
      O novo do restelo

      +1 qualquer pessoa já previa desde há uns anos (excepto os hard fans da marca em negação) que isto iria acontecer. Overrated, ainda mais cara e produtos que pouco mais oferecem ano após ano. Um smartphone android por metade do preço oferece 95% do que oferece um iPhone. Desde sempre os meus melhores amigos tiveram iPhone de última geração até o iPhone 8 e daí perderam o interesse e quase todos mudaram para um Android Xiaomi ou Huawei. E segundo eles bem contentes com funcionalidades e ecrã muito superiores e para chamadas, redes sociais, selfies, agenda, camara e uns jogos no autocarro… chegam e sobram.

      Muitos colegas ainda têm iPhone e o que fazem de “especial” para precisarem de gastar 1200€ num? Nada. Fazem tudo o que poderiam fazer num Huawei P Smart 2019… e se a camara é uma prioridade então um S9 plus ou um P20/P30 Pro por uma fração do preço.

      E a ver nos PCs, se lançarem o MBP de 16″ ainda mais caro que o de 15″ e com specs muito similares…então não vão perder clientes só nos telemoveis lol

    2. Avatar de Hugo Nabais
      Hugo Nabais

      +1 pensei o mesmo. Já se antevia há vários meses…

    3. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Não só se antevia como a própria Apple já o sabia. Portanto tudo isto está envolto em análises falaciosas sobre a premissa de que tudo isto é uma situação inesperada.

  3. Avatar de Jorge Rodrigues
    Jorge Rodrigues

    Nem toda a gente está para pagar mil e tal euros por um smartphone e dos que estão há que lembrar que a concorrência tem boas opções.. e sem Steve Jobs… acredito que a Apple continue o declínio nos smartphones.

    1. Avatar de O novo do restelo
      O novo do restelo

      Com o SJ a Apple era uma marca de classe, com o SO mais fluído, estável, bateria, updates e Apps de qualidade, já não falando que o backup na cloud e restauro descomplicado foram ideias de génio. Sem SJ a Apple virou-se para um americano comum capitalista cujo intuito é só agradar aos acionistas e fazer dinheiro. Pois agora vamos ver qual vai ser o resultado. É que sem o SJ a Apple não faz mais do que o que fazem os chineses, e os chineses fazem por quase metade do preço…

      Tenho uma amiga com um Macbook Air comprado por volta de 2011 e quando ela comprou novo parecia um PC totalmente antigo e desatualizado; um colega tem um Macbook de 12″ do trabalho e aquilo parece um brinquedinho, pelo preço…de chorar a rir. Para isso iria bem com um Surface Laptop ou um Go. O MB de 12″ só tem corpo e ecra e hardware para trabalho light mas preço de PC grande! Boa sorte Apple.

      1. Avatar de Jorge Rodrigues
        Jorge Rodrigues

        Sim, o meu macbook pro 15″ é de meados de 2014 mas daí para a frente não vale a pena, comprarei um computador normal com linux.

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Se dissesses que ias comprar com windows ainda acreditava, trocar Mac por Linux é que acho um bocado estranho, mas…. cada cabeça sua sentença.

          1. Avatar de Jorge Rodrigues
            Jorge Rodrigues

            Não vou comprar windows disso é uma certeza.
            Mais a mais para o meu trabalho só mesmo linux ou Mac
            è uma questão de software.

          2. Avatar de Miguel
            Miguel

            Sendo assim…. não critico 🙂
            Mas não deixo de achar interessante a troca de Mac por Linux

          3. Avatar de met
            met

            Não percebo a confusão, é mais fácil arranjar um Linux parecido ao macOS do que tentar meter o Windows parecido.

    2. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Pois não. Há quem gaste muito menos e compre um iPhone à mesma. E há quem gaste mil e tal euros e compre um Huawei ou um Samsung.

      Tudo isto são argumentos falaciosos. E como tenho dito, há muito por onde pegar mas não por aqui.
      Todas as indústrias têm vindo a subir um escalão no preçário dos seus produtos. É inflação disfarçada.

      1. Avatar de José
      2. Avatar de Hugo
        Hugo

        Vê lá os preços da Xiaomi e compara aos Apple nem tem comparação são baratos e bem melhores n é preciso gastar 1000 e tal euros para um iPhone se compras um black shark 2(telemóvel gamer) por metade do preço

  4. Avatar de pp24x7
    pp24x7

    E vao continuar na rota de queda.
    Em primeiro lugar nao ha nada de novo nos smartphones ha um par de anos, pois o mercado está numa situação de saturação tecnológica. Nao ha ideias para novas funcionalidades e os smartphones tornaram-se uma commodity e como tal a Asia vai continuar a dominar a competição dos preços, sobretudo nos Androids.
    Quando à Apple, ja era esperada esta situação dado o valor hiper inflacionado dos preços ao consumidor e a pouca diferencias face as features de Android. Tem um ponto forte que é o ecosistema da Apple, mas será que nós consimudores estamos preparados para pagar mais de 1000€ por um telemóvel em prol do “tal” ecosistema?
    Eu nao… Mudei recentemente da Apple para Android (OnePlus) e não estou nada arrependido.

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      O tal ecossistema não é a única razão para se preferir material Apple, nem tão pouco custa necessariamente mil euros. Isso são os topos e várias marcas praticam o mesmo preço ou superior.

      Tal como disseste, há pouca diferenciação entre dispositivos de ano para ano por isso comprar um modelo que não seja topo é perfeitamente aceitável e sem quase perda nenhuma de capacidades.

      Falando assim, até parece que nem se vendem telefones baratos. Vendem-se e sempre fizeram o que é preciso. Tal como os carros, a diferença entre um CLio e um BMW é pouca. A maior diferença é entre um Clio e não ter carro algum.

      1. Avatar de Bruno F.
        Bruno F.

        Mas porque raio comprarias um iPhone com alguns anos, onde os ecrãs tem bazels gigantes, cores e definição arcaicos, bateria com capacidade pouco acima do ridículo e muitas outras coisas do século XIX, se com o mesmo valor ou menos, compravas um modelo de topo de outra marca, com tudo a que um telemóvel do século XXI tem direito?? Estou aberto a um bom argumento, manda lá. (não digas por favor que o sistema Apple é mais fiável, essa já não pega)

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          iOS. Quem quer iOS compra iPhone, não há alternativa.

          Por incrível que pareça, há quem não goste de Android.

          1. Avatar de IDroid
            IDroid

            +1 É que essa é a verdade : quem quiser iOS tem que “aturar” os smartphones da Apple.

        2. Avatar de Jose Ricardo
          Jose Ricardo

          Podes falar o que quiseres mas essas “cores e definições arcaicas” que referes, são o completo oposto em de testes específicos e reais na anandtech, características específicas de cores, e comparação das mesmas em programas como o final cut pro do Mac para iphone. Representação fiel.

  5. Avatar de Filipe F.
    Filipe F.

    Curioso,a Samsung cresceu, e a Huawei do 1o para o 2o trimestre abrandou bem (desceu marginalmente) apesar de ter crescido face ao ano anterior. Ou seja as 2 marcas do topo continuam a crescer e portanto o mercado não está em recessão como querem dar a entender para a queda da Apple. É a própria Apple que cativa e vende cada vez menos porque se as que estão acima continuam a vender mais que há um ano e as que estão abaixo vendem bem mais, o problema é da Apple e não do mercado geral

  6. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Deve ser apenas no mercado asiático que a Oppo consegue isso.

    1. Avatar de gonsa
      gonsa

      Oppo detem a Oneplus. Na europa a Oneplus está muito forte.

  7. Avatar de Fixo
    Fixo

    Perde nos smartphones, ganha nos tablets. É a vida.
    https://www.idc.com/getdoc.jsp?containerId=prUS45418719

    1. Avatar de Fixo
      Fixo

      Já agora, caso queiram saber, o trimestre terminado em junho é aquele em que a Apple vende menos iPhones. No gráfico, com grande diferença, o mais alto é o terminado em dezembro. De maneiras que é melhor esperar por dezembro, porque um trimestre não é um ano.
      E depois o número vendido depende das promoções, na China (marcas chinesas) e Índia (Samsung, que está a substituir as marcas locais).
      https://www.bbc.com/news/business-48110709

      P.S. O anúncio do fim do iPhone e da Apple já dura há uns bons anos. O que convém perceber também é que 1400 milhões de equipamentos Apple ativos gera também muita receita em serviços.

    2. Avatar de Xnelox
      Xnelox

      O mercado dos tabletes é pequeno, não dá para pagar contas à Apple

      1. Avatar de Fixo
        Fixo

        Ai é?
        10% das receitas da Apple vieram do Ipad, no melhor trimestre da Apple terminado em junho. É pouco?https://www.macrumors.com/2019/07/30/earnings-q3-2019/

        Não é por o mercado ser pequeno. O Android é que não está feito para tablets. Já a Apple até vai criar um SO específico – o iPadOS.

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Fica contente fan hard da Apple ninguém quer saber se vai criar outro os ou n

  8. Avatar de Miguel
    Miguel

    Ainda tem que cair muito mais, a xiaomi em breve passa a perna a Apple.

    Marcas como a Xiaomi que lançam um equipamento de 170€ no mercado (Xiaomi Redmi Note 7) tem tudo para que o futuro lhe corra bem, dentro deste preço não existe melhor equipamento relação preço/qualidade!

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Parece que estar a elogiar a política de salários baixos, sem qq proteção social para os trabalhadores chineses….mas que grande fascista!! Sim senhor!!

      1. Avatar de pedro
        pedro

        essa é boa ….. na China tudo é mais barato, os meios de produção e matérias !!! nunca viu um iphone aberto para ver a quantidade de componentes que têm lá escrito “made in china” ??? toda a gente sabe que as marcas europeias se tivessem a sua produção nos países de origem já tinham fechado !!! todas elas deslocaram os seus meios de produção para os países asiáticos ….. a engenharia pode ser europeia ou americana, mas a produção tem que ser onde é mais barata !!!! e não são só as empresas tech, noutros sectores passa-se o mesmo …..

  9. Avatar de José Costa
    José Costa

    Como parece impossivel quando vendem telefones com ecra de 4.7″, 2Gb e 64 de disco por 600€? Vão roubar outros

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Xiaomi redmi note 7 a 250€ com 4/128 barato e de qualidade

  10. Avatar de Zé Duarte
    Zé Duarte

    É o que acontece quando se focam em serviços. Ainda por cima serviços que já existiam no mercado.

    1. Avatar de RPG
      RPG

      Focarem-se nos serviços ou não, o resultado seria o mesmo. Focaram-se nos serviços porque já anteviam esta quebra nos Iphones, e têm de ir buscar receitas de outra forma.. perfeitamente natural.

  11. Avatar de Bruno F.
    Bruno F.

    E a Xiaomi será a próxima!
    Troquei recentemente do iPhone 7 para o mi 8 pro e não me arrependo nada. Estes senhores da Apple parecem estar sem ideias, parece que essas se foram com o Steve..
    Acho que pelo menos a nível de smartphones, eles irão passar mal nos próximos tempos. Cada vez menos as pessoas estão disponíveis para gastar 1200€ num pisa papéis e até os amantes da marca (como eu era) começam a procurar novas opções. Quando as encontram, percebem que afinal a maçã não tinha assim nadinha de especial.

    1. Avatar de LSousa
      LSousa

      Também prevejo que a Xiaomi vá ultrapassar a Apple muito em breve… O que ainda os vai salvando são os wearble e os airpods….

    2. Avatar de José
      José

      Ainda há dias estive a ver Iphones e vi imensos abaixo dos 1000€! Como vi de outras marcas, acima! Se falar de inovação, até lhe dou razão, mas em qualidade e acabamentos continua a ser de primeira! Eu tinha – ainda tenho a funcionar W10 mobile – passei há um ano para Android, não gosto, mas não tinha outro remédio. Chinês não compro nada. E, para mim, qualquer coisa telefónica por muito “esperta” que seja, acima dos 500€, nos dias que correm, ė um roubo, e a maior parte das marcas têm equipamentos acima disso e até dos 1000€, não é só a Apple.

      1. Avatar de GM
        GM

        Tenho o mesmo dilema. Continuo com o W10m, até que o TM “morra”. Está neste momento suspenso pois a bateria rebentou, estou a aguardar a nova por 25€. Quando o TM se for, opto ou por SAMSUNG ou muito provavelmente NOKIA (apesar de frabricados na China). Tudo o resto, chinesices, ainda que o hardware possa ter qualidade (XIAOMI, HUAWEI, VIVO, OPPO, OP,…) abstenho-me de comprar.

    3. Avatar de IDroid
      IDroid

      O mi 8 pro também é dois anos mais recente que o iPhone 7, é natural que seja melhor…
      Já agora,por que trocaste o iPhone 7? Tenho um,e não me vejo a trocar nos tempos próximos ; faz tudo o que preciso e com rapidez.

      1. Avatar de Bruno F.
        Bruno F.

        Eu gosto demasiado de smartphones e de inovação, o iPhone 7 estava demasiado mono para mim. O ecrã é demasiado pequeno e a definição fica a meio caminho do que tenho agora. A bateria não durava 24h com o uso que lhe dava e a falta de liberdade no sistema fez com que ficasse farto. O android dá me demasiada liberdade para fazer do meu smartphone aquilo que eu quero e tenho gostado muito disso. Mas lá está, no final das contas, depende tudo do interesse de cada um

        1. Avatar de IDroid
          IDroid

          São motivações perfeitamente válidas,percebo o teu ponto de vista.

      2. Avatar de Bruno F.
        Bruno F.

        E se comprares o iPhone x que é do mesmo ano do mi 8 pro, vais ver que é igual ao iPhone 7, só muda o preço. Que por acaso é o dobro do mi 8 pro

        1. Avatar de IDroid
          IDroid

          Não diria que é igual ; o iPhone X tem um ecrã OLED maior e de maior resolução ; uma segunda câmara,um processador mais rápido,carregamento rápido e sem fios…

  12. Avatar de MalicX
    MalicX

    Mas continua a ser a única que ganha brutalidades de dinheiro com os telefones. E vai continuar a ter umas margens que ninguém atinge. Não precisam de quantidade mas sim de margem e isso mantém-se.

    1. Avatar de Yur-pt
      Yur-pt

      Isso tens de perguntar aos gestores da Apple. Provavelmente não concordam contigo.

      1. Avatar de MalicX
        MalicX

        Nas contas trimestrais vais ver a “queda”. Provavelmente continuam como a primeira ou 2a maior companhia do mundo. E só vendem telefones. O resto são migalhas. Simplesmente brutal.

    2. Avatar de RPG
      RPG

      A única não é de certeza, mas estes números valem o que valem.. Podes vender 10000 e ter uma margem de 20%.. ou podes vender 7000 e ter uma margem de 40%, e sais a ganhar lol. Vender mais quantidade está longe de significar mais lucro.

  13. Avatar de rikardo pereira
    rikardo pereira

    parece impossível ? porquê ? nada é impossível lol este declínio deve-se ao facto de o ser humano so ter 2 rins para poder vender e comprar o “ifone”

    1. Avatar de José
      José

      Não há outras marcas a pedir mais de 1000€? Essa é boa!

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Vê qual é telemóvel mais caro da Xiaomi vê depois fala qual é que cobra mais Huawei Samsung essas óbvio que vão ser sempre assim apartir que a Apple começou a lançar telemóveis a mais de 1000€ essas marcas tmb fizeram

  14. Avatar de AS
    AS

    Tendo em conta que a Huawei e a Samsung têm telemóveis de gama média/baixa, se estes valores englobarem todos os equipamentos então continua a ser impressionante para a Apple. É verdade que já não vendem que nem pãezinhos quentes, mas ainda assim continuam a vender apesar das grandes margens.
    Destaca-se a OPPO, pelas inovações que têm apresentado. Os aparelhos são magníficos embora o preço esteja a subir de modelo em modelo.

  15. Avatar de jose
    jose

    A política de preços elevados explica isso. Porque é que deveremos pagar 1200 euros por um equipamento se temos outro que está dias ou três gerações atrás mas que funciona perfeitamente, e corre os mesmos aplicativos?

  16. Avatar de Jorge
    Jorge

    surpresos??
    A apple ainda a cometer os mesmos erros de sempre
    OS limitado baterias fracas e precos elevados para muitas pessoas claro que nao compensa
    E algo me diz que o iphone 11 vai ser uma melhoria do iphone xs ou xs max ou seja quase a mesma coisa
    Ou a apple muda a sua maneira de pensar ou entao qualquer dia………….
    Tantos “genios” a trabalhar num iphone que todos os anos é quase a mesma coisa??
    O que é que eles andam a fazer durante 12 meses?????

  17. Avatar de Luis Santos
    Luis Santos

    Parece impossível é a apple ainda estar nos primeiros 10 .Mas vai haver sempre ifans a darem o que eles pedem pelos telemoveis .Carrega apple, próximo iphone 2500 euros

  18. Avatar de Tiago
    Tiago

    tenho um iphone, e digo vos… é bem feita…
    nao fazem sentido os preços praticados e eu proprio sinto culpa em ter comprado o ultimo modelo de topo.
    Um exemplo claro que me enervou. Tenho um iPad modelo 2018 com tecnologia USB-C… algo que claramente poderia vir ja nos ultimos iPhones, mas uma vez mais decidiram guardar esta e outras para os proximos modelos, para nos proximos aumentarem mais 100euros… aos 100 de cada vez… Nada que nao viessem sempre a fazer… mas o povo também se farta… resultado, em menos de 1h tenho o iPad carregado… e o iPhone leva me 3h e tal… é simplesmente ridiculo.
    Estou ainda agarrado à marca porque continuo a preferir o iOS ao Android…. porque de resto sinceramente até já me enerva.

    1. Avatar de IDroid
      IDroid

      Concordo contigo em tudo o que disseste. O que eu tenho feito (que não é para todos) é comprar o modelo do ano anterior em segunda mão. Não fico com o sentimento de culpa de ter pago uma batelada de dinheiro e não ter todas as características que procuro,e o “desconto” é decente.

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Já pensaste que estás a usar um carregador errado no iPhone? Eu tenho um XS e leva 1h para carregar totalmente, mas gastei 15€ e mandei vir de Espanha um carregador de 18w USB-C PD
      Não é o USB-C que faz milagres, é o carregador que usas e o cabo.

  19. Avatar de Jota
    Jota

    “Parece impossível”? Parece impossível para quem anda distraído!

  20. Avatar de Jota
    Jota

    … e se o MI A3 vem com ecrã full hd, a XIaimi também passaria à frente da Apple!

  21. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    A Oppo em 3° lugar ?? Esta agora !! Ainda se fosse a Xiaomi,agora a Oppo ?? Enfim… 😐

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      A Oneplus é um subsidiária da Oppo e a Oneplus têm estado forte no mercado europeu

      1. Avatar de AS
        AS

        É um disparate de Oneplus que se vêm por aí. Tão cedo não conto mudar.

  22. Avatar de Pedro
    Pedro

    A seguir vai cair para XIAOMI 🙂

  23. Avatar de Turntable Man
    Turntable Man

    Se as análises fossem feitas baseadas nos comentários que muitas vezes leio neste site, a Apple já estaria fechada… Há realmente pessoas que precisam de sair mais vezes de casa. Existe vida para além de criticar a Apple. Se realmente o que pensassem fosse válido estariam a traballhar para uma Goldman-Sachs…
    O argumento de que a Apple não traz nenhuma inovação já está muito desgastado. O que mais é que querem fazer num smartphone?! Ir a Marte?! Teletransportarem-se?!

    Se um extraterrestre chegasse neste momento ao nosso planeta e fosse ler os vossos comentários para entender como funciona o mercado de produtos informáticos, ficariam com a impressão de que a Apple é nada mais do que um projecto falhado, uma empresa que somente copia as ideias de outras empresas e que já está falida há vários anos.

    O CEO da Huawei é um admirador confesso da Apple! Agora vão-me querer dizer que a vossa opinião vale mais do que a dele?!

    Apesar do volume de vendas dos iPhones não ser o mesmo de anos anteriores, a Apple continua a ser uma das maiores empresas do mundo inteiro! Não existe uma empresa portuguesa ou sequer Europeia que lhe chega aos calcanhares.

    Em vez de criticar, deveriam apreciar o facto de hoje em dia existirem várias empresas no ramo que deem mais opções aos consumidores. E muitas dessas opções são produtos nas quais a Apple foi pioneira a produzir ou comercializar. Se hoje em dia utilizamos, por exemplo, um periférico chamado “rato” é graças à Apple.

    Bem haja à Samsung, Microsoft, Google, Huawei, LG, Apple, Sony, Intel, Qualcomm, AMD, etc que competem entre si (directa e indirectamente) para que possamos ter mais opções de escolha e de acordo com a capacidade de compra de cada um!!

    1. Avatar de nuno a
      nuno a

      boa, alguem com juizo aqui

    2. Avatar de João
      João

      “Se hoje em dia utilizamos, por exemplo, um periférico chamado “rato” é graças à Apple.”
      A Apple apenas foi a primeira a disponibilizar o rato genericamente, mas foi criado pela Xerox (btw, deve ser das empresas com mais patentes no mundo tach, quem diria isso de uma empresa de fotocopiadoras)
      https://www.computerhope.com/issues/ch001083.htm

      Aqui uma demo a usar um rato antes da Apple :
      https://www.youtube.com/watch?v=yJDv-zdhzMY

    3. Avatar de JJ_
      JJ_

      Estavas a ir muito bem… até falares da historia do rato!

      Como já foi dado o comentário, o “rato” é uma invenção (ou patenteado) da Xerox.
      E ainda antes do “rato” lançado pela Apple em 1984… a Microsoft lançou um ano antes o seu primeiro rato. Alem de o “rato” já ser algo usado no computador da Xerox (talvez a uns 10 anos).

      Se disseres que a Apple ajudou a massificação do “rato”, estas certo… mas não foi a primeira a produzir nem a comercializar.

      Alem disso, tanto a Apple, como a Microsoft, a Amiga e Atari, foram fundamentais para a massificação deste periférico, todas elas terem lançado um modelo do mesmo praticamente ao mesmo tempo: Microsoft (Maio 1983); Apple (Janeiro 1984, com o lançamento do Lisa 2); Amiga e Atari (1985). Na realidade nenhuma dessas empresas “puxa” a si o feito de ter massificado este periférico, que o faz é por ser “fan boy” de uma dessas marcas.

      1. Avatar de Turntable Man
        Turntable Man

        Podes me dizer em parágrafo refiro que o “rato” foi uma invenção ou que foi a Apple a primeira empresa a comercializá-lo?!
        O primeiro “rato” a ser utilizado em grande escala foi o lançado juntamento com o “Macintosh 128K “. Mas a Appe já tinha lançado um rato juntamento com o “Lisa” em 1983 e não em 1984 como referes no teu comentário.
        O “rato” da Xerox custava $400 enquanto que o da Apple $25.
        Foi o sucesso comercial do “Macintosh” da Apple que levou outras empresas a começar a produzir ou incluir o “rato” com os seus produtos informáticos (tanto a Atari, a Amiga, a Microsoft com o Windows 1.0, etc).
        O primeiro jogo para PC a ser criado especificamente para ser utilizado com o “rato” foi o Puzzle da Apple…

        E em relação ao “fanboy”… Hahahaha!!!! Não sou “fanboy” de marca nenhuma (também não refiro no meu comentário de qual marca são os equipamentos informáticos que utilizo). Tenho o privilégio (graças ao meu salário) de poder adquirir e disfrutar de produtos da marca que me apetecer. E não é pelo facto de dar preferência à marca A, B ou C que vou rebaixar outras nos comentários dos sites especializados no assunto.

        1. Avatar de JJ_
          JJ_

          Desculpa… realmente não disseste que foi “inventado” pela Apple.

          Mas só uma nota… a Microsoft foi lançado o seu primeiro “rato” em 1983 e já funcionava no MS-DOS.

  24. Avatar de Gonçalo Matias
    Gonçalo Matias

    A huawei vai subir no rank, Samsung e Apple vão descer, a Samsung também não está a inovar muito, esperam menos de um ano, para vermos a Samsung a cair

    1. Avatar de Fulano
      Fulano

      Olha que não… O Galaxy A50 é um gama média excelente, e com bastante saida.

  25. Avatar de nuno a
    nuno a

    é só rir aqui com os fans do android a comentar artigos relacionados com a apple , no entanto no artigo que lhes deve realmente preocupar: https://pplware.sitedev.pt/smartphones-tablets/android/qualpwn-qualcomm-android-google/
    são poucos. continuem a odiar que a apple continua a facturar, o importante é que falem .

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      E no final do artigo….. “Mais uma vez vão existir milhares de equipamentos que vão ficar vulneráveis. A razão é sempre a mesma e deve-se à falta de atualizações do Android que as marcas não fornecem.”

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      Só para rir https://pplware.sitedev.pt/smartphones-tablets/apple-posicao-smartphones-oppo/comment-page-1/#comment-242582
      Ainda vens tu falar de problemas tá aí o que dá comprar um dos mais recentes dispositivos da Apple

  26. Avatar de jorge antonio
    jorge antonio

    Tenham calma, enganaram-se no titulo. Era para ser “Mais que previsivel”
    As teclas estao muito juntas e saiu “Parece impossivel”

  27. Avatar de Artur Santos
    Artur Santos

    Até eu estou triste com a Apple. Comprei um xs Max. Tem nem dois meses, problema na placa de rede. A tampa da câmera está trincada e por isso não pude acionar a garantia.
    Obs: não tem marca de uso, nunca caiu, até hoje busco saber como o vidro da câmera partiu. O mesmo aconteceu com o de uma amiga minha também.

    1. Avatar de AS
      AS

      – Nova estratégia de crescimento –

  28. Avatar de Álvaro Joel
    Álvaro Joel

    Nos dias de hoje e atendendo a facilidade com que os utilizadores comparam preços de dispositivos e suas características, a Apple deixou de dominar. Para mais, os preços foram aumentando ao longo dos anos, levando os utilizadores a procurar soluções menos dispendiosas, como foi o meu caso. No entanto, o sistema operativo da Apple é, a meu ver, e já com algum tempo de android, relativamente superior e mais fluido. Mas dado que os dispositivos servem para o mesmo, consegue se encontrar um meio termo entre preços, qualidade e SO, levando à queda destes e subida de outros

  29. Avatar de Je
    Je

    Para os mais distraídos,( sim para aqueles que vêm uma noticia da Apple e toca a dizer mal sem pensarem um pouco!) a Apple lanca os iphone em setembro, é natural que nos ultimos meses esteja em queda, nenhum maluco vai comprar um iphone em Maio, quando as noviades são em setembro…
    e ainda relembro que a Apple não dá um pontapé na calcada e “caga” um telemovel!… (ppware desculpem a expressão)

    Acho que o grande problema de muitos que, fazem comentários tristes acerca da apple ou outra marca, não tiram partido de todas as características do telefone, neste caso da Apple/Iphone…
    Meus amigos um smartphone/Iphone não se usa só a maquina fotografica/chamadas ou jogos e se for para isso que querem um smartphone ha um leque enorme de exemplares, e de facto para isso o iphone é MUITO caro…

    Relembro que o Iphone ou um smartphone é mais do que isso, caso não saibam…
    nomeio algumas “caracteristicas” : agenda, calendario, pagamentos, email, contactos, lembretes só alguns com toda a segurança que oferece…

    agora pergunto usam todos eles ?
    ( eu respondo não usam pelo menos quem está sentado a espera que seja publicado algo acerca da apple para dizer mal )

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      “nenhum maluco vai comprar um iphone em Maio, quando as noviades são em setembro” – Pelas contas, nesses meses houve mais de 35 milhões de malucos

    2. Avatar de JJ_
      JJ_

      Essa teoria não é lá muito eficaz, porque a Apple continua a vender iPhones que já lançou a dois anos.

      Depois, se seguirmos essa ordem de ideias, nunca se compra nada… porque “amanha” vai sair sempre um equipamento mais evoluído…

  30. Avatar de Buckethead, o meu coração só tem uma cor, azul e branco.
    Buckethead, o meu coração só tem uma cor, azul e branco.

    A Apple está a vender menos?
    Até o meu cão previa isso desde que deixou de usar o Phone 6 .
    O drama, o horror,a tragédia…

    1. Avatar de IDroid
      IDroid

      Dá-me um dos filhotes do teu caso,porque isso é animal para ganhar concursos!

      1. Avatar de IDroid
        IDroid

        * do teu cão

  31. Avatar de Fulano
    Fulano

    Parece impossível, mas o mais que esperado aconteceu!
    Apple perdeu a terceira posição no mercado dos smartphones e continua a perder cota de mercado.
    Marca já só consegue obter lucro nos (muitos deles completamente desnecessários) nos serviços.

  32. Avatar de Fulano
    Fulano

    O problema da Apple é não querer vender nenhum producto a preço justo, e tentar sugar o máximo de dinheiro possível aos que buscam atenção.
    Ele que metam os telefones a 350€ e vão ver se as vendas não disparam… O mesmo se aplica à Samsung nos topos de gama. A diferença é que a Samsung tem telefones fantásticos na gama média, tal como o “novo” A50.

  33. Avatar de José Moura
    José Moura

    Com o próximo modelo que estão a pensar lançar quem os vai ultrapassar também será a Xiaomi.

  34. Avatar de Vasco
    Vasco

    Que novidade…. Apple é só marketing… Inovação em hardware e software nos últimos anos zero… Vai copiar is androids… Ja la vai o tempo em quw era pioneirA… Não corrige as falhas de segurança…
    Huawei da 20 a zero a eles…. Não é por nada que o Trump quer dar cabo da Huawei… Vê que a Apple está a afundar… Há que arranjar esquemas para tentar salvar o produto nacional… Mesmo que nao valha nada…

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Apple e Samsung juntas para criar nova câmara ToF só por causa disso que não bloqueia a Samsung sendo que os está a ajudar a aumentar outra vez as vendas