Apple dá início à produção dos A13 Bionic para a geração iPhone XI

8 Comentários

Com longos meses de espera pela frente, a próxima geração de smartphone iOS começa gradualmente a delinear-se no horizonte. Com efeito, ao mesmo tempo que se acumulam os rumores em torno do iPhone XI, a tecnológica de Cupertino deixa agora escapar informações alusivas aos processadores Apple A13.

A próxima geração de processadores, com litografia de 7 nm estará já a ser produzida.

Apple A12 A13 iPhone XI Bionic


Em boa verdade, a litografia da próxima geração de processadores ou plataformas móveis a serem utilizadas pelos iPhone XI, será o padrão de 7 nm+. Nesse sentido aponta a mais recente peça da Bloomberg, sugerindo também a taiwanesa TSMC como parceira para a produção desta nova geração de “motores”.

A geração Apple A13 “Bionic”

Com a importância de um processador a ser fulcral para todo e qualquer smartphone, os A13 serão cruciais. Até setembro, continuarão a ser aperfeiçoados ao nível do software, mas a sua produção começará bem antes. Com efeito, devem começar já a ser produzidos em massa nas últimas semanas deste mês de maio.

Recordando que este será o processador para toda a próxima geração de iPhone. Por conseguinte, este será o “coração” do iPhone 11 ou iPhone XI. Uma nova gama com de 5,8 polegadas, 6,5 ” para o modelo Max, bem como um iPhone de 6,1 ”, o sucessor do iPhone XR.

 

Apple A12 A13 iPhone XI Bionic

 

Escusado será dizer que a Apple granjeou uma reputação internacionalmente reconhecida com as suas soluções de hardware. Sobretudo com os seus processadores (CPU) e gráficas (GPU). As duas facetas de todo um conjunto de processamento, perfeitamente otimizado para o seu software e parte do sucesso deve-se à TSMC.

A parceria com a TSCM para os A13 Bionic

A escolha da parceria certa é crucial para o bom desenvolvimento de uma nova empreitada. Como tal, a Apple continuará a trabalhar com a fabricante sediada em Taiwan, tal como em anos passados. Desse modo, podemos esperar um novo padrão de desempenho que deverá surpreender, mais uma vez.

De igual modo, espera-se que a Apple esteja a trabalhar com a TSMC não só para o iPhone XI, mas também para os iPad. Com efeito, ano após ano temos visto as versões mais apetrechadas dos processadores a chegarem aos seus tablets. Aliás, de acordo com a 9to5mac, a empresa está também a desenvolver soluções para Mac.

 

Apple A12 A13 iPhone XI Bionic

Ainda assim, não sabemos quais serão os primeiros computadores Mac a receber um processador ARM. A sugestão recai nos portáteis, com os MacBook de 12 ” a estarem entre os candidatos principais.

O iPhone 11, ou iPhone XI?

Ainda de acordo com o relato da Bloomberg, o sucessor do iPhone XS tem o nome de código “D43”. Já o sucessor do iPhone XR terá o nome de código “N104”. Seguindo o mesmo relato, cada um dos novos smartphones iOS receberá uma câmara extra, elevando assim para três os módulos fotográficos.

A Bloomberg afirma que a prioridade da Apple será a qualidade fotográfica. A necessidade de imbuir as suas fotos de mais detalhes e abrir novas possibilidades com o reforço do zoom (ampliação) ótica. Esta é uma das tendências mais em voga, popularizada pela rival chinesa, Huawei, e abraçada pelo mercado.

 

Apple A12 A13 iPhone XI Bionic

 

Por fim, esta mesma fonte afirma que a nova geração de iPhone, a estrear em setembro, será um pouco mais espessa. De forma a acomodar o novo módulo fotográfico, o produto aumentará em 0,5 mm a sua espessura, adotando agora o módulo das câmaras um formato quadrangular, uma quebra com o formato atual.

De igual modo, a publicação afirma que o iPhone XI poderá carregar os novos AirPods. Fá-lo-á graças ao carregamento sem-fios reversível, outra das tecnologias estreadas pela Huawei.

Supostos moldes do novo iPhone XI e XI Max aparecem nos média da China

Comentários

8

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de David
    David

    podiam continuar com o A12, mas uma pequena reformulação do iOS seria bem finda… nos iPad a possibilidade de vários utilizadores, um verdadeiro gestor de ficheiros, o colocarmos os icons como queremos sem que fique com disposição automática, o acesso as definições das aplicações directamente da app…entre outras coisas simples… so para melhorar a interactividade dento do iOS! Ah e tal o Android tem e mais nao sei o que… etc… nao estou nessa onda… cada sistema é como é, uso ambos… e é possível melhorar os sistemas, sem que hajam esta coisa de guerrinhas…

    1. Avatar de Mateus Pinto
      Mateus Pinto

      As “guerrinhas” são saudáveis para que a competição melhore os produtos. Vê a Intel que só agora que a AMD melhorou muito é que lançou produtos de qualidade com a 8a e 9a geração e ainda sem se esforçar muito…

      O Android melhorou muito e rápido com influências do iOS e de ideias retiradas da personalização do Android da Samsung, MIUI (Ou lá como se chama), etc.

      A Apple por outro lado, como sempre teve vendas pouco mexeu no iOS e agora nota -se o peso da idade. Também nos portáteis pouco mexeu porque vendia, só agora que as vendas gerais baixaram passamos a ter um AIR minimamente decente, o iPhone X veio 2 gerações mais tarde, iPad mais potentes e baratos e afins.

  2. Avatar de MN
    MN

    Correção e a13 omega

  3. Avatar de João Rodrigues
    João Rodrigues

    Como tal, deste modo, de igual modo, com efeito, temos aqui um artigo com uma qualidade de escrita fraquinha. Ainda assim, por conseguinte, aliás, vai se percebendo porque é que os cursos de jornalismo são brincadeira… Quem é lido não sabe escrever, quem aprendeu está nas caixas do continente.

    1. Avatar de David
      David

      Meu caro quando tens universidades a formar pessoas em série… há alguma dificuldade em que que tenhas gente profissional com amor à camisola… mas sim há bons jornalistas…ou simples pessoas sem formação que sabem escrever até de forma superior que o mais profissional os jornalistas…
      Há bom e mau em todo o lado… se há algum erro deves de comentar directamente com o PPLWare para que melhorem os seus posts… assim é que é ajudar, ao invés de reclamarmos apenas… farias melhor? parabéns, mas podes sempre ajudar… e dar o corpo às balas e melhorar o conteúdo para todos… e sentir orgulho nisso…

      Mas penso que todos ficamos a aguardar o que poderia ser melhorado da tua parte…

      Contudo, primeiro devíamos unir um país a lutar pela sua lingua ao invés de nos dividirmos por um acordo ortográfico… que só beneficia grandes nomes ao invés de beneficiar verdadeiramente a nossa lingua! pq não mantemos a nossa identidade? pq mudar? Somos Portugal? será que ainda somos Portugal? vendemos o pais por tostões… os grandes agradecem e chamamos de vitoriosos quem foge ao fisco ou etc… enfim mentalidades…

      Um exemplo de como é PT!
      Aquando do aumento do aeroporto da Madeira, havia um engenheiro civil que estava a fazer um bom trabalho mas era caro, então encontramos alguém que se propôs a reduzir os custos da obra… posteriormente os pilares do aeroporto começaram a ceder, e a ficarem tortos… tiveram de ser destruídos e refazer novos seguindo as normas do anterior engenheiro e pelos mesmo s valores… conclusão, obra ficou em uns milhares mais cara…
      Isto é PT… colocamos coimas para excesso de velocidade, mas não educamos os condutores para o civismo na estrada… criamos multas para os estacionamentos em cima dos passeios, mas não educamos os condutores que o carro em cima do passeio implica pessoas na estrada com perigos de muitas vezes serem atropeladas etc… entre outras coisas…

      Se está mau, pq criticamos e não ajudamos a melhorar? implicará que os próximo estarão melhores… ao invés de criticar apenas…

      Se trabalharmos desde a educação… iremos ter uma sociedade melhor… mas será que isso interessa?
      O importante é o pais dos 3 F’s… Futebol, Fado e Fátima

      1. Avatar de João Rodrigues
        João Rodrigues

        Em primeiro lugar devo dizer que tenho todo o respeito pelo Rui Bacelar.

        Em segundo lugar, não me cai bem essa onda que quase apanhas do “fazias melhor? não? então cala-te!”. Eu não sou jornalista, nem ambiciono ser. Mas como consumidor (do que quer que seja), como observador, sou capaz da minha opinião. Se apanhamos essa onda, então o Rui Bacelar não poderia criticar um processador (porque não me parece que saiba produzir um).

        Em terceiro e último lugar, devo esclarecer que a minha crítica ao artigo não tem que ver com o conteúdo mas antes com o estilo da escrita. Pareceu-me óbvio no meu primeiro comentário que ironizava com o uso excessivo de articuladores de discurso (como tal, deste modo, de igual modo, com efeito, etc.). Um erro comum a quem não tem formação literária.

        De qualquer forma, (note-se o articulador que acabo de utilizar), tenho que admitir que eu disso não percebo nada… Sou economista e desejo longa vida a todos os que fazem vida da leitura dos outros (porque só posso imaginar quão difícil possa ser).

        Um abraço ao Rui Bacelar que, tenho a certeza, não levou a mal o meu comentário.

        1. Avatar de Rui Bacelar

          Tranquilíssimo, sempre gostei de ter feedback do público e sei que há razão nas suas palavras. Oxalá pudéssemos revelar tudo o que sabemos e porque o fazemos, mas acredite que a mensagem e formato são adequados ao meio / formato. É certo que não é um registo jornalístico, não o tenta ser em situação alguma e sendo o Pplware um blog, há sempre um viés pessoal na escrita.

          Os conectores, meu caro, são essenciais à estrutura e propagação orgânica do artigo, e mais não posso dizer.

          Um abraço João!