App do Facebook gasta bateria de smartphones de forma propositada, revela ex-funcionário

14 Comentários

Quam usa as apps do Facebook, onde o Messenger está incluído, sabe que estas são um pesadelo no que toca ao consumo de bateria. Nunca foi claramente sustentada esta relação, mas a verdade é que estas trazem problemas neta área.

A tentar provar este cenário há agora o depoimento de um ex-funcionário do Facebook, que vem apresentar um novo cenário. A Meta, com as suas várias apps, tem consumido bateria dos smartphones de forma anormalmente elevada, apenas para realizar testes, com todos os problemas associados.

Facebook Meta bateria testes smartphones

Acontecia apenas para testes do Facebook

Esta é uma ideia que nunca foi claramente provada, mas a presença das apps do Facebook é a certeza de que a bateria e outros recursos vão ser consumidos de forma anormal. Este cenário chega ao ponto de acontecer mesmo quando estas não estão abertas e a ser usadas.

Uma potencial confirmação veio agora de um ex-funcionário da Meta, George Hayward, que revelou este cenário ao The New York Post. Do que apresentou, esta é uma situação normal na empresa e resultam do que é conhecido como “testes negativos”. Estes servem para avaliar outros recursos das apps, como a sua velocidade ou de como uma imagem pode ser carregada.

Facebook Meta bateria testes smartphones

Consumos anormais de bateria têm uma razão

Contratado pela Meta em outubro de 2019, rapidamente chegou a este cenário, tendo rapidamente mostrado a sua posição contra estes testes. Tentou mostrar à sua chefia como estes testes poderiam ser negativos, ao privar os utilizadores da bateria, potencialmente em situações mais sensíveis.

O curioso é que a Meta terá reagido de forma pouco amiga dos seus utilizadores e tentou forçar estes testes. Segundo a sua chefia, ao prejudicar deliberadamente alguns utilizadores, a empresa consegue ajudar grande maioria de quem usa as suas apps.

Facebook Meta bateria testes smartphones

Normal nos smartphones segundo a Meta

Não sabe ao certo quantas pessoas foram afetadas pelos testes negativos do Facebook, mas acredita-se que estes são padrões na empresa. Ao entrar na Meta, George Hayward recebeu um documento de treino interno intitulado “Como executar testes negativos ponderados”, que incluía exemplos destas experiências e como as realizar.

Este caso vem agora a lume depois deste ex-funcionário tem avançado com um processo contra a criadora do Messenger. Acabou por ser demitido em novembro por se recusar para participar nos testes negativos. Assim, fica mais claro que as queixas de consumos de bateria tantas vezes reveladas podem ter um fundamento e são reais.

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de José Maria
    José Maria

    Na minha opinião as aplicações deveriam ter “classificação” de consumo como têm os eletrodomésticos.

    1. Avatar de deepturtle
      deepturtle

      ora aí está uma boa ideia!

    2. Avatar de Zé

      Não iria servir de muito da mesma maneira que essa classificação nos eletrodomésticos pouco importa porque além de ser relativo o utilizador não sabe o que significa 1000kwh.
      O que deve ser feito é o que existe nos dispositivos Huawei e provavelmente outros que mostra uma notificação quando uma app está a consumir demasiado em background e se a quer parar.

  2. Avatar de Simão
    Simão

    A mim não gasta bateria pois não uso 😉

  3. Avatar de PoPeY
    PoPeY

    No Facebook nunca notei nada de anormal. Mas no Insta noto que consome imensa bateria. No meu antigo telemóvel (note edge) cheguei ao ponto de só ter bateria para 3h. Embora nas informações de consumo da app nunca aparece-se nada de anormal, a verdade é que quando tinha o Insta instalado a bateria desaparecia bastante rápido.

    Agora tenho no S20 Ultra e noto que já não gasta tanto. Mas continua a gastar imenso. Se nao usar o Insta a bateria dura para 48h. Se utilizar dura para 12/16h.

  4. Avatar de mojorisin
    mojorisin

    ainda não consegui perceber porque é que as pessoas usam estes serviços.
    Ou gostam de mostrar a própria vida ou de ver a dos outros, só pode

    1. Avatar de Rodrigues
      Rodrigues

      Também e verdade mas não só, dá para veres noticias, comprar e vender artigos seja a particulares ou certas empresas.

      Uso mais para isso do que para ver ou comentar fotos por exemplo.

      1. Avatar de Art
        Art

        Já inventaram uma coisa chamada jornais, e mais tarde também passaram a ter sites próprios… Investiga

        1. Avatar de Rodrigues
          Rodrigues

          Eu sei isso tudo, mas é sempre bom termos alternativas e mais opções.
          Alias a internet é isso mesmo

  5. Avatar de Nuno
    Nuno

    Gasta bateria pelo facto de estar constantemente a recolher dados para estabelecer um perfil cujo propósito é obviamente comercial.

  6. Avatar de Luiz
    Luiz

    Deixei o Facebook faz quase 1 ano e não sinto falta. No sentido de ver a bateria drenar rápido é algo que não me aflige, tenho beneficio duplo: mais bateria para fazer chamadas que por vezes podem ser urgentes e também aumenta o tempo de duração do smartphone no contexto de substituição.
    Para finalizar a procrastinação deixa que as coisas importantes fiquem por fazer, sem facebook já não. E a publicidade direcionada até por ter acesso à câmara e microfone deixa de ser problema.

    1. Avatar de Mike
      Mike

      No teu caso então fez-te infinitamente bem, pois já estavas no perigoso patamar de deixar de fazer as coisas importantes para apenas estar no Facebook ao ponto de te drenar a bateria até ao tutano e não sobrar nada para as tais chamadas urgentes…assim como deixaste de ter publicidade direcionada porque certamente desinstalaste qualquer tipo de browser e até dezenas de outras apps. Estás no bom caminho…

  7. Avatar de secalharya
    secalharya

    A minha app do FB gasta 0%.

  8. Avatar de Dono da verdade
    Dono da verdade

    Como consegues fazer isso? A minha gasta imenso