Xposed framework: Dá uma nova vida ao teu Android

31 Comentários

Um dos projectos que temos seguido com especial interesse é o Xposed framework. Para quem não conhece, esta framework tem a capacidade de adicionar e alterar comportamentos no sistema Android de uma forma simples e em segurança.

Hoje apresentamos 5 interessantes módulos que revolucionam qualquer Android.

Xpossedframework-620x330

1) Network Speed Indicator

Precisa de saber as taxas de download e upload no seu dispositivo? Com o Network Speed Indicator pode ter na barra superior a indicação, em kbps, das ligações Wifi, 3G/4G.

Network Speed Indicator_00

2) Native Clipboard

Copiar/Cortar e colocar já existe nos sistemas móveis… mas até era interessante ter um histórico. Com o Native Clipboard isso é possível de uma forma simples e descomplicada.

Native Clipboard

3) Gravity Box – All in one Tweakbox

Provavelmente um dos melhores módulos. O Gravity Box é uma ferramenta de personalização a todo o nível do sistema. Statusbar, Botões, Player, Lockscreen…tudo pode ser modificado.

Gravity Box

4) XHalo Floating Window

E que tal ter janelas flutuantes no Android como se fosse um sistema para Desktop? Experimentem o XHalo Floating Window.

floar

5) XuiMod

Por fim mas não menos importante o XuiMod. Com este modulo podemos tornar o sistema Android ainda mais divertido e colorido, uma vez que podemos alterar algumas animações e definir algumas cores.

xui

Quem usa o Xposed conhece certamente todo o potencial desta ferramenta. Actualmente são muitos os módulos disponíveis  – ver aqui – basta façam algumas pesquisas para que encontrem o que precisam.

A grande “barreira” do Xposed é a necessidade de termos privilégios root no equipamento.

Já conheciam o Xposed? Que módulos aconselham?

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Marco Pinheiro

    Já usava há alguns meses. Nada melhor para tornar uma rom STOCK numa rom “personalizada” só precisando de root! (embora usa na CM na mesma)

  2. Avatar de Bitó
    Bitó

    Pplware, grande artigo!
    Uso o xposed há cerca de duas semanas e , como devem imaginar, este artigo veio mesmo a calhar.
    Bom trabalho!

    1. Avatar de Bitó
      Bitó

      Só para acrescentar que tenho vindo a usar o módulo Gravity Box e é simplesmente imensa a personalização possível.
      Para quem usa uma stock rom e está indeciso em trocar a mesma por uma costum rom,este módulo fará com que muitas pessoas percam essa indecisão e continuem a usar o Android puro, com xposed claro.

  3. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Outro muito bom mesmo: http://forum.xda-developers.com/xposed/modules/xposed-appopsxposed-appops-4-3-t2564865

    Permite seleccionar que permissões estão disponiveis para as aplicações.
    Uso principalmente para bloquear o facebook de acordar o dispositivo, porque ele gasta muita bateria mesmo.

    1. Avatar de Invision
      Invision

      na aplicacao do facebook tens a opcao de desligar as notificacoes…e nao te incomoda mais

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Não tem a ver com as notificações.
        Ele por alguma razão, acorda o telemóvel e gasta bateria.
        Desta maneira tenho as notificações na mesma mas já não acorda o telemóvel e a bateria dura muito mais.
        E quando digo acordar, não quer dizer que ligue o ecrâ!

  4. Avatar de Vascobgs
    Vascobgs

    Informações úteis e diversificadas, mas esse fundo azul nas paginas dificulta demais a leitura mobile.

  5. Avatar de DeuX
    DeuX

    ActivityForceNewTask – Para quando clicamos em algo abrir uma nova task em vez de subrepor a antiga.
    App Settings – Para mudar os DPI de apps individualmente sem alterar o DPI do sistema
    AppOpsXposed – Para revogar permissões por apps
    BubbleUPnP – Para fazer streaming de audio e video para o XBMC, Chromecast, etc
    Greenify – para congelar aquelas apps que teimam em arrancar sozinhas e comer bateria
    Intelli3G – para mudar de 4G para 2G quando desligo o ecra ou quando ligo ao wifi
    Kitkat SD Card Full Access – para dar as antigas permissões de escrita no SD card que foram removidas com o Kitkat
    PlayPermissionsExposed – para mostrar todas as permissões das app e alertar se um update exige novas permissões.
    S5 SystemUI Theme – para dar o look do touchwiz do S5 as antigas versões do touchwiz
    SIM Number Changer – para adicionar o nosso numero de tlm ao SIM Card para que apareça no about phone (Perguiça das operadoras)
    Statusbar Scroll to Top – Para fazer scroll para cima quando se carrega na statusbar (como no iOS)
    StopSwitchDelay – para remover o delay de 5s entre carregar no botão home e abrir uma nova tarefa.
    Wanam Xposed – Semelhante ao GravityBox mas para Touchwiz ROMs
    YouTube AdAway – para remover a pub que aparece no youtube.

    São estes que uso no meu Note 3 com stock ROM e tenho um sistema rápido, fiável e cuja bateria dura e dura!

  6. Avatar de Ricardo Silva
    Ricardo Silva

    De momento os mods que uso:
    Advanced Power Menu – adiciona varias opções para o menu de desligar
    AppOpsXposed – para tirar as permições que acho que as apps nao devem ter.
    BootManager – para tirar aplicações do arranque do tlm
    CpuTemp in StatusBar – so por magiquice xD
    LightningWall – para bloquar acesso a dados de apps
    TabletMetrics – para instalar apps de tablets (dá muito jeito para quem usa a app do spotify e nao tem premium, pois ao dizer que é tablet passamos a poder passar todas as musicas a frente nao temos de ouvir random e ainda podemos escolher musicas)

    para já é o que tenho instalado 😛

  7. Avatar de Diogo
    Diogo

    Boas, já conhecia e uma das grandes vantagens para mim é tirar a conversao de sms para mms que a samsung embutiu no S4 tal como tirar o shuffle mode obrigatorio nos smartphones para quem nao é premium no Spotify.
    De resto há umas coisinhas tipo editor para modificar os jogos e obter dinheiro e assim tal como ad remover para o youtube.

    É uma grande ferramenta para quem nao quer andar com modificações e arriscar garantias xD

    1. Avatar de Diogo Saraiva
      Diogo Saraiva

      Como retiras o shuffle play do spotify? qual o modulo?

      thanks

  8. Avatar de SemEspinhas
    SemEspinhas

    Desconhecia da existencia desta framework.

    Gostei imenso do módulo Network Speed Indicator, interessante.

  9. Avatar de OMG
    OMG

    “Jailbreak”… 😀

  10. Avatar de Nuno Sousa
    Nuno Sousa

    Grande artigo.

    Eu utilizo desde que tenho o Nexus 5.

    Comecei a usar por causa do Greenify mas rapidamente adicionei muito outros:

    Root Cloack
    AppOpsXposed
    App Settings
    etc

  11. Avatar de Hugo Ferreira
    Hugo Ferreira

    Existe alguma desvantagem na utilização do Xposed framework? Por exemplo, aumento de bugs, risco de bricar o telefone, etc.

    1. Avatar de DeuX
      DeuX

      Existe o risco de danificar o systemUI (porque existem módulos que alteram o aspecto de certos parametros) e ao fazeres boot és brindado com o erro a dizer que o “SystemUI has stopped”, mas regra geral acontece por usares módulos que não suportam a tua ROM. A titulo de exemplo, uso a ROM original da Samsung no meu Note 3 e instalei um módulo que não era compativel com touchwiz (culpa minha por não ter lido os requesitos antes de instalar) e deu-me esse erro… a partir daí a única solução que tive foi ir a recovery e fazer factory reset. Mas se leres os requesitos antes de adicionares módulos, não deves ter problemas. No máximo podes ter que fazer factory reset ou se usares uma ROM que não a stock, fazer um reflash por cima para substituir o SystemUI.

      1. Avatar de Arlindo
        Arlindo

        Ia para instalar e depois de ler isto… nah. não vou correr o risco de ter que fazer recovery ao note. lol

      2. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Sabes que não é preciso fazer factory reset ou ter o recovery intalado: http://forum.xda-developers.com/xposed/xposed-installer-versions-changelog-t2714053

        Lê a parte “In case you get into a boot loop”

  12. Avatar de Carlos alves
    Carlos alves

    Já conhecia, mas muito bom post.
    -Minminguard: remove a publicidade das aplicações.

  13. Avatar de Nuno Sousa
    Nuno Sousa

    Não consigo colocar 2 aplicacoes lado a lado, ou tenho 1 ou outra.. alguem sabe pq?

  14. Avatar de mykos
    mykos

    App Settings – para mudar os DPI de algumas apps
    BootManager – o nome diz tudo
    Burnt Toast – Faz aparecer o icone da app nas notificações Toast
    Play Permissions Exposed – Mostra todas as permissões na play store
    USSD Inbox – Bloqueia e guarda as mensagens USSD que aparecem por exemplo quando se faz uma chamada e no final aparece o resumo e o saldo, bem como aquelas mensagens a dizer que temos menos de 2€ de saldo…

  15. Avatar de Abílio
    Abílio

    Uma pena não funcionar com art…

    1. Avatar de Alexandre Cunha
      Alexandre Cunha

      comigo funcionava quanto tinha o 4.4.4 + art

  16. Avatar de ruben silva
    ruben silva

    Boas, instalei o Gravity Box pelo xposed, e quando vai abrir, da erro e sai do modulo.. alguem sabe o que se passa?

    eu saquei a versao que da para o meu 4.2.2 ..

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Instalas-te o xposed?
      Não basta instalar a app. Tens de abrir e escolher a primeira opção e depois meter para instalar.
      Ah, e tens de ter acesso root.

      1. Avatar de ruben silva
        ruben silva

        eu instalei o xposed apartir do site deles, pelo link aqui do post.
        depois dentro da aplicaçao, fui a framework e meti install/uptade, instalopu e fez o reboot.

        depois fui a modules, e instalei o gravity box.. e quando o activo, da erro..

        1. Avatar de ruben silva
          ruben silva

          Ja da, obrigado pela ajuda 😉

          Vou analisar outros modules, e ver o que posso fazer mais no meu android 😉

          1. Avatar de Ivo Daniel
            Ivo Daniel

            Como fizeste? Estou com o mesmo problema. Quando abro o Gravity diz que o processo foi interrompido ou qualquer coisa do género

  17. Avatar de Blueparty
    Blueparty

    Para o Note 10.1 N8000 qual a melhor forma de fazer root e unroot sem aumentar o contador? se fizer root não tenho a atualização automática que vai ser lançada em breve? Mais vale esperar e fazer só root depois?

  18. Avatar de Arnaldo
    Arnaldo

    Baixei a última versão do apk diretamente do site e ao clicar em “instalar” nada acontece. Baixei a versão anterior e aconteceu o mesmo problema. Não é a permissão para instalar aplicativos que não são da Google Play. Simplesmente não consigo tocar no botão instalar. tenho um S3 com Root 100% funcional. Alguém já passou por isso?

    1. Avatar de cipriano
      cipriano

      estou passando por isso, tenho root, nao sei como resolver!