Xiaomi abandona as suas apps e usa o Telefone e Mensagens da Google na MIUI Global

25 Comentários

A MIUI sempre foi baseada no Android, mas tinha apps e outras otimizações da Xiaomi. Estas conseguiam dar aos utilizadores uma confiança grande e também o acesso a todas as funcionalidades esperadas e necessárias.

Mudanças grandes parecem agora preparar-se para chegar aos smartphones da Xiaomi. A marca chinesa vai abandonar algumas das suas apps e abraçar as propostas da Google. As primeiras são já o Telefone e as Mensagens.

Xiaomi MIUI Telefone Mensagens Google

Uma mudança radical da Xiaomi para a MIUI

Pode parecer estranho, mas a Xiaomi está mesmo a preferir as propostas da Google às suas. Depois de anos a desenvolver as suas soluções, escolheu retirá-las da MIUI e passar a instalar por omissão as que a Google tem criadas para o Android.

Esta decisão foi anunciada agora pela marca no seu fórum, mostrando também a justificação para esta decisão. Muitos podem não a entender de imediato, mas é necessária e até urgente para que os smartphones da Xiaomi possam continuar a ser usados.

Apesar de ser uma decisão da Xiaomi de forma global, esta alteração não o vai ser. A marca apenas vai fazer esta mudança nas versões Globais da MIUI e nos próximos smartphones que a marca lançar para o mercado. A versão chinesa da MIUI vai manter as apps originais.

Xiaomi MIUI Telefone Mensagens Google

Passa a usar as apps Telefone e Mensagens da Google

A razão apresentada pela Xiaomi assenta nas novas exigências que têm sido feitas. Cada país tem as suas regras de proteção de dados e isso obrigava a ter desenvolvimentos constantes das suas apps para o cumprir. Assim, ao escolher as apps Telefone e Mensagens da Google, tudo fica mais simples.

Por outro lado, esta mudança vem também trazer uma folga aos programadores da Xiaomi. A Google aplica atualizações constantes às suas apps e propaga-as pela sua loja. A marca chinesa vai, no entanto, adicionar algumas funcionalidades suas a estas apps através da MIUI.

Pode parecer uma mudança radical da Xiaomi, mas a verdade é que a empresa chinesa acaba a ganhar. Deixa assim de manter as suas apps para os mercados mais exigentes e liberta recursos para outras áreas onde podem ser mais úteis e importantes.

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de kozty
    kozty

    Uso android puro à mais de 5 anos, comprei um Mi 9T (pro) com MIUI e fiquei muito surpreendido com a ROM da xiaomi, super rapida com muitas ferramentas uteis.
    Tem um ou outro app a mais mas o facto de ter SMS e CALL apps da google foi uma boa surpresa.
    E o TLM é também algo fora de serie, a velocidade, design e construção faz inveja a topos de gama de 1000€++

  2. Avatar de Marco
    Marco

    Trocado por miudos: Vai deixar de ser possível gravar telefonemas devido ao RGPD -_-

    1. Avatar de Mestre em direito
      Mestre em direito

      É crime gravar conversas sem consentimento expresso dar outras pessoas, logo não se perde nada. E quem é que quer gravar conversas? …

      1. Avatar de Marco
        Marco

        Não é crime se a outra pessoa consentir. Eu gosto de gravar conversas quando os marketeiros telefonam e tentam enganar uma pessoa.

      2. Avatar de Felipe Cardoso
        Felipe Cardoso

        Crime é a perca de legitimidade em poder se proteger, isso sim deveria ser crime, não é porque uma lei diz que é crime que as pessoas têm que dizer amém e concordarem.

      3. Avatar de Filipe
        Filipe

        Se for apenas para registo pessoal é perfeitamente legal. Divulgar gravações sem esse consentimento é que é ilegal

        1. Avatar de Jota
          Jota

          É isso! Eu gravo muitas chamadas, principalmente de contratos feitos pelo telefone!

          1. Avatar de Sérgio Gonçalves
            Sérgio Gonçalves

            Idem! Vou a conduzir (por exemplo… que me acontece várias vezes ao dia…. no meio do trânsito…) e recebo uma chamada de trabalho de algum cliente ou dos meus técnicos…. “TOMO NOTA” gravando a chamada e mais tarde vou lá buscar as informações necessárias para dar continuidade!!!! ISTO É TRABALHO FUNCIONAL…. E conduzir em sem ter que parar (nem sempre é possível fazê-lo) e talvez perturbar o trânsito, etc, etc…. escrever num papel ou colocar em altavoz (nem sempre é possível por privacidade…)… acho que já perceberam onde quero chegar!

  3. Avatar de Miguel Costa
    Miguel Costa

    E permite manter os preços, mesmo com um aumento de 45%, no custo de produção. É esta a parte que muitos defensores do Open source se esquecem ou ignoram.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Que open source? Nada nestas aplicações é open source.

  4. Avatar de NEMESIS
    NEMESIS

    Nos modelos mais antigos mantêm-se as MIUI apps ou vão mudar através de actualização?

  5. Avatar de barta
    barta

    Alguem sabe como, na porcaria das apps da google, apenas ter nos contactos os do gmail e que tenham número de telefone?????? É possivel esconder os contactos do SIM ( porcaria da operadora ).
    Não consigo perceber como a google eliminou estas opções que, há anos atrás, tinha.

  6. Avatar de Tiago Santos
    Tiago Santos

    O meu RN8T já vinha com essas aplicações. São simplesmente horríveis! Se for mesmo obrigatório deixo de comprar Xiaomi. Aliás, foi por essa razão que instalei um ROM customizada, para livrar dessas aplicações.

    1. Avatar de Sérgio Gonçalves
      Sérgio Gonçalves

      SÃO aplicações bem POBRES comparadas com as da MIUI…. tenho um Redmi note 8 Pro e estou a pensar saltar para outra marca só porque a Xiaomi está a suicidar o melhor que tinha na MIUI….
      Na app de sms da Google não mostra a hora e minuto de entrega das SMS’s INFORMAÇÃO MUITO IMPORTANTE para mim por exemplo!!! E é uma coisa bem básica!!!! :-\
      Estou IRRITADO com esta alteração da Xiaomi!

  7. Avatar de Robert Soares
    Robert Soares

    Pena… apps da Xiaomi de tlf e msg são superiores

  8. Avatar de Mand
    Mand

    As apps da google são horríveis… A Xiaomi podia continuar a dedicar um bocadinho de tempo à manutenção das suas apps e deixar o utilizador escolher, colocando-as na play store, como já faz a google com as suas. Eu prefiro de longe as da Xiaomi, quer por questões estéticas quer funcionais.

  9. Avatar de Jorge
    Jorge

    Para mim é um erro!

  10. Avatar de Jota
    Jota

    Se isso acontecer, alguém sabe se é possível instalar a app do telefone da Xiaomi e remover a da Google?

    1. Avatar de Tiago Santos
      Tiago Santos

      Para já é possível que já o fiz. No entanto tive de instalar uma ROM customizada. No futuro, visto que a versão chinesa vai continuar a ter, suponho também que sim. Mas suponho só…

      1. Avatar de Jota
        Jota

        Obrigado pela resposta, Tiago. Mas apenas dá para instalar essa app juntamente com a ROM custimizada, ou dá para instalar individualmente?
        Desde já obrigado.

  11. Avatar de anonimo
    anonimo

    Concordo plenamento. Não há comparação entre um smartphone com a MIUI e um com android puro . A MIUI é, de longe, em tudo, superior.

  12. Avatar de Tiago Machado
    Tiago Machado

    Não tenho bem a certeza, mas para evitar esta constante perda de apps tentem usar a MIUI.eu! Não se vão arrepender nada e até traz algumas features que só estavam disponíveis de acordo com certas regiões. É
    uma ROM baseada nas versões betas chinesas, mas adaptada ao mercado europeu!

    1. Avatar de Tiago Machado
      Tiago Machado

      P.S.: sim, as apps de mensagens e telefone mantêm-se nesta ROM!

      1. Avatar de Sérgio Gonçalves
        Sérgio Gonçalves

        Por acaso alguém sabe informa se já têm ROM EU para o Redmi note 8 Pro!?!? Parece que o chipset da Mediatek tem complicado a vida dos programadores de ROM’s …. 🙁