Xiaomi está a desenvolver um novo smartphone com Android One

33 Comentários

Em julho de 2018 ficamos a conhecer os smartphones Xiaomi Mi A2 bem como o Mi A2 Lite, duas apostas de sucesso por parte da fabricante chinesa. Contudo, em breve poderemos ser brindados com um novo Xiaomi Mi A3, também ele com Android One.

Em primeiro lugar, por Android One entenda-se o programa (acordo entre a Google e a fabricante em questão), para o fornecimento do software. Este consiste, por via da regra, numa versão pura ou “stock” do sistema operativo da Google para dispositivos móveis.

Xiaomi Android Android One Xiaomi Mi A3 Mi A3

Passando ao caso concreto da Xiaomi, o software da Google vem assim substituir a interface gráfica da própria marca, a MIUI. Aqui poderíamos argumentar que um grupo-alvo de utilizadores preferirá a MIUI ao passo que outro grupo preferirá o sistema Android no seu estado puro.

Entretanto, certo é que os smartphones Android da Xiaomi já são dos mais populares em todo o mundo. Além disso e mais especificamente na Europa, a Xiaomi já é uma fabricante aceite, bem conhecida e extremamente requisitada, não só pelos seus smartphones.

Nesse sentido, notamos que são os seus smartphones com Android One, aqueles que mais facilmente entram no nosso mercado. A simplicidade universal deste sistema operativo aliada à relação preço / qualidade dos smartphones Xiaomi tem-se revelado uma fórmula de sucesso.

Em segundo lugar, neste momento os smartphones lançados ao abrigo do programa Android One recebem um período alargado de atualizações. Mais concretamente, três anos de atualizações mensais de segurança bem como dois anos de atualizações de software.

Xiaomi Android Android One Xiaomi Mi A3 Mi A3

Por conseguinte, é com natural expectativa que vemos agora os primeiros indícios do Xiaomi Mi A3. Certo é que só se passou cerca de meio ano desde o lançamento da atual geração Mi A2 mas já temos novidades a chegaram-nos através do portal XDA.

Esta enorme comunidade de programadores e entusiastas do sistema operativo Android e tecnologia em geral, descobriram o possível nome de código do próximo Xiaomi. Em conformidade com o seu relato, o Xiaomi Mi A3 poderá ser conhecido como orchid_sprout, o rebento de orquídea.

Sustentando a sua tese, podemos ver que os modelos anteriores Mi A1, Mi A2, e Mi A2 Lite portavam, todos eles, o sufixo “_sprout”. Mais ainda, este mesmo sufixo é utilizado em todo e qualquer smartphone que usufrua do programa Android One.

Assim sendo, tudo indica que a Xiaomi esteja efetivamente a preparar um novo produto, possivelmente um smartphone, que lance mão deste programa da Google. Todavia, para já não podemos afirmar que o seu nome será Xiaomi Mi A3, apesar de tal ser manifestamente provável.

Xiaomi Android Android One Xiaomi Mi A3 Mi A3

Em síntese, com base no estudo da versão mais recente da MIUI 10 baseada no Android Pie, descobriram a referência a este produto. Para já conhecido apenas pelo seu nome de código “orchid sprout”, o mesmo segue a padronização utilizada pela marca na sua gama de smartphones “Mi A”.

Já numa outra tónica, para já desconhecemos na totalidade as suas características técnicas. A única excepção sendo o suporte (ou a presença) da tecnologia NFC. Algo que até ao momento não tem agraciado esta gama de smartphones.

Em suma, para já ainda é cedo, muito cedo, para podermos afirmar que este será o Xiaomi Mi A3. Contudo, acredito que a marca esteja já a desenvolver a próxima geração destes terminais. Sobretudo quando esta é uma das suas linhas mais procuradas.

Preferem a MIUI ou o Android One?

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de stevie wonder
    stevie wonder

    alguem ja recebeu a atualização para o Android Pie 9.0 para o Xiaomi Mi A1 aqui nem ver ela esta tudo escuro

    1. Avatar de ivan
      ivan

      tenho um mi a1 e tenho android 9 desde 20 e poucos de dezembro…

    2. Avatar de António
      António

      Estou com o Pie há cerca de uma semana. Tudo tranquilo, tirando a bateria que consume mais rápido. Em princípio farei um reset de fábrica, tenho aqui muita tralha e alguma pode estar a esgotar a bateria mais rapidamente. Cumps

    3. Avatar de Rodrigues
      Rodrigues

      Sim já tive o update, mas o melhor é esperar porque tem demasiados bugs. LTE mais fraca, problemas com Bluetooth e fraca receção de rede.

    4. Avatar de Vaz António
      Vaz António

      Já recebi e actualizei

      1. Avatar de Tiago Almeida
        Tiago Almeida

        Eu ainda nao recebi…e ja ando a achar estranho. Fizeram alguma coisa.

    5. Avatar de António
      António

      Aqui nada ainda… 🙁

    6. Avatar de Jonas
      Jonas

      Recebi a atualização no dia 23 de dezembro, não achei piora na bateria, muito pelo contrário a bateria parece ter melhorado muito por causa da IA do sistema

    7. Avatar de Orgon
      Orgon

      Também não recebi a atualização para o Pie. Já fui em “atualizações” do celular e não esta liberado

    8. Avatar de Otávio Moreira
      Otávio Moreira

      Sim, a vinte dias.

  2. Avatar de Itamar Muniz
    Itamar Muniz

    Já recebi, vá na atualização de sistema, pois já liberaram desde 24 de dezembro.

  3. Avatar de Miguel Porto
    Miguel Porto

    Ainda tenho 3 Mi A1 na família e até ao momento 5*

  4. Avatar de Leonardo
    Leonardo

    Xiaomi, por favor, 4000 mah no MiA3… Eu tive um MiA2 e a bateria dele deixou muito a desejar. Estou com um Pocophone e a bateria dele é fenomenal.

    1. Avatar de Pedro Binotto
      Pedro Binotto

      Tenho um Mi A2 e me impressionei com a bateria, durou muito mais do que eu imaginava, estou satisfeito

    2. Avatar de Reis
      Reis

      com a nova att dura mais…

      Se for um uso de baixo desempenho chego a 8H de tela

      (sem video, sem jogos, apenas chorme e rede sociais)

  5. Avatar de Luis Silva
    Luis Silva

    Tenho o xiaomi redmi note 5, estou satisfeito com ele, sei que não é android one, mas mesmo assim estou deliciado com ele, ainda ponderei comprar o mi A2, mas a coisa de não poder colocar cartão de memória fez-me recuar…..dá-me jeito cartão de memória, fui de um Samsung para xiaomi, e já ultrapassou as minha expectativas do que pensava dele, agora é só esperar pelo android 9 para este modelo que não sei quando sairá, se alguém souber, já tenho é o MiUI 10 e está bom 🙂

    1. Avatar de Danilo_RSC
      Danilo_RSC

      Pelo que dizem primeiro trimestre deste ano, por isso estará para breve

      1. Avatar de Luis Silva
        Luis Silva

        Obrigado. Resta esperar

    2. Avatar de Henrique
      Henrique

      Se eu fosse vc não iria pra Android one, usei o mia2 agora tô com o mi 8 lite (praticamente o a2 melhorado e com MIUI) e posso te dizer, MIUI é até mais leve que que o Aone, bem mais bonita e completa (tem vários aplicativos realmente úteis), uso Xiaomi/Huawei a dois anos, e sem dúvida prefiro essas Rons delas, o mi a2 vendi pro meu primo (antigo usuário de Xiaomi) e ele tbm sente muita falta da MIUI, eu conseguia 5 6 horas estourando de tela no a2, já nesse 8 lite pego fácil 9 horas de tela, isso com só 300mah de bateria a mais, mais uma prova que MIUI é bem otimizada nesse quesito

      1. Avatar de Luis Silva
        Luis Silva

        eu vi as reviews na net alguns também diziam isso, que a miui do redmi note 5 estava excelente, e concordo, tenho-o e sem lags, abre as aplicações numa boa, muito bom, tenho a versão 4gb ram /64gb de memória interna, e estou satisfeito com ele, embora depois de actualizar pra mui 10 penso que consome um pouco mais de bateria, não tenho a certeza, porque quando abri a primeira vez estava com a miui 9 fiz as configurações todas, instalei apps e tudo e gastou pouca bateria, depois é que pude actualizar porque tentei faze-lo antes de tudo isso, mas a net não tava a ajudar e pronto.
        notei melhorias com a miui 10 em alguma coisas que na miui 9 faltava, na bateria é que não sei se melhorou…..mas de resto estou satisfeito……até em tamanho de letra nas sms e o resto fica melhor do que o meu anterior galaxy j5 2015.

        1. Avatar de ze
          ze

          Partilho da mesma opinião, gosto mais da MIUI do que android puro!

        2. Avatar de Henrique
          Henrique

          Sim sim, interface do AOne é bem feinha no meu ver, a do mia2 e bem feinha, já do meu 8 lite e bem bacana, agora comprei um carregador Q.C 3.0 e tempo de recarga caiu pra 1:15, só felicidade

          1. Avatar de Luis Silva
            Luis Silva

            onde comprastes o carregador? ando à procura dele

      2. Avatar de Luis Silva
        Luis Silva

        ahh e falta ressaltar a impressão digital…..estou maravilhado com isto, desbloqueia bem rápido o ecrã e uso em algumas aplicações incluindo mbway…..5*

  6. Avatar de R
    R

    Venham muitos “One” de muitas marcas. Miui, Emui, ada Samsung e quase todas as outras só estragam.

    1. Avatar de Luis Silva
      Luis Silva

      Não concordo, até que pode ser bom ter android de stock, para receber actualizações em primeira mão, mas será que não peca pela relação entre software e hardware? Eu tenho miui 10 e acho excelente, aliás em muita gente fala bem da xiaomi neste aspecto……estão a ficar bem vistos, se a xiaomi não fizer besteira, vai passar a perna a muitos.
      android one até pode ser bom…..mas ponho um mas em certas coisas…..

      1. Avatar de Henrique
        Henrique

        Eu como usuário de interfaces de one Plus, Xiaomi, Huawei e Samsung digo que Xiaomi é Huawei são as mais completas e bonitas, as da Samsung pesam o celular a toa, amigo meu tem um one Plus 5t e a mãe dele tem um galaxy s8 e ele comparou os dois o op5 dele da um pau no s8 dela principalmente em speedtest

  7. Avatar de ROBERTO PEREIRA SIEIRO
    ROBERTO PEREIRA SIEIRO

    Estou feliz com meu A2 lite, porém, após a atualização p/ Android 9.0 a bateria está “drenando” mais que o normal (quando era Android 8.1). Também senti uma leve diminuição no desempenho em alguns jogos e o brilho da tela que anteriormente eu deixava em 50% e enxergava até em baixo de sol forte, agora tenho que subir para 80% ou mais, dependendo….

  8. Avatar de Dragon
    Dragon

    Também não recebi o Pie…não percebo….e vou a actualização de sistema todos os dias….

    1. Avatar de Luis Silva
      Luis Silva

      eu se calhar entendo porque aqui uns recebem outros não. às tantas muitos daqui trocam a região do smartphone digo ou depende da versão do modelo

  9. Avatar de António
    António

    Finalmente recebi o android Pie mas gostaria de saber se alguém sabe como retirar o dia da semana/ tempo do ecrã inicial?
    Sem ter de colocar outro launcher.
    Grato

  10. Avatar de Maycon
    Maycon

    Essa linha MI A não pode acabar, minha esposa tem um Xiaomi MI A1 e eu tinha um Redmi Pro, aí vendi o meu e agora eu peguei o MI A2 e não quero saber de outra linha, o Android One realmente é super estável, estou rodando todos os jogos que gosto no meu Xiaomi MI A2, as câmeras dele são sensacionais, ele é rápido em processamento e agora com o Android 9 Pie ele está melhor ainda!

  11. Avatar de Maycon
    Maycon

    Essa linha MI A não pode acabar, minha esposa tem um Xiaomi MI A1 e eu tinha um Redmi Pro, aí vendi o meu e agora eu peguei o MI A2 e não quero saber de outra linha, o Android One realmente é super estável, estou rodando todos os jogos que gosto no meu Xiaomi MI A2, as câmeras dele são sensacionais, ele é rápido em processamento e agora com o Android 9 Pie ele está melhor ainda!