Xiaomi: a estrela em ascensão que pode ameaçar a Huawei

39 Comentários

Graças às vendas de smartphones na Índia, mercado por si dominado, bem como em vários outros países fora da China, a Xiaomi continua a crescer. Os mercados internacionais foram responsáveis por 38% das receitas durante o primeiro trimestre de 2019 e os seus smartphones Android continuam em alta.

De acordo com os dados oficiais, a Xiaomi registou um crescimento de 35% nas receitas no 1.º trimestre.

Xiaomi smartphones Android Huawei


Inegavelmente impressionante, o crescimento da Xiaomi vem contrapor a desaceleração do mercado mobile. De acordo com o relatório oficial, os mercados internacionais garantiram o crescimento da empresa e dos seus smartphones Android. Entretanto, a sua maior rival, Huawei, enfrenta cada vez mais bloqueios.

Os smartphones Android são a principal fonte de receita da Xiaomi

Os smartphones Android continuam a ser a maior fonte de receitas para a empresa. Ainda que este segmento de mercado tenha contraído de ano para ano. Com efeito, no 1.º trimestre de 2018 os smartphones representaram 67,5% dos lucros gerados. No entanto, este trimestre a sua percentagem foi de 61,7%.

Já de acordo com a agência Canalys, a Xiaomi é a 4.ª maior fabricante mundial de smartphones, ao passo que a Huawei ocupa a 2.ª posição. De igual modo, esta agência aponta uma preferência masculina pelos smartphones da empresa, ainda que a empresa tenha adquirido a Meitu com o intuito de conquistar um novo público.

 

 

Ainda de acordo com o seu relatório oficial, o segmento de IoT e lifestyle, registou um forte crescimento. Os dados oficiais apontam um crescimento nas receitas de 22,4% para 27,5% de ano para ano. Relembramos que este é o segmento responsável pelos gadgets da empresa, desde purificadores de ar a malas de viagem.

A concorrência com a Huawei

Ciente das dimensões da principal concorrente chinesa, a Xiaomi aposta em diversos setores, não só nos smartphones Android. Temos visto, portanto, um reforço do segmento das Smart TVs, que acabaram por ser um dos maiores motores de crescimento. Para a tecnológica chinesa esta é uma aposta de sucesso.

Aliás, temos já uma parceira estabelecida com a TCL com vista à implementação das televisões Xiaomi no mercado. Além disso, a empresa tem apostado nos serviços de internet e software para se diferenciar da Huawei e outras concorrentes chinesas.

 

 

Já em março de 2019, a Xiaomi registou 261 milhões de utilizadores mensais ativos nos seus smartphones Android com a MIUI. Na prática, vimos um aumento de 37,3% no número de dispositivos móveis em utilização.

Já os dispositivos IoT, sem contar com os smartphones e computadores, aumentaram 70% de ano para ano, sendo já mais de 171 milhões de equipamentos desta empresa chinesa em circulação.

Leia mais…

Mi Store: a primeira loja oficial Xiaomi em Portugal abre no Porto a 1 de junho

Comentários

39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de mlopes
    mlopes

    e depois a “desconfiança” vai pairar sobre a xiaomi e depois sobre a xpto e depois…e depois a “desconfiança” vai sempre pairar sobre quem interesse aos eua que paire

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Pois, o problema com isto que aconteceu com a Huawei, não afeta só a propria marca mas sim todas as marcas de origem chinesa, basta o EUA lembrar-se de colocar em lista em negra a Xiaomi, por exemplo e lá vai mais uma marca que deixa de poder usar os serviços da Google, usar processadores Qualcomm, que é o caso da Xiaomi não grande maioria dos seus smartphones …

      1. Avatar de ze
        ze

        Não concordo, Xiaomi não é Huawei:
        Xiaomi utiliza cpu snapdragon e não kirin.
        O dono da Xiaomi não é um antigo militar e não tem ligações com o governo Chinês.
        https://en.wikipedia.org/wiki/Ren_Zhengfei
        Xiaomi já mudou os servidores para fora da China em parceria com Amazon (nova localização Estados Unidos da América e Singapura)
        https://privacy.truste.com/privacy-seal/validation?rid=2a8dc25b-165b-449b-aeb4-fea7228974fa

        1. Avatar de RPG
          RPG

          Oh… Tu é que ainda não sabes que se estão para descobrir armas de destruição massiva na Xiaomi.. Nesse dia irá direitinha para a blacklist até que o famoso Red Reddington esponha a verdade 😀

          1. Avatar de ze
            ze

            The Blacklist, boa série!!

        2. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Tens a Certeza disso:
          In 2013, Lei Jun was appointed a delegate of the National People’s Congress.

          O dono da Xiaomi faz parte do governo

          1. Avatar de Joao
            Joao

            Na china todos tem de reportar ao governo.

          2. Avatar de ze
            ze

            Não faz parte do governo 😉

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Não esquecer que a situação da Xiaomi é bem diferente da Huawei. A Huawei comercializa equipamentos de telecomunicações, tem a gama completa tanto para o operador como cliente final. E a Xiaomi apenas smartphones.

  2. Avatar de rui
    rui

    tirando que a huawei tem 20x mais receita e 30x mais lucros que a xiaomi, número de dispositivos não é sinal de ameaça. Só 50% do negócio da huawei é ligado co mercado de consumo e 6% nas “américas” onde estavam a começar a entrar e o trampas não quer dar esse mercado a eles.

    1. Avatar de ze milho
      ze milho

      Não queiras comparar uma empresa que já cá anda há 32 anos para uma que anda há 9.

      1. Avatar de rui
        rui

        eu não, a notícia é que está a tentar comparar. E no mercado de consumo, que é o único da xiaomi, não têm tanto tempo de diferença

  3. Avatar de jose
    jose

    isto é a mesma treta dos cartéis no mexico e na colombia, os states iam deixando que eles ficassem grandes até porque lhes dava jeito porque lucravam milhões com a droga que eles produziam, quando viam que estavam a perder o controlo e eles começavam a ficar demasiado grandes deitavam-nos abaixo e arranjavam um que estivesse a começar para o meter no poder.

  4. Avatar de joao santos
    joao santos

    Como esta a ikimobile pplware? Sabem o que é a ikimibile? Façam publicidade ao que e nosso também mesmo que ainda não seja uma marca muito conhecida ou mesmo a melhor do mundo

      1. Avatar de Pedro Ramos
        Pedro Ramos

        Produto português penso eu

        1. Avatar de miguel
          miguel

          Produto com autocolante tuga, se vermos bem até o autocolante da marca deve ser colocado na china 😀
          Marca fraquinha…

          1. Avatar de João Santos
            João Santos

            E o que tem em ser fraca. Ajudem a melhorar dando sugestões, testando os produtos e dando as vossas opiniões, em vez de simplesmente dizer que não só porque e fraquinho

          2. Avatar de Joao
            Joao

            A wiko, bq sao iguais.

      2. Avatar de João Santos
        João Santos

        Produto produzido e criado em Portugal. Logo acaba por ser nosso. A EDP tambem e controlada pelos chineses e não e por aí que não e considerada uma empresa portuguesa.

        1. Avatar de ze
          ze

          Produzido e criado?? Só se for a cola de sapateiro e a cortiça.

        2. Avatar de Joao
          Joao

          João Santos, quem compra online está informado, ou seja as vendas online devem representar perto dos 0% da marca.
          Nas lojas físicas ate podem conseguir vender alguns a patos que vao comprar pela diferença ou porque é bonito ou feio e nao pelas caracteristicas tecnicas, mas isso nao dura para sempre. E o espaço fisico em loja paga-se caro. Se nao vender, o mais certo é que vai sair para dar lugar a outra marca que venda.
          Para melhorar era preciso apostar no android One, para garantir actualizacoes, fazer lotes pequenos para nao ter muitos stocks. E quando acabar o lote, actualizar os novos smartphones com melhores caracteristicas tecnicas e nao andar a vender o mesmo peixe que ja é fraco a nascenca um ano depois, quando o mercado movel é o mais rapido do mundo neste momento a nivel de mudancas. com smartphones com processadores da MTK em 2019 com android 8, sem actualizacoes é o mesmo que dizer..fui buscar dinheiro a EU e nao quero saber do resto…se nao sabem no que se metem mais valem ficar quietos e deixar os fundos para quem mais precisa. Se fosse facil o mercado movel, empresas como a Sony, LG, Htc, ainda davam lucro…que ja nao dao ha anos. a Xiaomi que eu saiba ainda tambem nao da lucro, mas empresas como essas apoidas pelo governo e com 500 mil produtos atras diferentes que dao lucro, podem-se dar ao luxo de ter prejuizo calculado durante anos. a ikimobile como está e repito como está, é impossivel de vir a dar lucro. nao é a ir buscar modelos OEM ultrapassados, colocar cortica nas costas que se faz com uma capa de 3 euros que se pensa que se tem futuro no mercado móvel. Ate fui ao site ver se comprava um smartphone “basico” para os meus pais. Se custassem mais 20 ou 30 euros por modelos similares de outras marcas ate dava para ajudar os “tugas”. Mas sao tao fracos que tinha que tar muita bebado para clicar no botao comprar. O meu cerebro recusa, alimentar mediocridade…

          1. Avatar de João Santos
            João Santos

            Concordo em parte. Mas nem tudo e assim tão mau. A pior coisa que tem e o CPU e as camaras. O Android está mais ou menos porque se formos a ver a cota do pizza e pequena e já v aí outra versão. Quanto ao stock concordo contigo se bem que muitas das atualizações pouco ou nada tem de novo senão mais ou paneleirice para drenar a bateria mais depressa.

  5. Avatar de Just comment
    Just comment

    Acho que está fácil de ver que “nosso” se refere a produtos portugueses. Difícil de perceber está o texto acima escrito, onde não consegui distinguir se quem comprou a meitu foi a Xiaomi ou a Huawei.

    1. Avatar de Rui Bacelar

      A Meitu, parte dela, foi adquirida pela Xiaomi para produzir dispositivos móveis com design mais apelativo ao público feminino.

      1. Avatar de ultrasd
        ultrasd

        “meitu” é a tradução tuga para a verdadeira denominação da marca Mitu?

        1. Avatar de Rui Bacelar

          Uma das traduções, sim.

  6. Avatar de Just comment
    Just comment

    Acho que está fácil de ver que “nosso” se refere a produtos portugueses. Difícil de perceber está o texto acima escrito, onde não consegui distinguir se quem comprou a meitu foi a Xiaomi ou a Huawei.

  7. Avatar de djoje
    djoje

    A Xiaomi vai ser a próxima a levar o ban do Trump.

    1. Avatar de BTN
      BTN

      DJI primeiro!

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Sim o “Dono” da xioami faz parte do governo chines e o da Huawei nao.

      “In 2013, Lei Jun was appointed a delegate of the National People’s Congress.”

      1. Avatar de ze
        ze

        Huawei: Ren’s ties with the Chinese military and Communist Party have been cited by the Indian government as a security concern in not allowing Huawei to win certain contracts in India.[10][11] These fears are shared by other countries. In the United States it led to the collapse of Huawei’s efforts to buy 3Com and forced SoftBank to greatly sever ties with Huawei in order to have its takeover of Sprint Nextel acquire US national-security clearance, while in the United Kingdom the Intelligence and Security Committee has recommended the removal of Huawei’s equipment due to spying fears.

  8. Avatar de Fulano
    Fulano

    Xiaomi: a estrela CHINESA em ascensão que pode ser o próximo alvo dos EUA se as vendas da Apple continuarem a cair em flecha!

  9. Avatar de ze
    ze

    Por exemplo no Project Treble Android Q o único smartphone com 5G é da Xiaomi.
    https://developer.android.com/preview/devices

  10. Avatar de acabar a mama dos politicos
    acabar a mama dos politicos

    so vos digo, onde há fumo…há fogo.
    nao vejo os estados unidos a banir a samsung, lg, sony, htc, asus, etc. e sao tudo marcas estrangeiras.
    A samsung pela vossa logica devia ja ter sido banida que é a que mais ameaca as marcas americanas.
    Os tapados sao voces em estar do lado da huawei. existe muita coisa por tras que nao vem a luz do dia.
    infelizmente aqui na europa/portugal os mamoes dos politicos vao meter ao bolso algum e dizer que a huawei é super segura e que a proxima rede 5G vai ser implementada por eles que o custo beneficio foi o melhor..bla bla bla..
    sim sim…e as vivendas no sul de espanha tambem….
    tanta podridao neste pais que ate vomito quando vejo um politico a falar na tv…tantos milhoes que sairam e vao continuar a sair dos nossos bolsos para tapar buracos de incompetentes..e nem 1 vai preso..nem 1.
    Quanto tempo é que este povo inutil vai continuar a nao fazer nada…eu sei la menina…a culpa é dos chineses..

  11. Avatar de Pedro Sousa
    Pedro Sousa

    O título não aparece todo…
    Só se vê “Xiaomi: a estrela em ascensão que pode ameaçar a Huawei” fica a faltar “porque a Huawei está banida dos SoCs do sistema operativo Android para os seus telemóveis, do Windows para os seus portáteis, dos CPUs Intel, dos serviços Google, do YouTube, e do mercado de telecomunicações em geral onde têm mais de metade da sua actividade”…

    1. Avatar de Rui Bacelar

      Seria um título bem peculiar se conseguisse colocar tudo isso 😉

  12. Avatar de ze
    ze

    Thousands of China’s elite are meeting in Beijing as the National People’s Congress (NPC), a rubber-stamp parliament, and the Chinese People’s Political Consultative Conference (CPPCC), a non-legislative advisory body, convene for annual meetings. As such, for many of China’s billionaires, the meetings are an opportunity to show deference to the party.