Xiaomi diz adeus à MIUI de forma única! É hora de dar as boas-vindas ao futuro, o HyperOS

32 Comentários

É hora de mudança na Xiaomi. A marca terminou a MIUI e abriu as suas portas a uma novidade de peso, o HyperOS. Este novo sistema será o padrão dos smartphones e passará a ser a única proposta que está disponível para ser usada. Agora que a MIU está de saída, é hora da Xiaomi se despedir, o que fez de forma única!

Xiaomi MIUI HyperOS Android smartphones


Há muitos anos que a Xiaomi tem na MIUI uma personalização única para os seus smartphones. Esta é uma adaptação do Android da Google para que esteja sob os padrões da marca e para que possa colocar ali as suas apps e as suas configurações únicas e bem personalizadas.

Hora da Xiaomi dizer adeus à MIUI

Desde a sua primeira versão, apresentada em 2010, que a Xiaomi tem melhorado esta sua proposta ao longo dos anos. A cada nova versão do Android esta é melhorada e ajustada para retirar o máximo do que a Google coloca no seu sistema operativo.

Agora que chega ao final, a Xiaomi resolveu homenagear esta sua proposta tão fiel e mostrar os seus momentos mais altos. Num vídeo que publicou, a Xiaomi mostrou o que de melhor foi sendo criado ao longo dos anos e que chegou a cada novo smartphone da marca.

HyperOS é o futuro para os smartphones

Mas como a mudança é necessária, a Xiaomi vai agora abrir as portas à sua nova proposta para os seus smartphones. O HyperOS é uma realidade e está já a ser disponibilizado para os equipamentos da marca. Tanto no mercado chinês como no global os smartphones começam já a receber esta proposta.

Xiaomi MIUI HyperOS Android smartphones

A Xiaomi quer uma mudança verdadeiramente completa e não se limitará a ter apenas o HyperOS nos seus novos smartphones. Vai mais longe e garante a atualização para esta nova proposta aos equipamentos mais antigos, que ainda têm acesso a atualizações da marca.

Ainda que vá provocar ainda mais divisão dentro do ecossistema da Google, a chegada do HyperOS é importante, porque marca a chegada de mais novidades. A Xiaomi deixa assim de depender da gigante das pesquisas e passa a controlar como e quando as novidades surgem. Ainda assim, é hora de dizer adeus à MIUI.

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    O meu lá ficou com a MIUI 11(2019). Já não é mau.

    1. Avatar de LM
      LM

      é mesmo impressionante……..

      1. Avatar de Realmente
        Realmente

        Chega a ser um caso de estudo não é? Acho que se meterem um captcha o gajo não passa

  2. Avatar de Theboice
    Theboice

    Infelizmente fico na mui 12 com o meu mi 10 lite 5g que será o último xiaomi cá em casa, actualizações zero, xiaomi nunca mais…

    1. Avatar de Nuno V
      Nuno V

      Estranho, porque a última versão do MIUI para o MI 10 Lite 5G é a 13.0.4.0. Não terás um telemóvel instalado com uma versão modificada do MIUI?

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        essa tb é a versão que tenho.. funciona bem.. nao tenho mta queixa: mas eu tinha entendido que a hyper era na mesma android.. alguem mais entendido que possa explicar melhor as diferenças em termos estruturais para outras como a da Samsung ou oppo etc?

    2. Avatar de Donisto
      Donisto

      Compras-te na operadora? é que as operadoras costumam limitar os updates nos dispositivos que vendem, já não compro nas operadoras à vários anos por causa disso.
      O meu Poco x3 Pro já vai na Miui 14.0.2.0, sendo que começou na miui 12

    3. Avatar de anon
      anon

      dei o meu antigo redmi note 4 (de principio de 2017) à minha mãe a funcionar totalmente com android 13 atualizado até agora… sim, não são atualizações da marca, que ficou-se pelo android 7.qualquer coisa, mas há sempre ou quase sempre formas de manter as coisas…

    4. Avatar de eachtime
      eachtime

      Experimenta por pixel experience. Recomendo vivamente

  3. Avatar de Filipe
    Filipe

    Pelo que entendo, este HyperOS não é Android. Fico com dúvidas se depois há problemas a instalar aplicações como acontece com os Huawei, e também depois se vai haver problemas com compatibilidade como por exemplo o Android Auto.

    1. Avatar de Macópio
      Macópio

      Essas das incompatibilidades deixou-me com um pé atrás principalmente por causa do Android Auto!

    2. Avatar de manecas
      manecas

      Pois, essas são algumas das questões que também tenho. pode ser melhor não mudar nada!

    3. Avatar de ZarkBit
      ZarkBit

      Continua a ser android, baseado no 14.

  4. Avatar de Diogo
    Diogo

    Ainda não percebi se é um Os ou uma custom sobre Android. Se for um Os cheira me que vai dizer adeus a milhões de clientes. Tenho xiaomi há pelo menos uns 10 anos e adoro a miui sobre Android, permite me tudo. A miui e as apps universo xiaomi têm algumas particularidades muito interessantes. Para quem experimenta a primeira vez é difícil configurar o telefone de forma clean, mas para quem conhece, não me parece que haja melhor. Não atualizarei para esta hyper se for um os

      1. Avatar de miguel
        miguel

        É android …a diferença do miui para hyper… deve ser o nome e um promenor ou outro

    1. Avatar de Vitor Afonso
      Vitor Afonso

      Acho que é a MIUI com outro nome….

    2. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      Ainda bem que te serve, para mim é um misto… o que me levou a excluir a Xiaomi é a falta de actualizações.
      Passado 2 anos já não actualizações, o que é francamente curto.

      1. Avatar de anon
        anon

        tanto quanto sei costumam manter os modelos por 3 anos, podes é já ter comrpado 1 ano ou mais depois do modelo em concreto ser lançado, mas aí já não podes culpar a marca, não? … raros são aqueles que atualizam por mais de 3 anos, agora a google é que veio tentar mudar um pouco isso, mas também o sistema “é deles” e os seus equipamentos não são para o bolso de todos…cada um compra, no futuro há sempre formas de manter atualizado por mais anos (ROMS)…

  5. Avatar de _RJCA_
    _RJCA_

    Bem, fico a aguardar se o meu Redmi 10C com a MIUI Global 14.0.5 (Android 13) vai receber este novo sistema e se terei de fazer algum backup ao dito cujo entretanto…

  6. Avatar de Joaquim Afonso
    Joaquim Afonso

    bom vídeo retrospetivo. uso a 14 mas praticamente prescindo das apps MI.
    Uso a ROM EvolutionX que está um mimo.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Nao conhecia este ROM.. talvez pondere exprimentar.. é facil fazer backup caso queira voltar atras?

    2. Avatar de Sungas
      Sungas

      e as apps bancárias funcionam ?

    3. Avatar de anon
      anon

      o meu redmi note 4 que ficou-se pelo android 7 (oficialmente) ainda corre android 13 atualizado hoje em dia e com tudo funcional (lineage os). mais leve que a evolutionx que também ainda é mantida para o meu modelo (tem muito “bloat” de customização para meu gosto lol)

  7. Avatar de A
    A

    E atualizações ? Mudou alguma coisa para melhor ?

  8. Avatar de Victor von Frankenstein
    Victor von Frankenstein

    Adeus Xiaomi

  9. Avatar de virtuacool
    virtuacool

    Não vai demorar muito para começarem a falar mal do HyperOS.

    No mesmo caminho do FireOS (o sistema operativo da Amazon baseado em android), o caminho passa por deixar de depender da Google, e criar um nicho próprio, com loja de aplicações própria, etc…

    Tenho um Firestick 4K MAX, e levo com publicidade com a força toda e não posso apertar o launcher deles… para além de ter um controlo sobre o meu produto, limitando ou não, que aplicações posso instalar.

    Ter um eco-sistema próprio, significa não pagar os royalties à Google, e no fundo quem perde é o utilizador.

    A Google criou e desenvolve todo o eco-sistema Android à anos, e estas empresas querem fazer algo igual, imitando a Google.

    Todos sabemos que a Google recolhe dados, mas é uma empresa sediada nos EUA, e abrangida por leis dos EUA e também da Europa.

    Quando a Xiaomi e a Huawei implementam sistemas operativos próprios (baseados também em Linux), também com recolha de dados e sediadas na China, tenho sérias dúvidas do que vão fazer com os meus dados e que leis me protegem na China.

    Nem sei quais são os meus diretos, se é que existem.

    Até hoje, como nunca fui prejudicado pelas informações que partilhei com a Google e sei que os meus dados estão nos EUA, vou continuar fiel à Google.

    1. Avatar de berlaitada
      berlaitada

      Como se na Google não levasses coma publicidade deles à força toda.

  10. Avatar de berlaitada
    berlaitada

    miui, ãoão, hyperos, desde que funcione quero lá saber…

  11. Avatar de Isaías
    Isaías

    A xialme pode até dar adeus ao Miui! Mas deveria me pagar.. comprei um 12 pro a um mês. E muita falta de consideração da empresa fazer isso com nós consumidores…

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Como assim? É óbvio que vão continuar a haver updates e, quem sabe, até poderá ser possivel instalar o HyperOS

  12. Avatar de anon
    anon

    não sei se o poco f5 pro irá apanhar isso, mas desde que não me lixe o android auto (literalmente a razão principal pela qual atualizei de telemóvel) venha ele…