Xiaomi volta a fazer asneira! Atualização para Android 10 do Mi A2 Lite com problemas

69 Comentários

A chegada do Android 10 aos smartphones da Xiaomi está mesmo a ter problemas sérios. Já foram várias as versões lançadas para a linha Mi e que tiveram de ser retiradas, algumas mais do que uma vez.

Esperava-se uma atualização simples e rápida, algo que, na verdade, não aconteceu. A mais recente vítima foi o Mi A2 Lite, que recebeu ontem a esperada a atualização. Problema foi que algumas horas depois teve de ser retirada, por problemas sérios.

Mi A2 Lite Android 10 Xiaomi atualização problemas

Chegou o Android 10 a mais um Xiaomi

Lançado há quase 1 ano, o Android 10 tem sido lançado de forma lenta para os smartphones. Tudo depende dos fabricantes e da forma como o disponibilizam, tendo sido primeiro lançado para os smartphones da Google.

Esperava-se que os equipamentos com Android One, como o Mi A2 Lite, fossem também simples de atualizar, uma vez que usam uma versão muito base deste sistema da Google. A verdade é que isto não aconteceu e foram já muitas as vezes que os lançamentos foram retirados.

Mi A2 Lite Android 10 Xiaomi atualização problemas

Os problemas começaram para o Mi A2 Lite

Este Xiaomi foi o mais recente smartphone da marca a receber esta novidade, com todas as melhorias que a Google criou nesta versão do seu sistema operativo. Tudo parecia correr bem, com todas as atualizações a serem globais.

A verdade é que algumas horas depois, com todo o processo a decorrer, chegaram os relatos de problemas. Os utilizadores começaram a queixar-se de falhas graves, uma delas impossibilitando a utilização do próprio smartphone.

Não se sabe o que fazer depois da atualização

Do que é relatado, em muitos casos, os smartphones ficam bloqueados depois de instalada a atualização. O Xiaomi Mi A2 Lite não arranca e fica em bootloop, sem conseguirem ser colocados a funcionar, como esperado.

Claro que face a este problema, a Xiaomi tomou a decisão de interromper a disponibilização da atualização, ficando esta suspensa. Não se sabe quando voltará a ser lançada e, pior, como vão os utilizadores resolver os problemas que esta causou.

Análise: Xiaomi Mi A2 Lite – O Android One de baixo custo

Comentários

69

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    “Do que é relatado,em muitos casos,os smartphones ficam bloqueados depois de instalada a atualização.O Xiaomi Mi A2 Lite não arranca e fica em bootloop,sem conseguirem ser colocados a funcionar,como esperado.” Isto é muito mau,muito mau mesmo.Relmente não sei o que se passa com os engenheiros que fazem a programação.Já o mesmo se passa com a Microsoft,com o Windows.Barraca atrás de barraca.Que grandes “engenheiros”… 😐

    1. Avatar de Daniel Filipe
      Daniel Filipe

      Boas, aconteceu mesmo agora ao meu mi a2, estou sem telefone e perdi tudo não sei oque faça, já fiz de tudo nem consigo aceder ao menun para fazer reset.

  2. Avatar de Cidadão
    Cidadão

    Fui afetado e resolvi com o Fast ADB. O problema foi ao iniciar novamente, pedia-me uma password que eu não tinha e como excedi o máximo de tentativas limpou-me os dados.

    1. Avatar de Guilherme Ribeiro
      Guilherme Ribeiro

      Como resolveu esse problema? Poderia me ensinar?
      Acabei atualizando sem saber.

    2. Avatar de PJMS
      PJMS

      Não tiveste que mudar a partição activa da “a” para a “b” ?

    3. Avatar de Felipe Machado da Cunha
      Felipe Machado da Cunha

      Olá poderia me ajudar a resolver? Se poder falar por Whatsapp ou por alguma rede social.Tive o mesmo problema não consigo resolver.

    4. Avatar de Cidadão
      Cidadão

      Instalar o ADB Fastboot
      https://androidmtk.com/download-minimal-adb-and-fastboot-tool
      Executar o Fastboot

      Boot into fastboot mode with Power + Volume Down keys and connect your phone to your computer USB port. Type “fastboot devices” and verify that your phone is listed. Then type “fastboot set_active other” to set the other boot slot as active. Then type “fastboot reboot” to reboot your phone.

    5. Avatar de Filipe Marcos
      Filipe Marcos

      Viva, aconteceu me o mesmo, a password que tinha nao da, e agora, como resolveu? ele esta me sempre a pedir password para poder avancar!

      1. Avatar de GILBERTO REIS SABORITO
        GILBERTO REIS SABORITO

        Boa noite amigo conseguiu resolver,pois estou com mesmo problema preciso de ajuda

  3. Avatar de Elkido
    Elkido

    Espero que o Mi A2 não tenha o mesmo problema porque ofereci um a uma pessoa em Outubro de 2018.O meu Xiaomi Mi 8 não tem tido problemas com o Android 10…

      1. Avatar de renrodraf
        renrodraf

        Boa noite
        Eu tenho um xiaomi redmi 8A e após uma actualização hoje ás 12:30 ficou bloqueado . Refere sempre a mensagem ” Espere até o dispositivo reiniciar totalmente ante de abrir aplicações ” ! Não tenho acesso a qualquer aplicação do equipamento. Podem ajudar por favor .

    1. Avatar de whatever
      whatever

      Tenho o mi A2 com Android 10 e está sem problemas.

      1. Avatar de jo
        jo

        também padeço do mesmo problema, não tenho problemas com o update.

      2. Avatar de Leandro
        Leandro

        Boa tarde, atualizei o meu e infelizmente nao consigo mais conectar no WIFI, sabe me dizer o que pode ser? Obrigado !

  4. Avatar de Rafael
    Rafael

    Atualizei o meu e correu perfeitamente. Tive um pequeno problema para conseguir conectar no Wi-fi mas consegui resolver esquecendo todas as senhas. Fora isso está perfeito!

    1. Avatar de Felipe
      Felipe

      3GB ou 4GB sua versão?

    2. Avatar de PJMS
      PJMS

      Isso é porque tens um ecrã “Biel”. Os A2 Lite que ficam bloqueados / em bootlop depois do update para Android 10, são os que têm ecrã “Ofilm” instalado.

      Depois do uipdate, não ficaste com umas marcas negras na parte inferior do ecrã ?

      1. Avatar de Cláudio
        Cláudio

        o meu ficou com essas marcas negras

        1. Avatar de PJMS
          PJMS

          Ficaram todos os que conseguiram fazer o update para o Android 10.

          Com isso e com alguns outros erros, como os icons da barra de estado descentrados, problemas com uma série de dispositivos BT, etc.

    3. Avatar de Bruno
      Bruno

      Igualmente por este lado, tirando o wifi em que também tive que esquecer as senhas… tudo a funcionar perfeitamente com o 10

  5. Avatar de Rui Castro
    Rui Castro

    No meu caso não foi afectado com este problema. As coisa que notei foi que desapareceu alguns atalhos do Chrome que tinha no launcher. E também notei um ligeiro lag, fiz reboot ficou melhor. De resto para já parece está tudo bem. Adoro a nova navegação do tipo iOS

  6. Avatar de Rui Castro
    Rui Castro

    Já agora também reparei na Google store no separador de programas instalados que Chrome estava tipo encravado a atualizar. Desliguei. Talvez foi isto que deu problemas com os meus atalhos.

  7. Avatar de Pedro
    Pedro

    Os brazucas adoram esta marca por ter preços baixos, mas são uns autênticos amadores

    1. Avatar de Rui Castro
      Rui Castro

      Sou Portuguese e a marca não me diz nada. Foi o preço, ter long term support Android One (Android 10), e ter a funcionalidades necessárias para mim. Nunca mais compro telemóveis com sistema Android da marca. Para mim pessoalmente o Android One é que faz sentido comprar. Segurança, novas funcionalidades e bom investimento.

      1. Avatar de Abreu
        Abreu

        Devia de dar para instalar o Android One em qualquer telemóvel, nem que custasse 5 EUR.

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Isso não faz sentido absolutamente nenhum.
          Se dispositivos para os quais o SO é optimizado volta e meia dão chatices imagina o que propões…

      2. Avatar de Mestre em direito
        Mestre em direito

        Os Samsung de gama média e alta recebem updates no mínimo por 3 anos. O S8 ficou no Android 9 (Que é idêntico ao 10…) mas com updates de segurança de fevereiro 2020 (e talvez receba ainda mais), o S9 tem Android 10 com os mesmos updates.

        Se considerarmos que a Samsung mete funções que a google só introduz nos Android seguintes, então quem tem um já tem um Android “11” ou “12”. O S8 tem fluidez inicial ou até mais fluído, a bateria parece ainda ser como nova.

        Portanto, tanto amor ao Android One entendo mas em telemóveis de baixa gama; na gama alta as marcas (pelo menos Huawei, Samsung, Apple) costumam dar updates por vários anos.

        1. Avatar de Woot!
          Woot!

          S7 aqui e updates de segurança continuam. O último que recebi foi em Janeiro de 2020.

        2. Avatar de PJMS
          PJMS

          Os updates de SO no programa “Android One”, são válidos no mínimo por 2 anos, ou seja, podem receber até 3 actualizações do Android (no caso do Mi A2 Lite, começou com o “Oreo”, depois o “Pie” e agora, o “Android 10). Mas correcções menores e updates de segurança continuarão a ser efectuados, bem para lá desses 2 anos.

          Normalmente quem opta por telefones do programa “Android One”, é porque prefere uma experiência do SO Android “puro”, sem interfaces gráficos modificados + o bloatware que marcas como a Samsung e Huawei incluem nos seus smartphones.

          1. Avatar de Rui Castro
            Rui Castro

            Exato. Como os Americanos dizem sem crapware LOL

  8. Avatar de Jota
    Jota

    Eu gostava que o pplware um dia também fizesse um titulo destes mas em relação à Apple, do género “Apple volta a fazer asneira! Sim porque a Apple faz muitas asneiras e constantemente!

  9. Avatar de mobitec_correia
    mobitec_correia

    O meu Actualizou ontem sem problemas , apenas não me conseguia ligar em algumas redes Wi-Fi, resolvido com o esquecer password e nova ligação a rede.

  10. Avatar de Rafa
    Rafa

    Eu tinha atualizado o meu, mas consegui restaurar ele para o Android 9 de novo

    1. Avatar de Ana
      Ana

      Como conseguiu fazer isso?

    2. Avatar de Alan
      Alan

      Como por favor?

  11. Avatar de Nuno Herdeiro
    Nuno Herdeiro

    Nao pagam pelos anuncios então tomem la umas atualizações para drenar a bateria mais rapida e cheia de bugs. Bem visto xiaomi

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Não queres não compres rapaz, mas essa dor de coto dá-te conta dos nervos.

  12. Avatar de Woot!
    Woot!

    Os telefones chinocas continuam a não me convencer.

  13. Avatar de ribas
    ribas

    rafa como fizeste para voltar ao android 9

  14. Avatar de Duarte Mira
    Duarte Mira

    Faz daqui a meia hora 24h que atualizei prlara o Android 10 e o meu tlm morreu , e já está 100% reposto porém agora não se depois da reparação que o meu amigo me fez conseguirei atualizar de maneira oficial para o Android 10,isto é gozar com a nossa cara já existem ROMS de Android 10 para o mi a2 lite há 6 meses, não quis fazer o Root para receber o Android 10 via OTA e ainda me revenda com o dispositivo, vergonhoso google\xiaomi

    1. Avatar de Woot!
      Woot!

      Parece-me mais um problema da xiaomi e não da google mas a ver vamos.
      É não comprar mais xiaomi. A minha confiança já era muito baixa mas agora passou a 0 após este caso.

    2. Avatar de Ana
      Ana

      Como é que resolveu o problema?

  15. Avatar de Ana
    Ana

    O telemóvel do meu marido morreu ontem ao fazer esta actualização. Isto é um problema grave porque ele está neste momento em viagem no estrangeiro e ficou totalmente incontactável, sem as apps da companhia aerea, nem apps bancárias, sem maps, sem nada. Já liguei para a PC Digam que vendeu o telemóvel mas não atendem. Ainda não responderam ao email. Não sei o que hei-de fazer. Alguma sugestão para resolver isto? Obrigada.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Ana, dificilmente alguém conseguirá resolver o problema remotamente. O melhor será mesmo esquecer o telemóvel momentaneamente e depois, com mais calma, resolver essa questão.

      1. Avatar de Ana
        Ana

        Já consegui finalmente falar com a PC diga. Sugeriram tentar um reset (tecla do som para cima + tecla ligar alguns segundos). Que aparece uma tela preta com a opção Factory Reset, que deixa as definições de fábrica. Perde os dados todos, mas, se resultar, pode instalar todo de novo. Agora a dificuldade é contactar para transmitir essa hipótese. Tomara que resulte.

        1. Avatar de PJMS
          PJMS

          Os gajos da PC Diga estão a apanhar do ar. A resposta que lhe deram, é a típica “fuga para a frente”, de quem não faz a mínima ideia sobre o problema nem sequer se deu ao trabalho de investigar.

          E até é um problema relativamente simples de resolver, desde que se tenha um PC ou laptop com acesso à internet.

          1. Avatar de Ana
            Ana

            Agora eles ficaram com o tlmv, teremos de esperar pela reparação. 30 dias no limite. Esperemos que resolvam e rapidamente.

          2. Avatar de Ana
            Ana

            Actualização:
            A PC diga não conseguiu reparar o telemóvel e devolveu o dinheiro na integra.

  16. Avatar de Carlos Morais
    Carlos Morais

    O meu atualizou corretamente, está a funcionar sem problemas !
    MI A2 lite versão 4 gigas 64 armazenamento

    1. Avatar de PJMS
      PJMS

      …E com ecrã “Biel”. 😉

      1. Avatar de Carlos Morais
        Carlos Morais

        Exato !
        A atualização só funciona nos que têm ecrã Biel , os que têm ecrã Ofilm não arrancam após a atualização !
        Para saberem qual ecrã usa o vosso smartphone discar *#*#64663#*#*

        1. Avatar de PJMS
          PJMS

          Isso mesmo. 🙂

  17. Avatar de Orlando Silva
    Orlando Silva

    Tenho o Xiaomi Redmi Note 8 Pro e continua no Android 9. É um telemóvel bastante bom e recente.
    Não deveria já ter saído o 10?

  18. Avatar de Loys Gonzaga
    Loys Gonzaga

    Comigo correu tudo bem.. inicialmente não actualizou, apesar de ter começado o processo.. tentei repetir já não encontrava a actualização, depois de insistir em procurar apareceu de novo a dita actualização, tive sorte pois correu bem e nem secer tinha noção que estava a dar problemas.. o telefone está sem bugs mas tb só foi ha umas horas mas de uso intensivo sem qqr problema apontar.

    1. Avatar de Loys Gonzaga
      Loys Gonzaga

      Sequer.. o único apontamento é este gboard que continua fantastico! Tal como o meu cérebro a esta hora para escrever comentários!!!

      1. Avatar de Loys Gonzaga
        Loys Gonzaga

        A2 lite 64g

    2. Avatar de Mozak
      Mozak

      Eu também atualizei o meu, a principio tudo tranquilo, mas a medida que vc vai utilizando, vai notando bugs, é manchas escuras no rodapé da tela quando a mesma está com imagem branca, é as atualizações de aplicativos que fica travando, é aplicativos com problemas p rodar em segundo plano, e por aí vai, decepção total! Quem fala que atualizou é tá tudo ok, aos poucos vão se decepcionando e se arrependendo!

  19. Avatar de albino manuel
    albino manuel

    Experimentei estes passos pelo menos fez o factory reset outros que vi na net não deu em nada

    https://www.youtube.com/watch?v=6kndhoIPxTY&feature=youtu.be

    e fácil sigam os passos cumprimentos

  20. Avatar de Rui Castro
    Rui Castro

    Uma coisa melhor que senti, em sítios onde o Wireless não era estável, com o 10 ficou melhor. Ainda não foi abaixo

  21. Avatar de Filipe Marcos
    Filipe Marcos

    Bom dia, aconteceu me o mesmo, a password que tinha nao da, e agora, como resolveu @Cidadao? ele esta me sempre a pedir password para poder avancar! Mas a password que tinha 6digitos ja nao da ele nao reconhece, ja fiz o fastboot mas para arrancar pede de o pin de inicio e a minha antiga password/pin ele nao esta a reconhecer!
    Ajuda por favor .

    1. Avatar de Santos
      Santos

      Pois é a malfadada password que ninguém sabe e ninguém apresenta solução, nem mesmo o pplware tem resposta a esta pergunta.
      Então aqui fica a dica para encontrar a dita password de boot.
      Tem este link: https://drive.google.com/file/d/1UXs62Fafw1JVKxx9erXkTq7-tsZMTSAB/view?usp=sharing
      para download do ADB-Fastboot para instalar em pc windows, com isto instalado no pc ligam o telemóvel em modo fastboot e ligam-no ao pc através do cabo de dados que veio com o telemóvel, executam em modo administrador o ADB-Fastboot, copiam lá para dentro o seguinte comando:
      fastboot devices
      De seguida clicam em Enter e aparece a dita password que o dispositivo necessita para arrancar, de referir que essa password é composta por 12 caracteres composto por números e letras e é própria da Xiaomi inserida no fabrico do equipamento, não se trata de qualquer password que pertença ao dono do dispositivo.
      Para melhor entenderem como devem proceder com o comando e entender o resultado fica o link da imagem que fiz do meu onde se vê o resultado 0139ebac9805 abaixo da linha onde se mete o comando logo no inicio da linha seguinte.
      https://drive.google.com/file/d/1pvPnBq2jTyOWsBHfn_1AGP0Tl3Y6BKH_/view?usp=sharing
      É tudo e boas Passwords.

      1. Avatar de Filipe Marcos
        Filipe Marcos

        se soubesse antes nao tinha perdido tudo do telemovel. Obrigado no entanto e sempre bom ajudar o proximo!
        Abraço

        1. Avatar de Santos
          Santos

          Pois mas nem sempre é sinónimo/resultado de não perder dados, no meu caso em particular após a entrada da password deu como resposta ” os dados estão corrompidos”, “deseja repor o sistema?”
          Não tive outra alternativa senão repor tudo de novo, mas como tinha anteriormente a cópia de segurança activada na conta Google, logo que se ligou a ela fui buscar tudo que lá estava guardado, inclusive histórico de chamadas e sms, nem tudo correu mal mas nestas andanças é sempre uma dor de cabeça para muita gente que nem sabe por onde pegar.

      2. Avatar de Ivan
        Ivan

        Boas,

        mesmo seguindo essas instruções, a “password” não funcionou… Coloco entre aspas porque não me parece que seja de facto uma password mas sim o serialnumber do dispositivo…

        Aliás, se usarem o comando “fastboot getvar serialno”, devolve exatamente o mesmo…

        Bom… grande porcaria, não reconhece password, nem a minha, nem nenhuma outra. Achei que resolveria se voltasse a trocar para a partição inicial (a) mas esquece….

        Estou farto de procurar em foruns e só encontro a mesma resposta: reset de fábrica e bye bye dados….

        Estou num misto de desalento e FÚRIA!!!

        Mas pronto, estamos sempre a aprender, para a próxima é tar quietinho…

  22. Avatar de Cunha
    Cunha

    Bom dia, eu tenho um mi a2 e de ontem para ontem estou com dificuldades no ecra, ou seja, nao responde como deve de ser ao toque….

  23. Avatar de Ivan
    Ivan

    Bom dia,

    já inseri um comentário abaixo em resposta a outro mas faço agora um “próprio”.

    O meu conselho é: NÃO USEM A SOLUÇÃO DO FASTBOOT!!! (mudar a partição)

    Segui todos os passos e, tal como referido noutros comentários abaixo, ao reiniciar, pede password que não tem nada a ver com a password do utilizador, caso a tenha definida.

    Tentei retroceder e voltar à partição original e… igual….

    Estive no próprio fórum da xiaomi, verifiquei todos os comentários daquele tópico e embora houvessem algumas sugestões, nenhuma funcionou exceto uma: reset de fábrica e perda de dados.