WiFi PT 1.0.0 – Ligue-se facilmente à rede PT Wifi no Android

43 Comentários

…e também para PC
Actualmente ter um smartphone implica estar constantemente ligado à Internet. Para quem não tem um plano de dados e tem conta sapo, pode sempre usar um dos 1600 hotspots que a PT coloca ao nosso dispor. Depois de nos ligarmos à rede PT-WIFI e tentarmos carregar alguma página, somos reencaminhados para uma página onde colocamos as nossas credenciais e depois destas serem validadas podemos navegar à nossa vontade. Como podem imaginar o processo é algo intrincado e demorado mas felizmente, para os utilizadores Android, desde o passado dia 16 de Maio o processo ficou muito mais facilitado.

A PT lançou recentemente uma actualização para a aplicação WiFi PT, que oferece agora uma melhor performance e permite configurar múltiplas contas.

wifi_00

A aplicação WiFi PT permite detectar e gerir a ligação à rede WiFi PT de forma simples e intuitiva:

  • Detectar e avisar sempre que tenha uma rede WiFi PT disponível;
  • Gerir manualmente ou de forma automática a ligação à rede;
  • Receber feedback e gerir o estado de ligação à rede de forma rápida e simples através de widget residente na ecrã inicial do telemóvel;
  • Gerir e gravar as credenciais de acesso à rede.

Depois de fazermos o download e após a sua instalação, ao correr a aplicação somos levados para uma interface simples mas agradável à vista. Em primeiro lugar podemos escolher se o método de ligação é manual ou automático, ou seja, se assim que nos conectamos à rede PT-WIFI a aplicação valida as nossas credenciais automaticamente ou se só após carregarmos no quadro seguinte, que nos dá indicação se estamos ligados ou não a uma rede PT-WIFI e se queremos iniciar uma sessão.

ptwifi002

Claro que todo este processo só decorrerá da forma desejada se colocarmos as nossas credenciais. Para os utilizadores sapo será algo do género asXXXXXXXX@sapo (sem o .pt).  No meu caso, como utilizador do serviço Meo, as credenciais usadas são o numero de telefone como utilizador e o NIF como password.

Finalmente podemos assinalar se queremos receber notificações sobre o estado da ligação na barra de notificações.

ptwifi003

Paralelamente, a aplicação fornece um widget que para além de ao clicar podermos definir se queremos que o método de ligação seja automático ou manual dá-nos a indicação se estamos ou não autenticados na rede.

ptwifi004

A meu ver, aplicação é extremamente bem conseguida pois veio facilitar e acelerar todo o processo de ligação aos hotspots da PT-WIFI tendo uma interface extremamente simples de configurar e agradável. Aproveitando este artigo, aproveitamos para difundir a seguinte informação que chegou até nós por parte da Portugal Telecom.

Download: [windows] WifiPT (1,88MB)

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Android 1.5 +
Homepage: WifiPT

qr_wifi

Partilhar:
Tags:

Comentários

43

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo Vieira
    Ricardo Vieira

    Faz falta é criar a aplicação para iOS, Mac OS, Windows Phone e Linux.

    E depois sim, dou ainda mais mérito à PT.

    1. Avatar de Paky
      Paky

      Para iPhone ainda é melhor, não é necessário nada de aplicações ou logins. Basta ligar-se na variante/sub-rede do hotspot PTWIFI.x e a autenticação é automática! Já experimentei e funcionou 5 estrelas. Descobri no site da ptwifi e vendo configurações para iPhone. Fiquei surrprendido porque pensava o mesmo, que não havia nada para iPhone….afinal ainda é melhor….

    2. Avatar de Pedro Lamas

      Acho que vou tratar de fazer o de Windows Phone… já fiz para a FON, quanto dificil será adaptar para PT-WiFi?? 😉

      1. Avatar de sSs
        sSs

        Bom bom era um que juntasse PT e FON para todos os dispositivos…

    3. Avatar de estigonhof
      estigonhof

      Para iPhone nem é preciso isto, basta aceder à rede PT-wifi.x
      A autenticação é feita automaticamente pelo SIM card, usando o protocolo EAP-SIM.

      O mesmo acontece para alguns Nokia e BlackBerry’s… só não acontece para Androids, porque estes não suportam EAP-SIM.

      1. Avatar de Pedro Lamas

        Correcto, mas agora pergunto eu: isso só funciona para quem tem cartão SIM da TMN, certo?

  2. Avatar de Sérgio V. V.

    Por acaso já usei e não desgostei. Tem um senão: Está sempre ‘intrometer-se’ (pelo menos na versão anterior, esta ainda não testei)- liga-se e procura hospots sozinha. O que me levava por vezes a ter de a fechar manualmente. Mas quando se tem de lhe dar uso, funciona bem.
    Se fosse como a app fon@zon, que é ‘silenciosa’ e só aparece quando está a uso, então seria excelente.
    Seja como for, é muito melhor do que andarmos sempre a fazer login no browser.

    1. Avatar de R3volution
      R3volution

      tenta colocar em modo manual em vez do modo automático por defeito

      1. Avatar de KaPutnixZ
        KaPutnixZ

        Boa tarde..

        O termo correto é por omissão e não por defeito.. 🙂
        Defeito soa mal..e está errado..

  3. Avatar de Mário Cardoso
    Mário Cardoso

    Acho que faltou colocar a tal informação da Portugal Telecom como indica no último parágrafo! 😉

  4. Avatar de eu mesmo

    qual é o login? (lol)

    já li em alguns sitios q é o numero de contribuinte, mas noutos q era uma pass qq, qual é a final? e o username?

    1. Avatar de Tiago Ribeiro
      Tiago Ribeiro

      É o login de um conta PT (Sapo, Meo)

    2. Avatar de Francisco Pinto
      Francisco Pinto

      username:Numero de telefone
      password: numero de contribuinte

  5. Avatar de carlos
    carlos

    a aplicação comigo não funciona, pois ela procura rede chamada WiFi PT para se ligar mas normalmente quando uso este serviço a rede chama-se PT Wifi.

  6. Avatar de Miguel Almeida
    Miguel Almeida

    Falta mesmo uma coisa destas para iOS, uso no android e gosto bastante. Alguém sabe uma boa alternativa para o iOS?

    Cumprimentos

    1. Avatar de Paky
      Paky

      Para iPhone ainda é melhor, não é necessário nada de aplicações ou logins. Basta ligar-se na sub-rede do hotspot PTWIFI.x e a autenticação é automática! Já experimentei e fucnionou 5 estrelas. Descobri no site da ptwifi e vendo configurações para iPhone. Fiquei surrprendido porque pencava o mesmo, que não havia nada para iPhone….afinal ainda é melhor….

  7. Avatar de Laggunna
    Laggunna

    Mesmo quem é MEO tem uma conta asXXXX@sapo e tem código de acesso. Antes essa senha era gerida via página sapo, agora via cliente Meo sem acesso à senha mas, continua a existir uma senha universal para o efeito.

    Entretanto, no Android Market (Google play nome rídiculo mas enfim…era preferível Google Market ou Google Apps) as críticas não são as melhores: bloqueio GPS, perda credenciais, etc.

    Atenção: Há quem refira que não dá para passar para o cartão mas dá, provavelmente é preciso o root mas dar, dá!

    Vou instalar e ver se está melhor!

    Se funcionar bem, a ideia é muito boa e a PT está de parabéns. Mas é se funcionar!!!

    Bem hajam!

  8. Avatar de mago
    mago

    Longe da qualidade da aplicação da Fon Zon…

    1. Avatar de MegaDevoMan
      MegaDevoMan

      Não há maneira de usar este serviço de forma gratuita?

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Pede a um amigo as credenciais 🙂

  9. Avatar de Carlos
    Carlos

    Já uso esta aplicação há algum tempo, mas nem sempre funciona bem, muitas das vezes tenho que efectuar login pelo o browser (isto num android)

  10. Avatar de Paulo Brinca

    Funciona para clientes Telepac opxxxxxxx@telepac ?

  11. Avatar de So7t
    So7t

    Existe alguma versao para WP?? Alpha , Beta … ??

  12. Avatar de Miguel Goyanes
    Miguel Goyanes

    Hummm! Porque será que esse wallpaper é tão familiar?? 🙂

  13. Avatar de Pseudocodigo
    Pseudocodigo

    É pena é no aeroporto não fazer login automatico e ter de inserir os dados na página…lol

  14. Avatar de BlinZK
    BlinZK

    Uso e abuso desta aplicação todos os dias! 🙂
    Funciona às mil maravilhas. Só tive que desactivar as notificações da App, para não estar sempre a incomodar e pronto… está sempre em modo automático e mal detecta a rede PTWFI liga-se e fica pronto a bombar!

  15. Avatar de Alex Pinto
    Alex Pinto

    Boa tarde.
    Uma dúvida em relação a este assunto eu que tenho meo quando vou validar aparece-me para colocar o nome da conta, utilizador e palavra-chave.Afinal o que se põe em cada um destes campos?
    OBRIGADO.

  16. Avatar de ricardo mendes
    ricardo mendes

    como faço para ter a aplicaçao num nokia lumia 800 com sistema windwos phone

    1. Avatar de Pedro Lamas

      Caro Ricardo, não existe ainda aplicação equivalente para o Windows Phone, mas estou a trabalhar numa opção neste momento…

      Se assim pretenderes, podes aceder à versão beta aqui:
      http://windowsphone.com/s?appid=ae238419-3fa4-454e-b2c1-e5c87ce8ba75

      Mas para que te possa dar acesso, terás que me enviar o teu LiveID do Windows Phone, através deste endereço:
      http://www.pedrolamas.com/contactos/

  17. Avatar de CA3iR0

    SAPO?! Ainda há alguém que use esse ISP?
    1600 hotspots? UAU… A Fon tem MILHÕES em todo o mundo e para lhes aceder gratuitamente (em qualquer país, eu já usei nuns quantos sempre sem pagar nada) basta ser cliente da ZON, ou então adquirir um router que emita o sinal da FON (ou seja, que partilhe o nosso sinal de casa).

    1. Avatar de War
      War

      Então da proxima vez que estiveres dentro dum edificio “publico” (shopping, hotel, aeroporto, etc) diz-me quantos hotspots FONs apanhas.

      de pouco me serve os milhares de hotspots que estao em casas particulares…

    2. Avatar de MPCC
      MPCC

      Porque dizes isso ! deves ser um reçabiado certamente, se soubesses o que dizes calavas-te.

      Faz um trace route a uma ligação SAPO e compara com uma Vodafone ou Otimus/CLIX ou outra qualquer.

      Caso percebas minimamente de do que se trata ficas surpreendido, caso não percebas nada, continua mais um IGNORANTE que não tendo conhecimento do que fala apenas SABE DIZER MAL.

  18. Avatar de Tiago
    Tiago

    Boa tarde,
    Podem me dar informação de como altero os dados de log in no pt wifi? é porque ele liga-se automaticamente com os dados associados ao telemóvel, e pretendia utilizar as credenciais da meo, uma vez que o trafego é ilimitado.

    Cumprimentos

  19. Avatar de Rui

    A minha duvida é a seguinte, tenho um Nokia Asha311 quando ligo a uma rede pt wifi nao aparece o sitio para fazer o login, aparece a pagina da pt wifi e onde diz login nao aparece o espaço para colocar o user e a pass! Alguem sabe o porque dessa situaçao? Quando entro em redes com segurança consigo sempre conectar colocando a pass só em redes pt wifi é que acontece isso!

    Agradeço a quem me souber responder!

  20. Avatar de jorge
    jorge

    viva,
    sera que me podem ajudar!
    sou cliente m4o e tenho acesso ao pt wifi ja testei em portatil windows, mas com o meu macbook pro nao consigo navegar.
    em windows ligo me ao wifi e ao abrir o firefox ele acede a pagina da pt para colocar os dados de acesso e esta a funcionar, mas no mac ele liga se ao wifi, mas nao faz mais nada, se eu abro o safari nao surge nada a pedir os dados de login.
    alguem aqui tem mac e pode me ajudar?
    obrigado

  21. Avatar de Helder
    Helder

    Pessoal, só uma chamada de atenção.
    A partir do momento em que usem o wifi do grupo PT vejam muito bem as vossas facturas.
    Eu acabei por cancelar o meu contracto com a MEO o mês passado porque no espaço de um mês apareceu-me mais de 100 euros adicionais supostamente por acessos via hotspots da pt wifi … reclamei pois só usei uma vez durante 1 hora e apareciam diversas utilizações em diversas zonas do pais.
    Pelos vistos de algum modo alguem andava a aceder com os meus dados e sem o meu conhecimento. Segundo me explicou o funcionario da Blue Store, de algum modo alguem descobriu os meus dados de modo a aceder e pelos vistos partilhou pela web.
    Consequencia, toca a pagar algo que não usei. So depois de pagar é que aceitaram o cancelamento do contrato, apesar da reclamação.

    Resultado … Fora com a MEO cá de casa … ZON a caminho …

    Mais surpreendente, cancelei como vos disse tudo e no entanto hoje mesmo recebi uma factura onde constam novamente acessos para pagar mas js nao aparece mensalidade nem nada … só os acessos … obviamente que esta não vai ser paga …

    1. Avatar de Nuno Pereira

      Mas se o acesso é o numero de telefone e numero de contribuinte parece-me não ser difícil de descobrir isso.

      A PT têm que mudar isso..

  22. Avatar de JhonatanGx
    JhonatanGx

    Olá gostei muito do Artigo, mas uma dúvida como faço para me cadastrar nesse WifiPT?

    Baixei a versão para PC, mas mesmo com o programa aberto não tenho a opção de me Cadastrar muito menos de ver o site do fabricante….

    Alguém poderia me ajudar? Obrigado pela atenção!

  23. Avatar de Abreu
    Abreu

    pessoal,
    alguem arranja o programa para fazer login automatico na meo wifi para PC ( windows7) ?
    O ficheiro nque o Pedro pinto publicou estao corruptos

  24. Avatar de João
    João

    Bom dia! Alguém sabe, se já há um app MEO-WIFI, para Windows 10?