O seu está na lista? WhatsApp deixará de funcionar em muitos smartphones em breve

10 Comentários

Sendo um dos serviços de mensagens mais usado na Internet, o WhatsApp está presente em milhões de dispositivos móveis. Ao longo dos anos o Facebook tem mantido esta compatibilidade, procurando trazer novidades.

Essa lista parece agora ir reduzir, com o fim do suporte para algumas versões do Android e do iOS. Veja se o seu smartphone vai continuar a ser suportado a partir do dia 1 de fevereiro.

WhatsApp Android iOS smartphones suporte

Mais uma lista de smartphones que perde o WhatsApp

De forma gradual, o WhatsApp tem perdido o suporte em algumas plataformas e equipamentos móveis. O serviço de mensagens e o Facebook justificam esta mudança sobretudo com a necessidade de criar novas funcionalidades, sem ficarem limitados na tecnologia.

Depois de termos visto o Windows 10 Mobile ser abandonado, é agora a hora de novas versões do Android e o do iOS serem abandonadas. Não são versões recentes, mas que ainda assim têm alguns utilizadores.

WhatsApp Android iOS smartphones suporte

Android e iOS vão ser afetados por este corte

Apesar de ter sido já amplamente divulgado, a lista de sistemas operativos que deixam de ser suportados no dia 1 de fevereiro de 2020 é  a seguinte:

  • Android 2.3.7 (ou anterior)
  • iOS 8 (ou anterior)

Estas versões já estavam com algumas limitações há algum tempo. Para além de não poderem criar novas contas, estavam também impedidos de validar estas contas. É um processo que segue outros feitos antes, sempre com o mesmo propósito.

WhatsApp Android iOS smartphones suporte

Afinal quem poderá continuar a usar este serviço?

Após esta nova onda de revisões de suporte do WhatsApp, sobram apenas alguns sistemas que são mantidos. São versões do Android e do iOS muito mais recentes e por isso conseguem dar mais a este serviço:

  • Android 4.0.3 (ou posterior)
  • iPhone com iOS 9 (ou posterior)
  • Alguns aparelhos com KaiOS 2.5.1 (ou posterior), incluindo JioPhone e JioPhone 2

O aconselhado para quem perde agora o suporte do WhatsApp é mesmo que troquem por um equipamento mais recente, com uma versão de Android ou iOS suportada. Em alternativa, podem sempre instalar uma ROM mais recente no dispositivo móvel.

Dica: Torne-se invisível no WhatsApp e desapareça para os utilizadores deste serviço

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de lumia
    lumia

    Tudo para obrigar as pessoas a comprar novos smartphones…(quem usa esta app)

    1. Avatar de MACnista
      MACnista

      … talvez seguir para o “Telegram”, digo eu, não sei!!!

    2. Avatar de Nuno
      Nuno

      Obrigar pessoas a comprar novos smarrphones? Tamos a falar do fim de suporte ao android 2.3.6 … JA VAMOS NO ANDROID 10 LOL

  2. Avatar de dfs
    dfs

    Creio que a maior parte dos equipamentos que perderam o suporte tem mais de 7 anos, pelo que parece-me razoável. Manter uma app para muitas versões do sistema operativo é complexo e por certo mais propício a ter problemas de segurança.

    1. Avatar de GM
      GM

      Errado. O último WM saiu em 2015/2016. E deixou de ter suporte, aliás, deixou de funcionar, de 14 para 15/01/2020.
      Agora, fez uma grande diferença, o FB terminar o “apoio” ao WP/WM/W10m, de 14/01 para o Android/iOS em 01/02/2020. Como disse o “Lumia”, tudo para obrigar a troca de equipamentos. Não só o FB, como no meu caso a própria MS com o abandono do W10m. E abraçar e dar beijinhos ao Android.

  3. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Penso que estaria na hora é de abandonar o WhatsApp… digo eu.

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      E é so porque tu queres

      1. Avatar de GM
        GM

        Não é só porque ele quer. Ou será que ainda não te deste conta que esta obsolescência, programada ou não, está a provocar o aumento de emissões? O lançamento de novos equipamentos, agora especificamente no sector das telecomunicações, de 6 em 6 meses incentiva a troca de equipamentos (a esmagadora maioria das vezes apenas porque sim) e desincentiva a manutenção das funcionalidades (como o WA?). Aceito que o FB/WA não actualize funcionalidades/versões para equipamentos/SO’s mais antigos. Não aceito que pura e simplesmente iniba a sua utilização, quando os equipamentos ainda estão utilizáveis. Podia perfeitamente continuar a ser utilizado nas funcionalidades mais básicas da plataforma.

  4. Avatar de Simão
    Simão

    Uso Telegram no Lumia e no “cuscoid” .
    No Lumia já não há whattsapp desde 14/01/2020 e messenger e instagram desde 04/2019 salvo erro.
    Se messenger e instagram se acedem via browser já o whattapp não dava nada.

  5. Avatar de Lucas