Vai ser ainda mais simples usar o Android Auto nos smartphones com Android 11

6 Comentários

O Android Auto é uma das melhores funcionalidades que a Google criou para os automóveis e para os condutores. De forma simples e sem confusões, temos as apps principais disponíveis e adaptadas ao ecrã do carro.

Uma melhoria recente veio permitir que a ligação entre estes dois elementos fosse feita sem fios, ainda que de forma limitada pelos equipamentos. Com o Android 11 a Google quer mudar isso se estas ligações vão ser ainda mais simples de usar.

Android Auto Android 11 Google carros sem fios

Android Auto vai ser mais simples de usar

Apesar de permitir a ligação por cabo com o carro, o Android Auto tem também disponível a possibilidade de ser usado sem fios. Desta forma torna-se ainda mais simples a ligação e a utilização.

Esta forma de usar o Android Auto não tem sido simples de usar, mas a Google resolveu investir nesta área e a próxima versão do seu sistema operativo vai trazer uma melhoria substancial a quem quer usar a ligação sem fios.

O Android 11 vai mudar as ligações aos carros

Segundo uma publicação feita na sua página de suporte, com a chegada da nova versão este processo será ainda mais simples. Passa a recorrer ao Wi-Fi, na banda dos 5GHz, algo que a totalidade dos smartphones hoje em dia têm.

Android Auto Android 11 Google carros sem fios

A chegada deste novo movo de ligação do Android Auto não tem sido simples. Requer que os fabricantes tenham este suporte presente, algo que está a acontecer ainda de forma lenta e sem grande interesse aparente.

Google facilita a utilização sem fios

Há também a necessidade de cumprir as regras mais apertadas da União Europeia no que toca à utilização dos 5GHz nos automóveis. Depois dos Nexus e dos Pixel, os únicos que suportavam esta forma, fica assim aberto a todos os smartphones.

É importante esta mudança da Google para a utilização do Android Auto com ligações sem fios. Abre a porta a uma utilização mais simples e mais prática, interligando ainda mais os smartphones com os sistemas de infotainment dos carros.

Comentários

6

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    Já ando a ouvir que vai ser mais fácil ligar o Android Auto ao carro há anos…. no entanto o principal problema está nos vários sistemas multimédia dos carros!

    1. Avatar de Bruno Dias
      Bruno Dias

      Acredito que para ser compatível com este update do Android 11, o carro tem de ter uma interface Wi-fi.

  2. Avatar de Digo Eu
    Digo Eu

    Já me contentava em que as mensagens recebidas fossem lidas em Português, e não por “uma Inglesa” a tentar falar em português, ou então a poder usar Whatsapp, Telegram ou Signal que o AA recusa, ou a usar todas as possibilidades do Assistente… É que a ligação por cabo, também implica recarregar a bateria do Smartphone e quem usa AA com Waze, sabe como a bateria se esgota se não estiver a ser recarregada.

    1. Avatar de Filipe F.
      Filipe F.

      Esse problema da leitura acontece no Android 10, que vem com o AA nativo. Ha quem diga tambem que é desde a atualização da app Google apos Janeiro de 2020, e que se se reverter as atualizações ja fica a funcionar bem como antes. O whatsapp e afins funcionam no AA. Não consegues é responder por voz.

      De resto ,o AA já permite em alguns carros usar por bluetooth. São poucos. Agora irá permitir por wireless o que é ainda melhor.

  3. Avatar de Miguel
    Miguel

    Só pedia que o meu Xiaomi mi A3 funcionasse com Android Auto por Wi-fi. Por cabo funciona bem, mas não quero andar a tirar o telemóvel do bolso sempre que chego ao carro.

    1. Avatar de Luis
      Luis

      É isso que em teoria vai acontecer