Maioria dos utilizadores Android quer apps pré-instaladas

44 Comentários

A Google está numa guerra aberta com a União Europeia. A acusação de monopólio no Android, com a imposição de aplicações aos utilizadores é real e em breve devem surgir os resultados da investigação.

Mas um novo estudo surgido recentemente vem dar razão à Google e mostrar que, afinal, as suas aplicações não são as mais usadas e que a maioria dos utilizadores preferem smartphones já com aplicações pré-instaladas.

Android

Este é um estudo que agrada particularmente à Google por várias razões. A primeira dela porque mostra que, ao contrário do que a Comissão Europeia advoga, os utilizadores não estão presos às suas aplicações e que procuram alternativas. Por outro lado, mostra ainda que os utilizadores querem smartphones prontos a usar assim que são ligados pela primeira vez e com as principais aplicações já instaladas.

Os números que a Application Developers Alliance obteve nas 4000 entrevistas a utilizadores Android, realizadas na Alemanha, França, Espanha e Itália, são unânimes e mostram uma realidade bem definida. 70% desses utilizadores prefere ter as aplicações já instaladas, sem obrigar o acesso à Play Store do Android e à procura de aplicações.

Android

Por outro lado há mais 2 valores importantes que surgem deste estudo. O primeiro está no facto da maioria destes utilizadores não alterar os seus ecrãs, mantendo as aplicações e os atalhos tal como vêm de fábrica, com os acessos da mesma forma. Isto mostra que as opções que os fabricantes fazem das aplicações aparentam ser as correctas.

Por outro lado, e este é de todos o mais importante para a Google, mostra também que as escolhas para os diferentes serviços não recaem nas opções da Google. As escolhas são o Amazon para compras, Spotify para música, WhatsApp para mensagens, Kindle para leitura e o Skype para chamadas.

Há, no entanto, algumas óbvias e que pendem para o lado da Google. Falamos do YouTube para o streaming de vídeo, o Gmail para o e-mail, o Drive para o armazenamento Cloud e a Pesquisa Google para a procura de voos.

Android

Apesar de ser um estudo que mostra uma realidade interessante, precisa de ser devidamente filtrado. A Google tem interesse nos resultados e ajudou a Application Developers Alliance na sua realização.

A pergunta inicial foi feita de forma a levar os utilizadores a responder positivamente à vontade de ter aplicações pré-instaladas.

If you were to buy or receive a new Android device, would you prefer it to come with basic apps so it works out of the box?

Claro que ninguém quer um smartphone cheio de bloatware e, para isso, o mínimo de aplicações deve ser instalada, mantendo apenas as realmente essenciais, que por norma se limitam às da Google.

Application Developers Alliance

Comentários

44

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de rui
    rui

    O que eu acho é que deveria de ser possivel poder desinstalar todas as aplicações que não são fundamentais para o sistema. Tipo Google Play Filmes, apps do fabricante tipo calculadora ou bloco notas…

    1. Avatar de Pedro Coelho
      Pedro Coelho

      +1 Achas tu e muita gente mas é conveniente aos fabricantes passar a ideia que não é assim…

    2. Avatar de Rui Miguel
      Rui Miguel

      Como assim? Como no iOS 10 que não vem Apps de “ofertas” de terceiros e que dá para apagar tudo que não é essencial (fica só telefone, mensagens, browser e AppStore)?

      1. Avatar de João
        João

        Estás bastante enganado. Qualquer utilizador de iOS tem a sua pasta de apps da apple que não utilizam (apple watch e etc). O problema é universal, tanto para android, tanto para iOS. Se nós nos quisermos ver livres dessas aplicações, apenas uma custom ROM nos pode fazer o serviço. Para iOS não sei alternativa

    3. Avatar de 111111a
      111111a

      é possivel, é so uma questão de fazeres root, e a partir dai explorar um bocado.

    4. Avatar de Kenia
      Kenia

      Concordo plenamente. Que eles venham pré instalados é aceitável, agora, não poder desinstalar é um absurdo. Vc fica com aquele monte de app inativo ocupando um espaço enorme.

  2. Avatar de MiguelDias
    MiguelDias

    Se compro um Android é óbvio que quero o gmail, YouTube, galeria Google, PlayStore já instalados. No entanto acho que todas as aplicações deveriam dar para ser desinstalados.

    1. Avatar de PTZulu
      PTZulu

      Se compras um Samsung, ou um Alcatel, ou um (Insert Brand Here), não estás a comprar um Android. Estás a comprar um dispositivo com esse SO, e por isso mesmo, vem com essa cangalhada toda instalada de raiz!
      E Não é obvio querer gmail ou youtube ou wtv… No android que tenho (verdade, não é o telefone pessoal) uso o cloudmagic (tem outro nome que não me lembro).
      A bem dizer, nem devia ver com nada pela ordem de ideias da maior parte. Só com a PlayStore, para ser mais fácil..

    2. Avatar de DoContra
      DoContra

      Eu não quero a galeria Google, por exemplo. E não quero o Hangouts. E não quero o Play Music, o Play Books, o Play Games e mais o Play que o parta.

  3. Avatar de Crist. N
    Crist. N

    Ai agora 2800 pessoas falam por todo o mundo? Que tal um título menos sensacionalista?

    1. Avatar de Pedro Simões

      Ora revê lá bem os números… 2800 não parece ter sido o universo do inquérito.

      1. Avatar de João
        João

        Eu não me importo de ter aplicações pre-instaladas quando compro uma telemovel, importo sim se não der para as desinstalar!
        Neste inquérito o que é que conta? Acho que isso não ficou bem claro no post…

    2. Avatar de FMIG
      FMIG

      Se por exemplo o erro amostral for de 5% trezentas e tal pessoas falariam pelo mundo todo.

      Abraço.

  4. Avatar de Informatico Amador
    Informatico Amador

    Uma boa ideia seria a hipótese de desinstalar aplicações do fabricante, sem ter de ter root. Há maneira de o fazer?

    1. Avatar de Muted
      Muted

      Desinstalar nao conheco nenhuma. Eu no meu galaxy s7 edge, apenas desativei as aplicações que nao pretendo..

  5. Avatar de Guilherme Peruzzi
    Guilherme Peruzzi

    Concordo com os outros comentários, eu também não me importo de ter aplicações já instaladas, mas deveria ser possível, sem root, desinstalar essas aplicações.

  6. Avatar de Freitas
    Freitas

    Tenho aplicações que até gostava de desinstalar mas não dão sem ter de fazer root

  7. Avatar de K
    K

    “está no facto da maioria destes utilizadores não alterar os seus ecrãs, mantendo as aplicações e os atalhos tal como vêm de fábrica, com os acessos da mesma forma. Isto mostra que as opções que os fabricantes fazem das aplicações aparentam ser as correctas.”

    Não concordo. Tirar uma conclusão dessas soa me mais como uma tentativa de forçar uma conclusão que vai ser benéfica a alguém do que realmente querer apurar porque é que isso acontece. Raramente são o correcto, varia de pessoa para pessoa. Mas o que acontece na maioria das vezes em que o utilizador não muda os atalhos é por desconhecimento. Ou não sabe como, ou não sabe sequer que pode etc. Também já vi gente que simplesmente não se dá ao trabalho. Principalmente se vierem de um iPhone que nem home screen tem e as personalizações são limitadas. Mas nunca vi ser porque são as exactas que a pessoa vais usar. Então ainda pior quando são aplicações da operadora que raramente vi alguém usar.

    Eu prefiro ter o telefone sem extras que posso ou não usar. Pelo mesmo motivo que vou mudar os meus atalhos e o meu home, também vou só querer as aplicações que preciso, tralha que eu não uso só existe para ocupar espaço e gastar bateria, se for o caso. Isto inclui os básicos. Prefiro perder 5min adicionais e ir instala los eu.

    1. Avatar de Guiomar
      Guiomar

      A bem da verdade o que estudo diz é até o oposto da afirmação que citas. A maioria dos utilizadores (90%) faz alguma modificação nos “ecrãs”.

  8. Avatar de Tiago
    Tiago

    Of the record
    Ola pessoal queria obter um xiaomi redmi note 4 de uma loja online, poderão dizer me qual a melhor sem risco de parar na alfândega?

  9. Avatar de Guiomar
    Guiomar

    A maioria das pessoas parece que cai que nem patinho nas falácias que a Google tem vindo sistematicamente a criar nos últimos meses. O problema da Comissão Europeia não é com smartphones terem apps pré-instaladas (quaisquer que sejam), o problema é na forma e como a Google obriga fabricantes a pré-instalar um conjunto de aplicações da Google, aproveitando-se da sua posição dominante para impor termos a esses fabricantes que prejudicam o funcionamento da concorrência noutras áreas. Isto é, o que se torna ilegal são termos nos acordos entre a Google e fabricantes

  10. Avatar de dumitru
    dumitru

    O problema é nao poder desinstalar essas tretas, so da para desativar. Claro que youtube, gmail, play store, as mais importantes precisamos, mas a maioria que vem instaladas nunca toquei ou nao preciso delas e so ficam la a ocupar espaço.. Para um sistema aberto esta muito fechado. Sim sei que com root da para desinstalar

  11. Avatar de Pedro Fernandes
    Pedro Fernandes

    Não me importo que o meu smartphone tenha apps pré-instaladas. Incomoda é não as poder remover e/ou mover para o cartão de memória, como opção stock, sem ter que recorrer a apps de terceiros.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Gosto muito desses oculos, posso perguntar a marca e modelo deles?

  12. Avatar de José Lopes
    José Lopes

    Só gosto de apps pré instaladas se forem apps sem publicidade. Se forem versões, que depois me pedem constantemente para comprar a versão pro…. Assim dispenso…

  13. Avatar de Pirata
    Pirata

    Nunca percebi estas cenas do monopólio, a Microsoft é obrigada a ter de dar alternativas no Browser, a Google não pode ter as suas aplicações pré instaladas, no entanto a Apple pode tudo… É mesmo estranho.
    Eu gosto de ter tudo pré instalado, mas devia ser possível apagar, as aplicações que não são necessárias ao sistema.

    1. Avatar de Guiomar
      Guiomar

      A Microsoft é/foi obrigada como medida punitiva pelas várias práticas anti-concorrênciais no início do século, aproveitando-se da sua posição dominante no fornecimento de sistemas operativos a fabricantes de hardware. A Google está a ser investigada em moldes parecidos, pelos acordos com fabricantes aproveitando posição dominante no mercado de smartphones. A Apple não tem posição dominante no mercado nem sequer tem acordos com outros fabricantes para fornecer software, por isso não tem como ser acusada pela mesma coisa em que os outros foram acusados.

      1. Avatar de Pirata
        Pirata

        Lol… Sim eu sei que a Apple não é líder em nada.
        Por isso não pode usar posição dominante. Mas não entendo o porque de duas medidas, porque é que a Microsoft foi obrigada a facilitar a instalação de outro Browser e a Apple não o é, deveria ser. Ou as regras é do para quem domina?

        1. Avatar de Guiomar
          Guiomar

          As leis da concorrência têm um enfoque especial sobre empresas com posição dominante, são muito mais exigentes com essas empresas.
          Dito isto parece que não entendeste que a diferença não está só nessas (MS e Google) terem posição dominante, nem o problema está na possibilidade de haver aplicações pré-instaladas nos aparelhos, o problema está nos termos dos acordos que essas empresas fizeram com fabricantes de aparelhos.

        2. Avatar de Ze
          Ze

          Sim, chama-se antitrust.

  14. Avatar de Flávio Ferreira
    Flávio Ferreira

    O hangouts é uma delas que só ocupa espaço e não me serve de nada, o google+ agora já dá para desinstalar o que é bom, de resto acho que podem estar pré-instaladas são me essenciais por certa parte.

  15. Avatar de censo
    censo

    Todos sistemas trazem lixo, todas marcas acrescentam-lhe mais lixo. Para mim podem trazer tudo, mas também tem de trazer a hipótese de os remover.

  16. Avatar de Tiago Santos
    Tiago Santos

    Acho que é unânime que o o pessoal gostava era de ter a opção de desinstalar tudo o que não quer.
    Eu tenho um nexus e mesmo assim consigo ter umas quantas desactivadas.

  17. Avatar de n3o
    n3o

    Geralmente só os utilizadores que não sabem usar um smartphone android é que querem aplicações pré-instaladas.

  18. Avatar de Pedro
    Pedro

    Estudos patrocinados valem o que valem… nada!

  19. Avatar de Joao 2348
    Joao 2348

    O que quero é que os modelos com Android só tragam como obrigatório para além do sistema operativo o sistema de actualização do fabricante, se for um modelo que não obtenha actualizações directas da Google.

    Mesmo a Play Store é limitar o mercado de aplicações à plataforma da Google… o que ainda posso aceitar já que é esta a principal responsável pelo desenvolvimento do Android… mas mais que a PlayStore já considero um abuso de posição dominante.

    Uma coisa que ninguém parece preocupar-se é com as cópias de segurança feitas para a Internet, deveria ser possível fazer cópias de segurança para qualquer serviço de alojamento online sendo que o Android deveria apenas garantir que as informações são encriptadas e autenticadas de tal forma que ninguém possa ver nem alterar os dados mesmo que tenham acesso ao servidor remoto (ou seja não conseguirem ver nada, nem alterar nada e se alterarem algo o utilizador saber de imediato).

    1. Avatar de Guiomar
      Guiomar

      A cópia de segurança é suposto poder ser usada para transferir todos os dados para outro aparelho. Para que seja possível de ser feito da maneira que estás a dizer obrigaria as pessoas a guardar uma chave criptográfica de tamanho considerável noutro sítio qualquer, o que reduziria significativamente a facilidade de uso para muitos utilizadores comuns.

  20. Avatar de Rui Moritz
    Rui Moritz

    Só queria de uma app pré instalada… “uninstall”…

    1. Avatar de zé

      Já há e funciona melhor em modo root, que impede o utilizador de apagar apps fundamentais para o funcionamento do SO android

  21. Avatar de Miguel
    Miguel

    Não acho que devia ter aplicações pré-instaladas ate porque isso só vai encher o telemovel e também aquele tipo de aplicativos que temos de instalar root no android e outros software para desinstalar os aplicativos em questão

  22. Avatar de Nuno Santos
    Nuno Santos

    Gosto de ser livre para instalar o que eu quero, nao o que os outros desejam. Como tal devria de dar para remover o que nao queremos aquando da compra de um smartphone/tablet

  23. Avatar de zé

    Kingoroot para pc->depuracão usb telm-> ligar telm ao pc por usb- > iniciar o root. Depois apagar toda tralha que não interessa.
    Antes convem instalar o uninstall que esta na playstore e aptoid, este app explica o que se pode desinstalar para não provocar problemas ao SO android.

  24. Avatar de K0izo
    K0izo

    Este estudo deve ter sido bem pago.

    Independentemente disso o principal problema não está nas aplicações já instaladas mas sim na gestão de aplicações e do serviço Android em geral que não nos possibilita a utilização do telemóvel sem conta Google, nao permite udar android sem o “espião” Google Play Servives instalado, nao permite mover aplicações para o sd, nao permite desinstalar completamente Apps que simplesmente não queiramos, limita o uso da playstore. E não estou a incluir o Root nesses pontos…

    Concluindo que como não há almocos o Google usa tudo o que pode e o que as vezes não pode para nos retirar qualquer tipo de dados de modo a ganhar com isso pouco se importando se ficamos mais mal servidos ou menos seguros.