Unboxing BQ Elcano – O smartphone/tablet por 199,90€

52 Comentários

Máxima conectividade e desempenho a um preço reduzido…e com GPS 

No inicio da semana, recebemos por parte da BQ, o novíssimo bq Elcano – O tablet com telefone e GPS. Para quem ainda não conhece, a bq, é uma empresa 100% espanhola dedicada ao desenho, fabrico e distribuição de e-readers e tablets.

Apesar de ainda não termos testado a fundo o equipamento, as primeiras impressões são muito positivas e a performance agrada bastante.

bq_08

Como já referimos, a grande novidade deste tablet, aliada a muitas outras funcionalidades é a sua função como telefone. O bq Elcano destaca-se pela conectividade 3G e a sua tecnologia GPS sendo o dispositivo ideal para levar no carro como sistema de navegação.

Com um ecrã de 7”, BluetoothV.4.0 (HS) Alta Velocidade, leitor de cartões micro-SD, porta micro-USB OTG que permite ligar uma ampla gama de acessórios, câmara frontal (2 MPx) e traseira (5 MPx), este é o provavelmente o melhor smartphone/tablet tendo em conta o preço/qualidade (O bq Elcano está disponível por 199,90).

O equipamento vem numa pequena caixa rectangular, mas com uma ilustração que indica o formato do tablet e onde se encontram as diversas interfaces (uma ideia engraçada e de grande utilidade para o utilizador que assim pode ter uma ideia do que pode encontrar dentro da caixa).

bq_04

Dentro da caixa encontramos:

  • O tablet BQ Elcano
  • Manual de utilização
  • Carregador AC 5v
  • Cabo MicroUSB

bq_05

  • Sistema Operativo: Android 4.0 Ice Cream
  • Processador: Dual core Cortex A9 1 GHz
  • Ecrã: multi-táctil (5 pontos) de 7 polegadas IPS e HD (800 x 1280 px)
  • RAM: 1 GB
  • Memória de armazenamento Interna: 16 GB
  • Conectividade:
    • Wifi 802.11 b/g/n
    • 3G
    • BluetoothV.4.0 (HS) Alta Velocidade
  • GPS incorporado
  • Camara Frontal: 2 Mpx | Camara Traseira: 5 Mpx

A figura seguinte mostra ao leitor de cartões micro-SD, porta micro-USB OTG que se encontram localizados na parte inferior do equipamento.

bq_06

Nos próximos dias irei andar diariamente com o equipamento para posteriormente apresentar  a minha análise.Alguma característica que pretendam que eu analise com mais detalhe, é só dizer. Deixem essa informação nos comentários. Quem já adquiriu este smartphone/tablet, pode deixar também a sua opinião.

Homepage: bq

Comentários

52

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Gerardo
    Gerardo

    Isto é suposto encostar à cabeças para as chamas ou usar um auricular bt ? Ou os 2?

  2. Avatar de R. Marques
    R. Marques

    Estaria interessado em saber como é falar com um tablet de 7″ encostado ao ouvido…

    1. Avatar de Marco Fontes
      Marco Fontes

      penso que o melhor será utilizá-lo em alta-voz! Mas é só uma opinião! Tb não vejo com mt bons olhos um tlm deste tamanho.

      1. Avatar de Bruno M.
        Bruno M.

        No entanto fará sempre jeito, talvez para o 3g.. 🙂 (google maps, browser..)

    2. Avatar de kaisar
      kaisar

      ja à muito tempo que existem tablets com funcionalidades de telemovel… lembro-me de ver na altura do 1º galaxy tab, um gajo na faculdade a atender uma chamada naquilo eheheh xD (sim, a encostar ao ouvido)

    3. Avatar de Navyseal
      Navyseal

      Já inventaram kits mãos livres…

    4. Avatar de belele
      belele

      Eu tenho um e é perfeitamente viável efetuar uma chamada com o tablet encostado no ouvido, desde que seja esporádico. também tenho um galaxy note, de 5.3 e considero que está no limite de tamanho para usar regularmente como “telemovel”. o Elcano é excelente, mas é um tablet com função de telemóvel. só.

  3. Avatar de Tina
    Tina

    Interessante! As mãos são um espectáculo, adoro!

  4. Avatar de Marco Faria
    Marco Faria

    Tenho um e estou muito satisfeito com a compra. A BQ já fez actualização OTA para android 4.1.2.

    1. Avatar de Gerardo
      Gerardo

      Tu que tens 1 responde ás duvidas da malta, encostas ao ouvido, auricular BT ou alta-voz 😀

      1. Avatar de Urtencio
        Urtencio

        LOOL xD

      2. Avatar de Ro301
        Ro301

        A ideia é usar o cartao.sim para aceder a internet agora com os novos tarifarios… Podes fazer das duas maneiras em relacao as chamadas ja que ele tem para pores o ouvido como fazes com um tlm. N esquecer que isto e um tablet.

  5. Avatar de Pedro
    Pedro

    este tablet é bom, mas tem problemas no sistema de cartão SIM…

    1. Avatar de mario
      mario

      tenho 1 à um mês e não sei do que falas.

    2. Avatar de belele
      belele

      Eu tenho desde o dia em que saiu e também não tem nenhum problema. aliás tem um cartão 3g de trafego ilimitado, que está SEMPRE ligado. efetua chamadas ao mesmo tempo, e nunca nunca falhou.

      1. Avatar de Jorge Fernandes
        Jorge Fernandes

        Por curiosidade, qual é esse tarifario 3G de trafego ilimitado?

        1. Avatar de Morbidos
          Morbidos

          Se for o que eu penso para ja ilimitado até ao proximo mes.
          Seja como for 5 euros da direito a 5GB por mes o que e fantastico. E os 5 euros acumula para chamadas lol 0,08€ por minuto para todas as redes lol

    3. Avatar de antonio
      antonio

      Um dos problemas, mais graves que tenho com o meu edison (também da BQ) é com o wi-fi que é uma lástima. Já testaram no elcano ?

      1. Avatar de mario
        mario

        5 estrelas chego ate a fazer de hotspot

  6. Avatar de pedro
    pedro

    FRINGE
    Tenho muita curiosidade em saber se esse tablet pode ser usado como os protagonistas que viviam no universo paralelo da serie Fringe.
    Um brinco/auricular bluetooth para chamadas e todas as funcionalidades internet no tablet.
    Podem detalhar mais essa característica, em termos do uso no dia-a-dia, da compatibilidade e da sua usabilidade?

    1. Avatar de kaisar
      kaisar

      claro… desde que tenhas bateria para o dia inteiro xD

    2. Avatar de Nuno Mesquita
      Nuno Mesquita

      no meu dia a dia, quando o uso como tlm, no carro emparelho com o rádio, e no trabalho ou na rua uso o auricular Bluetooth, a única dificuldade que tenho é que a marcação por voz que vê-se a rasca com os nomes que tenho nos contactos, tirando isso é awsome.

      1. Avatar de Corrector de Erros Ortográficos
        Corrector de Erros Ortográficos

        É o quê? Awsome? Em que lingua é isso?
        Por acaso é parecida com uma palavra em Inglês que se escreve: “AWESOME”.

    3. Avatar de belele
      belele

      não entendi bem a questão, mas em qualquer dos casos, podes fazer chamadas e navegar na web ao mesmo tempo

  7. Avatar de Nuno Mesquita
    Nuno Mesquita

    Comprei um e estou muito satisfeito, tenho um auricular Bluetooth, mas é raro usar como tlm, serve de alternativa quando o tlm fica sem bateria. 🙂 a actualização para 4.1.2 trouxe algumas melhorias em termos de performance, na media markt está a 195€, mais barato do que na marca. 😀

    Menos positivo é o facto de as sms e registo de chamadas só funcionarem em modo vertical, e o ecra que lhe falta luminosidade, tirando isso e considerando o preço recomendo vivamente.

    1. Avatar de mario
      mario

      na mediamarket e na staples esta a 149€

      1. Avatar de Theboice
        Theboice

        Onde, procurei e está a 199…

      2. Avatar de Tiago
        Tiago

        No site da Staples esta a 199€

        1. Avatar de mario
          mario

          Esteve durante 1 mes a 149…na semana passada a mediamarket ainda estava a 149

    2. Avatar de K
      K

      A falta de luminosidade é provavelmente do hardware e não pode ser resolvida, mas o dialer não dar para mudar para horizontal acho que sim com outro dialer. Já tentaste o ExDialer da playstore? No meu SGS até geria os contactos de uma forma muito mais fluida e tudo.

  8. Avatar de Carlos
    Carlos

    Autonomia, visto que o vão testar gostaria de saber o quanto se aguenta com o 3G.

  9. Avatar de António
    António

    Eu tenho um tablet/smartphone de 7′ polegadas e não sei qual o problema. em casa tenho o tablet ligado ao wifi, na rua uso o auricular bt, no carro uso emparelhado com o autorádio.
    Em casa uso altavoz para falar e as mensagens são enviadas para a tv através do xbmc, por isso ele costuma estar dentro da secretária ou ligado ao carregador.
    Na rua ele costuma estar num bolso do casaco em vibratório. sinto vibrar, meto o auricular e falo.
    Acho simples

    1. Avatar de Joji
      Joji

      Ya, muito fixe ligar a TV para ler mensagens.. Coisa mais prática..

  10. Avatar de Cae
    Cae

    Para mim preço/qualidade a BQ está em grande desde o ano passado com os tablets.

  11. Avatar de José Luís Teixeira
    José Luís Teixeira

    A estes conceito chama-se phablets.

    E não, NÃO vão usar o phablet encostado ao ouvido, podem contudo fazê-lo mas o propósito é usar um auricular Bluetooth.

  12. Avatar de Luis Santos
    Luis Santos

    Boas!

    Apesar de algumas criticas do Elcano… depois de 1 mes de uso posso concluir:

    – A nível de Câmara: – Comportamento excepcional para uma câmara de 5mp – A câmara frontal de 2mb deixa envergonhado muitos telemóveis (ex: HTC Explorer) (Em ambientes de luz natural durante o dia – Tanto em fotos como video chamada através de Skype. – Com pouca luz ou à noite é fraquinha)

    – A nível de bateria: Com uma viagem de 3 horas com GPS ligado, chamadas, mensagens e navegação na Internet faz 1 dia. # Com Internet 3G + Wifi + Chamadas e algumas sms/mms (100/dia) ao final do dia fica-se com 30-40% Bateria.

    – A nível de qualidade de chamada deixa um bocadinho a desejar – o microfone tem pouca qualidade e o auscultador poderia ser melhor – com um auricular Bluetooth facilita a comunicação.

    – O ecrã com algum sol tem dificuldade em perceber mesmo com o brilho no máximo

    – Quando o comprei não consegui ter net 3g. Tive de configurar manualmente um novo ponto de acesso para a Vodafone.

    – O Touch é muito bom.

    – Com a actualização para o 4.1.2 trouxe muitas instabilidades no sistemas e pendurou muitas vezes. O que me levou a voltar para a versão original e ficar sem qualquer problema ou penduranço.

    1. Avatar de JB
      JB

      Dá para fazer isso? voltar à versão anterior?
      Como fizeste?

      Obrigado!

    2. Avatar de Nomélia
      Nomélia

      Boa tarde, aquirimos 1 Bq Elcano, mas estamos a ter dificuldade com o cartão da Vodafone, reconhece o cartão, colocamos o pin, mas não funciona. Ou seja não conseguimos ter net 3g.
      Pode dizer-me como resolveu o problema sff.

      Obrigada

      Cumprimentos,

  13. Avatar de Nuno
    Nuno

    Alô ! É o senhor da orelha grande ? 😀

    1. Avatar de mario
      mario

      Uma coisa que as mulheres ja sabem ha muito. O tamanho conta

  14. Avatar de Liliana Crisóstomo
    Liliana Crisóstomo

    Espero que tenham melhor sorte que eu! Comprei um bq elcano pela loja on-line da bq e quando o recebi era muito jeitosinho, mas assim que lhe pus o cartão SIM vi logo que o telemóvel era chapéu, e como é óbvio chapéu também para a parte do GPS. Funciona como tablet, mas para o preço só tablet fica um bocadito para o carote!
    O serviço de apoio a cliente é um pouco caótico, com atendimento em espanhol (que depois passam para português – geralmente do brasil) mas consegui o código de devolução pese embora ter feito três chamadas até conseguir alguém que resolvesse o assunto. Devolvi-o hoje à procedência e espero que o reembolso apareça!

  15. Avatar de António
    António

    boas, já agora quanto a custom roms, já experimentaste?

  16. Avatar de Pai Louco
    Pai Louco

    Comprei um por 149€ numa casa comercial. Meti-lhe um mini-cartão de 32G, meti-lhe um cartão vodafone e comprei um auricular.
    Meti-lhe listas de preços em excel,demonstrações em acrobat e pp, skype, whatAPP, …; os meus clientes ficam de boca aberta e compram de maravilha.
    Mandei um e-mail à BQ porque o minilivro de instruções é muito curto; disseram que o estavam a fazer; este é o grande defeito do BQ Elcano para quem tem pouca formação em informática se não tiver um filho(a) ou amigo(a) que ajude nos truques para andar mais depressa.
    Para mim, BQ Elcano, é um sonho.

  17. Avatar de João Xará
    João Xará

    Nexus 7, FTW!

  18. Avatar de R!cardo
    R!cardo

    Que venha mas é a segunda geração do Nexus 7 🙂

  19. Avatar de Luis Branco Barros
    Luis Branco Barros

    O BQ Elcano é, simplesmente, espetacular. Tenho um – simpaticamente emprestado pela marca para análise – e é muito bom. Rápido, eficaz e capaz de fazer todas as operações necessárias no dia-a-dia.
    A qualidade de imagem é muito boa e o som excelente e alto.
    O único problema que este equipamento enfrenta são os risos e os olhares estranhos quando temos de atender uma chamada sem o auricular. MAs o futuro, creio, vai estar nestes equipamentos.
    A minha mulher tem um Ipad e, sinceramente, não é para mim. Cansa-me as mãos ao ler o jornal durante muito tempo, ou em consultas prolongadas quando não tenho o apoio de uma mesa. Com o Elcano não tenho esses problemas. Só o tamanho incomoda um pouco pelo hábito de colocar o telefone no bolso das calças. Terei de encontrar uma alternativa para o transporte.
    Fora isso, a BQ está de parabéns. Boa construção, agradável ao toque e bom ecrã. Tenho um amigo que comprou o Smartphone Aquarius, dual sim, e em breve também msaberei se esta é uma opção.

  20. Avatar de André Malheiro
    André Malheiro

    Ok pode até ser fixe, mas claramente não foi pensado para marketing em portugal. por amor de Deus aquilo chama-se ELCANO!!!

    1. Avatar de mario
      mario

      E dese quando elcano é uma palavra portuguesa

  21. Avatar de Esc00l
    Esc00l

    Está previsto algum comparativo deste tipo de tablet?
    Qual a vossa opinião comparando este BQ Elcano ao Asus Fonepad 7″ 3G – 16GB.
    Este ultimo parece-me melhor ou não será?

  22. Avatar de david
    david

    estou a pensar comprar o elcano mas necessito de ligação VPN.
    alguém sabe se tem opção de ligação VPN?

    Obrigado pela Ajuda!!

  23. Avatar de Rui
    Rui

    Boas.. Tenho o BQ Elcano 1 e quero perguntar se e como é possivel ligar a tv para passar musica ou ver filmes.. obrigadoooo