Uma mudança radical? Samsung vai acabar com os seus SoC Exynos nos futuros Galaxy S23

17 Comentários

Uma das políticas menos compreendidas pelos utilizadores dos smartphones da Samsung é a utilização de SoC da Qualcomm e Exynos. Estes são usados dependendo do mercado e poderá em breve ter uma alteração profunda.

Segundo rumores agora apresentados, a Samsung vai mudar a sua política e abandonar os SoC Exynos no seu futuro Galaxy S23. Tudo passará a ser baseado no SoC Snapdragon 8 Gen 2 e assim será feita uma uniformização há muito esperada.

Samsung S23 Exynos Qualcomm smartphones

Há muitos anos que a Samsung tem uma política muito específica no que toca à utilização dos SoC nos seus smartphones de topo. Para o mercado americano a marca opta pelas propostas mais potentes da Qualcomm, ao passo que na Europa, Ásia e outros mercados usa o seu SoC Exynos.

Segundo que o analista Ming-Chi Kuo revelou agora no Twitter, este será um cenário a ser alterado em breve. Com a chegada dos novos modelos Galaxy S23, a Samsung irá abandonar os SoC Exynos e focar as suas propostas exclusivamente no que a Qualcomm oferece.

A razão apresentada para esta mudança é simples e até lógica para a maioria dos analistas da área. O desempenho que se consegue atualmente com os Exynos 2300 está longe do que o Snapdragon 8 Gen 2 (SM8550) oferece aos utilizadores.

Assim, e a começar já com o Galaxy S23, a Samsung irá substituir a sua proposta nos mercados onde atualmente tem o Exynos. Isto irá certamente reforçar a posição da Qualcomm no mercado Android, algo que marca necessita, depois do reforço que a concorrência conseguiu.

Importa notar que isto não representa o fim dos SoC Exynos da Samsung. A marca irá continuar a desenvolver e produzir as suas propostas para smartphones. A grande diferença será que apenas os deverá vender e assim usar noutros fabricantes de smartphones.

Esta parece ser uma mudança importante e que há muito era pedida pelos utilizadores. Os SoC Qualcomm sempre foram mais apelativos que os Exynos da Samsung e assim esta ponto fica terminada e o acesso ao que de mais moderno existe fica garantido.

11 milhões de unidades vendidas do Galaxy S22 Ultra tornam-no o Note mais popular em anos

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Elkido
    Elkido

    SEMPRE disse que os Soc Exynnos dos Samsung nunca valiam nada.
    E comprar SOC Qualcomm Snapdragon 888 ou SNAPDRAGON 8 Gen 1 com Wafers semicondutores de origem Samsung é outra asneira.
    Tem de ter Wafers semicondutores da TSMC como o Snapdragon 870 ou Snapdragon 8+ Gen 1.
    Já os Snapdragon 888 e Snapdragon 8 Gen 1 são de origem Samsung e são lixo

    1. Avatar de andre
      andre

      Até ao S4 valia a pena. Depois começou a perder terreno

  2. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    “Tudo passará a ser baseado no SoC Snapdragon 8 Gen 2 e assim será feita uma uniformização há muito esperada.” Assim é excelente pois os processadores da Qualcomm são os melhores que existem.

  3. Avatar de Elkido
    Elkido

    Sandokan os processadores Qualcomm Snapdragon são os melhores que existem desde que não tenham Wafers Semicondutores de origem Samsung…. Os Snapdragon 8 Gen 1 e Snapdragon 888 têm Wafers semicondutores de origem Samsung por Isso são lixo.
    Os Snapdragon 865 e 870 e Snapdragon 8+ Gen 1 já têm Wafers Semicondutores da TSMC…. aquecem menos, são mais rápidos e estáveis, gastam menos bateria.
    A Qualcomm não fabrica SOCS de raiz…. tem de comprar as tais Wafers (bolachas) Semicondutores à Taiwanesa TSMC ou à Sul Coreana SAMSUNG para fazer os seus SOCS.
    Basicamente há sempre 3 empresas na concepção de SOCs a nível de processador….a que faz as bolachas (Wafers Semicondutores) TSMC ou SAMSUNG e depois a Qualcomm e Samsung e Mediatek fazem os seus próprios SOCs a partir dessas bolachas.E depois tbm tens a ARM que que elabora os núcleos dos Socs de raiz…. depois a Samsung e Mediatek e Qualcomm pega nisso tudo e desenham os seus próprios SOCs

    1. Avatar de Vegeta
      Vegeta

      Os melhores waffles sao da belgica

      1. Avatar de iDroid
        iDroid

        Na Póvoa de Varzim há uns waffles com chocolate quente que são de comer e chorar por mais!

        1. Avatar de Vítor M.

          Na rua da Junqueira. Compras, sentas-te no cego do maio a comer e a sentir a maresia.

  4. Avatar de Rui
    Rui

    Finalmente considero um samsung. Agora pagar por exynos a preco se qualcoMm e ter diferencas de 30% no desempenho, piores fotos e bateria que dura 40% menos esquecam

    1. Avatar de FAR
      FAR

      Penso que a diferença não será assim tão acentuada, mas parece uma boa decisão sim.

      Pergunto-me se o avanço dos processadores da Apple estará a impulsionar esta decisão de alguma forma ou se é mais uma forma de lidar com a escassez de componentes.

  5. Avatar de Ricardo Costa
    Ricardo Costa

    Samsung? Nao obrigado. Prefiro Apple.

    1. Avatar de Brassousa
      Brassousa

      Prefiro xiaomi do que apple o novo xiaomi 12s ultra e uma besta o iphone 13 pro max fica a ver navios ate o iphone 14 vai ver também

      1. Avatar de Rui
        Rui

        O mi12 ultra e so para china. E depois corre miui que e uma desgraca logo ate o iphone 11 e melhor escolha na europa

        1. Avatar de Brassousa
          Brassousa

          Nao gosto de iphone o xiaomi 12s ultra esta a venda da tradingshenzhen

    2. Avatar de João Tavares
      João Tavares

      Ninguém é perfeito…

  6. Avatar de Brassousa
    Brassousa

    Acho bem que a samsung deixe os exnyos

  7. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Ora bolas… Agora q estavam a trabalhar nos 3nm…

  8. Avatar de secalharya
    secalharya

    Desde que sejam rápidos não vejo qual é o problema.