A falha no Facebook, Instagram e WhatsApp foi uma autêntica dádiva para o Telegram

36 Comentários

“Temos a verdadeira privacidade e espaço ilimitado para todos!” Esta é a premissa do serviço de comunicações instantâneas, o Telegram, grande beneficiado com a falha global que afetou o Facebook Messenger, Instagram e WhatsApp. Aliás, algo que ainda está a ser resolvido pela empresa de Mark Zuckerberg.

Entretanto, o fundador e CEO do Telegram, o russo Pavel Durov, não podia estar mais satisfeito com o caso.

Telegram WhatsApp Instagram Facebook Messenger

Inegavelmente o maior e mais famoso rival para a plataforma WhatsApp, o Telegram viu mais de 3 milhões de novos utilizadores a chegarem do dia para a noite. Aliás, no espaço de 24 horas, este número impressionante de novas contas foram criadas na plataforma em questão. Um desfecho inesperadamente positivo para o CEO.

A falha do Facebook Messenger, Instagram e WhatsApp

Primeiramente detetada pelas 15 horas da passada quarta-feira (13), a falha fez-se sentir em todo o mundo e durante várias horas. Aliás, tanto nos Estados Unidos da América, bem como na Europa, foram milhões de utilizadores a verem as suas expetativas frustradas.

Com todas as três plataformas do grupo Facebook a apresentar falhas severas no seu serviço, os utilizadores procuraram imediatamente alternativas. Assim sendo, para substituir o WhatsApp, o Telegram surgiu como resposta imediata às suas necessidades. O resultado foi, entretanto, divulgado pelo CEO da empresa.


Foi através do seu canal pessoal que o responsável máximo pelo Telegram deu as boas novas. Este sendo um dos maiores picos de crescimento em toda a história do serviço. Nesse sentido, recordamos que em março de 2018 a plataforma orgulhava-se de ter 200 milhões de utilizadores mensais ativos.

3 milhões de novos utilizadores para o Telegram

Em suma, do dia para a noite, graças a uma falha nos serviços rivais, o Telegram cresceu consideravelmente com este novo fluxo de utilizadores. Tudo isto no dia em que o império de Zuckerberg tremeu, com as repercussões a serem sentidas ainda agora.

Este serviço primou, sempre, pela privacidade dos seus utilizadores. Assim, já em 2013 oferecia encriptação de ponta a ponta, algo que o WhatsApp só implementou três anos depois, em 2016.

Falha global no Facebook, Instagram e WhatsApp deixa utilizadores em alerta!

 

Comentários

36

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Filipe
    Filipe

    Aposto que muitos já voltaram aos serviços de onde vieram, pois hoje já funcionam normalmente. A reacção do homem também foi um bocado de desinteresse pelas pessoas como clientes; apenas pelos números.

    1. Avatar de eu
      eu

      Também tive essa sensação.

    2. Avatar de Spoky
      Spoky

      Sim a maioria volta de onde veio, mas sempre existem utilizadores que permanecem e dão uma chancê embora a probabilidade seja menor. Ela existe e duvido muito que dentro desses 3 milhões nenhum deles, tenha ficado satisfeito ou convencido a utilizar o Telegram.

      Quantos, não sei. Mas de certeza que os numeros aumentaram muito mais do que antes. E agora é muito mais conhecido e todos nos sabemos que a fama ajuda e muito a ser mais popular e ser usado com mais frequência.

    3. Avatar de Luisa
      Luisa

      Não doí nada deixar o Telegram e WhatsApp instalados no smartphone e usar ambos.

  2. Avatar de Pedro
    Pedro

    É sempre bom lembrar que o telegram não usa encriptação ponta-aponta por padrão, ficando todo o seu histórico de mensagens armazenado nos servidores do telegram. Apenas o chat secreto usa criptografia ponta-a-ponta.
    Além disso, o código do servidor não é livre e a versão oficial do app costuma estar algumas versões a frente da versão como código disponibilizado, ou seja, a versão presente na play store não possui seu código-fonte disponível, apenas a versão da f-droid possui.

    resumo: o telegram é um app muito questionável, e sua segurança se resume a “confia em mim, sou seguro”. Se querem algo seguro de verdade, usem Wire, signal, tox etc

    1. Avatar de MACnista
      MACnista

      GRANDE Pedro, eu não diria melhor, é sempre bom lembrar isto que o Pedro disse, e com razão!!! Parabéns!!!

    2. Avatar de Spoky
      Spoky

      Pedro devias te informar um pouco melhor, o Grupo possui encriptação mas obviamente que não tem toda a funcionalidade do chat secreto.

      https://telegram.org/faq#q-so-how-do-you-encrypt-data

    3. Avatar de asdf
      asdf

      Verdade. Sendo um produto proprietário, pode fazer todas as alegações e mais algumas, os utilizadores não têm maneira de saber.

    4. Avatar de Daniel
      Daniel

      Falou tudo o que eu penso.

      Acreditar em privacidade num programa de código fechado é ser feito de bobo.

  3. Avatar de Beatriz Gosta
    Beatriz Gosta

    “true privacy” lol

    Signal, é o UNICO que realmente faz o que promete neste dominio

    1. Avatar de Spoky
      Spoky

      E realmente o Telegram é um bom “true privacy” porque duvidas disso? Eles tem encriptação de ponta-a-ponta, só que tens de fazer isso no Chat Secreto com a pessoa em questão.

      O que te leva a pensar que o Telegram não faz o que o Signal faz? O Telegram não se foca na privacidade apenas, o Telegram pretende ser uma especie de Messenger, só que com a opção de encriptação e segurança, privacidade, mas ao mesmo tempo fazendo dele um bom aplicativo para grupos.

      O Chat Secreto (Chat Secret), mas ainda assim não deixa de ser um bom aplicativo.
      https://telegram.org/faq#q-so-how-do-you-encrypt-data

      Comparado com o Signal, o Telegram com o Chat Secret faz praticamente as mesmas coisas.

      Alias desafio-te, já que dizes que o Telegram não é tão bom como o Signal tens aqui um desafio da propria Telegram

      https://telegram.org/blog/cryptocontest

      Se és assim tão bom, da-lhe. Juntas o útil ao agradável e ainda recebes dinheiro. Resta saber se é só paleio (que eu acredito que seja), caso contrário ganhas um bom premio.

      1. Avatar de Woot!
        Woot!

        É secret chat.

        1. Avatar de Spoky
          Spoky

          Vai dar o mesmo, tu percebeste. Isso é o que importa.

      2. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        Aplicativo. Ou em português, aplicação ou programa.

        1. Avatar de Luis
          Luis

          Ou a forma curta: app.

      3. Avatar de blablabla
        blablabla

        Open source vs closed source.

  4. Avatar de Gonçalo Damas
    Gonçalo Damas

    Instalei e rapidamente voltei a desinstalar visto que só tinha um contacto que também tinha Telegram.

  5. Avatar de Jorge Gomes
    Jorge Gomes

    Se o facebook, o instagram, e o messenger, desaparece-se da internet seria uma mais valia para toda a humanidade deste planeta, até o planeta ficava mais limpo, e as pessoas com mais saúde.

  6. Avatar de censo
    censo

    Lá vem a conversa tonta da privacidade. Isso só existe em offline. Acordem para a vida! Querem privacidade sussurrem ao ouvido uns dos outros. Privacidade no online é coisa que não existe. É ficção. Agora não digam que não avisei.

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Só os burros acham isso.
      Se fosse assim as redes de pedofilia e outros crimes cibernéticos, como os feitos pelo anonymous seriam facilmente descobertos.

      1. Avatar de censo
        censo

        Só os ingénuos acreditam nisso. Não há nenhum que escape. O problema é sempre o flagrante delito, obtenção de provas e fazer valer tudo isso na barra do tribunal. Mas isso são outros “quinhentos”. Agora…privacidade ? Não há meu caro. Não sejas ingénuo.

        1. Avatar de Daniel
          Daniel

          Claro que há, você pode até não consegui algo a nível de 100%, mas quanto mais próximo de 100% melhor, ainda mais em um mundo online.
          Sugiro que leia o site PrivacyTools para obter maiores informações e parar de se doer porque existem pessoas que se preocupam com a sua privacidade.

          1. Avatar de Luis
            Luis

            Senhas de bancos, e-mails, dados pessoais, fotos privadas. A privacidade é importante nesse aspecto.
            Você não pode dar seus dados a todos.

          2. Avatar de censo
            censo

            Luís, senhas de bancos e dados pessoais? Não é este o sítio adequado, mas eu poderia-te dizer quantos funcionários bancários são repreendidos e mesmo despedidos por violação de dados…todos os anos e em todos os bancos.

          3. Avatar de Luis
            Luis

            Eu uso banco descentralizado com criptomoeda. Não uso os bancos da modinha.

        2. Avatar de Sujeito
          Sujeito

          Claro que há. Não venhas com essa demagogia de sabichão mete-medo.
          Exige é mais trabalho do que tu estás disposto a ter.

          1. Avatar de censo
            censo

            Meu caro, não há. E olha que eu sou quem te da o melhor conselho. Pensa bem no que pões online e se queres que esteja mesmo online. O resto fica ao teu critério.

          2. Avatar de Alex
            Alex

            Podes muito bem enviar dados falsos online, pões teu ISP numa VPN caseira + pfSense (firewall). Usar a rede tor ou GWG também ajuda, fazer uso de distros como Tails ou Heads ao invés do ruindows.

          3. Avatar de censo
            censo

            Alex, podes fazer tudo o que tu quiseres. É contigo. Mas se queres privado, mantém o que queres privado longe de qualquer rede. Qualquer rede.

    2. Avatar de blablabla
      blablabla

      Conversa de totó.

  7. Avatar de censo
    censo

    Fala-se do Telegram que é o mesmo que falar de russos e privacidade online, conceito que por si só já é contraditório, só pode ser para rir. Falar de outras apps e privacidade…é outra comédia. E portanto, temos uma discussão bem disposta por aqui… Estas ideias generalizadas que pairam nestas mentalidades justificam e legitimam os ataques online sejam eles quais forem. Está tudo explicado.

    1. Avatar de Lucas
      Lucas

      O ideal é usar apps open source com criptografia avançada. O problema em si nem são os apps, mas o SO em que eles rodam.

      1. Avatar de censo
        censo

        O melhor é manter privado o que se quer privado, e portanto, longe de qualquer dispositivo que se ligue a rede.