Surgem as primeiras imagens da CyanogenMod 12 com Lollipop

59 Comentários

A Cyanogen tem já uma presença muito forte no mundo Android. Criando a sua versão própria deste sistema operativo, tem conseguido manter-se actualizada e garantindo as muitos as necessárias actualizações ao sistema operativo em dispositivos mais velhos ou cujas marcas simplesmente abandonaram a criação de novas versões.

Com a chegada da nova versão do Android, a Lollipop, esperava-se que a Cyanogen tratasse de lançar a sua versão deste novo sistema operativo, o que deve acontecer dentro de dias.

As primeiras imagens do que será a CyanogenMod 12, com o Lollipop, começaram agora a surgir, mostrando esta nova versão e todas as suas novidades.

CyanogenMod12_0


Espera-se que a nova versão da CyanogenMod comece a chegar aos repositórios dentro de alguns dias, mas ainda em versões de testes, preparadas para que sejam avaliadas e os bugs existentes descobertos.

Mesmo ainda não tendo sido colocada na rua para testes, surgiram agora as primeiras imagens desta nova versão da Cyanogen, mostrando o que tem estado a ser desenvolvido e a ser preparado para os utilizadores desta ROM.

As imagens foram obtidas pelo site italiano CyanogenMod Itália, que conseguiu acesso antecipado a esta versão e que resolveu colocar na Internet as suas primeiras imagens.

O elemento que mais facilmente salta à vista nesta nova versão é a presença do Material Design e de toda a nova imagem do Lollipop associada a esta versão.

Mas a Cyanogen foi ainda mais longe e resolveu adaptar todas as suas aplicações às novas regras de design da Google e assim é completamente transversal a imagem que estas apresentam, integrando-se com o resto do sistema de forma perfeita.

anterior próxima

Mas para além da nova imagem, a CyanogenMod 12 traz ainda outras novidades. Todas as aplicações que acompanham esta versão foram redesenhadas e nalguns casos optimizadas e refeitas.

Existem ainda novas aplicações, como o Eleven, um leitor de ficheiros multimédia, criado para substituir a versão anterior, a Apollo. A aplicação de mensagens foi também criada de novo e agora parece em muito a aplicação criada pela Google para este fim.

Ainda não existem datas para a disponibilização desta versão, mas as primeiras versões devem surgir dentro de dias nos repositórios das versões Nightly, de onde pode ser instalada e testada.

Depois da Google é agora a vez da Cyanogen pegar no Lollipop e transportá-lo para a sua versão do Android, trazendo assim para todos os utilizadores desta ROM as novidades que foram apresentadas.

Comentários

59

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jorge Rodrigues
    Jorge Rodrigues

    Estou em pulgas para actualizar do 11 para o 12.

    1. Avatar de João Terra
      João Terra

      Já somos 2. Estou em pulgas

  2. Avatar de Claudio Catarino
    Claudio Catarino

    É já para dia 17 :p

    1. Avatar de Bu
      Bu

      Uhm… acho que não, mas quiçá alguma surpresa para amanhã! xD não te esqueças que a OnePlus faz aninhos amanhã xD

      1. Avatar de Ed
        Ed

        Podiam lançar o OP2 depois de 1 ano de existência! Provavelmente será esse o meu próximo smartphone

        1. Avatar de miguel
          miguel

          ao menos podiam dar mais um tempinho em vez de seguirem o mesmo tipo de lançamentos da apple e samsung 🙂

    2. Avatar de Anónimo
      Anónimo

      De que mês?

  3. Avatar de gaguiel
    gaguiel

    Já tenho o Lollipop no meu OP à cerca de 3 semanas… CM 12…

    1. Avatar de g0tH1c.X
      g0tH1c.X

      Mas uma versão não oficial…

  4. Avatar de Jijij
    Jijij

    O android no futuro será como linux, utilizadores 1%. E so sair o windows 10 para tlms e o lagdroid “windows dos tlms” deixa de fazer sentido, sem suporte e lag.

    1. Avatar de Anónimo
      Anónimo

      Não quererás dizer que o Android no futuro será como o WP é hoje, um sistema marginal que ninguém quer e poucos o suportam?

    2. Avatar de Zé

      E depois acordaste todo mijado? lolol ou és um Bidente doutra dimensão? lol

    3. Avatar de Balmer
      Balmer

      Ai estes fan-boys…

      Ainda que as expectativas do Windows 10 sejam positivas, certamente não vai ser nada que vai trazer uma revolução.

      Dito isso, o mundo vai continuar a girar como está de momento. Forretas a comprar telemóveis baratos e a queixarem-se de lag, pessoas com dois dedos de testa a comprarem smartphones porque sabem o que querem e estão contentes com os mesmos (independentemente de OS), e uns quantos com mais dinheiro que juizo que vão largar uma pipa por um telélé para mostrar.

      Se não aceitas esse facto, bem, problema teu. Por mais que rezes que android é “lagdroid” isso não altera a realidade para quem sabe utilizar os seus aparelhos.

      1. Avatar de One_Nuno
        One_Nuno

        bravo 🙂

      2. Avatar de Anónimo
        Anónimo

        Exactamente!

        Sofro do problema grave de já andar nisto há demasiado tempo e me lembrar das inúmeras vezes em que foi dito (no segmento mobile) “o Windows é que vai ser”.

        O que até é completamente irrelevante, pois a única coisa que importa é se o telemóvel que comprei faz aquilo que eu quero (tendo consciência que, “apesar de ser tudo da FIAT”, se comprei um Punto então não posso esperar pela performance de um La Ferrari).

        Honestamente não compreendo a “moral” destes míopes que não só não vêm mais nada para lá do sistema que vem instalado, é que nem vêm a ironia de compararem o Android a um sistema (do desktop) com pouca quota de mercado quando até têm um melhor exemplo aqui bem perto no mobile: o Windows Phone e todos os seus precursores!

      3. Avatar de Bruno M.
        Bruno M.

        Balmer… and i second you!!

        Sim senhor, subscrevo por completo!!

        Compram dumbphones baratos e queixam-se de lag… depois têm pipas de tusto (quando têm, muitas vezes fazem crédito) só para se mostrarem. Até tenho pena destes últimos, mais que os que compram dumbphones.

    4. Avatar de antonio costa
      antonio costa

      Acreditas mesmo nisso?

    5. Avatar de Marco B.
      Marco B.

      Depois cais da cama e acordas para a realidade.

  5. Avatar de Anónimo
    Anónimo

    Uma vez que o Cyanogenmod é OSS o “acesso antecipado” está disponível para qualquer um — basta descarregar o source (do mesmo repositório que toda a gente usa) e compilar a versão respectiva.

    Agora claro está, se ainda não foi tornado público por algum motivo será…

  6. Avatar de David M.
    David M.

    será que não querem dizer 13?

    1. Avatar de Ed
      Ed

      Que eu saiba a seguir ao 11 é o 12

  7. Avatar de Daniel
    Daniel

    O sony xperia L C2105 dá para levar Cyanogenmod 12, contudo acho que o telemovel tem o bootloader bloqueado.

    1. Avatar de Anónimo
      Anónimo

      Todos os Sony vêm de fábrica com o bootloader bloqueado, mas a própria Sony tem uma página onde fornece o código de desbloqueio (gratuitamente).

      Agora o que acontece é que se for um telemóvel comprado a um operador, esse operador pode ter escolhido a opção de não dar para desbloquear o bootloader (isto independentemente de estar desbloqueado para SIMs de outras redes).

      Conheço vários casos de pessoas que descobriram isso da pior maneira nas promoções da Optimus (agora NOS).

  8. Avatar de Vasco
    Vasco

    Tou curioso para instalar isto no S3, mas não espero nada que me faça querer deixar o meu WP.

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      quem tem windows phone ja n consegue ver android a frente, sem fluidez, sem updates. Ex: galaxy note 3 custou 800euros e passado 1ano sem 5.0

      1. Avatar de minie
        minie

        como quem comprou o wp7 e não teve actualização para o wp8. espera mais uns anos e vê onde vai a microsoft

      2. Avatar de Tiago Santos
        Tiago Santos

        Comprei um nokia 630 e não consegui suportar o facto de o ecossistema não trabalharem com as organizações lider no segmento… i.e. não existe app oficial do snapchat?! não existe app oficial do drop?! insta?! enfim…

        Update é coisa que não existe e personalização também é anedotica 🙂 não estoua dizer que o ecossistema e mau mas esta pouco desenvolvido para mim.

        Volta android estas perdoado (Xiaomi *.*)

        Cumps

        1. Avatar de Paulo
          Paulo

          o que n falta sao clientes para snapchat, dropbox e afins. para que oficiais? o tinder do WP ate tem as features pagas do android de borla.

          1. Avatar de minie
            minie

            kkkk. para que oficiais? e o snapchat que esta bloqueando usuários que usam app terceiros, sabias? pelos vistos não

          2. Avatar de Anónimo
            Anónimo

            A resposta óbvia é:
            “o que não faltam são SO para smartphones, para quê o Windows? O Android até tem uma porrada de features que o WP nem sonha”

      3. Avatar de João Silva
        João Silva

        Discordo. Totalmente. Tenho um equipamento android com 4.4.4 e outro com WP 8.1 e tanto uso um como outro. Apenas os distingo pelas operadoras…

    2. Avatar de Filipe Viola
      Filipe Viola

      vale a pena colocar no S3, visto ser possivel actualizar até á versão 4.4.4 e esta build aumenta a fluidez do equipamento.
      Tudo fica personalizavel com o CM11.

    3. Avatar de lmx
      lmx

      Eu também estou mortinho para instalar no meu samsung…mas claro, como segundo equipamento…
      nada que me afaste do meu querido q10 😉

  9. Avatar de Fábio
    Fábio

    boas ppl
    quem ja tem o cm kitkat
    precisa de fazer uma actualizaçao manual ou faz automaticamente???

    1. Avatar de Jorge Rodrigues
      Jorge Rodrigues

      Quando for oficial faz automaticamente, caso contrário fazes tu em modo manual.

  10. Avatar de Giga
    Giga

    Sou possuidor de um S4 (9505) e uso desde que saiu a versão não oficial da CM12 e até agora estou a gostar bastante.
    Uma rapidez formidável com um design bem constituído.
    Vou continuar a acompanhar o projecto na qual me parece bastante interessante 😀

  11. Avatar de David Ferreira
    David Ferreira

    O galaxy s5 (firmware Polonia) está a receber mais um update do 5.0 em cima do 5.0 :P…(correções e fixes)

  12. Avatar de Pedro
    Pedro

    Tenho o CM10 no meu Galaxy S. O CM11 nunca chegou a sair em versão estável… Será que ainda vai sair?

    1. Avatar de João Silva
      João Silva

      Todas as versões CM que tenho instalado no S2 têm sido NIGHTLY e nunca fiquei entalado com nenhuma delas…

    2. Avatar de miguel
      miguel

      eu tenho uma versao instavel no mmeu, funciona perfeitamente….

      mas cinseramente como já é um telemovel com uns aninhos não podes ter muitas app instaladas , se nao lag

  13. Avatar de Cris
    Cris

    Não posso esperar para que a equipa Paranoid Android faça o debloat usual do CM e acrescente as suas features do costume (peek, hover, build-in privacy guard, etcetera).
    Se não me engano, o LP funciona com partições F2FS de raiz, sem ter de modificar a boot.IMG, desde que se tenha um kernel com suporte para o mesmo.

  14. Avatar de Miguel
    Miguel

    Boas Pessoal, não sei se alguém me pode ajudar, tenho o meu samsung S3 com rom Miui V5, e queria voltar para cm 11. Sempre que instalo a cm 11 perco emei, tenho um backup do emei mas sempre que reponho o backup o telemóvel quando arranca fica com a tela preta, e tenho que voltar outra vez para a versão Miui que tinha antes para poder voltar a usar o telemóvel. Alguém consegue-me ajudar?

    1. Avatar de Ed
      Ed

      Flasha a ROM original com o odin e depois cm11

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Obrigado ED, mas já fiz isso e acontece a mesma coisa.

  15. Avatar de EacHTimE
    EacHTimE

    Alguém sabe se vai sair para o Galaxy Nexus?

    1. Avatar de Luis
      Luis

      claro que sim.

      1. Avatar de EacHTimE
        EacHTimE

        Não sei se é assim tão claro porque há pouco tempo diziam que não havia quem suportasse o GN. Por enquanto acho que ainda há alguém a suporta-lo.

        Espero que tenhas razão 🙂

  16. Avatar de Tiago Vale
    Tiago Vale

    Como é que faço para instalar o CM11 num Samsung S3 sem perder os dados que tenho.

    1. Avatar de Ed
      Ed

      Se o teu está original não dá sem perder os dados

      1. Avatar de Tiago Vale
        Tiago Vale

        Tenho instalado o jelly bean 4.3

        1. Avatar de Diogo
          Diogo

          As aplicações do sistema, assim como as definições vais perder.

          Mas as aplicações que instalaste, podes fazer backup com o titanium backup (tanto a aplicação como os dados da aplicação) e repor depois de instalares o CM11. No entanto, registo de chamadas perdes, assim como as SMS. Mas há aplicações que fazem backup das SMS (como o Go SMS Pro), e podes depois repor.

  17. Avatar de Ed
    Ed

    Alguém sabe se está para sair a cm11 m13?

    1. Avatar de lmx
      lmx

      m13?

      ainda tenho o m8 :S, haverá diferenças de maior?

      cmps

      1. Avatar de Ed
        Ed

        Estou com a m12 e Apolo kernel mas isto está a comer bateria como tudo

  18. Avatar de Kast
    Kast

    Vou comprar hoje o oneplus, já vos digo(provavelmente pra semana) se é rapido =)