Criptomoedas: há um novo malware a utilizar os smartphones Android

8 Comentários

Há uma nova ameaça de malware, mais concretamente de cryptojacking a visar os tablets e smartphones Android. São ataques que pretendem colocar uma máquina alheia a minerar criptomoedas para um ator externo e foram encontradas em 21 países, podendo infiltrar-se nas apps da Google Play Store.

Em causa está uma lacuna de segurança no Android Debug Bridge (ADB).

smartphones Android malware mineração criptomoedas


O alerta foi dado pela agência de segurança TrendMicro que descobriu o novo modus operandi para aproveitamento alheio dos nossos smartphones Android. Com efeito, as nossas máquinas podem ser postas a trabalhar para outrem, abusando dos recursos (hardware) para mineração indevida de criptomoedas.

Há uma nova ameaça de malware a afetar o Android

De acordo com a fonte supracitada, os hackers descobriram uma forma de explorar lacunas do Android Debug Bridge (ADB). É, a partir desse meio, utilizado sobretudo na configuração e programação de apps para Android, que está a ser injetado malware. Este, por sua vez, visa o aproveitamento do nosso hardware.

Desse modo, o exploit permite a geração de ativos digitais. Isto é, a mineração de criptomoedas baseadas em blockchain. Assim, após terem infetado um dispositivo, os agentes podem espalhar o malware para vários smartphones Android. Para tal, basta que estes estejam ligados via Secure Socket Shell (SSH).

 

É também um dos casos mais recentes, tendo sido primeiramente avançado pela agência supracitada a 20 de junho de 2019. Estamos assim perante um novo esquema de cryptojacking, ataque em que uma máquina alheia é “tomada de assalto”. A partir daí, é espalhado um malware botnet para mineração de criptomoedas.

ADB, a ponte para os nossos smartphones Android

Partindo de uma porta ADB aberta, está assim feita a ponte para que o malware chegue aos nossos smartphones Android. Mais ainda, não tendo estas portas um mecanismo de autenticação, por predefinição, a tarefa dos hackers torna-se assim mais simples e a partir daí, colocam em marcha o seu esquema.

Além disso, o processo de infeção de outros smartphones Android é igualmente simples. Para tal, basta que o sistema se tenha ligado recentemente ao host a partir da SSH. A partir daí, o Monero é descarregado para o terminal em questão, sendo o seu hardware posto ao serviço das mentes mal intencionadas.

 

 

Ainda de acordo com a mesma fonte, o ataque não é isolado. Os investigadores de segurança detetaram a presença deste malware em 21 países com o principal foco de indecência a ocorrer na Coreia do Sul. Ao mesmo tempo, alerta para a escalada deste novo esquema que já se espalhou assim a vários outros pontos do globo.

Recursos alheios para mineração de criptomoedas

O relatório especifica ainda os detalhes técnicos deste ataque de malware. Para tal, os hackers ligam a sua botnet a um terminal que executa o ADB com o endereço IP, 45 [.]67.14.179. Logo em seguida o botnet vai alterar o diretório de trabalho do sistema para “/ data / local / tmp”, mediante o shell de comando ADB.

A partir daí, o botnet tenta averiguar se o host é, ou não, um “honeypot”. Para tal, utiliza o comando “uname-a”, antes mesmo de descarregar o malware. Aqui temos também duas formas de o fazer, seja ao utilizar wget, ou curl. Note-se que o malware altera também as permissões do dispositivo para permitir a descarga.

 

 

Por fim, já com as permissões necessárias, o bot vai utilizar o comando “rm -rf a.sh*” para os seus traços. Este é o último passo, excluindo também os arquivos descarregados antes de repetir o processo noutro terminal.

Como podemos proteger os nossos smartphones Android?

As recomendações passam por verificar regularmente a existência de atualizações de segurança. Sobretudo os pacotes mensais com atualizações de segurança distribuídas pela Google às fabricantes. Neste ponto a distribuição final das mesmas é da responsabilidade das respetivas fabricantes.

Assim, certifique-se que o seu dispositivo está atualizado e acompanhe as notícias do mundo mobile, pois, só estando a par destas ameaças é que nos podemos precaver contra as mesmas.

 

Continua a fazer sentido utilizar apps antivírus no Android?

Partilhar:
Tags:

Comentários

8

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Íngreme
    Íngreme

    «As recomendações passam por verificar regularmente a existência de atualizações de segurança. Sobretudo os pacotes mensais com atualizações de segurança distribuídas pela Google às fabricantes. Neste ponto a distribuição final das mesmas é da responsabilidade das respetivas fabricantes.»
    Se considerarmos que na última actualização do Mi 9 que me apareceu no dia 2 deste mês o patch de segurança se manteve na versão de 1 de Abril, vá lá a gente confiar na “responsabilidade” dos fabricantes!

  2. Avatar de me and me
    me and me

    para isso funcionar nao tenho de ativar o debbug no tlf? sem isso o adb nao funciona no tlf. é que 99% dos utilizadores nem sabe que existe esse menu ou o que é o debbug.

    outra que nao entendo, ou li mal no artigo, é como eles sem terem acesso fisico ao equipamento utilizam uma porta adb.. quando sei so pode ser usada por USB…

    1. Avatar de Íngreme
      Íngreme

      Também fiquei com essa dúvida, pois a depuração USB só fica disponível depois de se activar o modo de programador e depois ainda tem de se activar. Ora 99,9999999% dos utilizadores certamente não andará com a depuração USB sempre ligada e a esmagadora maioria nem deve ter conhecimento da sua existência.

    2. Avatar de simples
      simples

      É possivel fazer debugging remoto sem cabo, não sei quão facil será fazer isso com VPN em redes remotas.
      Mas na mesma Wifi é simples.

      1. Avatar de me and me
        me and me

        @simples,

        sim é possivel fazer debug por wifi mas penso que temos de o ligar na mesma. ele esta desligado por defeito e so aparece num menu escondido por alguma razao…

        so se a uma app infectar o telefone e “abrir” a porta ADB. mas se for assim o problema nao esta na porta ADB ou na segurança dela, esta numa app com malware…

  3. Avatar de Tim
    Tim

    android, o que esperavam?
    android é um malware+bloatware só!

    1. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      Deves ter algum atraso, não há sistema perfeito! Porque quem os faz não são perfeitos, ninguém o é. Fanatismo é simplesmente pura ignorância. O android caso não saibas era open source até a google ter feito a aquisição, no entanto actualmente ainda podes modificar o sistema android à tua maneira, tirar e pôr o que quiseres…agora tenta lá fazer o mesmo com o teu iOS? Pois…não consegues. O que é certo para mim, para ti não o é. Portanto não assumas o que tu usas ou preferes seja melhor do que os outros usam 😉 Aprende a viver com a diferença. É altamente, porque deixas de ser ignorante…Ah e lê mais, cultiva-te.

    2. Avatar de me and me
      me and me

      os meus comentarios ficam horas em moderaçao e alguns ate nem aparecem, nao sou mal educado com ninguem e tento ter sempre algo construtivo a dizer…

      depois aparecem estes trolls a encherem os comentarios… enfim