A segurança do Android está mais forte do que nunca

37 Comentários

Os últimos anos têm sido complicados para o Android, em termos de segurança. Depois de vários casos bem conhecidos, de falhas do próprio sistema, tudo parece ter acalmado.

A Google mostrou agora isso no seu relatório anual de segurança do seu sistema operativo, apontando o dedo a falhas de segurança que caem fora do seu controlo.

Android

Segundo a Google, os problemas de segurança que actualmente afectam o Android estão bem identificados e não são responsabilidade sua. O controlo que exerce na sua loja de aplicações tem conseguido manter longe dos seus utilizadores aplicações maliciosas e que procuram roubar dados.

Durante o último ano, e graças a um esforço diário da Google, apenas em 0,15% dos dispositivos Android instalaram Potentially Harmful Apps (PHAs) dentro da Play Store. Para garantir estes números a Google analisa 6 mil milhões de aplicações diariamente e 400 milhões de dispositivos.

Mas o número de dispositivos de instalações de PHAs sobem para valores bem mais alto, se forem tomadas em consideração as lojas de aplicações externas à Google. São 0,5% os dispositivos do universo Android onde estas aplicações maliciosas foram instaladas.




anterior próxima

Mas mais do que os números reais de equipamentos infectados, a Google realçou também o seu esforço continuo para que estas situações aconteçam. Graças às medidas de segurança que tem aplicado na Play Store o número de potenciais instalações diminui em 40% face aos números de 2014.

A segurança no Android

Mas as melhorias não surgiram apenas na loja de aplicações do Android. O próprio sistema operativo está mais seguro e mais robusto.

As mais recentes versões trouxeram por exemplo, a encriptação total e obrigatória, até nos cartões SD, as novas regras de permissões para as aplicações e até as actualizações mensais de segurança.

Android

Todas estas medidas, apresentadas pela Google, têm permitido ao Android e aos seus utilizadores estarem mais protegidos e longe de problemas.

A conclusão de que os maiores problemas vêm de fora da loja de aplicações da Google é óbvia, mas ainda assim muitos optam por usar essas fontes, mesmo cientes dos perigos.

Android Security 2015 Year In Review

Comentários

37

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel
    Miguel

    Nunca apanhei nada de virose no Android, mas tambem não instalo nada fora da playstore e só caso aquilo que realmente me interessa.

    Tenho amigos com mais de 50 apps nos smartphones, muitas delas sem interesse nenhum, depois admiram-se de andar com bichinhos no equipamento.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Não te preocupes, que com 50 apps num android, o equipamento não funciona em condições.

      1. Avatar de Carlos Nascimento
        Carlos Nascimento

        153 apps instaladas e tudo fluido

        1. Avatar de Flávio Ferreira
          Flávio Ferreira

          61 e deu 24 mil e tal pontos no antutu e não trava, Asus zenfone 2 laser

      2. Avatar de Portimão
        Portimão

        Ficaste parado em 2011? O Android mudou muito apartir do 4.4.
        Tenho o smartphone da Deco, que tem o Android 4.4, é um simples dual-core, com 512MB de ram e tenho algumas apps instaladas, como o Tapatalk, Tinfoil for Facebook, Instagram, Nova Launcher, Swiftkey, um locker do Lollipop (que não me recordo o nome), Spotify, Opera Mini, Outlook e funciona tudo de forma bastante fluida. Até eu fiquei admirado, não sabia que conseguia usar hardware tão modesto de forma tão fluida em Android.

        No meu Xiaomi a conversa é outra, é fluido todos os dias, mas tenho hardware bem mais potente.

        O Android deixou de ser um bicho de 7 cabeças apartir do KitKat, critiquem com conhecimento de causa e não façam figuras, porque quem usa Android atualmente ri-se desses comentários.

    2. Avatar de Aquele gajo
      Aquele gajo

      “Nunca apanhei nada”
      Tão bom quando dizem isto, como se o malware disse-se a todos “estou aqui, estou aqui” podes estar este tempo todo infetado e não fazes ideia…
      Dou-te um exemplo de uma simples app como a lanterna espiava todos os utilizadores e tinha acesso a informação que supostamente não devia e não pedia permissões nenhumas ao utilizador, se com isto ainda achas que nao tens nada começa ai a ver o trafego que sai do teu telemovel 🙂

      1. Avatar de darkvoid
        darkvoid

        Só instalo aplicações de fabricantes conhecidos. Nunca instalaria essas apps de lanternas e outras do género de autores “anónimos”!

        1. Avatar de ze
          ze

          ÉS O MAIOR PÁ!

        2. Avatar de APereira
          APereira

          Ou seja, mesmo na PlayStore apenas instalas coisas que foram feitas por empresas conhecidas?

      2. Avatar de Nitroglycérine
        Nitroglycérine

        Clap! Clap! Clap! Clap!

      3. Avatar de Limbus
        Limbus

        “Dou-te um exemplo..”
        tão bom quando dizem isto e depois saem os números e 0,15%, devem ser os que instalaram a lanterna.

        1. Avatar de RVM
          RVM

          Os outros, se não têm a lanterna, têm outras 300 mil apps com malware!

      4. Avatar de Portimão
        Portimão

        LOL há o AVG e o Malwarebytes.
        Eu sei perfeitamente quando tenho malware, que é NUNCA.
        Só instalo apps de qualidade, de fontes confiáveis ou com bom feedback. Todos deviam fazer o mesmo.

    3. Avatar de Joao Magalhaes
      Joao Magalhaes

      Sem duvida que a maior segurança é o utilizador, eu no meu só tenho musica e fotos de paisagens, a única vulnerabilidade é a internet mas isso todos estão sujeitos.

    4. Avatar de Diogo
      Diogo

      Neste momento tenho 420 apps e só não tenho mais porque já fiz uma boa selecção. Não tem falta de fluidez.

      1. Avatar de Portimão
        Portimão

        Para quê tanta app? Querem smartphones com 120GB para depois instalar toda a porcaria possível, que usam uma vez na vida ou até nunca.

  2. Avatar de pedro
    pedro

    Bem… Uso cyanogenmod sem gapps, logo nem play store tenho. Instalo tudo da aptoide e fdroid.
    Se tenho viroses, nada de estranho acontece. Entre ter virus ou ser espiado, não sei qual o pior…
    Escolho bem as apps que instalo, nada de lixo. E vejo sempre as permissões e uso firewall.
    A google “infiltra-se” de mais.

    1. Avatar de daiquiri
      daiquiri

      Como fazes sync dos contactos, acedes ao gmail ou ate usas o hangouts?
      Ou apenas nao usas?

      1. Avatar de jaquim
        jaquim

        Syncs é com DAVdroid.
        Obviamente ele não deve ter nem hangouts nem gmail. Mas não precisas da app do gmail para aceder ao gmail nem da app do hangouts para ir ao hangouts

      2. Avatar de pedro
        pedro

        Não sincronizo absolutamente nada online. De vez em quando exporto os contactos para uma pen.
        Sei que é impossível ter privacidade total, mas pelo menos tento evitar “dar” a minha informação 😉

    2. Avatar de jaquim
      jaquim

      Isto^^ com:
      – xposed framework e xprivacy instalados para controlar as permissões ao mais alto nível
      – firewall AfWall+ a só deixar passar o tráfego das aplicações que dou autorização para se ligarem à net através de OpenVPN
      – MoaAB (Mother of all Ad-blocking) para bloquear: In-App/Web ADs, In-App/Web Trackers, Malware/Spyware Domains, Tracker Cookies, Malicious Call-Back Home App Functions, Malicious 3rd Party Redirection Functions
      – Browser Fnec-Pro (baseado em firefox mas 100% livre e open source)

  3. Avatar de Nelson Teixeira
    Nelson Teixeira

    Pois! É preciso ter cuidado com as aplicações. Mas aonde é que andam as atualizações mensais!? O meu smartphone tem o Android 5 e de certeza nunca vai para o mais recente. Ainda por cima agarrado ao fabricante, que só piora a situação.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Root nele.
      Nem percebo o que leva alguem a gastar mais de 100€num telefone e não lhe ter total acesso.

    2. Avatar de Ricardo Moncacho
      Ricardo Moncacho

      O meu Sony Xperia Z2 recebe actualizações de segurança, ainda ontem recebeu uma, e mais dia menos dia vai receber o Android 6… Por parte da Sony até estamos a receber um bom suporte.

    3. Avatar de Wedson
      Wedson

      Basta usar um Nexus que terás atualizações mensais. Só esse meses já tiveram duas. Estou na 6.0.1.

  4. Avatar de Jorge
    Jorge

    Tudo o tem a ver com a google é da responsabilidade da goolge
    Porque é que so falam dos malwares?
    E porteçao contra hackers e tudo o que tenta aceder aos nossos smartphones??
    Ainda há de haver uma empresa que vai apostar nisso tudo e a samsung google e apple vao ficar para trás se nao fizerem nada

  5. Avatar de Limbus
    Limbus

    Lá se vai o bicho papão que os AndroidHaters gostam de criar com a suposta elevada insegurança do Android.

  6. Avatar de Vitor
    Vitor

    só falta dizer “que fantástico ecossistema”

  7. Avatar de Barão Vermelho
    Barão Vermelho

    Eu também só instalo aplicações da Play Store, em principio estou mais protegido, mas nisto das novas tecnologias nunca sabemos, como tlf prefiro Androide, mas admito que quando viajo e só viajo de mochila às costas, e dedico os dias todos a um só país, tenho de reservar constantemente hotéis e para isso levo dois tablets um Androide e o velhinho Ipad 2, e quando faço as reservas de hotéis dou preferência aos que não pedem visa para fazer a reserva, mas se tal não for possível então faço a reserva através do Ipad, tenho mais confiança em partilhar este tipo de dados através de Ios do que através de Androide.
    Mas para tlf, prefiro Androide.

  8. Avatar de Kel Cardoso Brasil
    Kel Cardoso Brasil

    O android, é o melhor sistema operacional, tanto para tablet, tanto smartphone.

    E isso não a margem para dúvidas ou pontos de discórdia. E também é o + seguro.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      A única coisa que concordo do que disseste é “O android…” de resto é tudo discutível e alguns pontos estão mesmo errados.
      E antes de me chamarem hater..só uso android 😛

    2. Avatar de Christian Nogueira de Faria
      Christian Nogueira de Faria

      Review feita com o aparelho desligado!

    3. Avatar de Portimão
      Portimão

      LOL criticas tanto o Windows e depois vens com estas pérolas. LOL

  9. Avatar de Alisson
    Alisson

    Meu s6 edge ontem, teve dois patchs. Agora a samsung ta melhorando, mas a a.t dela é de morte.

    1. Avatar de Portimão
      Portimão

      O que é a.t?

  10. Avatar de Ivo Mota
    Ivo Mota

    “Google analisa 6 mil milhões de aplicações diariamente e 400 milhões de dispositivos.”

    Então calma lá…
    Eles analisam o meu dispositivo? De que forma?