Samsung vendeu 3 mil milhões de smartphones nos últimos 10 anos, batendo Apple e Xiaomi

10 Comentários

A Samsung e Apple iniciaram a sua batalha em 2010, quando a gigante sul-coreana, então fornecedora da Apple, lançou um produto semelhante ao iPhone na sua linha Galaxy. Desde então, as duas marcas competem pelo título de maior empresa no mercado de smartphones. A diferença entre elas é grande e em 14 anos muito se passou.

Samsung Apple smartphones vendas mercado

Nos valores atuais, cada uma das marcas detém cerca de 20% de quota do mercado. Embora ambos os gigantes da tecnologia tenham dispositivos da mais alta qualidade e contem os seus utilizadores na casa dos mil milhões, a Samsung superou a Apple na venda de smartphones durante anos.

Segundo uma análise recente, a Samsung vendeu quase três mil milhões de smartphones na última década, 33% a mais que a Apple e mais que Xiaomi, Huawei e Vivo juntas. Curiosamente, a gigante sul-coreana criou esta enorme diferença nas vendas, apesar destas caírem continuamente entre 2014 e 2022.

Em 2014, um dos melhores anos para as vendas da linha Galaxy, a Samsung vendeu 292,3 milhões dos seus smartphones em todo o planeta. No final de 2022, as vendas anuais da empresa caíram 18%, para 258 milhões.

Por outro lado, as vendas anuais da Apple aumentaram neste período. Entre 2014 e 2015, as vendas do iPhone subiram 20% e atingiram as 231 milhões de unidades. Após quatro anos de declínio e com as vendas anuais a caírem para 190 milhões de unidades em 2019, as vendas de smartphones da Apple explodiram. Desde 2019, as vendas globais do iPhone aumentaram 22% e atingiram 231,8 milhões no ano passado.

A quota de mercado da Samsung caiu significativamente nos últimos dez anos, principalmente devido ao surgimento dos concorrentes chineses Xiaomi, Vivo e Oppo. No primeiro trimestre de 2024, a gigante sul-coreana detinha 20,8% do mercado global de smartphones, abaixo dos 30,7% no primeiro trimestre de 2014.

Ao contrário da sua maior rival, a Apple viu a sua quota de mercado aumentar 2% neste período, atingindo 17,3% no primeiro trimestre deste ano. A Xiaomi está agora próxima da Apple, com uma quota de mercado de 14,1% nos primeiros três meses do ano, ou três vezes mais do que há uma década. Os fabricantes chineses Transsion e Oppo seguem com 9,9% e 8,7% de participação de mercado em 2024, respetivamente.

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de cK
    cK

    Correto, mas não significa que seja a melhor marca de smartphones, até porque a concorrência é enorme.

  2. Avatar de Aves
    Aves

    Na China, a Samsung tinha 20% do mercado em 2013 e passou para 1% em 2018. Em 2019 encerrou a última fábrica na China.
    Oficialmente a Samsung não foi banida, mas os governos chinês e coreano não serem propriamente os melhores amigos tem o seu peso.

  3. Avatar de Anung
    Anung

    Segundo o Grunho a culpa é do imperialismo americano, da precariedade e da falta de inclusão social.

  4. Avatar de Realista
    Realista

    A XIAOMI só foi criada em 2010 e só começou a vender para fora da China em 2014…

    1. Avatar de Mestre Interespacial
      Mestre Interespacial

      E a Xiaomi no início só tirava uma côdea de lucros na venda dos seus smartphones. Mas agora, e desde há um bom tempo, que bem subindo como uma flecha. Que assim continue.

  5. Avatar de William
    William

    Uma marca que nunca mais irei comprar! Samsung

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Who Cares…

    2. Avatar de cK
      cK

      Sim, o CEO da Samsung vai deixar de dormir por causa disso. O que importa é o lucro… tal como TODAS as empresas, seja Samsung, Apple, Xiaomi, etc…

  6. Avatar de Mestre Interespacial
    Mestre Interespacial

    É a melhor marca de smartphones, sem dúvida. É pena que os seus bons smartphones sejam é caros. Mas é a marca n° 1 do mundo inteiro. E sul-coreana, vejam bem.

  7. Avatar de TdSR
    TdSR

    iPhone é para quem não percebe nada de smartphones.