Samsung pode deixar Android e abraçar Tizen nos smartphones

76 Comentários

A Samsung é o maior fabricante de smartphones do universo Android. A sua posição é de tal forma grande que conseguiu bater a Apple no topo das vendas nos Estados Unidos e noutros países.

Mas a presença da Samsung no universo Android poderá estar a mudar, com a empresa a começar a ponderar mudar todos os seus equipamentos para o seu SO, o Tizen.

Tizen

Não parece concebível a ausência da Samsung no ecossistema Android. A marca está de tal forma integrada com a Google e com o seu sistema operativo que é actualmente o maior fabricante de smartphones com este sistema operativo.

Mas as estruturas de topo da Samsung começaram a olhar para o seu sistema operativo, o Tizen com outros olhos e com uma vontade de terem uma maior liberdade para inovar e criar soluções mais à sua medida e que não estejam dependentes da Google.

Segundo declarações de um executivo da Samsung ao jornal Korea Times, em breve a empresa Sul Coreana poderá migrar todos os seus smartphones para o Tizen, abandonando a Google e o Android.

Tizen

As razões da mudança para o Tizen

As razões que foram apontadas para esta possível mudança são simples. A Samsung quer ter outra liberdade e a possibilidade de evoluir sem estar dependente do que a Google quiser criar para o seu sistema operativo.

If you don’t have your own ecosystem, then you will have no future. Tizen isn’t just a platform developed for use with mobile devices

Por outro lado, o Tizen tem uma estrutura de actualizações mais simples e que é distribuída, não dependendo de uma única empresa. A Samsung conseguiria assim ter os seus sistemas actualizados e modernizados.

Samsung Tizen allows developers to make corrections, if necessary, and to redistribute updates to others

Ao mesmo tempo, a loja de aplicações Tizen da Samsung é já grande, com os principais programadores presentes com as suas aplicações, o que garante à partida um sistema já com uma boa base de utilização.

samsung_3

O universo Tizen da Samsung

O Tizen não é uma novidade na Samsung e no seu universo de equipamentos. Para além de vários smartphones, lançados nos mercados emergentes e com muito bons níveis de vendas, existem ainda outros equipamentos com este SO, como os smartwatches, que abandonaram já há bastante tempo o Android Wear.

Caso se confirme esta mudança, deverá acontecer de forma faseada e de certeza que fará novamente abalar as relações entre a Google e a Samsung, como já aconteceu antes, com a mudança realizada nos smartwatches.

Esta será uma perda muito grande para o Android e para a Google, mas que possivelmente poderá ser compensada com outras marcas, como a Huawei, que começa a ganhar terreno e uma posição de destaque no mercado dos smartphones.

Korea Times

Comentários

76

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Logic
    Logic

    Ninguem vai dar 700 euros por 1 smartphone com Tizen

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Nem mais.
      Sem aplicacoes vai se dar mal.
      Basta olhar para os casos de estudo do WM e BB.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Até a Samsung quer deixar o Android! LOL
        Mas se quiserem dar algo melhor que o Tizen para os seus clientes há sempre o Windows Mobile. 🙂

        1. Avatar de onz
          onz

          mais valia ir para o ios. LOL

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            Isso já manda fotos por Bluetooth para outros equipamentos?

          2. Avatar de Alguem
            Alguem

            Wow, nunca tinha pensado nisso. A Samsung podia pedir à Apple para usar o seu SO e a Apple aceitava sem problemas!

        2. Avatar de Paulo Oliveira
          Paulo Oliveira

          Ruindows? Never! xD

    2. Avatar de PMS
      PMS

      E também acho curioso a referência aos updates… Como se o facto deles não manterem os produtos actualizados fosse culpa do android xD

      1. Avatar de Paz
        Paz

        Tambem a google permite que as operadoras possam fazer os seus updates no qual como no USA primeiro sai para o fabricante depois tem de passar pela operadora depois e que chega ao teu telefone o melhor e comprar um telefone sem operadora para receber os updates primeiro

      2. Avatar de André
        André

        Isso foi uma “desculpa” para dizerem que o Tizen é melhor.

      3. Avatar de ervilhoid
        ervilhoid

        Mesmo, por mim a Samsung podia era abandonar os Smartphones! é quase uma desculpa que não actualizam os dispositivos por culpa da google, tretas, não actualizam porque não querem.

        Não defendo uns nem outros, mas vejo muita gente falar dos iSheeps, mas pelo menos esses têm actualizações, já as ovelhas que dão 700 ou mais por um telefone desactualizado nem sei que tipo de ovelhas são…

        1. Avatar de marco chapita
          marco chapita

          quando das 700euros presumo k tas a falar de telemoveis novos,esses regra geral vem com a ultima versao do android instalada,podem nao receber mais updates mas quando sao lancados vem com a ultima versao. ve se que nao defendes nem uns nem outros,entao esses tem actualizacoes mtas vezes para corrigir bugs graves.por isso preferes que ter um telemovel com bugs graves e quando corrigem um bug aparece o outro,ao passo de ter um que recebe menos actualizacoes porque tem pouca coisa para corrigir…. que tristeza. calado tb és um poeta. diz me neste momento o s6 edge e o s7 estao atrasados em software em relaçao a que ja agora?

          1. Avatar de ervilhoid
            ervilhoid

            trazem a ultima versão, não a última release, e a demora a sair nova versão? que me interessa a mim trazer a última e depois demorar uma eternidade a sair a próxima? se sair claro

    3. Avatar de Joao Peixoto
      Joao Peixoto

      fala por ti. o tizen é evolução do meego que era 500x melhor que o android ou ios. já era multitarefa puro, super fluido e com uma forma de navegar intuitiva. nao precisa de grande hardware para funcionar sem solucos ao contrario do android. para quem olha so pras specs de papel tens razao. para quem quer um smartphone fluido, intuitivo e que funcione, estou na fila para o comprar. nas tvs dá 15 a 0 as smarttvs com android (e tenho uma com android). se vier com opcao de correr as apps android como tem o bb10 ou o jolla de uma forma simples tem tudo para ser um sucesso.

      1. Avatar de Zé

        Mas isso já existe… É o WP10 🙂

        1. Avatar de Xinuo
          Xinuo

          Windows Phone é um SO com péssima multitarefa, os apps ficam com mensagens “retomando…”.

          1. Avatar de Gentleman
            Gentleman

            Apenas as apps feitas para windows phone 8 têm isso. As apps universais para windows 10 mobile já não têm.

          2. Avatar de Balearic Soul
            Balearic Soul

            Eu sou utilizador de Lumias e confirmo isso. A multitarefa no WPhone (10 Mobile) é uma anedota. Quantas vezes fiz pausa no Subway Surfers e tive de começar o jogo de novo… 🙁

      2. Avatar de Jorge
        Jorge

        Era tão bom, mas tão bom…. o que lhe aconteceu?

        1. Avatar de kekes
          kekes

          A Nokia deixou de ter dinheiro, foi o que se passou, a Nokia andou a perder tempo noutras coisas e depois acabou-se o tempo para ela mesmo.

          1. Avatar de Jorge
            Jorge

            De que serve ser a melhor coisa alguma vez imaginada se “ninguém” lhe pega?

          2. Avatar de Xinuo
            Xinuo

            O que ocorreu foi o CEO da Nokia, que tinha vindo da Microsoft, andou fechando os projetos porque ele queria impor a solução dele, o Windows Phone, um sistema fracassado com vendas pífias nos EUA e no resto do mundo. Daí ele paralisou os projetos para investir na porcaria do S.O. da ex-empresa dele, depois deu no que deu, com o fracasso, ele e a parte da Nokia que trabalhava com os telemóveis foi vendida à Microsoft (dizem que ele foi lá para fazer isso mesmo, facilitar para Microsoft a comprar de parte da Nokia).

            Depois de incorporada à Microsoft e ficar um tempo por lá, o fracassado foi demitido, pois a divisão que ele comandava continuou dando prejuízo, como continua até hoje.

            A decisão do CEO idiota foi colocar todas as maçãs no mesmo cesto. Isso fez as ações da Nokia cair muito quando ele anunciou o acordo com à Microsoft, deveria ter oferecido equipamentos com diversos S.O’s, como fez a Samsung, e deixar o mercado decidir. Ele tinha o Symbian, para telemóveis mais básicos, já tinha pronto o MeeGo, que foi muito elogiado, e tinha o Windows Phone que ele tinha que adequar, daí ele cancelou o MeeGo e passou um ano adequando a porcaria do Windows Phone, enquanto isso foi perdendo mercado e valor das ações.

          3. Avatar de Jorge
            Jorge

            se mantivessem o SO deles o que aconteceria é ………

          4. Avatar de Anjo
            Anjo

            A Samsung não é só telemóveis tem desde empresas de construção a indústria aeronáutica.

        2. Avatar de celso
          celso

          Sim Kekes, o meu rico nokia n9… Ainda o tenho a funcionar.

        3. Avatar de Joao Peixoto
          Joao Peixoto

          nem tudo que é tao bom tem sucesso, olha o android é inferior a qualquer outro SO e é o mais utilizado. a microshit é outro exemplo. é o SO mais usado em desktops e é de longe o melhor. no caso do meego, foi a compra da nokia pela microsoft que abandonou o meego para ir para o seu SO, que foi o grande sucesso que se viu (ironia para quem nao percebeu). a samsung na altura viu o potencial do meego e contratou a equipe antiga deles e evoluiu o meego que passou a chamar-lhe tizen. já deve estar em fase madura, devem achar que e’ altura de avancar.

          1. Avatar de Jorge
            Jorge

            fazem bem.

  2. Avatar de João
    João

    <> Eles que tenham mas é juizo e metam o Sailfish 🙂

  3. Avatar de joao
    joao

    Cheira-me que vai ser outro fiasco, só que em vez de se chamar windows phone chama-se tizen…

  4. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Eles não atualizam o Android porque não querem. Vai-se ver e há equipamentos que não passam de KitKat, porque a Samsung não quer, não é por culpa da Google. Pelo que sei o Tizen corre apps Android.

  5. Avatar de André
    André

    Está-se mesmo a ver que a Samsung vai ser a nova Nokia…

  6. Avatar de Sérgio Pimenta
    Sérgio Pimenta

    Quando empresas que tem a liderança no mercado tentam “controlar mais”, depois esquecem-se dos que lhe dão a liderança = os clientes! E depois acabam por estragar tudo! Mais concorrência talvez será bom, mas o faz com que o Android lidere é a opção de escolha e liberdade! E claro uma grande variedade de apps, que funcionam em qualquer telemóvel!

    Porque é que será que a Apple não consegue mais quota de mercado? Porque é fechada! Ou seja se a Samsung fizer o mesmo irá pelo mesmo caminho…

    Tipo, tenho uma aplicação espectacular para Android e depois chegas a um Samsung “Tizen”…. ah não tem…. ou seja, mais fragmentação de sistemas operativos, e mais trabalho para os programadores criarem uma aplicação para outro sistema operativo…

    Ainda à pouco saiu uma noticia que várias empresas iriam deixar de suportar o Windows Phone… e agora a Samsung vai pelo mesmo caminho….

    A Samsung parece que se está a esquecer deste ditado: mais vale 1 pássaro na mão do que 2 a voar…

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      A Apple não consegue mais cota de mercado porque é cara, nada mais. A maioria do “average Joe” não quer saber de fechado ou aberto, nem sabe o que isso é. Quer é um smartphone da moda, desde que o consiga comprar. O iPhone não está ao alcance de muitos. É só ver no Brasil onde custa uma pequena fortuna, num país com tanta pobreza, muito poucos conseguem comprar.

      1. Avatar de Sérgio Pimenta
        Sérgio Pimenta

        Sim, também concordo que o preço é que limita a adopção de certos sistemas operativos, e o Android tem boa quota porcausa dos telemóveis de 100€

      2. Avatar de Ragnar
        Ragnar

        Fora do contexto……. O iPhone está ao alcance de todos, só para ver a quantidade de 30x sem juros que por aí anda. Acho que nunca foste ao Brasil, pois nunca vi tanta febre pelo iPhone e Samsung S como lá e nem tantos aparelhos de topo juntos. “No cartão”, já ouviste falar?

      3. Avatar de Filipe Teixeira
        Filipe Teixeira

        Se a apple baixa se o preço baixavam as vendas, o “average joe” acredita que quanto mais caro melhor, o que em parte é verdade.

      4. Avatar de Xinuo
        Xinuo

        A Apple sempre focou no mercado premium, onde há menos concorrência e mais lucros.

        Ela não têm produção suficiente para concorrer no mercado mais básico e não quer, pois dá lucros menores por produto, além de ter mais concorrência.

        A Apple se compara a Mercedes, BMW, …, Sony, de quem o Steve Jobs era sabidamente um fã.

  7. Avatar de José Gouveia
    José Gouveia

    Eu acho que só se deve mudar quando as coisas não estão bem…. Vê se mudas para pior…

  8. Avatar de Pedro
    Pedro

    off topic : podia atualizar o símbolo da app para melhor xD

  9. Avatar de João Monteiroq
    João Monteiroq

    Temos aqui uma situação bem grave, que é receberem um upgrade onde poderá alterar o sistema operativo do android para o Tizen, e as apps que compramos na store da Google????

    Parece que eles vão fazer esta alteração mesmo aos telemóveis existentes como o S6 etc…

    Vamos ver como isto vai acabar…ou começar.

    1. Avatar de Francisco Franco
      Francisco Franco

      ah?

    2. Avatar de Adrien
      Adrien

      What ?!?! ahahahah

  10. Avatar de Miguel Veiga
    Miguel Veiga

    Existem pontos positivos e pontos negativos.
    No entanto acho que o Android já está de tal modo instalado no mundo, que essa mudança pode ser prejudicial e fazer com que lhes aconteça o mesmo que aconteceu à Nokia. Espero que não e até porque sou Samsung Fan.
    Mas o que hoje funciona, pode não funcionar amanhã. Só o tempo o dirá

  11. Avatar de SSilva
    SSilva

    A Samsung a tentar individualizar-se como a apple com um SO só para os seus dispositivos. Até acho uma jogada inteligente mas ao mesmo tempo pode ser o maior fail de sempre.

  12. Avatar de RF
    RF

    Tizen OS = Bada OS. Ou por outras palavras, para quem se lembra do Bada OS, também ele proprietário da Samsung, lembra-se o quão bom era este sistema operativo, mas certamente também se lembra que faltava imensas Apps, e que a própria Samsung acabou por condenar o seu sistema operativo! Portanto Tizen OS?? Yahh.. espera lá que eu já vou comprar um…

  13. Avatar de Norberto
    Norberto

    Suicídio à vista? Se fosse no Japão (que é lá perto) seria Harakiri.
    Não acredito que o façam com os modelos já em circulação. Que lancem os modelos novos com o novo SO daqui a uns tempos, ou todos ou alguns.
    Parece desinformação))

  14. Avatar de Miguel
    Miguel

    Até a Samsung muda do Android!!
    LOLOLOLOL

  15. Avatar de Nuno
    Nuno

    Eventualmente até pode fazer baixar preço, visto SO ser deles(samsung), e não ter dependencia de 3s. Além disso, como diz na notícia, as principais apps já existem para Tizen. Eu pessoalmente uso Samsung desde Android 3.7, e até data bastante satisfeito. E conheço iOS, (iphone 5s) como tudo tem os seus pros e cons.
    Eventualmente a Samsung irá permitir os users escolher o SO a usar.

  16. Avatar de Pinguino
    Pinguino

    O tizen corre apps android logo fail nao sera nunca. Mudei para iphone porque o android e o pior SO que existe em gestao de recursos, so lags. O tizen é fenomenal e tem as mm apps que tinham antes mais as samsung apps que sao mais que os lumias…sera um sucesso

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      dizes-me sff quais os números do próximo sorteio do euromilhões?

    2. Avatar de Ruied
      Ruied

      O meu melhor telefone foi o nokia n900 com o so maemo. O tizen é uma derivacao de maemo – meego. Se mantivessem i mesmo principio e funcionalidade era excelente. Tinha a ferramenta apt-get, e quase tudo o que havia para linux havia para n900. O grande fail da nokia foi suspender os telefones com meego para renegociar com a microsoft…

  17. Avatar de Jorge
    Jorge

    Fazem bem, mas antes aconselhem-se com a NOKIA 😉

  18. Avatar de Pedro
    Pedro

    Vamos la ver o se a samsung e capaz de controlar o mundo mobile com tizen lool

  19. Avatar de Pedro
    Pedro

    Mas ate era facil era so mudar o nome de android para tizen e viviam todos felizes para sempre lool

  20. Avatar de Jorge Rosa
    Jorge Rosa

    – Parece-me desinformação.
    – Isto é mais um rumor de marketing lançado para analisarem a reacção do mercado. Mas parece-me óbvio que os consumidores não vão nessa do “Tizen” (seja este “mil vezes” melhor ou pior), e que a Samsung não vai mudar “coisa nenhuma”. Seja como for, não sou fã de marca nenhuma, nem accionista nem dono da “Samsung”, por isso façam como entederem… 😉

  21. Avatar de Jose
    Jose

    Uma vez que há rumores que a nokia vai voltar com Android quem é que precisa de Samsung?
    Eu nunca comprei Samsung, neste momento tenho um xiaomi que é muito bom, já tive nokia e se a nokia voltar de verdade com Android pondero voltar à nokia

    1. Avatar de Alvaro Costa
      Alvaro Costa

      A Nokia já teve equipamentos com Android pouco tempo depois de ter sido comprada pela Microsoft!
      https://en.wikipedia.org/wiki/Nokia_X
      E não foi só um modelo!
      “Curtivem-se”!

  22. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Bem, se formos a ver, muitos dos clientes Samsung compram Samsung pela marca, não pelo sistema operativo. Se lá tiver Tizen, tanto lhes faz. E o Tizen corre apps Android com o ACL.

    1. Avatar de TMJ
      TMJ

      Também compravam Nokia pela marca, e depois…

  23. Avatar de Ragnar
    Ragnar

    Acho que a Samsung devia vir contratar um analista de mercado a Portugal, depois de ler atentamente todos os comentários, nunca vi tantos especialistas juntos, como aqui.

  24. Avatar de Aybara
    Aybara

    Outra vez arroz?

  25. Avatar de Kabindas
    Kabindas

    O erro mais comum da história da humanidade ? A humanidade não aprende com os seus erros …

  26. Avatar de Francisco Franco
    Francisco Franco

    para a porcaria que fazem com o android (touchwiz my ass!) mais vale deixarem mesmo a google.

  27. Avatar de Jorge
    Jorge

    Tizen, demasiado verde… deixem-se disso! Viva o CyanogenMOD 😀

    1. Avatar de Luis Rocha
      Luis Rocha

      Só se fores parvo

  28. Avatar de Ricardo Carvaho
    Ricardo Carvaho

    Eu nao tenho informacao secreta nem nada do genero, mas este anuncio da Samsung, tem toda a pinta de ser simplesmente um Bluff para conseguir algum beneficio com a Google, neste momento deixar o android para a lider de mercado, parece um risco desnecessario, para nao dizer uma loucura. Vamos ver o k passa.

  29. Avatar de Joao Ferreira
    Joao Ferreira

    isto vai ser bom pessoal. Assim a samsung vai ter os seus developers a desenvolver o SO porque o tizen é opensource e vamos todos ter sempre update enquanto a google so quer saber dos smartphones recentes e o pessoal que quer utilizar SO recentes tem de comprar telemoveis novos

  30. Avatar de David Ramos
    David Ramos

    Não me parece boa ideia….mas pronto eles é que recebem milhões para tomar decisões.

  31. Avatar de Nathan
    Nathan

    “If you don’t have your own ecosystem, then you will have no future.”

    Finalmente a Samsung diz algo acertado!

  32. Avatar de Limbus
    Limbus

    Outra vez a mesma história… é claro que sim, a Samsung está farta de vender telemóveis e quer passar a vender meia dúzia por ano… lol!

  33. Avatar de Paulo Andrade
    Paulo Andrade

    Na verdade o Tizen é bem capaz de ganhar pontos em muitos aspetos que o android perde e não será muito difícil arranjar compatibilidade com apps android. Para além disso a performance das apps nativas irá aumentar imenso, levando os low-end da Samsung (200-300€) a executarem apps com a mesma performance de IPhones da mesma geração.

  34. Avatar de Portimão
    Portimão

    Pessoal, o Tizen é OpenSource, só por aí já tem bastante força. Depois, pelo que leio corre apps Android, o que também é um ponto a favor.
    Se for fluido, seguro e competente deixará o Android para trás, porque todos sabemos os problemas de instabilidade e segurança que o Android sofre. Além de que o Android tem a fama do lag.

    A ver vamos, novos sistemas operativos são sempre bem vindos. Não quero um monopólio só de Android e uma pequena percentagem de iOS e uma percentagem quase irrisória de Windows Phone. Quero quotas mais divididas, de forma a haver boas opções de escolha.
    Isto dito por um cliente assíduo da Apple (concorrência é sempre bom e haver opções de escolha para as pessoas também. Não gosto de empresas que monopolizam uma secção de mercado, tal como acontece com o Android).

    1. Avatar de Limbus
      Limbus

      Não contes com isso, mas que seria melhor, é verdade.

    2. Avatar de ACMSEBR
      ACMSEBR

      Lembrem que o Tizen vai sofrer os mesmos bloqueios que o windows phone vem a sofrer e se vim a crescer e ser popular vai ter problemas com segurança.

      E se vim para mudar e ser um concorrente que venha “Tizen”

  35. Avatar de Kikas
    Kikas

    E quem tem, por exemplo, um s6 ou s7, vai poder receber a atualização para o tizen???

  36. Avatar de Ekson Celso Mussane
    Ekson Celso Mussane

    Eu adorei o sistema tizen. Ele é bem parecido com apple por aplicativos.
    Ate é bom porque nao preciza de andar tras de ninguem pra te enviar aplicativos eso faser downloader