Samsung parou a atualização para o Android Oreo no Galaxy S8

37 Comentários

Atualizado: A Samsung já apresentou a razão para retirar esta versão.

Cada vez mais os fabricantes de smartphones têm a preocupação de manter os seus equipamentos atualizados, não apenas para as mais recentes versões do Android como também para as atualizações de segurança que surgem.

A Samsung deu o passo certo ao lançar a atualização do Android Oreo para o seu Galaxy S8 mostrando que mantinha o suporte aos seus equipamentos, mas agora retirou-a do ar e está a preparar uma nova versão.


Foram vários meses em que a Samsung teve em testes a versão Android Oreo que preparou para o seu Galaxy S8. Diversas versões foram sendo lançadas, corrigindo as falhas encontradas e tornando esta versão apta a ser lançada.

Este trabalho culminou com o lançamento, há dias, desta nova versão de forma oficial e para todos. Embora o lançamento fosse faseado, estava a decorrer a bom ritmo e com muitos utilizadores a instalarem esta nova versão, sem qualquer queixa ou problema.

É, por isso, estranha a decisão da Samsung de retirar do ar esta nova versão. Ainda mais estranho é esta decisão ter sido tomada sem dar qualquer justificação aos utilizadores e sem qualquer problema conhecido.

Galaxy S8

A única informação que foi possível obter da Samsung é que uma nova versão está a ser desenvolvida e que em breve esta deverá ser lançada, mantendo assim o programa de atualização para o Android Oreo.

O mais provável é que tenha surgido um bug ou um problema grave na atualização que foi lançada, provavelmente, apenas descoberto após a disponibilização geral, o que terá levado a que a Samsung tenha decidido reverter.

Tal como aconteceu com outras marcas, no universo Android e não só, em situações semelhantes, a solução deverá surgir dentro de dias e a atualização retomada de forma transparente, trazendo assim o Android Oreo aos equipamentos da marca sul-coreana.

Atualização

Segundo informações da Samsung, esta nova versão foi retirada porque vários equipamentos estavam a apresentar reboots anormais e se uma razão que o justificasse.

Following a limited number of cases where Galaxy S8 and S8+ devices have rebooted unexpectedly with the Android 8.0 Oreo, we have temporarily stopped the rollout of the update. We are investigating the issue internally to ensure that the impact to the affected devices is minimized and the rollout of the update can resume as quickly as possible.

Apesar de ter divulgado desta informação, a Samsung não forneceu informações sobre espera demorar a resolver esta questão e a lançar novamente a atualização para o Android Oreo.

Comentários

37

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João Gonçalo Soares
    João Gonçalo Soares

    É por isso que prefiro o Android Puro, por causa destas cenas

    1. Avatar de Alberto
      Alberto

      exato, Android puro só sai uma vez e não sai com defeitos nem precisa de correção.
      NENHUM sistema é perfeito. E ainda bem que retirou o update se não está em condições.

      1. Avatar de FilipeOS
        FilipeOS

        Usei o “android puro” vários anos, uma cagada… Mudei finalmente para a Samsung e sim são atrasados mas preocupam-se muito mais com a estabilidade dos equipamentos, neste caso quando lançam updates para os flagships… Pode ser que tenham retirado para meter o Project Treble..

        1. Avatar de César
          César

          Já tive samsungs iphones e sony ericsoon mas desde que mudei para nexus e agora pixel nunca mais perdi velocidade num telemóvel para além de receber as funcionalidades mais de meio ano antes, não tenho qualquer problema de estabilidade no meu google pixel.
          Android puro leva correcções mas são muito mais rapidas..
          Mas estou curioso é uma cagada porque razão?

        2. Avatar de jorge rodrigues
          jorge rodrigues

          Sim , como tu eu uso samsung, gosto do hardware, da estabilidade do SO, mas bolas eles demoram imenso tempo para lançar um update, não é por nada mas se a versão X do android sai agora é só esperar 8 ou 9 meses que o dito update aparece, para alguns dispositivos.

      1. Avatar de carlos p
        carlos p

        noticia 2017?? loool

        1. Avatar de Joao
          Joao

          Tem quase 1 ano a notícia mas já sabemos como é a coerencia do Helder. Nas noticias da Apple queixa-se que users não apple comentam mas ele mesmo comenta mais noticias android que iOS 🙂 enfim…

          1. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Ainda mais quando o mesmo aconteceu com a Apple. Isto sao coisas que nenhuma marca está imune

        1. Avatar de Helder
          Helder

          Pois, mas isso foi detectado em alguns casos, em poucas horas, e corrigido rapidamente.

          1. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Tal como em todas as marcas. Sai um update, aparece um erro o update é suspenso. Podes pintar da cor que quiseres é exactamente a mesma situação.

    2. Avatar de VC
      VC

      Concordo. O Android puro é a chave de tudo, porque é o que vai permitir a criação de ROM’s personalizadas para muitos equipamentos. Isto é possível por dois motivos, o primeiro porque o código fonte é disponibilizado para sua modificação. 2º porque isso origina o aparecimento de inúmeras versões do Android atualizado para um número muito grande de equpamentos, que…. as marcas/fornecedores não fazem a sua atualização. ( porque dá trabalho…).

  2. Avatar de iDespairing
  3. Avatar de Helder
    Helder

    Samsung a samsungizar…

    1. Avatar de Joel Reis
      Joel Reis

      O teu Samsung vai deixar de funcionar sem os updates? 😀

      1. Avatar de Helder
        Helder

        O meu Samsung nunca recebeu updates.

        1. Avatar de Fábio
          Fábio

          Tens de comprar um samsung de jeito então. Ou cá para mim andas sempre com a Internet desligada…

  4. Avatar de Manuel Antonio da Conceição Dias
    Manuel Antonio da Conceição Dias

    Por isso a LG lançará so para Junho.

  5. Avatar de Noob
    Noob

    O meu S8 vai ficar com o Android 7.0 mais uns tempos… Só vou actualizar quando estiver estável.

  6. Avatar de Miguel Ribeiro
    Miguel Ribeiro

    Segundo o AP:
    Speaking to SamMobile, Samsung has revealed that the update was halted as it investigated a limited number of S8+ units rebooting unexpectedly on Oreo.

    1. Avatar de Arkan
      Arkan

      Exato.

      Li isso também.

  7. Avatar de Hugo Gomes
    Hugo Gomes

    Que vendam muitos s9 assim

    1. Avatar de Jonas Savimbi
      Jonas Savimbi

      Mesmo putz

      1. Avatar de Hugo Gomes
        Hugo Gomes

        Nao ofendes sabimbi 😀

  8. Avatar de Nelo
    Nelo

    A Xiaomi fez igual no A1 , o oreo está a dar dores de cabeça aos fabricantes…

  9. Avatar de Miguel
    Miguel

    Atualizei o meu S8+ assim que surgiu uns forma de o fazer sem esperar mais e até agora está tudo OK!
    https://www.google.pt/amp/s/www.xda-developers.com/how-to-install-android-oreo-on-the-samsung-galaxy-s8-s8-exynos/amp/

  10. Avatar de cra2sh
    cra2sh

    Aqui está a razão “Following a limited number of cases where Galaxy S8 and S8+ devices have rebooted unexpectedly with the Android 8.0 Oreo, we have temporarily stopped the rollout of the update. We are investigating the issue internally to ensure that the impact to the affected devices is minimized and the rollout of the update can resume as quickly as possible.”

  11. Avatar de Bruce
    Bruce

    Este android 0 está a dar que falar. No Xiaomi MA1 já retiraram o update por 2 vezes devido a problemas no BT por exemplo.
    É android Puro!
    De louvar a Samsung que se preocupa com a estabilidade e corrige as coisas ao contrário de certas marcas (LG….) que lança updates com bugs graves e não os corrige!

  12. Avatar de Joel Reis
    Joel Reis

    As marcas não se preocupam com as atualizações, os clientes continuam a comprar porque não se preocupam com as atualizações. Este é um problema que só parece preocupar quem não tem estes telemóveis.

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Eu tenho o s8+ e preocupo-me.

    2. Avatar de Helder
      Helder

      Quem se preocupa, compra iPhone, simples.

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        Só compra iphone quem não percebe nada de gadgets, ou quem adora andar com um pingarelho caro da maçã trincada.
        Nada mais.

  13. Avatar de A.M
    A.M

    o meu S8, está a funcionar a 100% com o último update.zip (oficial, não beta), sem uma única falha, muito bom mesmo, e tem alterações fantásticas, consumo de bateria muito bom, 2 dias completos uso intenso.
    versão G950FXXU1CRAP

  14. Avatar de Paulo
    Paulo

    A Asus acertou na mouch, tirando o despertador não tocar, já resolvido, o Android Oreo está a bombardear na boa.