Samsung dominou mercado de smartphones em 2019, seguida de perto pela Huawei e Apple

3 Comentários

É inevitável que 2020 será um ano de abrandamento de vendas de smartphones. As causas são óbvias e vão condicionar de forma elevada as marcas e as suas prestações nos mercados.

2019 foi um ano completamente diferente e os números de vendas mostram isso mesmo. As mais recentes análises revelam que a Samsung foi, novamente, a grande dominadora do mercado, seguida de perto pela Huawei e pela Apple.

Samsung Huawei Apple smartphones mercado

Foram várias as situações que condicionaram as vendas de smartphones em 2019. Mesmo com estes bloqueios e problemas, o mercado reagiu bem e houve um crescimento no mercado, mesmo que reduzido e até pouco significativo.

Samsung dominou o mercado dos smartphones

Quem dominou o ano passado, no mercado de smartphones, foi a Samsung, que assim manteve uma posição que mantém há já vários anos e que tem sabido conservar. O seu crescimento face a 2018 foi completamente residual, mas mesmo assim foram 0,2% de mercado que conseguiu.

Samsung Huawei Apple smartphones mercado

Abaixo encontramos 2 marcas que se têm batido e que estão em posições completamente diferentes. Em segundo lugar encontramos a Huawei, que cresceu 2,6%, e que tem sabido contornar os problemas que os EUA têm conseguido impor. A Apple chega em terceiro lugar, mas com perda de mercado, que aqui se situa nos 0,8 pp.

Huawei e Apple andam próximas no número de vendas

No que toca ao último trimestre do ano, o cenário é ligeiramente diferente, mas apenas no que toca à Apple e à Huawei. A Samsung domina, mas as outras posições invertem-se, com a Apple a conseguir vendas que lhe garantem o segundo lugar. A marca de Cupertino aumentou as vendas, o que lhe garantiu uma posição mais confortável no ano.

Samsung Huawei Apple smartphones mercado

No caso da Huawei, e também no 4º trimestre de 2019, a marca perdeu apenas 0,5 pp nos mercados globais. Importa lembrar que a marca chinesa não tem presença no mercado americano, o que lhe limita o crescimento e até a apresentação de números mais significativos.

Curiosa é a prestação da Xiaomi e da OPPO. Se a primeira era já uma presença forte nestas listas, a segundo mostra agora uma posição mais forte. Ambas tiveram crescimentos positivos em 2019, mostrando que a chegada a novas mercados tem sido certamente muito positiva.

Huawei vendeu mais smartphones do que a Apple em 2019

Comentários

3

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Filipe F.
    Filipe F.

    Em suma, a Apple perdeu para empresas chinesas. Quem era Samsung manteve-se e vieram mais uns pozinhos, mas a grande diferença esta na perda da Apple para a Huawei e Xiaomi. La vai o Trump reagir de novo não tarda

    1. Avatar de Miguel Silva
      Miguel Silva

      Até concordo com a tua primeira frase mas não sei como depreendes o resto. A Apple perdeu em 2019 0.8p.p. enquanto que a Huawei ganhou 2.6p.p. e a Xiaomi 0.3p.p. Assumir que 0.8pp=2.6+0.3 é errado.

    2. Avatar de Miguel Silva
      Miguel Silva

      Mesmo em unidades, a Apple vendeu menos 15 573k enquanto que a Huawei e Xiaomi venderam mais 37 714k e 3 662 respectivamente. Mais uma vez 15573 não é igual a 37714 + 3662. As 15573k unidades até podem estar incluídas nesses valores das marcas mas assumires que efectivamente isso…