Samsung e Oppo processadas pelo bloatware presente no Android

20 Comentários

A quantidade de software adicional que as marcas colocam nos seus dispositivos Android é quase sempre uma das primeiras queixas que surgem. Há marcas que são bem conhecidas devido a estas situações e a Samsung é das que mais aplicações instala.

Mas este cenário pode estar para mudar, dependendo de um processo que agora está a decorrer na China. Tanto a Samsung como a Oppo estão a ser processadas por terem demasiado bloatware presente nos seus dispositivos.

bloatware_1

Não é normal surgirem notícias destas vindas da China, ainda para mais relacionadas com questões de direitos do consumidor, mas a verdade é que a Samsung e a Oppo estão a ser alvo de processos em tribunal devido à elevada quantidade de aplicações (bloatware) que os seus equipamentos trazem pré-instalado.

Uma agencia de direitos dos consumidores avaliou mais de 20 dispositivos de várias marcas e determinou que dois modelos, um da Samsung e outro da Oppo, têm demasiadas aplicações instaladas nas suas versões base e que estas não podem ser removidas.

Os modelos que apresentam esta situação são o Samung Galaxy Note 3 e o Oppo Find 7. No caso do equipamento da Samsung foram encontradas mais de 40 aplicações e no caso do equipamento da marca Chinesa são mais de 70.

Para piorar a situação algumas dessas aplicações podem dedicar-se a recolher dados dos utilizadores.

bloatware_2

Os processos foram instaurados depois de terem sido recebidas várias queixas dos consumidores e a entidade reguladora quer que as marcas indiquem nas embalagens dos equipamentos a quantidade de aplicações instaladas e a quantidade de memória ocupada por estas. Terá ainda de haver informações claras de como pode ser feita a remoção dessas aplicações.

Ambas as marcas têm agora duas semanas para redigir e apresentar as suas defesas, sendo posteriormente marcadas as datas dos julgamentos.

Esta é uma situação que não é normal na China e até na maioria dos restantes países, onde cada vez mais as marcas instalam as suas aplicações nos dispositivos. Não sendo uma situação exclusiva do Android, é nesta plataforma que este problema tem maior expressão.

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de millers
    millers

    como se a multa irá resolver o caso

  2. Avatar de bruno santos
    bruno santos

    Sempre detestei a tralha que tras todos os sistemas android, faz-me lembrar o windows há uns anos atrás sempre cheio de tralha, algumas app’s nunca as usei

  3. Avatar de Pavlo
    Pavlo

    Não comprem. Comprem nexus ou motorola ou outro qualquer sem bloat.

    1. Avatar de Renato Nismo
      Renato Nismo

      e o pior é que samsung vende que nem pães quentes. só pessoas que só vêem samsung pela frente e não conhecem o que têm de bom nas concorrências com poucos bloats que não atrapalham ou nada, ex stock: motorola, bq, nexus. e com UI tenho um LG que tem poucos bloats e dão para remover.

    2. Avatar de 123gdvbnn
      123gdvbnn

      3 letters 😀
      ROM

  4. Avatar de Xico Fininho
    Xico Fininho

    Acho muito bem e isso deveria ser alargado a todos os smarphones. É muito bonito nas specs dizer que o smarphone tem de memória interna 8gb, 16gb, 32gb… mas depois quando se vai a ver já vem com um monte de lixo instalado e o utilizador comum só se dá conta quando ao fim de uns tempos com algumas apps instaladas e vários updates deixa de ter espaço. O cartão SD como sabemos é apenas meia solução, porque nem todas as apps dão para mover para o cartão e as que dão deixam sempre restos na memória interna.
    Já testei essas apps que permite contornar melhor esse problema, mas temos da andar com artimanhas…

    Deviam acabar também com a treta de perder a garantia por usar uma ROM que não a da marca.

    1. Avatar de NT
      NT

      Acho que realmente deveriam eram anunciar a memória livre e não o total de memória. Já vi telemóveis com 8 gigas porém com toda a tralha que vem instalado e depois sendo necessário instalar as atualizações o telemóvel fica com a memória cheia e não permite instalar uma aplicação que seja. E sem dúvida deveriam ser obrigados a fornecer os telemóveis com a possibilidade de ser removido o bloatware, não digo que não viesse no telemóvel(pois isso baixa o custo do equipamento) mas existir a possibilidade de desinstalar.

      Quanto perder garantia porque se mudou a ROM (também queria mas…) temos que ver que muitos dos grandes fabricantes ‘cozinham’ as suas ROMS para funcionar com o aparelho. Tens muitas ROMs alternativas que, por exemplos uma ROM da cyanogenmod(tirando os dispositivos suportados) muitas vezes faz com que certos componentes do telemóvel não funcionem. Por isso as marcas não dão suporte a essas ROM e caso queiras repor a ROM de fábrica tens que pagar. Outra coisa algumas ROMS permitem o overclock do telemóvel que acaba por aquecer demais e avaria, mais uma vez as marcas não irão suportar esse custo.

  5. Avatar de int3
    1. Avatar de rgj
      rgj

      A Sony?! Eu tenho um Sony Z2 e de facto tem algumas aplicações que não são nativas do Android, mas grande parte delas dá para desinstalar! As que não dão para remover, na maioria dos casos acho que até estão bem melhores que as nativas e outras fazem parte da interface da marca com funcionalidades muito interessantes! Quanto a mim até acho que personalização que a Sony faz no Android até nem é das mais “intrusivas”….

      1. Avatar de paulo
        paulo

        na verdade as aplicacoes da sony são super úteis, a minha mulher tinha ciáticas constantes pela zona cervical da coluna e quando comprei um xperia z3 para lhe oferecer nas bodas de prata ela começou a usar algumas aplicações que vinham no telefone, como por exemplo o lifelog e a nossa vida melhor substancialmente, tanto em termos sociais, de saúde e sexuais, tudo isto graças ao “bloatware”, avezes basta aproveitar o que nos parece lixo e improvar a nossa vida partir dai, boa tarde

        1. Avatar de int3
          int3

          Mas quem define o que queres instalado no teu equipamento és tu.
          O facto de ser impossível de remover é que me incomoda.

          1. Avatar de JBM
            JBM

            Acho que o que acaba por fazer mesmo incómodo é ocuparem demasiado espaço e interferir no desempenho do aparelho. Se não fosse assim, era fácil nem reparar mais nessas aplicações!

  6. Avatar de transcendez
    transcendez

    E os telemóveis das operadoras? Só torna os terminais lentos. Seja NOS, VODAFONE ou MEO. Ficamos com aplicações que muitas vezes nunca iremos usá-las. Não falando de versões personalizadas sem qualquer actualização no futuro.

  7. Avatar de Pedro Nunes
    Pedro Nunes

    Isto também devia ser aplicada à sony e à LG.

    Isto sim são bons processos a mandar a estas empresas 😀

    Assim sim!

  8. Avatar de metoo
    metoo

    E a asus tb é só lixo

    1. Avatar de Claudio
      Claudio

      Tenho um Tablet Asus e depois da ultima actualização para o android 5.0 até fiquei de boca aberta com as aplicações extra que ficaram instaladas de 16gb de ram passou para pouco mais e 10gb, e não aceita instalar apps no cartão SD. Era fã da Asus mas fiquei desiludido…

  9. Avatar de Miguel
    Miguel

    Na Oppo é facil resolver a questão , envia-se nova rom sem essas tretas, mas na Samsung não podemos fazer isso porque activa o Knox e ficamos sem garantia do equipamento 🙁

  10. Avatar de Alves
    Alves

    iPhone 6, de 64 GB
    Neste preciso momento:
    Capacidade – 55,9 GB
    Disponível – 46,3 GB
    E tenho instalado o que necessito para o meu uso diário.
    Compram máquinas com 8 e mesmo 16 GB e depois queixam-se…

    1. Avatar de JBM
      JBM

      Os iPhones são dos aparelhos que apresentam mais espaço livre.
      Os valores que estás a apresentar não têm em conta algo muito importante. O iOS apresenta a informação da capacidade em valores binários, o que quer dizer que se tem que fazer conversão de unidades antes de fazer a tua comparação. Por isso os 64GB anunciados são cerca de 59,6GB segundo o sistema. Como podes ver o espaço ocupado ao início não é assim tanto.

  11. Avatar de Joao
    Joao

    Discussão interessante mas penso que se e quando o ubuntu for fácil de instalar em qualquer smartphone e tablet a coisa muda pois o utilizador aí instalar o que quiser de raiz. Simples!!!!!