Samsung vai finalmente acabar com a TouchWiz

22 Comentários

É impossível falar em smartphones da Samsung e não falar na TouchWiz. Este launcher da marca sul-coreana está presente desde o início da linha Galaxy e ao longo dos anos tem sido aprimorado.

Mas a Samsung está apostada em renovar a sua imagem e para isso está a preparar-se para matar de vez a TouchWiz. A nova versão de testes do Android Nougat para o Galaxy S7 e S7 Edge tem já um novo launcher, que será o padrão no futuro.

TouchWiz

A TouchWiz tem sido, ao longo dos anos, uma das maiores contradições no universo Samsung. Adorada por alguns, odiada por outros, é muitas vezes apontada como a causa de lentidões anormais nos smartphones da Samsung e uma bem conhecida fonte de consumos anormais de recursos.

A Samsung sempre tentou melhorar esta sua oferta, lançando sempre versões melhoradas e com menos exigências a cada ano que passa, mas a verdade é que este launcher sempre teve problemas.

O fim da TouchWiz

Mas a terceira versão de testes do Android Nougat para a linha Galaxy traz uma novidade. A TouchWiz desaparece e passa agora a estar presente a Samsung Experience.

TouchWiz

A chegada da Samsung Experience

Do que se pode ver esta nova versão tem uma imagem muito mais limpa e com novas cores. O bem conhecido azul e verde desaparece e dá agora lugar ao branco e ao azul claro.

Ainda é cedo para perceber se a Samsung Experience é melhor que a TouchWiz, mas espera-se que seja optimizado e que consuma muito menos recursos, garantindo uma nova vida a muitos dos smartphones da Samsung.

Depois de ter perdido a sua visibilidade, tendo a Samsung deixado de falar dela, a TouchWiz prepara-se agora para desaparecer de vez, dado lugar a uma nova interface, que parece estar mais limpa, mais eficiente e mais agradável de utilizar. Resta saber se esta imagem que transparece depois tem performances adequadas ao que se espera.

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de RenatoNismo
    RenatoNismo

    a samsung era a pior nos 3 aspectos:
    – material plastica e aro cromado qe descasca logo
    – touchwiz pesada em qualquer circunstancia
    – hardware fraco e preco elevado

    o primeiro ponto ja foi resolvido com o S7 e galaxy A de 2016 em qe eu peguei e senti qe tem material muito rijo e metal bem frio. construcao muito boa. surpreendeu me.

    o segundo ponto está pending como este artigo o diz. so espero qe venha a ser qase um clean rom e ter funcoes uteis e leves. o touchwiz é um lixo e desinteressante, nunca consegui integrar me nisso e nem algumas pessoas qe conheco.

    o terceiro.. acho qe nunca vao melhorar specs e baixar o preco.. A3 2016 qe tem snapdragon 410 e 1.5gb de ram e a custar 250.. nem pensar.

    1. Avatar de Filipe Teixeira
      Filipe Teixeira

      Apesar de não gostar de samsung só tens razão no segundo ponto.

      1. Avatar de Daniel Moreira
        Daniel Moreira

        O gama A tem uma exelente qualidade, tem A5 2016 e esta mesmo muito bom

        1. Avatar de Filipe Teixeira
          Filipe Teixeira

          Eu queria dizer que de facto os samsung sempre tiverem qualidade, mesmo quando eram de plástico.
          E sim ja tive com esses A e parecem ter grande construção.

    2. Avatar de silver_ryder
      silver_ryder

      Pequena correcção no primeiro ponto é que efectivamente foi resolvido com o lançamento do Galaxy S6, ainda me lembro quando passei do iPhone 4S para um Galaxy S3, que decepção com a construção do aparelho, passado pouco tempo saltei para o Z1 e depois Z3 (ambos excelentes maquinas) qualidade de construção elevada…!

      O segundo a ver vamos, espero bem que sim..! 🙂

      Já o terceiro esse mal é geral em qualquer marca, então se formos comparar com “chinesices” nem se fala.

      Mas lá está um gama baixa de uma qualquer marca a custar 70/120€ é um “roubo” ainda à coisa de 1 mês comprei para o meu filho o “Ulefone Metal 4G” por 120€ é imbatível sendo este um Octa-core com 3GB de ram (lá está pode até ser de baixa qualidade o processador e ram, mas imbatível contra qualquer modelo existente no mercado de qualquer marca como Samsung, sony, marcas de operadoras, etc)…!

      Já quando se trata de um topo de gama é um topo de gama, na linha Galaxy S (2,3,4,5,6,7) nunca foi lançada com hardware fraco, já o preço elevado é discutível, com o(s) iPhone(s) a serem vendidos por 779€ até 999€ (nem falo na linha plus), eu por exemplo comprei o S7 Edge por 599€ se é caro sem duvida nenhuma que é/foi, mas lá está não foram 779€…!

      1. Avatar de joao magalhaes
        joao magalhaes

        Eu passei de um S3 para um Z2, sem duvida que o Z2 continua a ser uma grande máquina e material de grande qualidade mas hoje não pagava os 450€ que ele custou, pois existem muito boas soluções a esse preço. Com o S3 apesar de o material ser fraquinho, a bateria morreu ao fim de um ano.

    3. Avatar de Luís M
      Luís M

      Comprei o galaxy A3 da 1ª geração em março a 1ª coisa que fiz foi instalar outro launcher.
      Quanto ao equipamento em si não tenho queixas a Samsung lançou update para android 6, continua a funcionar muito bem para o uso que lhe dou.

    4. Avatar de rtyu
      rtyu

      O touchwiz é parecido com o teu português. Fraco.

  2. Avatar de ARKAN
    ARKAN

    O QUE ?????

    ME BELISQUEM!!!

  3. Avatar de ARKAN
    ARKAN

    oh..tive de voltar, mas eu acho pq estou com o beta do android 7, e eu ACHO q é so um novo nome….

  4. Avatar de rui
    rui

    Para quem tem S6 com root aconselho a instalar a Noble ROM A8. Tem a Grace UX do Note 7 (e não, não explode eheheh) muito parecida à Nougat ou melhor.
    https://goo.gl/6TwZfr

    1. Avatar de Lucky
      Lucky

      Muda para a tn2009 v5 vais ficar melhor servido. Melhor room do momento com AOD e tudo. Não considerada só por mim a melhor mas muitos na internet.

  5. Avatar de NukoGito
    NukoGito

    TouchWizz nao desaparece… muda de nome… tem novo rosto… vou so tentar acreditar quando numa versao final deixar de ser touchwizz com toda a porcaria que tem. Por causa dessa coisa nunca mais comprei samsung (apesar de reconhecer que tem bom hardware)

  6. Avatar de Pedro Mateus
    Pedro Mateus

    Então vão só renomear o touchwiz..

  7. Avatar de Hugo
    Hugo

    Se de facto for uma coisa nova em vez de terem só mudado o nome e aparencia: MILAGRE.

    A ser verdade pode ser que compre um S8 para o ano, se tiver hardware decente.

  8. Avatar de Jorge Rodrigues
    Jorge Rodrigues

    Honestamente a Samsung nunca deveria ter desenvolvido o touchwiz em primeiro lugar.
    sempre foi uma treta.

  9. Avatar de Miaggy
    Miaggy

    e ainda acreditei que iam fazer algo stock android… Maybe next time…

    1. Avatar de Filipe Teixeira
      Filipe Teixeira

      Era excelente.

  10. Avatar de David Ramos
    David Ramos

    Deviam usar o launcher da Google.

  11. Avatar de João
    João

    não percebo esta aversão ao launcher da Samsung (por mais nomes que lhe dêm, touchwiz, samsung ex etc) é simplesmente das melhores do mundo Android!

    Opções muito úteis que só utiliza quem quer! quem não quer desliga-as !

    Fui utilizador de um S3 e de facto era lento em algumas situações (nessa altura o iphone da época tinha uma performance global muito melhor) passei para um Sony Z3 porque nao gostei do pouco que mexi no S4 e S5 (mais do mesmo em relação ao S3) e apesar da experiência ser boa (excelente autonomia) não era aquela “perfeição” que gostava de ter um dispositivo (a começar pela camera).
    Entretanto saiu o S6 que experimentei nas várias lojas onde existiam e fiquei agradavelmente surpreendido, senti mesmo que foi no S6 que a samsung deu o “salto” e apanhou claramente a perfomance do Iphone. Só 2 coisas nao me agradavam no S6: nao ter slot para micro SD e ter pouca capacidade de bateria. Por incrivel que pareça foi exactamente nesses pontos que a Samsung melhor no S7.

    Neste momento tenho um S7 (exynos) e de longe foi o melhor Smartphone que tive, em tudo! performance, camera, display, bateria… e sinto mesmo que hoje em dia só falam mal do TouchWiz quem nunca usou um!

  12. Avatar de Mário
    Mário

    So sei é que o meu S5 deixou de copiar do tlm para o cartao e vice-versa desde as duas ultimas actualizações.

  13. Avatar de Oriane
    Oriane

    E já vão com 10 anos de atraso