S2E no Android – Mover aplicações da memória interna para SD

39 Comentários

Por Miguel Almeida para o PPLWARE.COM

Já lhe aconteceu ter a memória interna do seu smartphone cheia e ter que remover aplicações para puder instalar outras? De certeza que já pensou se era possível usar o cartão de memória para poder instalar as aplicações que deseja de modo a ter a memória do equipamento livre e de certa forma mais rápido. É aqui em entra o conceito S2E.

se_00

O que significa S2E?

S2E significa Simple 2 Ext, ou seja, mover todas as aplicações, data e cache de forma automática, que normalmente são instaladas na memória interna do equipamento.

Através desta técnica são configurados scripts que de certa forma enganam o sistema, indicando que as aplicações estão presentes na memória interna quando realmente estão numa partição (por norma ext) no SD Card.

Relativamente ao tipo de partições podemos criar 2 tipos de sistemas de ficheiros diferentes, ext3 ou ext4. Qual a diferença entre eles? O sistema de ficheiros ext4 é o sucessor do ext3 e foi desenvolvido para aumentar o limite de armazenamento e adicionar melhorias no desempenho, por isso é preferível o sistema de ficheiros ext4.

Nota: Esta técnica só funciona em equipamentos com ROMs desenvolvidas pela comunidade CyanogenMOD.

Tutorial para partição com sistema de ficheiros ext3
  1. Reiniciar o equipamento e entrar em Modo de Recuperação (Recovery Mode);
  2. Seleccionar a opção Advanced;
  3. Seleccionar a opção Partition SD Card;
  4. Escolher o tamanho para a partição ext, que tem um mínimo de 128MB e máximo de 4096MB (4GB);
  5. De seguida escolher o tamanho para a memória SWAP (Recomendado 256MB);
  6. Esperar que o cartão seja formatado e particionado;
  7. Concluído o passo anterior voltar ao Menu inicial e na opção Mount and Storage formatar o cartão de memória;
  8. Voltar ao Menu inicial e escolher reboot system now para iniciarmos o equipamento normalmente;
  9. Depois de iniciado, instalar a aplicação S2E que se encontra no market: S2E;
  10. Concluída a transferência abrir a aplicação e escolher o que pretende mover para o cartão de memória;
  11. Após escolher as aplicações reiniciar o equipamento. (Pode demorar alguns minutos a iniciar, pois o Davik Cache vai ser reconstruído)
  12. Confirmar se a operação moveu as aplicações:

se_01
13.Fechar a aplicação e reiniciar o equipamento;
Tutorial para partição com sistema de ficheiros ext4

Muito parecido é também o tutorial para partição com sistema de ficheiros ext4, acrescentando apenas mais alguns procedimentos:

  1. Reiniciar o equipamento e entrar em Modo de Recuperação (Recovery Mode);
  2. Seleccionar a opção Advanced;
  3. Seleccionar a opção Partition SD Card;
  4. Escolher o tamanho para a partição ext, que tem um mínimo de 128MB e máximo de 4096MB (4GB);
  5. De seguida escolher o tamanho para a memória SWAP (Recomendado 256MB);
  6. Esperar que o cartão seja formatado e particionado;
  7. Concluído o passo anterior voltar ao Menu inicial e na opção “Mount and Storage” formatar o cartão de memória;
  8. Voltar ao Menu inicial e escolher “reboot system now” para iniciarmos o equipamento normalmente;
  9. No seu PC abrir o ADB Shell e conectar o smartphone ao PC;
  10. De seguida vamos reformatar o cartão SD através do comando: adb shell mke2fs /dev/block/mmcblk0p2
  11. Esperar que o processo anterior seja finalizando e após concluído, instalar e executar o S2E;
  12. Abrir o Menu das definições e activar a opção “Mount as ext4”: se_02
  13. Fechar a aplicação e reiniciar o equipamento;
  14. Abrir novamente o S2E e seleccionar as aplicações a mover para o cartão SD;
  15. Reiniciar o equipamento para o processo anterior finalizar; (Pode demorar alguns minutos a iniciar, pois o Davik Cache vai ser reconstruído)

Nota: Este último tutorial sobre a partição ext4, não foi testado por mim devido à falta de tempo mas tenho a confirmação que funciona sem qualquer tipo de problemas.

Qualquer dúvida é só postarem em baixo, considero o S2E excelente para quem tem problemas de memória interna para instalação de aplicações principalmente em equipamentos mais antigos. Em alguns equipamentos todo este processo tem que se repetir 2 ou 3 vezes até se realizar com sucesso, noutros funciona à primeira, é uma questão de terem atenção se as aplicações são movidas com sucesso…

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Android 1.5 +
Download: S2E [58k]

s2e_qr

Partilhar:
Tags:

Comentários

39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João Ferrinho
    João Ferrinho

    Boas, isto não pode ser feito pelo pc através de programas, eu uso o EASEUS Partition Master 9.1.0

  2. Avatar de Tiago
    Tiago

    Instalei à pouco tempo a versão CM7 no meu HTC Wildfire e pelo menos por enquanto estou contente com o desempenho do telemóvel, verificando que efectivamente está mais rápido. A minha pergunta relativamente a esta aplicação é, qual é a diferença deste para o App2SD? Este consegue simular ao telemóvel que as aplicações que estão no cartão é como se tivessem no telemóvel? Podemos assim mover para o cartão as aplicações que deixam de funcionar caso sejam movidas para lá?

    Abraço

    1. Avatar de Miguel Almeida
      Miguel Almeida

      “A minha pergunta relativamente a esta aplicação é, qual é a diferença deste para o App2SD?”

      Segundo o que li a App2SD não faz o mesmo efeito, dizem que não move as aplicações correctamente para ter o mesmo efeito que o S2E.

      “Este consegue simular ao telemóvel que as aplicações que estão no cartão é como se tivessem no telemóvel?”

      Sim.

      “Podemos assim mover para o cartão as aplicações que deixam de funcionar caso sejam movidas para lá?”

      Sim, podes mover sem problemas.

      1. Avatar de Tiago
        Tiago

        Obrigado pela explicação.

        1. Avatar de YaBa
          YaBa

          Então é tipo o Link2SD ?

  3. Avatar de Miguel
    Miguel

    Tenho uma dúvida. Existe algum tutorial para roms stock? Pois a Cyanogen não é suportada pelo meu telemóvel (um LG C660).

    Cumprimentos e continuação de um bom trabalho!

    1. Avatar de Daniel Silva
      Daniel Silva

      Pode usar o Link2SD (é o que uso) mas é necessário ter feito Root ao telemóvel.
      Na descrição no market está um pequeno guia de como por a funcionar. Ter em atenção ao particionar o cartão de memória que ambas as partições tem de ser primárias senão não funciona.

      https://market.android.com/details?id=com.buak.Link2SD&feature=related_apps#?t=W251bGwsMSwxLDEwOSwiY29tLmJ1YWsuTGluazJTRCJd

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Ok, companheiro, obrigadíssimo pelo esclarecimento! Irei fazer como sugeriste.
        Um abraço

  4. Avatar de Bruno Barros
    Bruno Barros

    Também uso o Link2SD e acho o melhor e mais simples de usar.
    Nem todas as app’s devem de estar no cartão de memoria. Existem cartões não muito rápidos o que pode levar a alguns erros em launcher, widgets etc.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Exacto, esse é sempre a velha história! Memória principal muita mais rápida que a memória secundária

      1. Avatar de Francisco Franco

        Sim e não. um sdcard com uma velocidade de random access muito grande acaba por ter melhor performance que NAND memory. Não é ao calhas que a Google a partir do Gingerbread suporta ext4 por defeito e esse file system é para ser usado por cartões de memória internos. E não estou a falar da class dos cartões pois isso é velocidade sequencial.

  5. Avatar de Manuel
    Manuel

    Neste caso o que já estiver no cartão vai à vida depois do format…

    Como posso guardar tudo o que está no cartão que já foi movido para lá? E então depois seguir este processo.

  6. Avatar de clica aqui =D

    Uso a aplicação App2SD mas acho que vou experimentar esta. :p obrigado pelo tutorial 😉

  7. Avatar de El Lentinho
    El Lentinho

    A rom void forever para lg p500 já tem esta possibilidade de origem…

  8. Avatar de jose
    jose

    Uso o link2sd, mas vou experimentar esta app.
    No entanto ando satisfeito com a link2sd.

  9. Avatar de Alisson Prado
    Alisson Prado

    Boa dica mas… o android 2.2 ja tem esta opção nativa

    1. Avatar de João Pinho
  10. Avatar de Francisco Franco
    Francisco Franco

    Sim e não. um sdcard com uma velocidade de random access muito grande acaba por ter melhor performance que NAND memory. Não é ao calhas que a Google a partir do Gingerbread suporta ext4 por defeito e esse file system é para ser usado por cartões de memória internos. E não estou a falar da class dos cartões pois isso é velocidade sequencial.

  11. Avatar de Filipe Galego

    Já fiz isto seguindo um outro tutorial e resolveu-me todos os problemas. Usei foi o 2º cartão em que tinha backup de tudo.

    Uma nota o S2E requer o Android 2.3 – 2.3.3 segundo o market…

    No site onde segui o outro tutorial também dizia que era preciso o 2.2 e que só funcionava em alguma rooms, como por exemplo a CM…

  12. Avatar de Demitri
    Demitri

    Olá,

    Esta aplicação não é compatível com o Huawei X5.

    1. Avatar de Paulo Tavares
      Paulo Tavares

      Creio que podes utilizar o Link2SD que aparentemente faz a mesma coisa.

  13. Avatar de JP
    JP

    Olá,
    Muito bom mas parece-me mais complicado que o Link2SD https://market.android.com/details?id=com.buak.Link2SD&hl=en
    que só(?) precisa de root access e de uma segunda partição do cartão que pode ser FAT.
    Para fazer a partição directamente no meu gt540 (com android 2.1) usei o minitool parition wizard que edita as partições sem perder dados (fantastico!) e depois reiniciar o tlm (pq ele vai estar aborrecido e pensa q o cartão deu o tiro)

  14. Avatar de Paulo Tavares
    Paulo Tavares

    Eu criei a partição através do PC com o MiniTool Partition Wizard 6. Não precisei de apagar a que já tinha no cartão, bastou-me fazer um resize da partição FAT32. Depois criei uma ext3 (também pode ser ext4 ou mesmo Unix swap) como sendo primária e já está.

    1. Avatar de Genoveva
  15. Avatar de Spacetrader
    Spacetrader

    Uma das maiores falhas do Android, ao meu ver… O iPhone resolveu isto de forma simples… não existe 2 memórias…kkkk
    Se alguem por aí tiver uma solução para este caso em um Android sem Root e com 1.6 me avise, por favor.

    1. Avatar de Francisco Franco
      Francisco Franco

      Ninguem usa o 1.6, e sem root não se faz nada. Arranja essas duas falhas e vais ter mais opçoes para este tipo de problemas.

      1. Avatar de phixie
        phixie

        Android sem root não se faz nada!?
        🙂
        Desculpa mas faz-se tanta coisa…
        (Eu nunca fiz root em nenhum Android e não sinto falta nenhuma…)
        Abraço.

        1. Avatar de JP
          JP

          experimenta o Z4root

          faz um root temporário q dá para experimentares e voltares.

          no caso do link2sd precisas do root permanente (que com o Z4 também é reversível)

          qto ao 1.6… pq n o 2.1 ?? q equipamento usas ?

  16. Avatar de dc
    dc

    Uiii, o meu ZTE V9 está sempre a queixar-se disso.

    Realmente ele tem a versão 2.2 e existe a opção de migrar as aplicações para o SD Card.

    No entanto ficam sempre alguns “restos” na memoria principal, e a Cache é sempre na memoria principal.

    Estou a ponderar comprar uma SD Card Class 10, pois já ouvi dizer que resolve muito os problemas de lentidão nalguns casos, em aplicações instaladas no SD Card, mas se isto funcionar, era óptimo!

    Acabavam-se os erros, ia logo tudo direitinho para o SD Card e deixava a memoria livre para as Tarefas nativas do Android.

  17. Avatar de Jorge Domingos
    Jorge Domingos

    Ola …sei que a minha pergunta é um pouco descontextualizada em relação ao S.O em questão mas…

    – alguem conhece ou sabe de alguma aplicação semelhante ou que faça o mesmo mas para symbiam (nokia)?

    – tenho um Nokia E52 e tenho o mesmo problema das aplicações serem instaladas por predefinição na memoria interna “constante mensagem de memória full”

    . se alguem me puder ajudar ficava-lhe grato.

    Cumprimentos

  18. Avatar de Hawk

    Uso o link2sd e não tenho problemas.

  19. Avatar de JoanaFerreira
    JoanaFerreira

    a app funciona no A1???

    1. Avatar de JP
      JP

      eu uso:

      Z4root
      link2SD

      o cartão é de 4GB com as partições (ambas FAT) feitas com o minitool sem formatar e sem tirar o cartão do meu GT540, que corre o android 2.1 oficialissimo instalado pela TMN

      tudo corre bem dentro das possibilidades do dito q n é um formula 1

  20. Avatar de sideshow
    sideshow

    Pena que não dá para instalar no sapo a5. Conhecem similar para este?

    1. Avatar de João Cunha
      João Cunha

      eu consegui e está a funcionar na perfeição

    2. Avatar de Bruno504
      Bruno504

      A funcionar bem no sapo A5 só com o CyanogenMod claro!
      Deu-me cá um jeitão, andava sempre com falta de espaço para instalar aplicações e agora é só encher o palheiro!!!

  21. Avatar de christopher
    christopher

    Boas, eu tenho um Lg p700 , e gostava de instalar as aplicações no sd externo, por acaso alguém me sabe dizer como dar root , para poder usar a aplicação Link2SD? Cumprimentos

  22. Avatar de taty
    taty

    eu tento desinstalar e quando eu mando desinstalar apareçe uma mensagem assim: desinstalação mal sucedida.
    como eu faço não sou craque nisso!
    me ajudem!

  23. Avatar de Daniel
    Daniel

    Cara, tem alguma forma de fazer isso através de um mac?