Questão Semanal: Já fez root ao seu Android?

40 Comentários

Quando se tem um smartphone Android, há quem opte por manter o sistema original tal como veio de fábrica, mas há também quem prefira personalizá-lo de raiz ao seu gosto. A este processo de alteração das configurações designa-se root.

Neste sentido na nossa questão desta semana pretendemos saber quantos leitores arriscaram e fizeram root ao seu sistema operativo Android.



Há dois tipos de utilizadores do sistema operativo Android. Aqueles que se mantém com o sistema do smartphone tal e qual como vem de fábrica, e aqueles que fazem root.

É possível que ainda haja muitas pessoas que não sabem muito bem o que é isto do root. De uma forma resumida, basicamente consiste em alterar as configurações do sistema, de forma a personalizá-lo não só a nível de design e estética, como também no que respeita à definição de comandos e funções.


Em suma, root permite que os utilizadores alterem, personalizem e ainda desbloqueiem alguns recursos que o sistema operativo da Google oferece. Há algumas opções que estão disponíveis nativamente, mas outras estão apenas acessíveis através de permissões de super utilizador.

Este é um procedimento que se aplica a quem pretende ter um maior controlo sobre o seu equipamento.

Leia também:

Claro que a opção para fazer root não está à disposição de forma nativa no smartphone, e é preciso ter alguns conhecimentos antes de mergulhar neste processo.

Para isso, aconselhamos a ler mais sobre este assunto no artigo seguinte:

“root” no Android – Um mundo recheado de funcionalidades

Na nossa questão desta semana, queremos então saber se já fez root ao seu Android.


Participe na nossa questão desta semana

Fez root ao seu Android?

  • Não. (62%)
  • Sim. (38%)

Total Votos: 2.013

Loading ... Loading …

Obrigado pela vossa participação!


Nesta rubrica colocamos uma questão sobre temas pertinentes, atuais e úteis, de modo a conhecer a opinião e tendências dos nossos leitores no mundo da tecnologia, sobretudo no nosso país.

Deixe-nos então sugestões de temas na caixa de comentários ou envie para marisa.pinto@pplware.com.

Comentários

40

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Banana
    Banana

    Resumo: Se não sabe o que está a fazer, deixe estar quieto.

    1. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      Ora bem.

    2. Avatar de luis nascimento
      luis nascimento

      sim, é a melhor opção.

  2. Avatar de João Pereira
    João Pereira

    Enquanto na garantia, não faço nada, mas depois, e sendo, na minha opinião a forma mais fácil e rápida de conseguir ultrapassar os updates do Android, é claro que faço.

    1. Avatar de Felipe Cardoso
      Felipe Cardoso

      Pixel Experience que chama, MIUI portada também hehe podes escolher o sabor que desejar!

  3. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    A maior razão pela qual faço root, é que assim posso usar um adblocker a nível do sistema, que vai bloquear publicidades no hosts. Funciona para apps ou websites. Antigamente dava jeito também por causa dos backups com dados das aplicações, mas cada vez o backup da Google está melhor.

      1. Avatar de Tiago E.
        Tiago E.

        Blokada funciona melhor que adblockers ao nível do sistema, sem root e pode ser desligada e ligada a qualquer momento sem reboots 😉

        1. Avatar de Valter
          Valter

          o blokada e bem pior. Um bloqueador de sistema usa o hosts file . O blokada cria um falso vpn pela qual passa o tráfego com um ficheiro de hosts próprio. Basicamente faz o mesmo de uma maneira pior .

          1. Avatar de Tiago E.
            Tiago E.

            “Pior” é subjetivo.
            É melhor por não precisar de Root. É melhor por se poder desligar a qualquer momento sem ter de reiniciar.
            Os adblockers ao nível do sistema bloqueiam muita coisa que não deviam e se queres realmente aceder a certos conteúdos, tens de desativar o Adblock e dar reboot. Que trabalheira!
            Se a única “desvantagem” do Adblock é funcionar como uma VPN? Não vejo onde está a desvantagem disso, muito menos quando pondero a facilidade de instalação e utilização.

    1. Avatar de Say Wha.....????
      Say Wha…..????

      Boas…
      Como faz isso?
      Eu tenho root mas é por causa de Cam2API.
      Como coloco adblock?
      cumps

      1. Avatar de Manuel da Costa
        Manuel da Costa

        O Chrome já possui um bloqueador integrado. Tem a porcaria que não funciona nos sites da google e aquelas publicidades de segundo plano também aparecem…
        Carrega nos 3 pontos, definições, definições de sites, puxa para baixo e carrega onde diz anúncios, mesmo que esteja inactivo, liga e desliga.
        Boa parte dos sites fica super mais leve. A google protege é os sites de vídeo e temos de aturar os 45 segundos de publicidade…

  4. Avatar de Miguel Carvalho
    Miguel Carvalho

    Nunca fiz. Perde-se tudo ao fazer? Como fazer root no Samsung Galaxy J7?

    1. Avatar de João Pereira
      João Pereira

      Não perdes nada, fazes backup no PC, o Google é amigo!

      1. Avatar de Miguel Carvalho
        Miguel Carvalho

        E como restauro a partir do backup a posteriori, que app uso para fazer root e de onde saco a última versão do Android viso que isto está constantemente desatualizado uns 2 anos?

        1. Avatar de João Pereira
          João Pereira

          Xda, está lá tudo!

          1. Avatar de Miguel Carvalho
            Miguel Carvalho

            Eu conheço esse site mas parece-me muito cplicado perceber que versão devo usar.

        2. Avatar de PeFerreira98
          PeFerreira98

          Google it -> lineageOS, xda developers, galaxy J7 root…
          Se bem que dado ao facto que a autonomia em encontrar respostas por ti mesmo ser proximo de 0, não aconselho de todo ‘navegar neste mundo dos roots’

  5. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Nunca fiz nem farei.Tenho um Xiaomi Redmi Note 5 e não pretendo ficar com um pisa-papéis,se me entendem.Era só o que me faltava. 😐

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      É isso mesmo!

    2. Avatar de O Monstro Precisa de Amigos
      O Monstro Precisa de Amigos

      Não fiz root, mas no início usei uma app no meu Xiaomi chamada Disable System Apps e depois acabei por usar o adb platform-tools para através do PC desinstalar algumas apps, como o Mi Video, Mi Music, Google Duo, Chrome, etc.

  6. Avatar de pi
    pi

    assim que acabou o suporte do fabricante dos smartphones que tive, root logo feito, é a melhor coisa que se pode fazer, e passou logo para o suporte alternativo, não é por acaso que ainda hoje tenho um smartphone com 7 anos e continua a estar actualizado pela comunidade com a ultima versão android 10 e está para as curvas, não ficando nada a dever aos modelos mais recentes.

  7. Avatar de Nuno
    Nuno

    Claro k sim, no XDA , explicam tudo até mais ínfimo promenor. Com kitchen e tudo.

  8. Avatar de Tio NKS
    Tio NKS

    Sempre, mas as há apps que começam a evoluir e deixar de funcionar em equipamentos rooteados! E Magisk já não “esconde tudo”, embora por aqui ainda esconda o que faz falta!

  9. Avatar de N1ldo
    N1ldo

    Sim, sempre fiz em todos smartphones que tive

    1. Avatar de N1ldo
      N1ldo

      Edit:
      Sim, sempre fiz em todos smartphones que tive desde os primeiros dias com ele na mão.
      Nunca precisei de garantia pra nada.

  10. Avatar de Jorge
    Jorge

    Fartei-me de fazer root em vários telemoveis que tive, até ter um XIaomi! Quem tem um smartphone Xiaomi não precisa de fazer root, porque a MIUI funciona tão bem, tão bem, que não há a necessidade de fazer root, seja para corrigir algum erro, seja para instalar coisas que normalmente são necessárias noutras rooms android e que na MIUI não há essa necessidade!

    1. Avatar de Luís
      Luís

      Errado !!! Se tens um Xiaomi então a melhor ROM e miui.eu que tem atualizado todas as semanas e que te oferece tudo mais rápido e com menor segurança optimização de bateria entre outras coisas que o versão normal da ROM não te oferece, para isso tens que ter Root , um pouco de pesquisa vais ver que ter Root num Xiaomi e sempre bem vindo

  11. Avatar de Luis Silva
    Luis Silva

    Já fiz uma vez vez num samsung galaxy j5 mas como não me resolveu o probelma voltei atrás e pronto.

  12. Avatar de PeFerreira98
    PeFerreira98

    Claro que sim. Há outra maneira de eliminar o Bloatware do Droid que vem de fábrica? Farto que me obriguem a ter facebook, chrome, google suite e afins instalado…

  13. Avatar de Douglas Charles Cunha
    Douglas Charles Cunha

    Sempre fiz nos meus smartphones anteriores, Motorolas, Samsungs, LGs e até jailbrake num iPhone. Mas atualmente como Mi 9T Pro não senti a necessidade de fazer, pois nativamente ele me oferece quase tudo que necessito e o restante consegui através de aplicativos instalados via ADB.
    Certamente farei quando ele não tiver mais atualizações, visto que ficarei com ele por 3 anos, ou então se algum dos aplicativos ADB parar de funcionar em alguma atualização que chegar.

  14. Avatar de Tomé
    Tomé

    ROOT é a liberdade que gosto sempre de ter, posso personalizar tudo o que quero, por exemplo, com o root eu tenho emojis do iOS no meu Galaxy Note 8, tenho o Viper4Android FX que é um sound enhancer que é dos melhores que podem encontrar e também consigo esconder a barra de navegação em baixo, fica totalmente fullscreen.
    Acho que há um certo medo por parte das pessoas mas é normal, visto que, são caminhos que é preciso explorar, ler e que as pessoas têm medo do desconhecido.

    1. Avatar de Douglas Charles Cunha
      Douglas Charles Cunha

      Esconder a barra tem muitos aplicativos que fazem, sem root. Alguns exigem ADB para ficar perfeito como no root quando se usa o teclado.

  15. Avatar de A.F.
    A.F.

    Já faço ROOT aos meus smartphones desde que tive o meu primeiro, Sapo A5, ainda faz trabalho como câmara de vigilância.

  16. Avatar de Luís
    Luís

    Uso Android desde a versão 1.6, ao longo destes anos todos já tive centenas de telefones e de várias marcas pois gosto de usar várias marcas e vários aparelhos porque sou programador e trabalho para várias comunidades a desenvolver , tenho sempre Root feito em todos os meus aparelhos por me dá liberdade da fazer o que quero ao aparelho e de aproveitar ao máximo o aparelho que comprei tal como usar o potencial das câmeras ao máximo algo que não e feito de origem, aproveitar ao máximo a bateria de cada aparelho , aproveitar ao máximo a tela , aproveitar ao máximo o desempenho do aparelho estar sempre atualizada isso sem root nao e possível, as marcas não te dão liberdade, não fazem bem o trabalho delas e não te dão atualização a horas etc , ter Root e liberdade!!! E por isso que amo o Android

  17. Avatar de Joao Silva
    Joao Silva

    OnePlus aparentemente não quebra a garantia em caso de root, isso foi um forcing a começar desde logo a ter root. Uso em módulos do magisk, para colocar a gcam e para conseguir gravar conversas. Uso também para dar a volta a jogos ou speedhacks assim como ferramenta de inspecção de pacotes via mitm

  18. Avatar de Manuel da Costa
    Manuel da Costa

    Tenho feito para remover o adware e spyware que vai instalado de raiz.
    Dá jeito e exige conhecimentos. Removendo o lixo, consegue-se obter mais 20% de ram e 1gb de espaço, que estava a ser usado sem qualquer utilidade.

  19. Avatar de Bruno lopes
    Bruno lopes

    Não faço, nunca fiz, nem tenciono vir a fazer. Aqui neste site é normal encontrar mais pessoas que são apologistas de fazer root mas isso é expectável dado o público alvo. No entanto qualquer tlm continua a ser funcional mesmo não tendo atualizações que são muito importantes mas não impedem que o tlm seja usado para aquilo que a maioria da população usa, jogos, redes sociais, chamadas, mensagens, fotografias e afins. Para o utilizador comum, não é importante o root até porque como aqui bem sabem, o processo não é propriamente simples para quem não percebe nada. Posto isto é importante sim, ter a liberdade de o poder fazer.

  20. Avatar de Erick
    Erick

    Root e custom roms desde meu primeiro smartphone Galaxy 5.

  21. Avatar de Tiago E.
    Tiago E.

    Eu acho que há aqui muita confusão sobre o root.
    Muito pessoal diz que faz root para mudar de ROM, mas para isso o root não é preciso para nada: basta desbloquear o bootloader.
    Outros dizem que com root conseguem ter o módulo XYZ do Magisk para alterar não sei o quê, conseguem flashar zips na TWRP, bla bla bla. Para nada disto é preciso root!!
    Com excepção de alguns POUCOS módulos Magisk que efetivamente precisam de root, a grande parte deles não precisa. O mesmo para aplicações: a maior parte das aplicações que usamos no dia-a-dia não necessita de root, muito menos root sempre ativo!
    Eu cá uso custom ROM, Magisk, alguns módulos e tenho o root DESATIVADO.