Quechua Phone 5″ – O smartphone da Decathlon por 229€

75 Comentários

O primeiro smartphone Mountain-proof do Mundo

Foi na passada sexta-feira que foi colocado a venda o novo Quechua Phone 5″. Este equipamento Android é o resultado de uma parceria entre a Decathlon e empresa francesa Archos com o objectivo de criar um smartphone super resistente  à chuva, à lama, à poeira e à neve e que possa ser usado em qualquer desporto radical.

Quechua_00

Habituados apenas a ver anunciados smartphones dos principais players dos segmentos móveis, é com alguma admiração mas também curiosidade que vemos a famosa empresa de equipamentos de Desporto, a  Decathlon, a apresentar o seu próprio equipamento.

Trata-se do Quechua Phone 5″ que, tal como o nome sugere, é um equipamento com 5 polegadas e que foi concebido para os cenários mais adversos.

Quechua_01

O Quechua Phone 5 apresenta característica únicas, das quais se destacam:

  • Resistência à água : Conforme a norma IP54, resiste à chuva, à lama, à poeira e à neve
  • Protecção contra os choques : Revestimento e construção antichoque. Resiste a quedas de uma altura de 1m
  • Autonomia : Bateria 3500mAh longa duração. Um fim de semana inteiro sem ter de recarregar
  • Facilidade de utilização : Plataforma Android 4.1, acesso a mais de 975000 aplicações pelo Google Play
  • Rapidez de acção : Processador Quadcore 1,2Ghz, 3G, Bluetooth, Wifi, GPS
  • Facilidade de leitura : Ecrã 840×480 extremamente luminoso para uma leitura optimizada quando está sol
  • Resistência aos impactos : Resiste a quedas de uma altura de 1m em qualquer face material exterior absorvente de impactos, construção interna rígida, vidro do ecrã táctil endurecido e espesso

Quechua_03

Principais características técnicas
  • Autonomia : Bateria Lítio-polímero 3500mAh, 3,7V de longa duração ultra. Autonomia em conversação: 22h
  • Ecrã :
    • Ecrã táctil de 5 polegadas, resolução 840×480, ângulo de visão 83°, retro-iluminação optimizada (350 Cd/m2 min.) para excelente legibilidade ao sol
  • Conetividade / GPS :
    • Conetividade 3G, Wifi (2,4 GHz b/g/n)
    • Bluetooth GPS com GPS Assistido: obtenção de sinal mais rápida por assistência Wifi-3G DAS: 0,39 W/kg
  • Processador:
    • Processador Qualcomm 8225Q, quadcore 1,2GHz
  • Memória RAM:
    • 1GB Memória Flash: 4GB interna + extensão de memória opcional por cartão micro SD até 32 GB suplementares.
  • Sensores de Montanha :
    • Altímetro barométrico para uma precisão acrescida nas aplicações relacionadas com a prática de atividades de montanha (altitude, curva de desnível, acumulado de desnível, velocidade de subida)
    • Bússola Electrónica
    • Acelerómetro
    • Sensor de luminosidade e proximidade para uma gestão optimizada da luz do ecrã
  • Fotografia / Vídeo : Máquina fotográfica traseira 5 MP, autofocus, luz LED, modo panorâmico Máquina fotográfica frontal 2 MP. Gravação vídeo 720p/30fps
  • Sistema Operativo : Sistema de exploração Android 4.1 Jellybean

Além das funcionalidades referidas,  o Quechua Phone 5  funciona com cartão Micro-SIM, utilização livre, compatível com qualquer operador e traz um conjunto de acessórios incluídos, como por exemplo, Kit mãos-livres, com função ligar(atender)/desligar Carregador tomada internacional (Europa e UK) (carga completa em aproximadamente 5h ), cabo micro-USB. Ao nível de aplicações pré-instaladas, este equipamento vem com Pack Google: gmail, googleMaps, Google Skyview, Youtube, hangouts etc Pack outdoors: meteorologia, turismo, botânica Pack sport: My geonaute, Quechua guides Premium, Decat rando.

Quechua_04

Veja no seguinte video o Quechua Phone 5″ em acção

Tal como referido, este super smartphone já está a venda na Decathlon desde o passado dia 6 de Dezembro a um preço de 229€.

Comentários

75

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de kekes
    kekes

    Finalmente aparelhos interesantes para todos os bolsos que usam android, espero que as empresas continuem assim!

  2. Avatar de Zé

    Este sim!! Uma boa máquina pelo dinheiro que pedem… Agora BQs!?

    1. Avatar de justanotherone
      justanotherone

      É igual pah…
      E falo de conhecimento, que tenho um archos 50 e um bq aquaris (ok, o bq ficou para a namorada, que o branco não me assentava bem)

    2. Avatar de Fabio Pisco
      Fabio Pisco

      BQ tem ecrã IPS e isto não. E BQ é masi barato…

  3. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    Para mim tem um preço muito elevado, para quem vive no norte da Europa , é um bom preço e acessível .

    1. Avatar de Rochita
      Rochita

      Engraçado é a quantidade de smartphones comprados em Portugal por mais de 500€, mas como este é por 230 já não há dinheiro -_-

      1. Avatar de CMatomic
        CMatomic

        Eu não tenho nenhum , não vou gastar 35% do meu ordenado num smartphone .
        É engraçado não é ?

        1. Avatar de Rochita
          Rochita

          Não disse que tinha um de 500… e por enquanto seguro-me ao meu lumia 800 que comprei por 220€ e que sai-o do meu ordenado mas foi um investimento seguro, mas num pais onde se vê putos com novos iphones de 700€ não acho que estejas a ser de todo correto, esse pessoal do norte da europa nunca compraria smartphones destas marcas… até porque além de terem mais dinheiro, têm acesso a tarifários excelentes onde podes tens direito a um smartphone novo de 2 em 2 anos… e sim falo dos topo de gama.

    2. Avatar de Quim
      Quim

      Muito elevado?
      Querias o quê, dado e arregaçado? lol

      1. Avatar de CMatomic
        CMatomic

        Neste país rico que não esta em crise , é barato na tua realidade .

        Na minha realidade é um preço elevado , há coisas mais importantes do que comprar um smartphone , mas não estou a descredibilizar o trabalho de quem elaborou este smartphone , como referi a acima se tivesse um ordenado médio de um cidadão de um país do norte da Europa ate iria achar barato , mas vivo em Portugal .
        Onde se trabalha muito, e onde se ganha ordenados de miseraria , e onde se paga como se ganha-se ordenados de um país nórdico .

        E pergunta o senhor Quim.

        “Muito elevado?
        Querias o quê, dado e arregaçado? lol”

        E responde-te , ACORDA .

        1. Avatar de Quim
          Quim

          Claro que há coisas mais importantes, embora pra muita gente seja uma ferramenta absolutamente necessária.

          Comentei o preço do equipamento em sim, não relacionando com o poder de compra de cada pessoa.
          Uma coisa é o equipamento ser caro, outra é a falta de poder de compra.

          E mesmo em Portugal há muita mas muita gente a passar ao lado da crise..não vale pena pintar todas da mesma forma.

          Não sei se podes ou não, mas já pensaste/tentaste emigrar?

          PS: Eu já acordei, já não estou em PT há 2 anos…

          1. Avatar de CMatomic
            CMatomic

            Você fala numa forma individualista , estou a falar na forma geral onde integro , veja qual é o ordenado médio em Portugal e diga .
            Se é acessível a todas as bolsas em Portugal ?
            Para a maioria dos Portugueses não é um preço muito acessível , pois tem que poupar em alguma coisa para poder comprar um smartphone com este valor .
            Já um cidadão que viva num país nórdico já não precisa de poupar , pois esta acessível sem qualquer tipo de poupança no seu ordenado mensal .

          2. Avatar de Sergio
            Sergio

            @CMatomic
            Está certo no que quer dizer. Mas se for a ver o ordenado médio em Portugal foi de 950€, se o ordenado mínimo são 485€ tem que haver também pessoas a ganhar mais de 950€.

            Não está em questão se se pode comprar ou não, está em questão o preço face ao que já existe. Um iphone/galaxy S4/Lumia 1020/LG G2 etc etc são bem mais caros e vendem, e não é só nos países do norte da Europa.

          3. Avatar de Quim
            Quim

            O que eu vejo é um “parque telemóvel” superior em Portugal ao que vejo aqui na Bélgica.. ão é só uma questão de dinheiro, mas também de mentalidade..

            Que percentagem da população você diria que considera este custo como não acessível?

          4. Avatar de CMatomic
            CMatomic

            @Sergio , @Quim

            Devo ser único mal remunerado por aqui, no meio de tantos bem remunerados .
            Quem-me dera comprar isto sem pensar nas contas ate ao fim do mês.

          5. Avatar de Sergio
            Sergio

            @CMatomic
            Ninguém disse que és o único mal remunerado. Lê primeiro o que está escrito.

            Mas se os topos de gama vendem, logo por ai vês há quem não seja mal remunerado.

          6. Avatar de Quim
            Quim

            @CMatomic

            Há que andar para a frente, se hoje não é possível ninguém diz que no futuro não o será..

            Depois é com cada um..o meu atual foi mais barato que esse e chega-me bem 🙂

  4. Avatar de Jardas

    Grande telemovel, deixou-me o bichinho de comprar um destes pela qualidade=preço que tem 😀

  5. Avatar de Quim
    Quim

    840*480 para um ecrã de 5″…?

    1. Avatar de CMatomic
      CMatomic

      Para que queres mais resolução num ecrã tão pequeno , se fosse com uma resolução de 1920×1080 , diz que diferença irias notar ?
      Ou será queres 4k num ecrã de 5 polegadas ?

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Nessas condições um ecrã com alta resolução realmente faz muita falta! Há cada uma… LOL

      2. Avatar de Quim
        Quim

        Estás a brincar? LOLOLOL

        Que diferença irias notar? É abismal a diferença..eu pego no meu que é apenas HD (ecrã 4.7″) e comparo com o de 4.5″ da maria que é 940×640 e noto bem a diferença…

        Imagino 840*480..lololol

        1. Avatar de CMatomic
          CMatomic

          Características principais deste smartphone é a resistência a factores climáticos , e a resistência do aparelho numa utilização mais despreocupada .
          Ou seja este smartphone tem maior durabilidade que outros smartphones comuns com melhores características.
          Existem muitos equipamentos electrónicos no mercado e na ciência da exploração , que a principal característica é a resistência e não as suas características interiores .

          Para mim é um bom smartphone .

  6. Avatar de Sílvio Horta

    Se arranjarem um para testes eu testo-o em condições agrestes… 🙂

  7. Avatar de jose nunes
    jose nunes

    acho para um telemovel 5p o ecra e bastante fraco no resto e bastante bom

  8. Avatar de jose nunes
    jose nunes

    a certas passoas o telemovel mesmo cendo aco carbono nao ressiste

    1. Avatar de Miguel Chaves
      Miguel Chaves

      Nem o telemóvel nem o corretor ortográfico 🙂

      1. Avatar de anjodefogo
        anjodefogo

        AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAAHHAAHAHHAHA

  9. Avatar de T16
    T16

    Realmente para um ecran de 5″ tem pouca definição, não acho grande piada a este smartphone. A não ser mesmo para pessoal que faça muito “montanhismo” desporto no geral

    1. Avatar de anjodefogo
      anjodefogo

      Boas!
      Experimenta deixar cair o telemóvel águas 2x como eu, que depois vais perceber o valor de um telemóvel deste tipo!
      😉

  10. Avatar de Rui Sousa
    Rui Sousa

    Este telemóvel será fabricado pela CrossCall?
    http://crosscall.eu/

    1. Avatar de mc
      mc

      Não têm as mesmas características

  11. Avatar de João Sousa
    João Sousa

    Por mais 50 euros compram um smartphone bem melhor.

    G4 Advanced da Jiayu, tem representante em Espanha, pelo que fica com 2 anos de garantia. O telemóvel já vem com root e tem uma boa comunidade. Adianto desde já que é um duo sim com bateria de 3000mAh

    Aqui ficam as caracteristicas:
    OS Android 4.2(Rooted system)
    CPU MTK6589T, Cortex A7 quad core, 1.5GHz(Nov 4th);
    GPU PowerVR SGX 544
    ROM 32GB
    RAM 2GB

    Screen Display Size 4.7 Inch
    Type Retina screen, 312PPI, IPS screen, Corning II Gorilla Glass, OGS full lamination technology
    Resolution 1280 x 720 pixels
    Screen Color 16000K Colors

    Camera/Picture Resolution Dual Cameras, front camera 3.0MP, back camera 13.0MP with flashlight and auto focus, up to 4096 x 3072 pixels resolution; Support full screen caputuring

    WIFI Yes, 802.11 b/g/n
    Bluetooth Bluetooth 4.0
    Gravity Sensor Yes
    Multi-Touch Yes, 10 point touch
    Dimensions 133 x 65 x 10mm(2.9mm narrow bezel, ultra-narrow metal frame)
    Net Weight(Including battery) 149g

    1. Avatar de CMatomic
      CMatomic

      por mais 50€ já se comprar um portátil razoável .

      1. Avatar de João Sousa
        João Sousa

        Se souber de um smartphone melhor que este e cuja diferença não seja significativa ou menor, estou de ouvidos 🙂

        Recordo que é um topo de gama e não algo razoável

        1. Avatar de mc
          mc

          Screen Color 16000K Colors – a sério?

          1. Avatar de César
            César

            16000*1000=16000000 – o normal em ecras ips

    2. Avatar de André Ribeiro
      André Ribeiro

      Este telemóvel não quer competir com o resto do mercado, quer pegar num nicho que é o pessoal que pratica desportos.

    3. Avatar de ruben silva
      ruben silva

      No shit sherlock!!

      Mas esse telemovel chines ou caraças resiste a agua, lama, poeira, quedas ?

      Não? Então porque fez um comentario desses ?

      jesus..

      1. Avatar de João Sousa
        João Sousa

        Tanto quanto este. Recordo que é salpicos e não água, pelo que não poderá submergir o telemóvel.

        A resistência do ecrã dificilmente será melhor do que a tecnologia OGS.

        Quanto a impactos, uma capa decente resolve o problema. Ou acha que se cair de 5 metros de altura o telemóvel vai continuar como novo?

        Lama e poeira resolve-se com um paninho húmido.

        1. Avatar de Gualter
          Gualter

          Outra capa? isso de ser tipo aquelas pessoas que vestem casacos sobre casacos LOL
          Se leva mais uma capa, fica um calhamaço Deus’ma’livre hehehe se ja assim nao parece um telefone, entao com outra capa, vai parecer um calhau com ecra

          1. Avatar de Luis Miguel Lopes
            Luis Miguel Lopes

            É como a teoria do preservativo, se enfiares dois certamente não vais engravidar.. Pensando melhor enfia-se uma câmara de um pneu dum camião!

      2. Avatar de NewJ
        NewJ

        Só uma questão? Então e este quechcucha não é chinês? Ou a decathlon agora tem uma fábrica para produzir telemóveis cá?

        1. Avatar de Sergio
          Sergio

          Olha lê primeiro e depois comenta…

          1. Avatar de NewJ
            NewJ

            Ah?? Queres ver que é fabricado na França? O meu 1o tablet foi um archos..

          2. Avatar de Sergio
            Sergio

            E queres ver que o iphone é fabricado no EUA?

          3. Avatar de NewJ
            NewJ

            Os BQ também são Espanhóis.. Mas as fabricas são sempre as mesmas.. A diferença é que uns são desenvolvidos a 100% fora da China e outros são desenvolvidos a 90% na China e com alguma personalização pelos fabricantes que encomendam.. por isso ha tantos modelos parecidos com pequenas diferenças.. digo eu, pelo menos é a percepção que tenho..

          4. Avatar de Sergio
            Sergio

            Isso de serem parecidos não quer dizer nada, os chinocas copiam tudo o que veem. há por aí muitos “iPhones” com Android e mesmo cópias dos galaxy’s.

            se é feito na China, ok agora tudo é feito lá, mas a archos já mmostrou qualidade nos seus equipamentos assim como a Bq… não são uns chinocas quaisquer

    4. Avatar de FRC
      FRC

      Boa noite João Sousa.
      Podes-me informar quais são os fóruns onde se encontra essa comunidade de suporte para o Jiayu? Para pesquisar melhor sobre essa marca, parece-me um bom negócio.
      Obrigado.

  12. Avatar de Blizard

    Ja aprendiam a diferença entre RAM e ROM.

    Que raio e isto?

    “Memória RAM:
    1GB Memória Flash: 4GB interna + extensão de memória opcional por cartão micro SD até 32 GB suplementares.”

    1. Avatar de NewJ
      NewJ

      Memoria ram: 1Gb
      Memoria flash: 4Gb + expansão, onde é que está a dúvida?
      Ou achas que o pplware é tipo as lojas físicas de grandes superfícies?

    2. Avatar de António
      António

      E tu sabes qual é a diferença????

    3. Avatar de João Inácio
      João Inácio

      Tenham lá calma. Simplesmente faltou ali um parágrafo. Só isso.

  13. Avatar de Kendimen

    Finalmente um telemóvel resistente a água e trambolhões!!! 🙂

    1. Avatar de Sergio
      Sergio

      Finalmente?????

      Ya novidade, está frequinho, nunca houve nada semelhante. É que nem há dois anos havia.

          1. Avatar de Kendimen

            Tinha-me esquecido desse! E na altura que vi o artigo aqui até o procurei nas lojas! E eu que até gosto muito dos produtos da Sony 🙂

        1. Avatar de Sergio
          Sergio

          Tanta “inocência”….

          Exato Hugo, mas antes desse sony ainda sai o Samsung XCover

  14. Avatar de Gualter
    Gualter

    Isto é um telefone ou um calhau? dassss fazem com cada coisa mais feia lOl
    Preferia voltar ao meu alcatel de 1999.
    Tanto querem fazer que até nao sai nada de jeito -.o
    Deixai-o cair ao chão ou em cima das rochas e depois vão ver o choque que ele resiste LOL já agora deixai-o cair a agua tambem ou enão não tem microfones 😛
    Enfim, tudo para fizer que ficou uma autentica b*sta.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Boa ideia! Agora tenta utilizar o GPS, internet, cámara… no seu alcatel…. ah não dá! LOL

      1. Avatar de Gualter
        Gualter

        Deixa-o cair ou cair ao charco, e depois diz-me qual a camera que vale mais, a do alcatel ou a desse tijolo ^^

  15. Avatar de Bruno Chaves
    Bruno Chaves

    Bluetooth GPS com GPS Assistido: obtenção de sinal mais rápida por assistência Wifi-3G DAS: 0,39 W/kg

    ?? … isto quer dizer o quê ?? tem gps e o gps assistido é opcional .. ou so tem gps assistido ??

    1. Avatar de NewJ
      NewJ

      Tem gps assistido e tração às 4 rodas.. Não sei que não percebo nada disto, só achei piada ao gps assistido neste todo terreno

    2. Avatar de Gualter
      Gualter

      Tração as quatro, não tem? ^^ e pneus de neve? ^^

  16. Avatar de Filipe Cordeiro
    Filipe Cordeiro

    Será que a maioria do pessoal por aqui não percebe a que mercado esse smartphone se destina?
    Esse smartphone é para quem quer um equipamento robusto para utilizar em actividades ao ar livre, onde o equipamento é sujeito a água, pó, lama, neve, quedas… Não é um equipamento para jogos, é para utilizar aplicações de apoio às actividades que os utilizadores vão fazer, tal como aplicações como Endomondo, mapas e outras do género. Logo para esse tipo de aplicações a resolução do ecrã é suficiente e para além disso consome menos energia que os ecrãs HD e Full HD que estamos acostumados. O processador tal como ecrã foi escolhido pela sua performance suficiente para o tipo de utilização que este smartphone vai ter, e pelo baixo consumo energético, sendo que isso reflecte numa longa duração da bateria.

    A questão agora é simples, num fim de semana de actividades ao ar livre numa zona remota, preferem ter convosco esse smartphone ou um dos ultra potentes smarthphones, com os seus ecrãs Full HD que normalmente são pouco resistentes e que dificilmente duram 1 dia inteiro sem precisar de ser carregado.

  17. Avatar de NewJ
    NewJ

    Offtopic, Que aplicações costumam usar para guardar tracks e depois voltar a segui-los.. De bike ou moto por ex..

    1. Avatar de Nuno mendes
      Nuno mendes

      oruxmaps

    2. Avatar de Sergio
      Sergio

      Já utilizei o runtastic, mas atualmente utilizo tanto para correr como para bicicleta o Endomondo

    3. Avatar de Lugopt
      Lugopt

      Uso o Endomondo para registo, mas não tem a funcionalidade de seguir tracks pré-definidas. Para quem faz ciclismo e tem Android ou iOS pode usar o Strava, também muito popular. Mas nada bate o Garmin Edge 810 (tão caro quanto um smartphone).

      1. Avatar de Sergio
        Sergio

        O Endomondo não dá para seguires um percurso pré-definido? Quem disse tal coisa? Devias explorar melhor as app’s que usas.

  18. Avatar de Tiago
    Tiago

    Desculpem lá… mas quem quer telemóvel de combate compra um nokia dos antigos que resiste a quedas maiores e em caso de ficar molhado, desmonta-se e deixa-se ao sol meia hora que quando voltarem a montar está como novo e a bateria dura mais tempo. Ahh… e como não tem aplicações não faz reboots à toa nem bloqueia 😀
    P.S.: Adoro mo meu samsung galaxy SII :p

  19. Avatar de Pedro Ferreira
    Pedro Ferreira

    Boas,

    Qual o melhor produto para atividades outdoor (prova àgua e resitente)?
    Pretendo que tenha melhor resolução para tirar as fotos, GPS assistido e durabilidade da bateria

    Obrigado

    Abraço,
    PF

  20. Avatar de David Rifana
    David Rifana

    Mas afinal vale a pena comprar o quechua ou não? Muitos comentários aqui publicados, mas poucos de interesse.