QualRede: Qual a melhor operadora de rede móvel na sua zona?

43 Comentários

Com o objectivo de criar um mapa da qualidade da rede móvel em Portugal, a Deco lançou recentemente um app para iOS e Android. Esta app irá ajudar a identificar os locais problemáticos e permitir reclamar junto das operadoras (MEO, NOS e Vodafone) e da ANACOM.

Quem quiser contribuir só tem de instalar a app móvel e partilhar os seus resultados. Com base nos testes realizados é também possível saber qual a melhor operadora na sua zona.

internet (1)

A sua operadora promete uma Net móvel super rápida, mas os downloads desmentem? Com a app QualRede, pode facilmente testar o seu serviço móvel e saber afinal se está ligado à operadora com melhor serviço da zona.

De acordo com a Deco, os dados recolhidos são tratados de forma anónima e quantos mais consumidores usarem a app, mais representativa será a informação e mais facilmente será reclamar junto das entidades competentes.

qualrede_00

Em que consiste o teste?

Após descarregar a app, pode descobrir a melhor operadora para si. Quando estiver com a Net móvel ligada, faça o teste completo nos locais onde costuma estar habitualmente (por exemplo, emprego, escola, parque, etc).

Os resultados mostram a velocidade da sua operadora móvel e comparam com os de outras operadoras na mesma zona geográfica. Esta app realiza diferente testes além dos tradicionais testes de velocidade, uma vez que permite simular a experiência real do utilizador através de um cenário com várias análises: além dos habituais testes de download, upload e latência, inclui testes de qualidade à navegação na web e ao streaming do YouTube.

qualrede_01
A funcionalidade barómetro permite aceder aos resultados da qualidade das redes móveis em Portugal. Inclui o resultado global por operadora, além de outros indicadores, que mostram os pontos fortes e fracos de cada uma. Os dados do mapa são calculados e actualizados regularmente.

qualrede_02
Esta app é gratuita e sem dúvida que nos dá uma ideia da qualidade da nossa rede móvel. Obviamente tudo depende do local onde experimentamos a app, mas é possível também ir guardando os resultados para futuras comparações.

Qual a pontuação que conseguiram? Indiquem-nos também qual o vosso operador

Comentários

43

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jorge Pica
    Jorge Pica

    Windows Phone fica sempre de parte

    1. Avatar de migas
      migas

      Compra android ou ios

      1. Avatar de Zaark
        Zaark

        Não é solução.

    2. Avatar de ZarkBit
      ZarkBit

      Tenho dito…. somos pretos…

    3. Avatar de Ricardo Raimundo
      Ricardo Raimundo

      Hoje em dia a questão já não se prende só com WP. São já mais de 200 milhões de utilizadores com Windows 10 muitos deles com dispositivos touch. Está na hora das empresas e developers abrirem os olhos e verem o tamanho do mercado que estão a ignorar ao esquecer a plataforma Windows universal.

  2. Avatar de celso
    celso

    não tem para windows

  3. Avatar de Paulo Pires
    Paulo Pires

    Mais uma vez o Windows Phone fica de fora e ainda querem que aumente o numero de utilizadores. Uma vergonha.

    1. Avatar de Miguel Pestana Nóbrega
      Miguel Pestana Nóbrega

      O pessoal testa por nós, bora meter resultados, siga!

  4. Avatar de night
    night

    oh não tem app para windows mobile. rip

  5. Avatar de Luis Vieira Pinto
    Luis Vieira Pinto

    Vodafone, 814 Pontos

  6. Avatar de Jack
    Jack

    Não tem para Windows Phone, também não tem como a Deco reclamar, nem teste para analisar…Temos pena!!

  7. Avatar de [APPLE] Rui C.
    [APPLE] Rui C.

    É a Vodafone, porque a Apple não tem este serviço. 🙂

  8. Avatar de rgrocha
    rgrocha

    Não posso indicar resultados porque a deco esqueceu-se do WP…

    1. Avatar de o gajo
      o gajo

      A deco e o resto do mundo

    2. Avatar de Sergio V.
      Sergio V.

      Daqui a Deco também não leva testes!

  9. Avatar de Fernandes
    Fernandes

    Simplesmente vergonhoso. Windows Phone onde está. Era mandar queixas para o mail da Deco.

    1. Avatar de Miguel Pestana Nóbrega
      Miguel Pestana Nóbrega

      Alguém sabe para qual o mail que podemos enviar?
      Eu alinhava nisso, bora spamar um bocadinho e pedir isso para lembrar que não são assim tão poucos…

  10. Avatar de Norberto Henriques
    Norberto Henriques

    Tenham em atenção que esta app faz um consumo de tráfego considerável (~50MB por teste), pelo que quem tem plafonds de dados relativamente reduzidos, talvez não queira fazer o teste.

    1. Avatar de Pedro Pinto
  11. Avatar de Manuel Monteiro
    Manuel Monteiro

    Windows Phone deve ser de outro planeta!… Fica sempre esquecido até para a DECO…

  12. Avatar de DReal
    DReal

    N funciona ainda como deve de ser :/

  13. Avatar de Ricardo Saraiva

    Onde moro a nível de cobertura indoor 2G e 3G é a NOS, 4G não há previsão. A nível de velocidade será a Vodafone, eles modernizaram as BTS e Antenas onde moro, por parte do meo aguardo há 4 anos por melhoria de cobertura, dentro de casa mal tenho rede 2G, o mais caricato é ser uma situação do qual possuem conhecimento mas não há verbas no meo para a instalação do novo site. Quanto à aplicação da Deco faço parte dos utilizadores que ficam excluídos por possuírem um equipamento com Windows Mobile.

  14. Avatar de Modem
    Modem

    Com os curtos tarifários móveis que a malta tem bora lá estourar mais uns megas para a deco ficar contente.

  15. Avatar de Paulo Santos
    Paulo Santos

    Nenhuma operadora de rede móvel é satisfatória, simplesmente porque os limites de tráfego são vergonhosos, mesmo a roçar o puro roubo – já para não falar na publicidade mais do que enganosa nos famosos planos de “tráfego ilimitados”.

    1. Avatar de Joao 2348
      Joao 2348

      O tráfego é ilimitado, assim como a redução da velocidade quando ultrapassa o limite de volume de tráfego.
      É preciso lembrar que não existe tecnicamente nenhuma razão para esta limitação de velocidade, se fosse por motivos técnicos então limitavam a velocidade somente nas estações que tivessem demasiados utilizadores e não nas outras que estão praticamente livres.
      As limitações de velocidade, actualmente, é puramente por ganancia financeira.

  16. Avatar de Sherlockyo
    Sherlockyo

    Para mim o sinal fraco de rede verifica-se em maioria nos utilizadores que não têm iPhone.. Eu tenho iPhone e nunca tive problemas de rede

      1. Avatar de A.M
        A.M

        Na zona Sintra é o único sitio por onde andei que consigo 4G+, penso que sera em teste NOS.
        GALAXY S6

    1. Avatar de Miguel Ribeiro
      Miguel Ribeiro

      Ainda na segunda feira ia de carro com uns colegas, e a tentar ver onde estacionar, o meu colega näo conseguia… Ele com o iPhone 6S estava com edge, e eu com o OnePlus2 tinha LTE, ambos na mesma rede. Por isso näo me parece que essa afirmaçäo seja 100% correcta.

    2. Avatar de A.M
      A.M

      O meu Galaxy é melhor que o iPhone. .

  17. Avatar de Gusmão
    Gusmão

    Ainda não instalei a APP da Deco, mais infelizmente tenho a reportar que a Vodafone desiludiu-me e muito.

    Recentemente mudei da MEO para a Vodafone e tenho constatado que a rede da MEO é muito superior. Na área de Cascais, tinha a rede ao máximo e 4G, já com a Vodafone é quase sempre no mínimo e 3G/H, sendo que 4G e H+ nem velos.
    As chamadas constantemente a caírem (ainda bem que são 5000+2000 minutos) e a qualidade de áudio também não é nada de especial.

    No final do contracto adeus Vodafone e olá MEO…

    1. Avatar de Tuga
      Tuga

      Aonde é que a qualidade de voz na meo é melhor que a vodafone, tenho as duas operadoras e a qualidade de chamada da vodafone é muito superior ouve-se muito melhor na meo a chamada é muito baixo o som , nem tem comparação

  18. Avatar de Paulo
    Paulo

    Afinal a Deco ainda aqui por ver andar os outros,os usuários do wp não são consumidores?

  19. Avatar de Antônio
    Antônio

    Em resposta a algumas pessoas o telemóveis com sistema operativo windows e a pior porcaria que se pode ter por nunca mas nunca vem em testes nenhuns e todas mas todas as operadoras em Portugal vendem gato por lembre em todos os seus Serviços as pessoas e que da muito trabalho reclamar por escrito ao Instituto do consumidor e a Anacom

  20. Avatar de Paulo
    Paulo

    Tambem fica sempre o BlackBerry para tras 🙁

  21. Avatar de nuno
    nuno

    Deco no seu melhor fiz teste com o cartao da NOS e no fim diz vodafone . corrigam

  22. Avatar de Zé manel
    Zé manel

    Então é os utilizadores de Symbian?

    1. Avatar de Lara
      Lara

      Já fomos!!!
      Tenho pena, porque tive que deixar o meu super canhão N8 de 2011 que ainda está impecável (quer voz, acesso web, tudo)… mas além de não desenvolverem mais aplicações para estes telemóveis, já nem atualizações / repor backup é possível porque nem mesmo o OVI nem o Nokia Suite corre! É triste.. mas agora é o meu despertador :D:D

      1. Avatar de Marco
        Marco

        adorei o Super Canhao :DDDDDDDD
        e o teu despertador :DDDDDDDD

  23. Avatar de Casimiro
    Casimiro

    Em Portugal existe uma ou duas empresas com o monopolio, fazem o que querem e obrigam a que todo o resto seja Como eles querem. Desde precos, zonas, Como ex: na minha terra
    Serzedelo poucas ruas tem TV, net, telefone fixo da Vodafone, isto Parque a
    PT e a Nos durante alguns anos querem
    recuperar o dinheiro que investiram, e dizem eles que e o melhor para o consumidor, treta…

  24. Avatar de Carlos
    Carlos

    E precisa ter acesso às fotos para quê mesmo????

  25. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    Muito bonito tem para apple tem para android mas não tem para windows mobile nem para windows PC.
    como podem dizer que uma é melhor que outra se não se tem nada que se teste????
    Acho mais uma treta da deco proteste