Primeiro smartphone com Android foi lançado há 11 anos

18 Comentários

É difícil acreditar que já passou tanto tempo, mas o G1, o primeiro smartphone com o sistema operativo Android, foi lançado há 11 anos. Estávamos em 2008, ano em que Michael Phelps, um jovem nadador desconhecido batia sete recordes mundiais de natação, e preparava-se para pulverizar um record Olímpico.

Foi também nesse ano que o senador Barack Obama, com o seu slogan “Yes We Can”, se tornava no primeiro presidente Afro-Americano dos Estados Unidos. Apesar dos esforços da Apple, o BlackBerry e o fantástico serviço de mensagens BBM Messaging ainda eram os reis do mercado. Conheçam melhor o G1.

Primeiro smartphone com Android foi lançado há 11 anos


O T-Mobile G1, produzido pela HTC, foi o primeiro smartphone do seu género. Em linha com o ecossistema da Apple, o G1 fez a sua estreia com o Android 1.6 Donut, um novo sistema operativo móvel, desenvolvido com base na personalização, inclusão e versatilidade.

O G1 incluía, na altura, uma mão cheia de funcionalidades até à data exclusivas do iPhone. Um intuitivo teclado QWERTY no ecrã, um web browser, e versões otimizadas dos serviços Google mais populares, como o Google Maps com Street View, Gmail, e o YouTube.

Primeiro smartphone com Android foi lançado há 11 anos

Embora as suas características sejam completamente esmagadas pelos standards de hoje, o G1 era considerado uma “besta” de processamento na altura. O equipamento custava na altura 179 dólares.

Características do Android G1

  • Ecrã: 3.2″ (~180dpi)
  • Armazenamento: 256MB + slot para cartão SD
  • RAM: 192 MB
  • Processador: Qualcomm MSM7201A 528 MHz ARM 11 + Adreno 130
  • Câmara: 3.15 MP
  • Bateria: Removível com1150mAh/li-ion

Primeiro smartphone com Android foi lançado há 11 anos

Do início aos dias de hoje

Graças à conjugação de forças da T-Mobile, HTC e da Google no lançamento deste anti-iPhone, o Android está hoje presente em 2.5 mil milhões de equipamentos ativos, o que representa 85% da quota de mercado mundial.

Estes dados não só fazem do Android astronomicamente mais popular que o iPhone, mas o número de utilizadores também superam o mais popular sistema operativo de PCs, o Windows, por 60%.

Em 11 anos, o Android conseguiu a proeza de se tornar no sistema operativo mais usado em todo o planeta, ponto!

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luciano
    Luciano

    192GB de RAM?

    1. Avatar de Njag
      Njag

      Já nesse tempo precisavam de muita RAM para rodar minimamente.

      1. Avatar de iDroid
    2. Avatar de Engº Brasileiro
      Engº Brasileiro

      192 MB ….. só pedir alguém para ler pra você.

  2. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    o meu 1º samrtphone com android foi 1 HTC com Windows Mobile, e um emulador que permitia correr o Android 1.6

  3. Avatar de Íngreme
    Íngreme

    É 192 MB.

  4. Avatar de REGINALDO ROGERIO DA SILVA
    REGINALDO ROGERIO DA SILVA

    192MB de ram

  5. Avatar de Quim
    Quim

    Pelo primeiro consegue se perceber a filosofia de cada SO.

    Apple: simples e touch. Sabiam o que queriam e sabiam o que era melhor para todos.

    Android: nasceu a querer fazer tudo, só faltava leitor de disquetes. E ainda hoje é a mesma porcaria. Tentam fazer tudo e não fazem nada de jeito.

    1. Avatar de Renato Nismo
      Renato Nismo

      exactamente como dizes, se isso acontece nos androids é porque estão lá users errados que não têm capacidades para tirar melhor partido e que precise de mega segurança que defenda por eles 😉

    2. Avatar de Paulo Fernandes
      Paulo Fernandes

      Opiniões!

    3. Avatar de Nuno
      Nuno

      Para mim fazem tudo de jeito, eu não tenho razões de queixa como user Android aos anos. Lembrar que a Apple é simples demais para algo tão caro, isto falando dos dias de hoje… Só supera o Android em muito poucos quesitos. E lembrando que tem a vantagem de ser um sistema fechado. Algo que até obriga os seus users a ficarem com a marca e a pagarem balúrdios…

      1. Avatar de Gaspar Oliveira
        Gaspar Oliveira

        Era utilizador Android e adorava por ser sistema aberto, poder fazer a mesma coisa de na maneiras. Entretanto o meu smaertphone com android avariou e emprestaram um iPhone até me safar, comecei a ficar maravilhado, e fiquei com ele mais um tempo para ter certeza. Sabes o que aconteceu acabou Android e comprei um iPhone.
        Não tenho tempo para perder com mariquices, prefiro pagar e aquilo funcionar, do que ter de perder tempo com customizações, esperar que aquilo funcione. Sai-me mais barato. Além dom ais o iOs esta muito melhor desenhado, simples e eficaz.
        Mas são gostos, convem é verdadeiramente ter experimentado os dois sistema como deve de ser, tanto serve para Android como para iOs para ter uma opnião. Não é ter pegado num smartphone de um SO que não usa por 3 minutos e emitir uma opnião.

    4. Avatar de ze tolas
      ze tolas

      o que não tem jeito é a estupidez dos ifans!

  6. Avatar de Fixo
    Fixo

    … este anti-iPhone \O/
    O Android antes e depois do Android.
    https://www.designer-daily.com/wp-content/uploads/2011/08/iphone-before-after.jpg

    Basicamente tiveram que deitar fora o Android que tinham quando saiu o iPhone e fazer outro pro-iPhone, no ano que passou entre a saída de um e do outro. Foi um choque violento.

  7. Avatar de KodiakShadows
    KodiakShadows

    Eu ainda tenho o meu com versão 1.6 que tinha sido atualizado do 1.5

  8. Avatar de MMendez
    MMendez

    HTC, olha, mais uma marca que apareceu e morreu

  9. Avatar de dajosova
    dajosova

    apesar de nunca ter saído cá no mercado, foi deveras marcante.
    inicialmente a HTC nem sequer era marca visível para o consumidor; apenas fabricava para várias marcas e os equipamentos tinham outros nomes de marca: XDA, MDA, Dopod, i-Mate (EUA), QTek (Europa), etc. Só mais tarde surgiu como marca própria.
    Graças ao Android, democratizou-se o smartphone e o iPhone teve de melhorar.
    Lembro-me como se tivesse sido ontem… andávamos nós com Palms e Pocket Pc’s quando se ouviu falar deste novo player. E o mundo tecnológico nunca mais foi o mesmo.

  10. Avatar de ze tolas
    ze tolas

    o meu qtek com windows já fazia isso tudo! e o meu nokia symbian s60 também!