Chegaram as primeiras apps Android que dispensam instalação

16 Comentários

Foi durante a última conferência I/O que a Google anunciou que estaria a preparar um novo conjunto de aplicações para o Android que iriam dispensar a instalação no smartphone para serem usadas.

Não havia uma data para a sua chegada, mas a Google mostrou que esta seria uma das suas prioridades. O resultado parece estar à vista, com as primeiras Instant Apps a chegar em breve, vindas de um limitado grupo de programadores.

instant apps

As Instant Apps são o que a Google entende serem uma revolução na forma como as aplicações móveis são distribuídas desde que a Apple lançou o iPhone e todo o conceito de apps associadas.

Estas vão permitir aos utilizadores testarem e usarem aplicações sem terem de as instalar, poupando tempo e recursos do smartphone. A Google esteve a prepará-las e anunciou agora os primeiros testes mais alargados.

instant apps

São ainda limitadas as aplicações que estão prontas a serem usadas neste novo modo, mas a Google tem apoiado os programadores que iniciaram os testes. Vão estar ainda limitadas a um pequeno grupo de utilizadores, para que estes possam dar informações concretas sobre o que precisa de ser melhorado e optimizado.

Mas como é normal na Google, estes testes vão ser alargados e, em breve, muitos mais vão poder testar as versões das aplicações BuzzFeed, Wish, Periscope e Viki, que foram agora lançadas.

Os programadores que quiserem podem também ir já preparando as suas aplicações para correr neste modo. Estas não precisam de ser refeitas, bastando apenas alterar alguns componentes que vão passar a correr como uma aplicação portátil.

A aposta da Google nas Instant Apps é grande. As Instant Apps devem chegar para todos mais tarde no ano e a todas as versões do Android ainda suportadas.

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de HB
    HB

    Poupa no espaço de armazenamento mas não poupa no consumo de dados móveis, caso estejam a usar as apps com uma ligação movel, antes pelo contrário.

    1. Avatar de Nope
      Nope

      O espaço que ocupa é o mesmo. O consumo dos dados móveis é como qualquer outra app com instalação – há apps que acedem à internet e outras não.

      A nova modalidade é para “apps coisitas” dessas que dificilmente alguém instalava. Como é de usar e deitar fora pode ser que alguém use. O post dá a ideia que qualquer app pode ser instalada ou não, mas não é assim.

  2. Avatar de Luis
    Luis

    Mas seria algo parecido com o Google docs?

  3. Avatar de Eduardo Mota
    Eduardo Mota

    Excelente iniciativa por parte da Google. Na minha ótica, estas Instant Apps, as web apps e os serviços e software por streaming são o futuro.

    1. Avatar de carlitos
      carlitos

      Para além de poupar recursos, possibilitará (no futuro, espero eu!) usar a mesma app independentemente da máquina virtual (SO) e máquina fisica que estivermos a usar.

      Deveremos no futuro chegar a um ponto em que as Máquinas Fisicas os SO e os Aplicativos sejam independentes entre si e compitam sem criar barreiras á entrada e á mudança.

  4. Avatar de Marco B.
    Marco B.

    Estou a esoera disto ja algum tempo. Vao dar toda uma nova utilidade aos QRcodes por exemplo.

  5. Avatar de sky2008
    sky2008

    Descobriram a pólvora… Que saudades do ms_dos!!!

  6. Avatar de marco
    marco

    Existem também outras apps que correm sem instalação.
    Chamamos-lhes “websites”

  7. Avatar de Nuno
    Nuno

    É só tretas para gastar dados e alimentar quem os vende. Qualquer dia as apps deixarão de poder ser usadas em Wifi, para reforçar esta dependência dos operadores…

  8. Avatar de Nelson
    Nelson

    O futuro está aí…

  9. Avatar de Nuno
    Nuno

    Os meninos do ios estão a pensar neste momento como podem criticar esta notícia: “O meu iphone já faz ixo à bué”, “não tem utilidade nenhuma”, “como não está instalado não usa os recursos todos do smartphone”

    1. Avatar de Dminister
      Dminister

      Mais estúpido que os meninos do IOS, foste tu com esse comentário.
      E sou um utilizador de Android para achar isso, imagina quem for do IOS 😉
      Fica a dica!

  10. Avatar de david
    david

    muito fixe mesmo. Agora falta as operadoras deixarem o pessoal gastar os dados á vontadinha como já fazemos com a net fixa

  11. Avatar de Bruno
    Bruno

    Não poderão acontecer falhas e quebras de segurança por aqui, a semelhança dos scripts através dos sites?

  12. Avatar de Cortano
    Cortano

    Isto será tipo o que se passa em Linux com aqueles packs que não me lembro o nome agora mas que não precisam de ser instalados?