Poupe 3G/4G, Google Maps já funciona em modo Offline

35 Comentários

…e com a possibilidade de ver informações sobre restaurantes, espaços comerciais, etc.

O Google Maps é um dos serviços que se destaca no segmento das apps de navegação. Tal como tínhamos informado em Maio, a Google estava a preparar algumas novas funcionalidades do Google Maps para dispositivos móveis e não só! Hoje a empresa das pesquisas anunciou a possibilidade de termos o serviço disponível em Modo Offline.

offline_00


Cerca de 60% da população do mundo ainda não tem Internet, em grande parte por falta de cobertura e infraestruturas. Consciente de tal problema, a Google passa agora a disponibilizar uma das funcionalidades mais aguardadas para o Google Maps , o modo offline (versão completa, com a possibilidade de fazer calcular rotas).

Com um funcionamento semelhante ao de outras plataformas do tipo, o utilizador apenas tem de indicar qual a região para descarregar os respectivos mapas. Além da típica rota, os mapas incluem também informações sobre restaurantes, espaços comerciais, etc.

offline_00_thumb.jpg

De referir no entanto que esta funcionalidade só está disponível para trajectos de carro sendo que, nas próximas semanas o modo offline deverá chegar também às rotas a pé ou de transportes públicos. Como limitação actual, os mapas descarregados não podem ultrapassar os 2,5 GB.

Google Blog

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de millers
    millers

    sim toda a gente sabe que o here já funciona em offline a muito tempo

    1. Avatar de DoContra
      DoContra

      E o MEO Drive… 😉

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        MEO Drive é para rir. 😉

    2. Avatar de O Tenro
      O Tenro

      E os mapas do ACP…

    3. Avatar de Daniel
      Daniel

      Mapas desatualizados.

      1. Avatar de David
        David

        MEO Drive tem melhores mapas que várias outras aplicações para android e melhores mapas que alguns dos que vêm em GPSs, especialmente em zonas rurais!

        1. Avatar de Daniel
          Daniel

          O problema é mesmo a própria aplicação e o cálculo das trajetórias. Não percebo como é que é a aplicação favorita de tanta gente.

  2. Avatar de Rogério
    Rogério

    Finalmente! Isto é excelente! Guardar mapas de áreas que visitamos frequentemente para nos podermos guiar facilmente!

  3. Avatar de Pedro Pinto
    1. Avatar de millers
      millers

      o waze também podia funcionar offline 😀

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        Qual Pedro Pinto ?

      2. Avatar de Pedro Faim
        Pedro Faim

        O Waze funciona offline… o que tens que fazer é antes de iniciares viagem, efectuares o calculo do trajecto com uma ligação a internet por wifi.

        1. Avatar de Dário Paim
          Dário Paim

          Gostaria de saber como iriam ter notificações de trânsito offline.. aguardo ansiosamente por um feedback…..

          1. Avatar de Pedro Faim
            Pedro Faim

            Nem só no Waze, mas em todos para terem notificações de trânsito têm funcionar online!

  4. Avatar de adiemlaounu
    adiemlaounu

    Mas isto já dava para fazer, pode é as limitações serem menores mas sempre fiz download de uma determinada área no google maps!

    1. Avatar de nuno_p
      nuno_p

      Exactamente. Já há muito tempo que usei isto e para ser sincero não chega aos calcanhares do meo GO ou nokia here.

  5. Avatar de jagudi
    jagudi

    mas não havia já essa possibilidade? por zonas??

    1. Avatar de Bruno M.
      Bruno M.

      Não porque o sistema necessitavade uma ligação minima à internet.

      Agora parece que a ligação à internet é mesmo desnecessária.. para aquela zona.
      Se bem percebi continua limitado pois não faz download do mapa do país completo, pelo que se sairmos da zona não descarregada, o maps fica inutilizável.

      Alguém me corrija se estiver enganado PF.

  6. Avatar de Tiago Correia
    Tiago Correia

    Ainda não recebi o update desta app.
    Nem como o update do waze, como foi mencionado aqui à tempos.

  7. Avatar de RF
    RF

    WOW que inovação… Ainda bem que há o HERE há uns anos se não estava bem tramado fora de Portugal!

  8. Avatar de Paulo
    Paulo

    E assim destrona o here maps e o windows phone. O google maps é de longe melhor em POIS e Transportes ja que o here so tem o metro. Troquei um lumia por um lg g4 e foi o melhor que fiz…wp n tem apps de jeito

    1. Avatar de RF
      RF

      O HERE não há só para o Windows Phone… só por aqui dá para ver que deves ter tido mesmo um windows phone!!! Já farta dizerem que não tem apps…. tem sim menos, mas as principais estão lá todas, e claro metade do lixo que se encontra na Play Store!

  9. Avatar de joao
    joao

    onde está a actualização?Ou é só para alguns?

  10. Avatar de Abílio
    Abílio

    2,5 Gb dá mais ou menos metade de Portugal

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      tanto? no here maps o mapa de Portugal inteiro ocupa 200mb

  11. Avatar de luis
    luis

    Não funciona, fiz o update fiz download do mapa. desliguei os dados e wi fi e vai de grilo. so da para ver o mapa offline mas não da para direções de gás :S nem vi nada de diferente do que tinha.

  12. Avatar de Miguel Pestana Nóbrega
    Miguel Pestana Nóbrega

    Eu já fiz isto com o meu Samsung Galaxy S1 à uns 4 anos atrás… quer dizer que a Google voltou atrás nisto? Enfim, não é nada de novo, é algo que se arrependeram de remover…

    Por acaso comprei um Windows Phone usado para testar e o Here Maps é mesmo tão fantástico quanto dizem.
    Nunca consegui usar o Google Maps para me guiar, ou o telemóvel ficava lento, ou não tinha o mapa (na altura ainda dava para fazer download) ou demorava muito a encontrar a minha localização, ou não tinha caminhos pedestres…
    No Here Maps foi tudo tão simples… Atenção que só usei caminhos pedestres (durante 2 semanas)

  13. Avatar de André Barbosa
    André Barbosa

    Não ha inovação nenhuma aqui, prefiro o usar o Maps Navigation do que Meo Drive mas de que é que adianta a função offline se nem sequer me deixa guardar um distrito por ser demasiado grande?!
    Que não deixe guardar o pais até se compreende mas eu ando pouco de carro sem sair do distrito do porto mas nem sequer cabe na area maxima as minhas zonas de circulação mais comuns!

  14. Avatar de ssilva
    ssilva

    Na minha opinião, para GPS o Meo Drive é a melhor coisa que temos no nosso país.
    O Maps para mim é mais para ver algo por satélite ou assim quando estiver a pé num local desconhecido.

  15. Avatar de Joselito Fagundes
    Joselito Fagundes

    o suposto “offline” é usar uma rede para fazer um mega download de todo o mapa de uma região para o telemóvel, pode sair caro se não se usar o wifi…

  16. Avatar de José
    José

    Instalei o .apk e descarreguei um mapa offline, tentei obter direções e o resultado foi o mesmo de sempre. Alguém que tenha conseguido?

  17. Avatar de lol
    lol

    Eu uso o gps do telemóvel em talvez 5h de trabalho por dia, e para mim o melhor continua a ser o gmaps para navegação.
    Isto do offline não é novidade, novidade era ele calcular a rota para iniciar a navegação que parece que não faz na mesma…

  18. Avatar de zarco
    zarco

    Ja estou a ver que não gostam de papel!!Modernices…