Portagens – Como controlar online os valores pagos II

59 Comentários

Por Rui Silva para o PPLWARE.COM

Agora também possível através do seu Android

Uma das noticias mais populares nos últimos meses em telejornais e jornais nacionais foi sem duvida a imposição de portagens por parte do governo actual nas ex-scuts do Interior Norte (A24), Beira Interior (A23), Beira Litoral/Alta (A25) e Algarve(A22). Concordando-se ou não com tal medida, a verdade é que os sistemas estão em funcionamento desde o dia 8 de Dezembro e existem já serviços que permitem ao utilizador controlar online os valores pagos (ou a pagar). Depois de apresentarmos aqui os serviços online, hoje vamos conhecer a aplicação aiScuts para controlar as nossas passagens nas ex-scuts.

aiscuts_01

Consulta de movimento – via browser

Se utilizou as auto-estradas com cobrança exclusivamente electrónica de portagens e não tem um dispositivo, basta consultar aqui qual o valor de portagens que tem actualmente em pagamento. A Informação é válida para condutores que circulem sem dispositivo electrónico em autoestradas com cobrança exclusivamente electrónica.

portagens_00

Para quem dispõe de um dispositivo com Android, pode agora também consultar a informação usando para isso a aplicação aiScuts.

Consulta de movimento – via Android

A aplicação aiScuts é um interface móvel para disposítivos Android, que permite aceder ao serviço fornecido pelos CTT-Portugal, de forma a apresentar, para uma determinada matrícula Portuguesa, o respectivo montante em dívida nas auto-estradas com cobrança exclusivamente electrónica (Scuts), e em veículos que não tenham o dispositivo da Via Verde.

aiscuts_00

A aplicação é gratuita e foi desenvolvida pelo português Filipe Murteira usando as tecnologias Java, PHP, MySQL e json. De referir ainda que esta não é uma aplicação oficial dos CTT Portugal.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Android 2.1 +
Download: aiScuts [305KB]

qr_aiscuts

Partilhar:
Tags:

Comentários

59

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Manuel Costa

    Existe também uma aplicação para Windows Phone para controlar as passagens nas portagens:
    http://www.windowsphone.com/pt-PT/apps/ca8272fa-5afc-42a8-972c-821e4a896137

    Aproveito para relembrar que, apesar de distante do Mercado do iOS e Android, o Marketplace do Windows Phone já conta com mais de 60000 aplicações.

    Cumprimentos,
    Manuel Costa

    1. Avatar de Vítor M.

      Sim Manuel, tem toda a razão. Estamos a tratar já disso. Este comentário só veio aumentar a pressão que estou a colocar no nosso editor WP7. Tem de ser assim.

      1. Avatar de LeandroF
        LeandroF

        Se me quiserem dar um Lumia 800 eu posso também ser um contribuinte de informação e reviews para WP7! 🙂

      2. Avatar de Cristovao Morgado
        Cristovao Morgado

        A App Wp7 permite gerir matriculas favoritas e até criar lembretes para não nos esquecermos de ir pagar!

        1. Avatar de Paulo Correia
          Paulo Correia

          E tem um esquema para não ser preciso meter as letras do captcha 😛

  2. Avatar de Johny
    Johny

    Tanto o site dos CTT, como a aplicação, parecem colocar a nossa privacidade a um canto. Colocar apenas a matrícula da viatura e um captcha, sem mais nenhum dado que esteja no livrete ou do proprietário, não me parece que seja a melhor solução.

    1. Avatar de João Santos
      João Santos

      Concordo!

    2. Avatar de RaCcOn
      RaCcOn

      O máximo que consegues saber é o valor total em pagamento e qual a data limite até a qual pode efectuar o mesmo…
      Não vejo qualquer tipo de problema nisso, a não ser alguém decidir ir pagar as portagens por nós;)

  3. Avatar de tiago leitao
    tiago leitao

    Eu ja instalei a aplicação aiscuts e nao dá para por a matricula, nem com a nova actualização..

  4. Avatar de Redin
    Redin

    Já aconteceu a alguém visitante deste local a esquecer-se de pagar uma passagem das antigas SCUT?
    Em que circusntâncias aparecem as cartas de cobrança? Muito tempo depois? Com que percentagem a mais? Já vem com a multa esperada ou o que vem a mais na cobranca é apenas um aviso de pagamento por esquecimento?

    Eu estou a espera de um “puxão de orelhas” porcausa de um episodio semelhante. O mais engraçado é que se eu fosse estranjeiro, nao me iria aparecer nada em casa, penso eu de que…

    1. Avatar de Miguel Ribeiro

      Vem com multa, mas não é grande. Tive que meter via verde, porque cada vez que passava, me esquecia de ir pagar. E depois era sempre chegar a cartinha.
      Mas não demoram muito… 3 semanitas ou quê.

    2. Avatar de Baltazar
      Baltazar

      Recebe uma carta em casa com o valor a pagar + custos administrativos. Se não me engano os custos administrativos são +- 5€.

      No meu caso, recebi 2 meses depois.

      1. Avatar de LeandroF
        LeandroF

        Eu já cheguei a receber 6 meses depois… mas também foi nos inícios da roubal…. do processo de cobrança…

    3. Avatar de scuteiro
      scuteiro

      Liga o mais rapido possivel, 707202525 e vê o que tens em divida senao pode ir a multa de 25€ por portagens minimo ao maximo de 125€. nao queiras receber notificaçao.

  5. Avatar de Miguel Ribeiro
    Miguel Ribeiro

    “A aplicação é gratuita e foi desenvolvida pelo português Filipe Murteira usando as tecnologias Java, PHP, MySQL e json”

    Java -> app android
    json -> comunicação CTT Android

    PHP e MySQL para que?

    1. Avatar de AM
      AM

      Webservice – > PHP e MySQL

      1. Avatar de Miguel Ribeiro
        Miguel Ribeiro

        Webservice da parte dos CTT, so se for… Porque razao iria alguem fazer um serviço de um serviço e usar Mysql? Vai guardar dados? O site dos CTT é JAVA e duvido muito que usem MySQL… sera que a app anda a guardar a informação que é consultada? O.õ

        1. Avatar de CMM
          CMM

          A App WindowsPhone não guarda dados nenhuns, apenas faz os pedidos ao site… dando a hipotese adicional de guardar matriculas favoritas e criar alertas no telemóvel 😉

          1. Avatar de Miguel Ribeiro
            Miguel Ribeiro

            Então mas isso nao explica o PHP nem o MySQL. Até porque o DBMS no android é o SQLite. Não conheço o sistema interno do WP7 mas tenho 140% garantia que não é MySQL

          2. Avatar de CMM
            CMM

            Miguel Ribeiro,
            A App WP7 apenas usa o acesso aos serviços CTT.

            Foi feita em C# + Silverlight (WP)
            Apenas usa a BD para guardar as Matriculas favoritas.

            Não guarda NENHUNS dados de consulta.

          3. Avatar de Miguel Ribeiro
            Miguel Ribeiro

            Mas mesmo assim nao se justifica o MySQL

        2. Avatar de Pereira
          Pereira

          É só entendidos! 😀
          Se fossem cavar batatas em vez de mandarem “bitaites” disparatados 😉

          1. Avatar de Miguel Ribeiro
            Miguel Ribeiro

            Bitaites disparatados em que? Não estou a perceber onde é que seja usado o MySQL… estou curioso, só isso…

      2. Avatar de Joao
        Joao

        A pergunta é interessante e tem uma resposta óbvia. O autor da aplicação fazia fluir o tráfego pelo seu servidor onde gravava o mesmo sem autorização de quem usa a aplicação ou, tão pouco dos CTT. Reter dados de comunicações entre um cliente e a entidade que presta um serviço ao cliente deve ser, sem muita margem para grandes dúvidas, crime. Seria bom que o autor da aplicação tivesse isso em conta.

        1. Avatar de Miguel Ribeiro
          Miguel Ribeiro

          Olá João,

          Esse foi o meu primeiro pensamento. Ele faz sim o trafego fluir por outro servidor para tratar a pagina dos ctt de forma a reduzir o trabalho da app android.

          Segundo o autor, o MySQL é apenas um engano do autor do artigo.

          Btw, guardar as matriculas e os valores (q sao os unicos dados trocados, não tem qualquer valor…)

    2. Avatar de Miguel Ribeiro
      Miguel Ribeiro

      Confirmei com o autor da aplicação, nao utiliza MySQL. Foi um engano por parte do editor do artigo

  6. Avatar de Miguel Ribeiro

    Eh lá. Se sei a matricula, sei por andam?
    Impecável 🙂

    1. Avatar de Sardin3s

      Estava a pensar no mesmo :p

      1. Avatar de Joaquim
        Joaquim

        Errado, apenas sabes que a viatura tem a pagar X numas das dezenas de AE com cobrança exclusivamente electrónica..

  7. Avatar de jouze
    jouze

    Uma aplicação interessante mas deixa com o senão da confidencialidade…
    Mas bom bom, era esta aplicação integrada com uma forma de pagamento, tipo gerar uma referencia multibanco válida para aquela transação, no caso de não possuírem identificador eletrónico.

  8. Avatar de jouze
    jouze

    Uma aplicação interessante mas com o senão da confidencialidade…
    Mas bom bom, era esta aplicação integrada com uma forma de pagamento, tipo gerar uma referencia multibanco válida para aquela transação, no caso de não possuírem identificador eletrónico.

  9. Avatar de corps
    corps

    Mas qual senão da confidencialidade qual quê…eu não queria insultar ninguém, mas parece que não são utilizadores de passagem “normal” sem dispositivo como eu sou…eu quando vou aos correiros tb só me pedem a matricula mais nada…nem BI nem CC, nada, dou a matricula e pago…se me enganar arrisco-me a pagar a passagem do “vizinho”, mas isso eles não querem saber…é por isso que digo que é uma roubalheira pegada isto tudo…porque como disseram e bem, eu com sorte posso saber onde andou certa pessoa com a matricula X…Enfim, e ainda não terem criado nada para se poder pagar online é mais horrivel ainda…

  10. Avatar de joao
    joao

    Desculpem lá mas esta aplicação não serve também para alguém nos controlar a vida?
    Exº saber a que horas e dias passo numa SCUT. É uma bela forma se quiseres de fazerem a folha a alguém.

  11. Avatar de Joaquim
    Joaquim

    A cena da privacidade é uma falsa questão, pois apenas é informado o valor a pagar e até quando… não em que via transitou…

    Na realidade até ter um carro parado no parque por ser tão “perigoso” como consultar este serviço

  12. Avatar de R o B
    R o B

    Já estão a falar de confidencialidade e nem utilizaram o serviço, uma divida publica não tem de ser confidencial. O serviço apenas disponibiliza o valor total de portagens em divida.

  13. Avatar de Marco Magalhães
    Marco Magalhães

    Vou já instalar. Sempre que passo em scuts, por força maior, quase que acabo por cair no esquecimento de ir pagar. Ainda hoje era o último dia que tinha para pagar e lembrei-me por mero acaso (e até fui verificar no site dos ctt). Já vou andar com esta aplicação atrás pois vai dar jeito. 🙂

    Quanto à confidencialidade, é como o R o B disse: o serviço apenas disponibiliza o valor a pagar e o prazo limite. Pelo menos no site dos ctt é assim. Não há-de ser grande coisa conseguirem ver isso, penso eu de que…

  14. Avatar de Joao
    Joao

    O sistema peca por falta de opções de pagamento online. A ida aos ctt, é sempre uma grande perda de tempo

    1. Avatar de CMM
      CMM

      Para isso tens Via Verde!
      que até dá descontos de 100% nas 10 primeiras viagens e 15% nas restantes (por mês)

      1. Avatar de Marco Magalhães
        Marco Magalhães

        CMM, e será que vale a pena para quem usa pouco? Vamos supor que eu passo 1 ou 2 vezes por mês nas scuts, não sei se vale a pena gastar 40€ num dispositivo. Acredito que ao fim de uns 5 anos, faça a diferença, mas até lá isto ainda muda e uma pessoa fica a ver navios.

        1. Avatar de CMM
          CMM

          Marco Magalhães: Nesse caso concordo não te compensa… só tens é realmente ter atenção para não te esqueceres de pagar…

          1. Avatar de Marco Magalhães
            Marco Magalhães

            Pois, e ontem ia-me esquecendo. Lá me deu um flash e fui a correr para os ctt, último dia. 🙂

            E já agora, se tu ou alguém me souber responder a isto fico agradecido:
            No caso de recebermos multas da ascendi referentes a datas anteriores aquando o veículo não era nosso (já recebi 3 ou 4), o que devemos fazer? Já lhes enviei um email, mas não obti respostas. Apenas recebi mais outra multa.
            As multas são de valores abaixo dos 2€ e não vou andar a pagar aos bocadinhos aquilo que o antigo dono não pagou. Como tenho provas que naquela altura o veículo não era meu, não haverá problemas, certo?

          2. Avatar de CMM
            CMM

            Tens de enviar-lhe um email com o documento que prova que o veículo só é teu desde data X e dar os dados do proprietário anterior..

            Sem isso continuas a ser o responsável…segundo a lei:(

  15. Avatar de Borges
    Borges

    Peço desculpa pela imensa ignorância, mas ao quê se referem com “passagem normal sem cobrança” ?
    Posso passar na via verde sem dispositivo e mais tarde pagar ?

    1. Avatar de Miguel Ribeiro
      Miguel Ribeiro

      Passas na SCUT sem pagar e pagas depois…

  16. Avatar de Joao
    Joao

    Obrigado pplware! Já tinha visto a aplicação no market, mas só agora decidi instalar. E tinha um valor em divida, que já tentei pagar mas nao estava disponivel.

  17. Avatar de Manuel João
    Manuel João

    Existe também uma versão para iPhone e para iPad.

    http://itunes.apple.com/pt/app/aiscuts/id493507162?mt=8

  18. Avatar de Viktor
    Viktor

    Boas,
    A aplicação deixou de funcionar ?
    Obrigado

  19. Avatar de Tiago Carvalho

    A aplicação foi aparentemente removida do Market :S

    1. Avatar de Manuel
      Manuel

      Os CTT estão deliberadamente a mudar o site deles para evitar que as Apps funcionem.

      Neste momento nenhuma App está a funcionar (iOS/Android/WP)

      A App WP já foi submetida ao Marketplace com um fix mas é como tem sido um jogo de gato e rato entre os ctt e programadores das Apps, pode eventualmente ficar uns dias sem funcionar até o autor fazer um fix..

      1. Avatar de Marco Magalhães
        Marco Magalhães

        Pois, realmente tanto a aplicação como o próprio site (http://www.ctt.pt/fectt/wcmservlet/ctt/particulares/servicos_financeiros/portagens/meus_movimentos/valor-em-divida.jsp) já não estão a funcionar.

        É uma pena porque preciso de saber se já estão disponíveis e até quando e se souber o valor a pagar, tanto melhor. Assim estou às escuras e vejo-me obrigado a deslocar até aos correios que nem é nada perto, e ainda ter que lá passar uma outra vez mais tarde. Enfim…

        1. Avatar de CMM
          CMM

          Os “iluminados” dos CTT estão a mudar o URL diáriamente para inutilizar as Apps…

          Hoje a páginas é: valor-em-divida-qUfR8pRE.jsp

          A App WindowsPhone funciona na mesma 😉

          1. Avatar de Marco Magalhães
            Marco Magalhães

            Mas qual é o objectivo? Qual é o mal de haverem aplicações a serem usadas para esse efeito? Eles perdem alguma coisa?

            É que quem perde neste momento, é o utilizador comum. Eu que quero ver o que tenho para pagar e até quando e não consigo de maneira alguma. Lá vou eu ter que me deslocar até aos ctt.

            Eu vez de “iluminados” chamaria-lhes… 😀

  20. Avatar de CMM
    CMM

    Podem sempre usar o site: http://portagens.ctt.pt

    🙁

    Ou comprar um WindowsPhone 😀

  21. Avatar de FM
    FM

    Quer a aplicação para Android, quer para iPhone/iPad já estão novamente a funcionar, podem descarregar nos seguintes links:

    https://market.android.com/details?id=com.fm.cttscuts
    http://itunes.apple.com/pt/app/aiscuts/id493507162?mt=8

    1. Avatar de Zé Ninguém
      Zé Ninguém

      Gosto desta malta que não tem capacidade de ter ideias novas e copia as dos outros… gosto…
      iBrisa + aiScut …

      dahhh

      1. Avatar de Ricardo

        Vê nas informações da app iBrisa onde diz que podes ver os teus gastos Via Verde?
        O iBrisa é uma aplicação para o automobilista disponibilizada de forma gratuita pela Brisa – Auto-estradas de Portugal S. A.
        Instale e usufrua das seguintes funcionalidades:
        – Visualização em tempo real das câmaras, do estado do trânsito e alertas;
        – Calculo das taxas nas auto-estradas;
        – Marque inspecções para a sua viatura na Controlauto;
        – Visualize as notícias, FAQ e locais com Via Verde;
        – Envie pedidos de SOS;
        – Marque pontos de encontro;
        – Visualize locais de interesse na rede Brisa;
        – Obtenha dicas de Condução;
        – Consulte o manual de boas práticas ao volante;
        – Jogue e utilize a lanterna;

  22. Avatar de Bruno Carvalho
    Bruno Carvalho

    Esta fantastica a aplicaçao. Parabens.
    Ja agora o que tem a mais a versao paga?

    1. Avatar de Ricardo

      Não existe uma versão paga da app m.Portagem