Porque é que os traficantes preferem o Google Pixel? A razão é simples

25 Comentários

É inevitável que os smartphones da Google atraiam os utilizadores. Agora, na Catalunha, há outro interesse. As autoridades estão a associar sistematicamente os Pixel da Google a atividades criminosas. O motivo é simples, a sua compatibilidade com o GrapheneOS, um sistema operativo alternativo popular entre os traficantes.

Pixel Google traficantes GrapheneOS autoridades

Os traficantes preferem o Google Pixel

Os smartphones Pixel da Google, frequentemente elogiados pela sua simplicidade e eficiência, tornaram-se o centro das atenções nas ruas da Catalunha. Este foco não surge pelo seu desempenho fotográfico, mas porque são frequentemente vistos nas mãos de traficantes de droga. A razão desta escolha é aparentemente muito simples.

O que atrai os criminosos é a capacidade do Google Pixel de poder usar o GrapheneOS. Este é um sistema operativo alternativo focado na segurança e privacidade. Desenvolvido para oferecer um maior controlo sobre os dados pessoais, tira o máximo partido das capacidades de hardware do Google Pixel, incluindo o seu suporte a funcionalidades avançadas como a encriptação de metadados e a proteção de memória.

Segundo a polícia catalã, estes dispositivos são utilizados ​​regularmente em redes de tráfico de droga. Os criminosos chegam a retirar a câmara, o GPS e o microfone dos telemóveis para evitar vigilâncias. Ironicamente, a funcionalidade “Encontrar o Meu Dispositivo”, que supostamente ajuda os utilizadores a localizar os seus dispositivos, também está a ser usada para apagar remotamente os seus rastos.

Pixel Google traficantes GrapheneOS autoridades

A razão é simples, o GrapheneOS

Perante esta tendência, as autoridades catalãs decidiram reagir. As autoridades usam spyware para se infiltrarem em dispositivos suspeitos. Aqui estão incluídos os que executam o GrapheneOS, apesar das suas defesas avançadas. O objetivo é, obviamente, aceder a mensagens, documentos ou conteúdos armazenados nos smartphones.

Claro que a Google não está envolvida nestes abusos. A combinação de hardware potente, um sistema aberto como o Android e a possibilidade de instalar o GrapheneOS torna o Pixel particularmente atraente para quem pretende evitar a vigilância digital. Como resultado, um simples smartphone pode agora ser suficiente para levantar suspeitas durante uma verificação de rotina na Catalunha.

Curiosamente, a equipa do GrapheneOS já reagiu a esta situação. Na sua conta do X, declarou que “Os autoritários europeus e os seus facilitadores nos media estão a deturpar o GrapheneOS e até os telemóveis Pixel como se fossem algo para criminosos. O GrapheneOS opõe-se ao estado policial de vigilância em massa que estas pessoas querem impor a todos”.

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mário
    Mário

    Parabéns a equipa do GrapheneOS por levar a sério a segurança dos utilizadores.

    Eu até adora ver um smartphone focado em segurança lançado por esta equipa.

  2. Avatar de Carlos
    Carlos

    Um bom android é mais seguro que um iPhone faz tempo.

    E isso pode ser visto pelo mercado dos exploits. Um exploit a sério para o Android já é bem mais caro do que um para iPhone.

    E é facil perceber porquê: o android recebe agora o investimento de anos em ser open source, ser brutalmente estudado e escrutinado e anos a fio de desenvolvimento aberto. Já o o iPhone é segurança por obscuridade. É por isso que eles agora tremem com o sideload.

    O Opensource ganha sempre

    1. Avatar de Tó

      Claro, tinha que vir um imbecil qualquer logo trazer o iPhone à baila num artigo que nem nele fala…

      1. Avatar de Maurizio Vieira
        Maurizio Vieira

        +1

      2. Avatar de Alfie
        Alfie

        São imbecis de geração expontanea. Cada vez há mais.

  3. Avatar de Eu
    Eu

    Se eu pudesse também mudar o meu era já.

  4. Avatar de Tiago Reis
    Tiago Reis

    Bem parece-me que isto é só ridiculo!!!! Fazer esta associação… Quer dizer, eu tenho um pixel com graphene OS e sou logo “taggado” como traficante? Não posso ter so um pixel com graphene OS porque zelo pela minha proivacidade e seguranca quando navego num android?

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Quem é que te está a chamar de traficante? O sentido é o oposto.

      1. Avatar de Tiago Reis
        Tiago Reis

        “Os traficantes preferem o Google Pixel
        Os smartphones Pixel da Google, frequentemente elogiados pela sua simplicidade e eficiência, tornaram-se o centro das atenções nas ruas da Catalunha. Este foco não surge pelo seu desempenho fotográfico, mas porque são frequentemente vistos nas mãos de traficantes de droga. “… Deste parágrafo foi o que retirei….
        “Curiosamente, a equipa do GrapheneOS já reagiu a esta situação. Na sua conta do X, declarou que “Os autoritários europeus e os seus facilitadores nos media estão a deturpar o GrapheneOS e até os telemóveis Pixel como se fossem algo para criminosos. O GrapheneOS opõe-se ao estado policial de vigilância em massa que estas pessoas querem impor a todos”.

      2. Avatar de Tiago Reis
        Tiago Reis

        E nesta parte também: “Agora, na Catalunha, há outro interesse. As autoridades estão a associar sistematicamente os Pixel da Google a atividades criminosas.”

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      Acho que até devias agradecer. Bem melhor a imagem de badboy do que um co?inhas que fica ofendido pelos factos descritos 😀

      1. Avatar de Tiago Reis
        Tiago Reis

        Não fico ofendido por me associarem a “bad boy” (como lhes chama). Não consigo é perceber a associação que fazem de: usa Pixel com graphene OS então: “As autoridades estão a associar sistematicamente os Pixel da Google a atividades criminosas.”. É só isso.. De resto, obrigado por ter vindo à minha ted talk!!!! 😀

    3. Avatar de xpto
      xpto

      Privacidade e segurança num smartphone!!!???? também tens umas piadas giras!! Lembra-te sempre de uma coisa, todos os teus movimentos quer pesquisas, quer geográficos e dados pessoais são monitorizados e guardados para uso das IA!

    4. Avatar de Nuno
      Nuno

      Comentário mais estúpido…
      Os taxis são pretos. O meu carro é preto. É um taxi?
      As prostit++as são mulheres. As mulheres são prostit**as?
      Os americanos usam iphone. Eu uso iphone. Sou americano?

  5. Avatar de Diogo António
    Diogo António

    Não sou traficante… e mesmo se fosse, iria continuar a optar pela Apple.

    1. Avatar de xpto
      xpto

      Fazes tu muito bem. Continua a ser o mais seguro, o resto é conversa

      1. Avatar de JSLindo
        JSLindo

        Ainda à pessoal que acredita no pai natal !!!!!

      2. Avatar de Eduardo
        Eduardo

        Sim, um sistema Open Source escrutinado por mais de 500mil pessoas só no ano de 2024 é menos seguro que um sistema proprietário que apenas uns quantos selecionados conseguem explorar o código e encontrar vulnerabilidades.

        Tipo a Microsoft vs Linux, um demora meses a ser descoberta uma vulnerabilidade e mais uns meses para ser corrigida, outro tens a comunidade a fazer exploração do código e que em menos de 2 semanas têm o problema resolvido.

        Quantos zero day exploits não existem a mais nos sistemas proprietários em relação aos Open Source?

        Estudo Cibersegurança e todos os profs (e que são trabalhadores na área) preferem sistemas Open Source do que proprietários porque não conseguem saber exatamente o que estão a usar.

  6. Avatar de Jorge Gonçalves
    Jorge Gonçalves

    Quem são os “autoritários europeus”?

  7. Avatar de Jubilado
    Jubilado

    Quais abusos?
    A policia faz isso com certeza porque a lei espanhola o permite no âmbito da investigação… digo eu com os nervos.
    Expliquem melhor por favor, já que a noticia não é de livre acesso.

    1. Avatar de Eduardo
      Eduardo

      Sim, porque a polícia espanhola é conhecida por cumprir com as regras comunitárias, como por exemplo, a quebra da neutralidade da internet para tentarem acabar com a pirataria.

      Os sites legais que usam Cloudflare podem te dizer se estão contentes com o que a polícia/tribunais espanhóis andam a fazer sobre o assunto.

  8. Avatar de Joao
    Joao

    Chamar “autoritários europeus” porque se vigia eventuais traficantes é crime. Usar o programa para tráfico de droga e destruição de vidas ja nao parece ser crime. Falsos moralismos. Quem nao deve, nao teme. E se nao quiserem ser vigiados, nao usem o OS.

    1. Avatar de PeterJust
      PeterJust

      Então não te importas que o estado coloque um software para saber sempre onde andas, com quem falas, o que falas, as tuas mensagens, os teus emails, as tuas fotos, dos teus filhos, os teus documentos, as tuas contas… se não deves porque é que haverias de temer? Aposto que quando falam da China até te espumas!

  9. Avatar de Pontos
    Pontos

    Tirar o módulo GPS? Penso ser inútil, quando as autoridades podem triangular o posicionamento do telemóvel pela sua ligação às torres das operadoras…