Política de atualizações da OnePlus para os Nord deixam utilizadores perplexos

17 Comentários

A OnePlus tem estado a renova a sua linha de equipamentos, com novas propostas em várias áreas como os Nord 10 e 100. As mais recentes, chegaram com especificações que as colocam na gama média, mas que parecem satisfazer os mais exigentes.

Esperava-se que estes se tornassem mais um caso de sucesso de vendas da marca e que seguisse a sua senda de sucesso. No entanto, estes smartphones vão estar no centro de uma polémica muito em breve. A culpa, novamente, está nas atualizações do Android.

OnePlus Nord smartphones utilizadores Android

Os Nord querem ser um novo sucesso da marca

Com os OnePlus Nord 10 5G e 100, a marca quis conquistar um novo mercado. Falamos da gama média, onde a concorrência é grande e as ofertas são muitas. Claro que a marca os dotou de argumentos de peso e manteve o preço dentro de valores reduzidos.

Tudo estava preparado para que fossem mais um caso de sucesso, somando assim tudo o que tem sido conseguido pela merca nos últimos anos. A verdade é que estes Nord podem ter um problema em breve e a culpa será da OnePlus e das suas políticas.

Atualizações vão ser um grande problema

Esperava-se que a marca seguisse as suas políticas de atualização nestes equipamentos, garantindo mais 3 anos. A verdade é que estes smartphones vão seguir outra política de atualizações e ter apenas acesso a 1 nova versão. Só será atualizado para o Android 11.

OnePlus Nord smartphones utilizadores Android

Este é um cenário que não seria de todo esperado, ainda para mais de uma empresa como a OnePlus. A marca tem fama de manter os seus smartphones atualizados, muitas vezes a um ritmo superior ao de outras, estendendo o suporte por alguns anos.

OnePlus só oferece 1 atualização do Android

Um responsável da OnePlus já veio a público esclarecer esta situação e explicar o porquê de terem apenas uma atualização. Segundo o que revelou, este é o ciclo de atualização que se espera de equipamentos da gama média, onde os Nord se encaixam.

Não se entende esta mudança da OnePlus em especial nos novos smartphones. Se a marca quer que estes sejam um marco, tem de arriscar num dos campos mais complicados no Android, as atualizações. Infelizmente esta parece uma decisão tomada e que não irá ser alterada.

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui Pereira
    Rui Pereira

    Será que isso incluí o Nord “principal”, o mais potente?
    Se assim for é uma desvantagem clara face à concorrência!

  2. Avatar de Luis
    Luis

    É por estas e outras situações como na Samsung que vou trocar para o novo IPhone!!
    Fui quase sempre da Samsung, antes disso foi a Nokia, sempre problemas apontar da Nokia!
    Quando passei para a Samsung sempre tive problemas em vários equipamentos como no note 4, A3 2016, S4 e o S8 plus. no note 4, nunca andei com ele no bolso!! bloqueava e se desligava, vou a Samsung e diz que o problema é da placa, tipo torcida!! muito estranho o arranjo era uns 300 e tais euros. o S8 Plus nunca foi ao tapete, atualizou tudo e agora esta lento, fica ecrã branco e bloqueia!!
    e para terminar, tenho um iPhone 5s que a minha irmã me deu mas usei muito pouco pela falta de qualidade em fazer fotos e vídeos.
    Mas das vezes que usei nunca tive problemas!!
    hoje em dia vemos varias marcas que não fazem mais atualizações e com equipamentos bons e podem correr o Android 9, 10, 11 em fim!
    Quem tiver um iPhone 6s já pode ter ios14, impensável no mundo Android!
    comprando um iPhone 12 pelos menos nos próximos 5, 6 ou mais anos não vou ter chatices na fluidez de navegação e na atualização e como tem uma boa lente, nem preciso comprar mais algum iPhone!
    fico bem servido!

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      A estupidez desse comentário é comparar um aparelho do preço que é, com as specs que é a uma poia de um iPhone que custa 3x mais.

      Os flagships da oneplus continuam a ser actualizados normalmente. Só os que custam muito menos é que nao.

      Development custa dinheiro.

  3. Avatar de Luis
    Luis

    *antes disso fui sempre da Nokia, boa marca.
    *sem problemas apontar na Nokia

    1. Avatar de Napoleon
      Napoleon

      Hum, hum!
      Olha que não! Olha que não!
      Se compras um iPhone 12, certamente que ficarás b servido. Terás nomeadamente acesso ao 5g, que ainda vai levar algum tempo a chegar a este jardim á beira mar plantado. Quero dizer, um tempão, atento o desempenho da ANACOM neste processo sem pés nem cabeça.
      Daí a teres telemóvel para cinco ou mais anos, não me parece: aos 3 ou 4 anos de utilização e mesmo com as atualizações todas, os equipamentos começam a ter pior desempenho: é inevitável, atento a maior falta de compatibilidade entre hardware e software que não foi criado exatamente para esse equipamento. Resultado: arrasta-se cada vez mais!
      Verás que assim é.
      Eu venho de um OP6, que teve um final violento e acabei por comprar um Galaxy A71, cujo desempenho me satisfaz por agora.
      A promessa da Samsung de atualizar para mais três versões Android no futuro deixa-me satisfeito, nas não tenho grandes ilusões com isso: veremos o desempenho que essas atualizações me trarão.
      E a lentidão de que a implementação do 5G continuará a sofrer. E se o equipamento não sofrerá um tratamento mais rude que ponha. Causa a sua integridade e funcionamento.
      Não ponho nenhuma opção de lado, excepto a aquisição de um novo modelo chinês!
      Há alternativas suficientes a esses equipamentos. E para abusos e espionagem já me basta a Google…!

      1. Avatar de Luís
        Luís

        Eu tenho o 5s tem uns anitos e o desempenho está bom, não vejo ele se arrastar. Antes de sair o iPhone 12, pensei nesse que tens o A71 mas pensei, comprar outra vez Samsung? Não!
        Sim eu concordo marcas chineses não, obrigado.
        Sabe se lá o quê podem espiar e fazer com nossos dados…

  4. Avatar de Napoleão Bonaparte
    Napoleão Bonaparte

    ” este é o ciclo de atualização que se espera de equipamentos da gama média, onde os Nord se encaixam.”
    Por isso mesmo eles lançam um modelo de topo todos os 6 meses! Muito coerente, efetivamente…
    OP Never more!

    1. Avatar de Elkido
      Elkido

      Xiaomi e Realme estão sempre a actualizarem e são aparelhos que praticamente não dão problemas…. já tive Samsung e iPhones e outros que davam problemas…

  5. Avatar de Toni da Adega
    Toni da Adega

    Já tive (e tenho) oneplus, tudo que seja posterior ao 5T já deixou de ser o verdadeiro oneplus (flag killer).

  6. Avatar de adbu
    adbu

    Não sei que estudos fizeram, mas pelo que observo, as pessoas que compram topos de gama andam mais vezes a trocar de smartphone do que as pessoas que compram de gama média ou baixa.

    1. Avatar de Peace
      Peace

      Isso é mais porque querem ter sempre a ultima moda, não tem a ver com as atualizações.

  7. Avatar de Arnaldo
    Arnaldo

    Esta foi a abordagem também no velhinho OnePlus X de 2015.
    Na prática só estão a manter coerencia.

  8. Avatar de Zé

    Sempre foi assim na cama média, já o one plus x só teve uma atualização. Apesar de ter bons equipamentos depois do sucesso do one plus one a empresa seguiu um caminho onde só os tipos de Gama da marca era o foco. Tive um one plus x que usei durante 4 anos e não fiquei descontente com o equipamento, mas sim com as políticas da empresa.

    1. Avatar de IDroid
      IDroid

      Por isso é que eu só compro cama king size.

  9. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Tenho um OnePlus 6T, e só recebe patches de segurança trimestrais, e Android 11 deve ser quando já tiver para sair o 13… E este não é gama média, era o topo de gama no final de 2018 quando saiu.

  10. Avatar de João Pedro Pardal de Almeida
    João Pedro Pardal de Almeida

    Fácil, Root.

  11. Avatar de Hshsh
    Hshsh

    Claramente nunca ninguem ouviu falar do leneage os