POCO – A sub-marca da Xiaomi para combater a OnePlus

35 Comentários

Nos últimos anos, duas marcas têm ganho forte destaque no mercado dos smartphones pela sua relação custo/benefício, a Xiaomi e a OnePlus.

Com dificuldade em se destacar no mercado global no segmento de topo, em especial no mercado indiano, a Xiaomi irá agora lançar a sua sub-marca POCO para combater no segmento alto outras marcas, com especial foco na OnePlus.

pocophone F1 - xiaomi - Poco - 2

O mercado dos smartphones está ao rubro e a concorrência está cada vez maior. Enquanto os preços aumentam nas marcas tradicionais, continuam a surgir várias marcas, especialmente chinesas, que tentam explorar o mercado de topo com preços mais apelativos.

A Xiaomi e a OnePlus são duas das marcas que têm registado um crescimento relevante nos últimos anos, estando ambas a alcançar uma boa posição no mercado. No caso da Xiaomi, o seu vasto catálogo abrange todo o tipo de gamas, enquanto na OnePlus o foco é apenas na gama alta. No entanto, em mercados como o Indiano, a Xiaomi não tem estado satisfeita com as vendas dos seus topos de gama, modelo este que não tem tido o sucesso esperado.

Surgiu assim a necessidade de reforçar a aposta no mercado dos smartphones de gama alta, com uma aposta de custo baixo, que chega agora com uma sub-marca de que já ouvimos falar anteriormente, a POCO, que deverá concorrer diretamente com a OnePlus.

Esta nova marca sub-marca irá trabalhar de forma independente da Xiaomi, no entanto irá beneficiar de toda a cadeia de abastecimento e estruturas de operações e serviços da marca mãe. Na frente deste empresa estará Jai Mani, Gestor de Produto desde 2014, depois de ter chegado à gigante chinesa proveniente da Google.

Num depoimento, Mani afirma que com a POCO, a Xiaomi procura fabricar um smartphone com excelente desempenho, com as tecnologias que realmente importam ao utilizador e com um valor de venda mais baixo que os tradicionais topos de gama.

POCOPhone F1 - xiaomi - POCO

O primeiro smartphone desta sub-marca, o Pocophone F1, está prestes a sair no mercado e contará com um processador Snapdragon 845, 6 GB de RAM, 64/128 GB de armazenamento interno e 4000 mAh com preços de 480 e 540 dólares para os diferentes tipos de armazenamento.

A Xiaomi procura assim seguir a estratégia da OnePlus, marca esta que tem tentado manter-se próxima do cliente e englobá-lo na sua estratégia de desenvolvimento, o que tem levado a uma melhoria nas atualizações e na qualidade do produto.

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro Almeida
    Pedro Almeida

    A Leeco conseguia há 2 anos ter o Leeco Le pro 3 com um snapdragon 821 (o melhor da altura) por 300/350€. Porque é que a Xiaomi não faz o mesmo? Porque raio é que o preço do novo smartphone vai começar perto dos 500€?

    1. Avatar de dio
      dio

      E onde está a LeEco agora?

      1. Avatar de Magnum Sandwich
        Magnum Sandwich

        Disseste tudo…

        Se calhar vender telemóveis a preço abaixo do mercado não é lá muito boa ideia…

      2. Avatar de Ruben Matos
        Ruben Matos

        A Leeco está mal das pernas mas não foi por causa dos smartphones e sim dos donos que fizeram vários investimentos noutras áreas.

        1. Avatar de dio
          dio

          Foi tudo… os equipamentos LeEco tinham uma relação preço qualidade imbatível, o que indiciava que os lucros eram muito baixos ou mesmo nenhuns… e dessa forma ou te consegues manter no mercado como a Xiaomi com lançamentos constantes e vendas enormes, ou não tens hipóteses, quanto mais se usares os poucos lucros para investir noutros mercados.
          É pena… a LeEco prometia muito…

    2. Avatar de iDespairing
      iDespairing

      POCO nao vai nada! lol

    3. Avatar de Ze
      Ze

      Tens o Xiaomi Mi8 que é superior ao Oneplus por 370€!
      Está notícia não me diz nada…

      1. Avatar de Bruno F.
        Bruno F.

        Ola Zé, onde compras o Mi8 pelo preço que referes? Obrigado

        1. Avatar de Ze
          Ze

          “chinadroid” 2anos garantia em Portugal e com opção de rom miui global (Pt-pt)

  2. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Não e só o preço que dita as regras aqui. A Oneplus tem já uma cadeia de venda e suporte na Europa, e até na Índia por intermédio da Amazon. Depois temos a OxygenOS que é simples, sem as traquitanas da MIUI, e realmente focada no mercado internacional. Diria que a OnePlus é das poucas chinesas com as suas operações bem direcionadas para o mercado fora da China.

    1. Avatar de André Fontes
      André Fontes

      É isto, conseguiram fazer uma “deschinização” quase total, ao contrário da Xiaomi e provavelmente ao contrário desta POCO.

  3. Avatar de O ARTISTA DA RUA 69
    O ARTISTA DA RUA 69

    XIAOMI caminha a passos largos para o primeiro lugar na venda de smartphones nao tem como enganar dou-lhes 6 meses para ja estar em primeiro

    1. Avatar de RATM
      RATM

      Totalmente de acordo. Quanto às críticas à MIUI, esta interface é muito melhor que a da Huawei,por exemplo,e bastante fluida.. A One Plus é muito boa,mas têm tido muitos bugs nos seus equipamentos… Gosto de ambas,mas prefiro a Xiaomi!

      1. Avatar de Luís Pacheco
        Luís Pacheco

        Bugs??? É mesmo comentário do ouvi dizer. Tipo aquelas pessoas que tem um carro que deu problemas então a marca não presta…

    2. Avatar de Helder Coelho
      Helder Coelho

      Não me parece, a Huawei é a maior fabricante e a EMUI nao sendo para todos os gostos, tem funcionalidades que só o Pie trouxe recentemente. Xiaomi e Oneplus não são concorrentes sem qualquer margem de duvida. Até o preço ja nao convence na hora de decidir…

      1. Avatar de pois
        pois

        “EMUI nao sendo para todos os gostos, tem funcionalidades que só o Pie trouxe recentemente” -> Errado
        A huwaei é a maior, mas por pouco tempo

  4. Avatar de Gervásio
    Gervásio

    Como é que pode combater a OnePlus se é inferior?
    Só se a sub marca for superior…
    A xiaomi bate-se directamente com a OnePlus…

    Se ainda se falasse da Huawei ainda entendia, mas essa já tem a Honor há anos…

    1. Avatar de JR
      JR

      OnePlus by OPPO

  5. Avatar de John McAfee
    John McAfee

    A Xiaomi nao brinca em servico

  6. Avatar de Soares
    Soares

    Se a linha POCO fosse lançada sem Miui e recorresse ao Android One era um winner certamente. Tenho um xiaomi e não posso com a Miui..

    1. Avatar de Curioso
      Curioso

      Porque razão não gosta do MIUI?

      1. Avatar de Soares
        Soares

        Logo à partida não gosto do design, demasiado colado à ideologia do IOS, nunca fui fã da linguagem de desenho do IOS, aliás sempre foi um dos factores que sempre me afastaram do Iphone. Depois e mais importante, a gestão e organização das notificações feita pela MIUI é desastrosa comparada com o Android puro, é das coisas que mais me irrita. Mas pior, é que mesmo com tudo autorizado existem aplicações que insistem em não mostrar notificações, apps como o Ebay, Netflix, Outlook e afins não mostrar novas notificações, só quando ligo ao carregador é que cai tudo, enfim.. depois outros pequenos bugs mas nem vale a pena dissertar mais. Claro que estas coisas só são problemas para quem está habituado a usar o Android puro.

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Resolvi parte do problema da MIUI, que igualmente detesto, com o Nova Launcher.

          Sempre permite uma aparência mais clean e com gestão própria das notificações.

          1. Avatar de Soares
            Soares

            Sim, também já recorri ao Nova e ao Action Laucher, mas a resolução que podemos definir dos mesmos não me agrada no ecrã do meu (MIX2S). Tenho um tema mais stock instalado mas as notificações ou melhor a ausência delas deixa-me possuído…

          2. Avatar de Rui
            Rui

            E instalaste o tesla unread add-on?

            https://play.google.com/store/apps/details?id=com.teslacoilsw.notifier

            No meu funciona bem, redmi note 4 mtk

  7. Avatar de José Lopes
    José Lopes

    Tenho usado Miui e depois de algum tempo, não sei se voltava para android puro ….são gostos…..

    1. Avatar de Luís Pacheco
      Luís Pacheco

      Mas é isto que não percebo… Com o puro posso instalar o que quiser, com pré instalações não posso tirar…

      1. Avatar de Tiago Martinho
        Tiago Martinho

        Isto é mesmo questão de gostos! Tenho o MIUI e simplesmente não consigo usar o aparelho de tão mau que é (…) é mera preferência pelos vistos 😀

        1. Avatar de Ze
          Ze

          Mesmo Tiago! Eu depois de utilizar a MIUI já não gosto das outras rom’s…

  8. Avatar de Hupavigo
    Hupavigo

    Eu gostava que alguma marca fizesse um aparelho barato com cpu gama baixa , construção em plástico mas com câmaras topissimo de gama . compraria no primeiro dia

  9. Avatar de pois
    pois

    Gosto tanto de Android Puro como de MIUI, mas na hora de decidir sem dúvida MIUI, uma rom muito boa e muito completa…Xiaomi a mostrar quem é que manda!

  10. Avatar de A. Souto
    A. Souto

    A LeCo, não acabou, vejam os novos equipamentos da Coolpad (inside Leco). O que acontece é que ha um grande investimento por parte LeCo num futuro concorrente da TESLA.

  11. Avatar de A. Souto
    A. Souto

    A LeCo, não acabou, vejam os novos equipamentos da Coolpad (inside Leco). O que acontece é que ha um grande investimento por parte LeCo num futuro concorrente da TESLA.

    1. Avatar de dio
      dio

      A CoolPad vai pelo mesmo caminho, não trouxe nada de novo em relação à LeEco e o volume de vendas não foi suficiente para tirar a empresa global no vermelho.
      Fiquemos todos à espera dos grandes projectos para um carro eléctrico… mas sentados.