Parabéns, o Android comemora 8 anos

53 Comentários

A Google tem no seu sistema operativo móvel um dos seus melhores activos. É através dele que consegue estar presente junto dos diversos fabricantes e até dos utilizadores.

Lançado em 2007, de forma oficial, cumpre agora o oitavo aniversário com novos desafios e com uma vontade de crescer ainda mais. Parabéns Android!

android_aniversário_1

A primeira versão do Android foi apresentada no dia 07 de Novembro de 2007, pela Open Handset Alliance, que incluída não apenas a Google mas também vários fabricantes e operadores – Sony, HTC, Samsung, Sprint, T-Mobile, Qualcomm e Texas Instruments.

A sua ideia era criar um sistema operativo móvel que pudesse ser usado por qualquer fabricante, com alterações mínimas, e que desse ao utilizador o máximo de funcionalidades.

Demorou um ano até que surgisse a primeira versão funcional do Android, que vinha já a correr no T-Mobile G1, também conhecido como HTC Dream.

Ao longo destes 8 anos, a Google tem feito o Android crescer e entrar em áreas para onde nunca foi pensado, mostrando assim a sua versatilidade e a sua capacidade de se adaptar.

Na verdade o Android nasceu muito antes, mas sem que tivesse tido o impacto que teve até ao momento em que a Google o apresentou ao mundo. Em 2003 começou a tomar forma e em 2005 a Google resolveu trazê-lo para o seu seio, começando a investir no que ele é hoje.

Veja abaixo a história do Android desde a sua criação até ao momento actual, com a chegada da versão Marshmallow e dos novos Nexus 5X e 6P.

android_aniversário_2

A Google vai continuar a desenvolver o Android, dotando-o de ainda mais funcionalidades e de todas as novidades que vão surgindo na indústria.

A sua presença em smartwatches, set-up boxes, televisões e outros dispositivos mais “estranhos” mostra que tem a sua continuidade garantida por muitos mais anos e com o apoio de todos os fabricantes que dele fazem uso.

Sendo uma ferramenta essencial para a Google, não apenas para dar suporte aos seus serviços, mas também para recolha de informação dos utilizadores, vai manter a sua presença como um ponto central da empresa.

Comentários

53

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Androido
    Androido

    É assustador como a industria dos smartphones evoluiu em 8 anos..

    O que esperar nos próximos 8?

  2. Avatar de Realista
    Realista

    8 anos… para o ano comemora 8 novamente uma vez que não actualiza!

    lel

    1. Avatar de Prim
      Prim

      Bem apanhado! 😀

    2. Avatar de RootMAXX
      RootMAXX

      A maioria dos utilizadores estão a comemorar os 6 anos (ou menos) do Android.

      Porque a maioria tem uma versão que já saiu há 2 anos ou mais!

  3. Avatar de Bruno Gonçalves
    Bruno Gonçalves

    E ainda assim (passados 8 anos) Parabéns Android:

    http://mashable.com/2015/11/06/android-malware-auto-rooting/#y3LUZ2gowGqU

  4. Avatar de cc
    cc

    A morte do android vai ser a falta de actualizações

  5. Avatar de Wistfultale
    Wistfultale

    Oito anos? Oito anos já passaram e o Android ainda não conseguiu amadurecer? Coitado…

    1. Avatar de Bruno Gonçalves
      Bruno Gonçalves

      Se pudesses desenvolver…

    2. Avatar de Prim
      Prim

      Dor de cotovelo é tramada!

      1. Avatar de Wistfultale
        Wistfultale

        Ahahah dor de cotovelo? Estou muito bem servido com o iOS. Eu já tive Android, uns meses… Troquei logo por iPhone porque naquela altura tinha o iPad e bem via o que era melhor e o que não. Também já tive BlackBerry e tenho a dizer que o Android ainda consegue ficar atrás do BlackBerry.

        1. Avatar de Prim
          Prim

          O “meu pai” tinha um Huracán, um dia um experimentou um Continental GT e trocou logo o lambo por este, diz que depois de ter visto a qualidade dos interiores e sentido o conforto, achou que o lambo era uma porcaria, dava-lhe cabo das costas, dos ouvidos, não passava nas lombas, etc… diz ele que até um Merc E 350 é melhor que o lambo, já anda mais depressa do que aquilo que ele precisa… “Lamborghinis, para mim, nunca mais!”.
          Espero que entendas a analogia, não estou a associar as marcas de carros ás de telemóveis (podem-se inverter as posições).

          1. Avatar de RootMAXX
            RootMAXX

            Não tem absolutamente nada a ver…

            Que dor de cotovelo?

            Sim, claramente, o iPhone mais barato custa 519€, claramente que não arranjas um Android pelo mesmo preço ou mais barato… grande dor de cotovelo!

            Saiu o Marshmallow há um mês, nem meio por cento têm ainda, nem opção! E as “novidades”, são todas tiradas do iOS: poupar bateria quando está pousado (velho), perguntar por permissões (velho), API para impressões digitais (velho, nenhuma App relevante vai usar no Android, porque senão só fica disponível para 0.3%), etc. etc. etc…

            http://www.technologyreview.com/news/543161/why-google-trailing-apple-on-encryption-support-is-a-human-rights-issue/

            “The security people I know at Google are embarrassed by Android”

          2. Avatar de Prim
            Prim

            Não entendeste, portanto, e começas a desconversar com marhmallows e não sei que mais…
            Se não tivesses dor de cotovelo pelo sucesso do Android não tinhas vindo mandar posta de pescada no artigo “Parabéns, o Android comemora 8 anos”… tenho dito.

    3. Avatar de Imparcial
      Imparcial

      Sê bonzinho e vai lá dar-lhes uma ajudinha, vá. Uma vez que consegues fazer melhor do que ele. Penso que não te vai custar nada. E não te esqueças dos updates, sff!

      1. Avatar de Wistfultale
        Wistfultale

        Alguém disse que conseguia fazer melhor? Se calhar até conseguia, se pelo menos tentasse, mas não é esse o caso. Atualmente o Android lança poucas atualizações e corrige problemas de segurança gravíssimos (não me venham com a treta do iOS ter problemas, ele existe logo tem erros, assim como o BB OS) enquanto o iOS e outros lançam updates constantes para resolver problemas que possam existir, antes que os danos sejam maiores.

        1. Avatar de Prim
          Prim

          “Se calhar até conseguia”
          😀
          Isto é só talentos perdidos por aqui!

    4. Avatar de Ruben
      Ruben

      O Android foi uma reacção ao iOS.

      Quando saiu, era para usar o cartão SD como directório do utilizador, como num PC…

      Depois a Google dá uma volta de 360º, e obriga as apps a partir de um API level a se comportarem como no iOS!

      1. Avatar de censo
        censo

        “Depois dá uma volta de 360º”…pois…!

        1. Avatar de RootMAXX
          RootMAXX

          Sim, porque as Apps deixaram de poder aceder ao /sdcard, a não ser as feitas para as versões mais antigas!

          1. Avatar de censo
            censo

            Outro que não sabe o que quer dizer “dar uma volta de 360 graus”….

          2. Avatar de Wistfultale
            Wistfultale

            A sério que ainda não percebeste o porque do comentário do censo? Ao dares uma volta de 360º voltas ao mesmo ponto do início, logo não mudaste nada.

            Consulta: https://www.mathsisfun.com/geometry/images/degrees-360.gif

          3. Avatar de RootMAXX
            RootMAXX

            Não fui eu que disse essa dos 360º

          4. Avatar de Wistfultale
            Wistfultale

            ….Mas mesmo assim concordaste com ele, logo, não tens mesmo a noção do que uma volta de 360° é.

        2. Avatar de Wistfultale
          Wistfultale

          Força de expressão do povo… Pena que não sabem que ao dar uma volta de 360° voltam ao mesmo ponto inicial 😛

        3. Avatar de Prim
          Prim

          Ó censo, não vês que era o que ele queria dizer (voltar ao mesmo sítio)?
          Só que… não… senão qual seria o sentido do comentário??

  6. Avatar de RootMAXX
    RootMAXX

    O Android é um produto roubado da Apple.

    O maior ladrão da história da tecnologia foi Eric Schmidt que se sentou durante anos na board of directors da Apple, para roubar os planos de volta para a Google!

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Twilight Zone!

      Teuneuneuneuneuneuneuneuneuneuneuneuneuneuneuneuneuneuneuneuneuneuneuneuneuneuneuneuneuneuneuneuneuneuneuneuneuneuneuneuneuneuneuneuneuneuneuneuneuneuneuneuneuneuneuneuneuneuneuneuneuneuneuneuneuneuneuneuneuneuneuneuneuneuneuneuneuneuneuneuneu

    2. Avatar de Bruno Tavares
      Bruno Tavares

      Não tendo eu interesse em beneficiar nenhum dos lados, considero isso totalmente ridiculo.
      Então não vê que o Android foi fundado em 2003 e o iOS saiu apenas em 2007 também? Ou seja, foram ambos desenvolvidos em simultaneo e lançados em simultaneo. Além disso, em termos de arquitectura não podiam ser sistemas mais diferentes um do outro, não há nada do iOS no Android e vice-versa.
      Agora, se se refere a aspecto dos menus isso ainda é mais ridiculo, já que o aspecto exterior é o menos importante num OS.

      1. Avatar de Ruben
        Ruben

        O Android foi fundado em 2003 e era para ser um SO para câmeras fotográficas digitais.

        1. Avatar de Bruno Tavares
          Bruno Tavares

          Exacto. Tudo tem de começar por algum lado certo? A Internet foi iniciada nos aos 40 para passar mensagens de guerra…

          1. Avatar de censo
            censo

            A world wide web é antiga, mas não assim tanto !

          2. Avatar de Bruno Tavares
            Bruno Tavares

            Como rede moderna data de 1990, contudo, como pode verificar na Wikipédia: O conceito de um sistema de informações global/doméstico é tão antigo quanto en:A Logic Named Joe, uma pequena história de 1946 criada por Murray Leinster.

          3. Avatar de Zaark
            Zaark

            A Internet não foi fundada com intuitos de uso em caso de guerra – é um mito urbano. E não foi dos anos 40.

          4. Avatar de RootMAXX
            RootMAXX

            Anos 40? LOL, a ARPANET começou em 1969.

            Foi sim, para poder ser usada em situações de guerra inclusive, e ainda é!

            Mas não confundir a Internet, com os serviços desta, como VoIP, e-mail, pirataria, WWW, etc…

          5. Avatar de Zaark
            Zaark

            Para quem acha que foi para a guerra: http://www.youtube.com/watch?v=21eFwbb48sE | Um pouco de pesquisa ajudará também. Eu tinha essa ideia errada, mas descobri que fui tramado por algo que, apesar de saber, conseguiu… Well, tramar-me: nem tudo o que está na Internet é verdade. Esse vídeo é verdade e uma tarde na biblioteca municipal de volta de livros do século passado corroboraram tudo – exacto, não foi o Google. As bibliotecas ainda têm utilidade!

    3. Avatar de Prim
      Prim

      Se os roubou “de volta para a Google” é porque inicialmente eram dela…

      1. Avatar de RootMAXX
        RootMAXX

        não. não te enganes a ti próprio!

        1. Avatar de Prim
          Prim

          Gramática da língua portuguesa.

  7. Avatar de David
    David

    Podiam celebrar com mais uma versão de Android!

    Só para fragmentar mais um pouco :(.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      O objectivo é fragmentar o alfabeto, eles chegam lá 😀

      1. Avatar de Wistfultale
        Wistfultale

        Daqui a mais 30, só se for…

  8. Avatar de Eu
    Eu

    8 anos de bugs! Parabéns ..

    1. Avatar de alkjsdlkajsd
      alkjsdlkajsd

      todos os têm

    1. Avatar de Prim
      Prim

      Outra vez? Isto é para curar aferida do root remoto ao iOS?
      “só corre riscos se usar outra loja de aplicações que não a Google Play”

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Hahaha que idiotice de notícia

      Se apanhar venho aqui contratar um “tecnicamente talentoso” do android para me ajudar

    3. Avatar de Rogerio Machado
      Rogerio Machado

      Chama-se “REFLASH”. Só iluminados a tentar atirar o Android para debaixo do comboio.

  9. Avatar de irlm
  10. Avatar de David.pt
    David.pt

    Não percebo porque os que gostam de ios ficam todos aziados com o Android… Se ficam contentes por terem atualizações mais cedo, são muito pobres de neurónios. Parabéns Android e obrigado pelos bons serviços gratuitos mesmo que necessites dos meus dados para publicidade….

    1. Avatar de Marco Nunes

      +1 concordo. 1 artigo sobre Android e tem de existir mais comentários de ódio que outra coisa.

      Uso Android desde que o galaxy s saiu com 2.2 e até hoje nunca mudei nem penso mudar, são gostos e necessidades, todos criticam mas a verdade é 1a, é 1 SO que foi pensado para ser usado livremente pelos fabricantes e o que quer que seja, as marcas assim poupam dinheiro a desenvolver os deles de raiz pra cada equipamento, o que lhes da mais recursos para conseguirem aperfeiçoar no hardware e por isso tem saído tantos equipamentos para vários bolsos e necessidades.

      acho que o mínimo que toda gente poderia fazer era agradecer, visto o contributo ter sido positivo, e sim, até para a Apple, se não tivessem concorrência, os equipamentos deles ainda continuavam nas 4″ e com o mesmo design do costume.

      para todos os que criticam qualquer SO, nunca se esqueçam que sem concorrência quem perde é o cliente.

    2. Avatar de Prim
      Prim

      De facto, não se entende o que andam por aqui a fazer, num artigo sobre o aniversário de algo tão desprezível… só a azia pode explicar tal comportamento desviante! 😀

  11. Avatar de Paulo Santos
    Paulo Santos

    Parabéns ao pessoal do Android! Daqui a 8 anos cá estaremos! E até lá, temos que ir aturando os appleboys com os seus phones bugproof, cheios de virtudes e mais coisas que só os iPhones têm mas que o Android também já tinha e etc…