Oracle volta a atacar o Android por causa do Java

54 Comentários

A dependência do Java no mundo Android é elevada. Este é um dos componentes mais usado e sem ele o sistema operativo da Google não consegue funcionar de forma correcta.

Na tentativa de obter o que entende ser seu por direito, a Oracle voltou aos tribunais, apresentando novas provas da utilização indevida que o Android faz do Java.

android_java_1

A Oracle, empresa que detém e desenvolve o Java, tem há muitos anos processos em tribunal contra a Google. As novas informações que a empresa agora apresentou no tribunal alegam que todas as versões do Android estão a usar indevidamente e de forma abusiva as APIs do Java, sem a autorização da Oracle.

Segundo a Oracle, não é apenas a versão Froyo (2.2) do Android que está indevidamente e sem autorização a usar as API’s do Java, mas todas as versões seguintes do sistema operativo da Google, ou seja, o Gingerbread (2.3), Honeycomb (3.0), Ice Cream Sandwich (4.0), Jelly Bean (4.1), KitKat (4.4) e Lollipop (5.0).

A batalha legal tem durado já vários anos, sempre com a Google a conseguir ganhar alguma margem para continuar a usar o Java sem ter de pagar qualquer valor à Oracle.

As pretensões da Oracle são agora mais intensas e a empresa quer ver a sua parte no sucesso do Android. A Google e o Android fazem uso das APIs do Java, alegando que estas são do domínio público, sendo essenciais para a comunicação com os sistemas e com os softwares, e que não podem ter qualquer registos de patente ou direitos intelectuais associados.

android_java_2

Se, inicialmente, os pareceres dos tribunais, que deram como certo que as APIs não podem ter qualquer direito associado, iam no sentido das pretensões da Google, que quer o Java aberto, existiram mudanças recentes que passam agora a dar razão à Oracle e que permitem que exista controlo legal sobre a utilização destas APIs.

A somar à questão da utilização das APIs do Java, a Oracle tem ainda em cima da mesa acusações de utilização de código protegido por copyright.

Para a Oracle há ainda terceiro ponto em que a Google está a lesar a empresa. O sucesso do Android, que é por demais evidente nos últimos anos e que já ultrapassa o mundo dos smartphones, está a conseguir ofuscar o próprio Java, relegando-o para segundo plano e tirando-lhe a visibilidade que merece.

android_java_3

Esta é uma batalha que vai continuar a desenrolar-se nos tribunais e que dificilmente terá uma solução breve e rápida.

Se na maioria dos casos os problemas do Android estão relacionados com questões de patentes e a sua utilização sem as devidas autorizações ou pagamentos aos seus detentores, no caso do Java a questão é menos técnica e mais do foro legal.

É certo que o Android depende do Java para poder funcionar e dificilmente este pode ser substituído, mas a Google não irá deixar que o seu sistema operativo seja lesado com estas questões.

Do lado da Oracle, a empresa pretende apenas acesso ao que entende ser seu por direito, fruto do Java estar a servir de base ao Android.

Pode o Android sobreviver sem o Java ou terá a Google de pagar à Oracle para o usar?

Comentários

54

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Bruno Gonçalves
    Bruno Gonçalves

    ” está a conseguir ofuscar o próprio Java, relegando-o para segundo plano e tirando-lhe a visibilidade que merece.”

    Como? Até incentiva à programação de apps em Java, dando mais visibilidade à linguagem de programação.

    Em relação ao caso em si em que é que isto difere de uma empresa fazer um qualquer sistema em Java e vender aos seus clientes? Aqui é só em larga escala correcto?

    1. Avatar de FG
      FG

      Não, eles copiaram as API

  2. Avatar de Pedro
    Pedro

    ESPERO QUE ANDROID DEIXE DE USAR JAVA!!!!!!

    1. Avatar de LG
      LG

      Seria uma migração muito complicada com o que Google ja investiu, mas também gostaria de ver isso

      1. Avatar de Portugues
        Portugues

        +1 Acabava-se logo com as coisas de que o iOS é melhor. Mas muito dificilmente isso vai acontecer.

        1. Avatar de Baptista Batos
          Baptista Batos

          Ui!

          Tão fácil!

        2. Avatar de Safrane
          Safrane

          Lol, se fosse só isso…

      2. Avatar de David
        David

        para já uma miragem, infelizmente…

  3. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Se calhar, se calhar era a altura da Microsoft aproveitar a deixa e acenar com o C#. Sintacticamente é linguagem parecida, mas acima de tudo a filosofia da plataforma é semelhante. Em contrapartida a Microsoft ganharia acesso directo a um ecosistema vastíssimo.

    Podem dizer que iam-se livrar de uns, para ficar presos noutros. No entanto, a Microsoft tem mostrado abertura à standardização e, mais importante, era tudo uma questão de negociação.

  4. Avatar de Nuno Gonçalves
    Nuno Gonçalves

    Está mais que na altura da Google comprar o Java à Oracle, tem sido a empresa que tem feito mais pelo Java nos últimos anos.

    1. Avatar de FG
      FG

      Ou pagar o que é devido à Oracle, e tirar as patas do que é da Oracle.

    2. Avatar de Xpto
      Xpto

      Mt bem visto. A oracle enterroubem o java desde q pegou nele.

  5. Avatar de Jorge Gabriel
    Jorge Gabriel

    Se as APIs são lançadas é para serem utilizadas digo eu?
    ou esperam que so as usem em projectos falhados? isso da uma grande imagem que a linguagem só é usada em projetos da treta

    1. Avatar de David Ferreira
      David Ferreira

      á a questão do copy right em uso comercial =)
      simplesmente a Google devia estar a pagar royalties á Oracle como paga á Microsoft por exemplo, e não paga.

      1. Avatar de Jorge Gabriel
        Jorge Gabriel

        A htc, a motorola, a smasung, a alcatel OT, a LG.
        todos usam o AOSP e ninguem da nada à google

        1. Avatar de Vlad
          Vlad

          Tudo depende do licenciamento da API.

    2. Avatar de Carlos
      Carlos

      Sim e não.

      A ideia da API do Java ser publica é, obviamente que a usem, mas, e esta é a parte importante, dentro do ambiente Java, coisa que o Android não é.

      Ou dito doutra forma, imagina um dicionário. Tu podes consultá-lo à vontade, é para isso que ele foi feito. Mas se o usares apenas para obter uma lista de palavras e fazeres um dicionário teu mudando só as definições, isso já não podes fazer.

      1. Avatar de Baptista Batos
        Baptista Batos

        A API do Java é de acesso público, qualquer um pode ler.

        Mas tem direitos de autor.

        Mesma coisa que um livro numa biblioteca, podes ler, mas não podes copiar.

        A Google leu, e copiou.

    3. Avatar de FG
      FG

      Java só é usada em projectos falhados?

      lol

      Anedota do dia…

      1. Avatar de Jorge Gabriel
        Jorge Gabriel

        O que eu disse é que parece que a Oracle quer que o Java só seja usado em projetos falhados pq não rendem nem tem relevo

        1. Avatar de Baptista Batos
          Baptista Batos

          LOL.

          A Oracle quer que façam Apps para Java, não quer, não lhe interessa, clones da biblioteca Java.

    4. Avatar de Safrane
      Safrane

      Sim, custa 300 mil milhões de dólares.

      Foi o CEO da Oracle que disse.

    5. Avatar de int3
      int3

      Java deve ser a linguagem mais usada no mundo comercial.
      Web, Automação, relações comerciais, markting etc. Eu sei disso porque estou dentro.
      É simplesmente boa porque é fácil de aprender, fácil de programar, correr em qualquer cenário e é bastante flexível.
      O único contra desta “linguagem” é mesmo a maneira como é executado/interpretado. Lento, muito lento…

      1. Avatar de lmx
        lmx

        +1
        O facto de ser interpretado dessa. forma e. de ser mais lento do que se fosse pensado para uma arch aapenas.. nao e só por si uma desvantagem..

        Java foi pensado para ser compilado para uma linguagem intermédia standard com o objectivo de correr em qualquer lugar, e a verdade é que Java corre em todo o lado…
        claro que com verdaatilidaade se perde velocidade..
        Mas se o Java fosse limitado a uma arch tipo.. a copia do java vulgo c#.. nao seria a mesma coisa porque estaria limitada a essa arch.. é se a limitassemos ainda mais.. ao SO como a copia do java vulgu C# aainda seria pior..
        quem no seu perfeito juízo iria desperdiçar o seu tempo numaa linguagem vedada a uma arch e a um so?

        1. Avatar de FG
          FG

          Que é que bebeste ao jantar?

          C# limitado a uma arch?

          Então os telemóveis, são ARM, ou usam outra coisa que não C#?

          Bem se vê que não programas fora os projetos da escola, o C# é uma excelente linguagem, mas o que se destaca do Java são as ferramentas no Visual Studio…

          1. Avatar de lmx
            lmx

            sopurtar 2 arch ou suportar. uma. e quaase. a mesma coisa!
            Uma ferramenta. para se dizer multiarch tem que ter suporte de monta a pelo menos umas 4, o que não acontece.. mais o c# nem sequer muti SO quanto nmais multi arch…

            Ao jantar, foi água, mas tu regaste te bem..

        2. Avatar de Pedro
          Pedro

          Isso esta a mudar a passos largos.

          E como alguém que programa em ambas, C# e toda a framework .NET são um prazer de usar.

  6. Avatar de Proud Troll
    Proud Troll

    Gastaram milhões a comprar uma empresa que tinha uma linguagem Open Source, agora querem processar.

    Se isto são pessoas normais, tenho orgulho em ser troll.

    1. Avatar de David Ferreira
      David Ferreira

      O Android foi lançado em 2008 e o primeiro dispositivo em 2009, a Oracle comprou a Java em 2009, não faz muito sentido o que disseste

      1. Avatar de kabuki
        kabuki

        O teu comentário refere se ao final. Então o Android para ser lançado é feito no momento? Conta com pelo menos dois anos de início de projeto.

  7. Avatar de Mota
    Mota

    Cheira me que se o Android não tivesse o sucesso que tem de certeza que a Oracle nem ia mexer uma palha. Se existe domínio público é para ser usado de forma gratuita.

    Da mesma forma que era ridículo a Apple pagar à empresa que fez o unix, de OpenSource.

    Android java? Acho que era o sonho de qqlr utilizador. Java é sinónimo de buracos de segurança.

    1. Avatar de Safrane
      Safrane

      A Apple não paga a nenhuma empresa que fez o UNIX.

      A AT&T é que paga à Apple os iPhones que lhes compra lol

      1. Avatar de nope
        nope

        O OS X e o iOS incorporam parte do código de uma distribuição BSD do Unix. Sendo assim, e desde que se utilize uma licença BSD, nada precisa de ser pago à AT&T.

  8. Avatar de FG
    FG

    É uma vergonha que isto continue assim!

    A Google é uma empresa falhada, que só tem sucesso a comprar o que os outros fizeram, ou a roubar, como é o caso.

    As linguagens da Google, Go e Dart? Fail.

    Compare-se com a ascensão meteórica do Swift, lançado há um ano apenas!

    1. Avatar de Filipe Santos
      Filipe Santos

      Ok Apple fan boy. Mesmo que não tenhas android, aposto que usas de alguma forma um serviço providênciado pela Google..

      1. Avatar de FG
        FG

        Nada, só uso o YouTube como consumidor, mais uma empresa que foi comprada pela Googl€.

    2. Avatar de Bruno Gonçalves
      Bruno Gonçalves

      Sim sim, vai ver as contas deles e depois diz se é falhada lol

      1. Avatar de Baptista Batos
        Baptista Batos

        Sim, nada de especial.

        E vem tudo do mesmo: publicidade.

    3. Avatar de Portugues
      Portugues

      Só digo isto: “MÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉ!”

    4. Avatar de Portugues
      Portugues

      E que eu saiba os meteoros, meteoritos e afins descem, não sobem (até caírem no chão). Acho que a boca te fugiu para a verdade :/

      1. Avatar de Safrane
        Safrane

        Deves pensar que és mais fino que os outros…

        http://www.etymonline.com/index.php?term=meteor

      2. Avatar de FG
        FG

        Meteórico é o o mesmo que astronómico, não tem nada a ver com meteoritos.

  9. Avatar de Jorge Rosa
    Jorge Rosa

    – Se usar “Android”, leva com a Google.
    – Se usar “Java”, leva com a Oracle.
    É tudo sempre “100% gratuito” e “100% livre de usar qualquer fim”, para quem queira desenvolver software… Até que surja o sucesso!
    Aí então esquecem esses “slogans” fabricados pelo marketing… E lá surgem as “fees”, “restrições” e “interpretações” escondidas nas licenças dessas tecnologias, sempre cheias de “catches”…

    1. Avatar de David
      David

      +10000
      É que é exactamente isso! open source tem muito que se lhe diga…

    2. Avatar de Felipe Teixeira
      Felipe Teixeira

      Concordo.

  10. Avatar de David.pt
    David.pt

    O Java só me trouxe problemas na minha empresa…..

    1. Avatar de Cenas
      Cenas

      Na tua e na de toda a gente que o usa 🙂

      1. Avatar de Felipe Teixeira
        Felipe Teixeira

        E por isso que é a linguagem mais usada.

    2. Avatar de FG
      FG

      Na tua empresa do teu jogo de computador, só pode…

    3. Avatar de lmx
      lmx

      Se o Java só te deu problemas..eu nem quero então imaginar o Windows :S