OnePlus 3 e 3T estão vulneráveis a ataques pelo carregador

32 Comentários

Todos reconhecem a importância de comprar acessórios originais, principalmente para os smartphones. A proteção que estes oferecem permite evitar problemas e muitas vezes até a destruição dos equipamentos.

No caso da OnePlus, essa proteção parece agora ser ainda maior, uma vez que se descobriu que é possível atacar os OnePlus 3 e 3T com um simples carregador alterado.

OnePlus 3T

Foram os investigadores da empresa de segurança Aleph Security que descobriram esta falha, identificada como CVE-2017-5622, que permite que seja possível aceder aos equipamentos sem que os utilizadores tenham consciência disso, usando apenas um carregador alterado.

Para ser explorada, a falha necessita de ser usada em conjunto com outras duas, CVE-2017-5626 e CVE-2017-5624, que tinham sido descobertas antes pela mesma empresa.

Caso queiram, os atacantes conseguem acesso root aos equipamentos, tendo depois a porta aberta para roubar dados dos utilizadores ou simplesmente infetar os equipamentos com vírus ou malware.

O vídeo acima, criado pela Aleph Security, mostra como é simples o ataque, tendo neste caso garantido o acesso de root ao equipamento e posteriormente aos dados dos utilizadores.

Um segundo vídeo, que pode ser visto abaixo, explora a mesma falha, mas neste caso o ataque permite que sejam instaladas aplicações sem que o utilizador tenha de intervir ou sequer que tenha conhecimento.

A Aleph Security já alertou a OnePlus, que se apressou a corrigir esta falha, tendo a mesma sido resolvida com a versão 4.0.3 do OxygenOS, que está já disponível para todos.

Curiosamente este problema afeta apenas e só estes dois modelos, sendo que os anteriores, com a mesma versão do OxygenOS estão imunes.

Mais uma vez, é recomendado que sejam sempre usados os carregadores oficiais, protegendo assim os equipamentos contra problemas elétricos e também contra ataques contra a segurança que não são desejados.

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de iSad
    iSad

    Acho que este tipo de ataque pode acontecer a qualquer outra marca de smartphones ou Laptops com carregadores USB type C. Solução é não comprar ou usar carregadores marados não originais.

    1. Avatar de RF
      RF

      Claro que sim.. há que justificar na nossa cabeça o porquê de termos pago 770€ ou mais por um smartphone.

    2. Avatar de zéNandoDaNet
      zéNandoDaNet

      ” Tem um custo médio mas que a longo prazo acaba por ser mais rentável que outros mais baratos inicialmente”.

      opa, não digas isso, ainda enganas mais alguém 😛

    3. Avatar de Hugo
      Hugo

      Ainda há dias circulou a notícia de que muitos deles eram interceptados antes de chegar às lojas. Não há sistemas seguros. O que há é pessoas acomodadas e confiantes 🙂

  2. Avatar de Emanuel Vitorino
    Emanuel Vitorino

    Se já foram corrigididos, não sem se o título deveria ser “Estão vulneráveis”, creio que devia ser “Foram encontradas vulnerabilidades no OnePlus 3/3T!!”

    1. Avatar de Stéphane
      Stéphane

      Qualquer oportunidade de denegrir a imagem de uma marca chinesa tem que ser aproveitada ao máximo, porque um flagship que custa metade dos outros tem que ter alguma razão para o preço ser inferior. (ironia)

      1. Avatar de Phoenix
        Phoenix

        E tem falta de qualidade de construção de câmara e software de merd@

        1. Avatar de Bruno
          Bruno

          Isso não é de todo verdade!
          Ao contrário das outras marcas a OnePlus utiliza a interface stock do Android e não vem cheio daquelas apps que só servem para encher o telefone.

          1. Avatar de Bruno
            Bruno

            Para além que parece que toda a gente se esquece mas marcas com grande nome (À exceção da Apple) são empresas asiáticas huawei, Samsung etc…

        2. Avatar de Stéphane
          Stéphane

          Críticas infundamentadas e completamente opostas da realidade fazem no parecer uma pessoa tão ignorante, ou como se diz na gíria comum – “hater”. “falta de qualidade de construção de câmara “não faz qualquer sentido, portanto parto do princípio que eram duas críticas separadas. Basta ver o teste do Jerry (o mais conhecido no que toca à testes de qualidade de construção de smartphone) para ver que isso é puta mentira;
          Em relação à câmara, basta ver também comparações side by side Para ver que a câmara do op3/3t é bastante semelhante às dos ditos “melhores”, sendo a diferença muitas vezes imperceptível;
          Por último, software? Do mais stock que há, com algumas features que são realmente úteis. Merd* porque? Comparando ao lagwiz da Samsung, até estabelece um ótimo exemplo de como todos deveriam ser.

    2. Avatar de AFontes
      AFontes

      Precisamente o que pensei ao ler o titulo… Já lá vão quase 2 meses desde que a falha foi corrigida lol

      1. Avatar de toni da adega
        toni da adega

        E essa nem é a ultima versao porque entretanto já saiu mais uma versao -4.1.0 (Android 7.1.1)

        1. Avatar de AFontes
          AFontes

          A ultima é a 4.1.1, já foram feitos 3 updates ao OxygenOS desde que a falha foi corrigida.
          Mas noticias como estas deixam-me ainda mais satisfeito com a escolha que fiz, o atraso com que estas noticias são publicadas espelham o suporte eficiente que tem sido dado ao equipamento e por isso é que saem estes títulos a tentar fazer disto “mais” noticia.

          1. Avatar de toni da adega
            toni da adega

            Confirmado, saiu ontem mais um update (segundo este mes) , ver se atualizo que ainda estou na 4.1.0

        2. Avatar de Gonçalo
          Gonçalo

          E a 4.1.1 🙂

      2. Avatar de AFontes
        AFontes

        Já agora, a imagem a cima está desenquadrada, aquilo não é sequer o equipamento em causa…

        1. Avatar de Sergio Cardoso
        2. Avatar de Emanuel Vitorino
          Emanuel Vitorino

          Pois não, é o OnePlus 2, que é o que tenho, no entanto não tem a vulnerabilidade x)

  3. Avatar de V.T.
    V.T.

    Que cena, uma pessoa já nem na casa de banho está segura!

    1. Avatar de Bob
      Bob

      Por acaso nunca carreguei nenhum telemóvel na casa de banho 😛

      1. Avatar de PGinTheHouse
        PGinTheHouse

        Na casa de banho não se carrega … mas sim “descarregas” 🙂

  4. Avatar de Bob
    Bob

    Ainda não tinha visto um ataque assim. Muito bem pensado.

  5. Avatar de toni da adega
    toni da adega

    Dizem que o utilizador nao tem conhecimento, mas basta olhar para o ecra e consegue-se ver que algo se está a passar.

  6. Avatar de Yuras
    Yuras

    Muitas das vezes, é preciso ter o usb debugging ligado, não esquecer.

  7. Avatar de Azulnauta
    Azulnauta

    Soube bem ler esta notícia alarmante poucas horas depois de ter encomendado o meu 3T … :\

    1. Avatar de PGinTheHouse
      PGinTheHouse

      Alarmante era se tivesses encomendado um iDonkey device a correr o seguríssimo safari no ainda mais seguro Mac/i OS

    2. Avatar de NuvemBranca
      NuvemBranca

      ainda preocupado? quando o receberes já tens update a corrigir isso

  8. Avatar de Alex
    Alex

    Isto é tudo muito bonito, mas qual a marca chinesa que vai criar carregadores de €2 euros com alterações que devem ter um custo significativo para potencialmente poder atacar 0.1% dos telemóveis mundiais?!!!

    Existe maior problema de segurança quando alguém olha por cima do ombro do utilizador e vê o que ele anda a fazer!