OnePlus deixou instalada app que faz root nos seus smartphones

31 Comentários

A OnePlus é conhecida por criar equipamentos que agradam particularmente aos utilizadores e por usar soluções que são um pouco contra a corrente do universo Android.

Nem sempre esta empresa esteve isenta de problemas, especialmente em termos de aplicações usadas e que alteram o comportamento dos smartphones. Um novo problema surgiu agora, com a descoberta de uma app instalada que faz root aos seus equipamentos, sem requerer o desbloqueio do bootloader.

OnePlus

Foi a análise cuidada de um utilizador de um smartphone OnePlus que descobriu a presença de uma aplicação que muitos consideraram suspeita. Segundo a avaliação de Elliot Alderson‏, estes smartphones tem instalado no seu sistema operativo uma app de testes que permite, entre muitas outras coisas, que seja feito root aos dispositivos sem qualquer intervenção no bootloader.

Se para muitos esta pode ser situação interessante, a verdade é que representa um falha de segurança e um perigo para os utilizadores. Com o simples acesso físico ao smartphone pode ser possível fazer root e depois instalar aplicações com acesso aos dados dos utilizadores, sem que estes tenham conhecimento.

Segundo informações que já circulam, a app, de nome EngineerMode, pertence à Qualcomm e é usada para realizar testes aos equipamentos onde os SoCs da marca estão instalados. Provavelmente a presença dessa app deve-se a uma falha que permitiu que a mesma ficasse esquecida na versão Android que é instalada nestes dispositivos.

OnePlus

A presença da app não está generalizada nos smartphones da empresa, tendo sido até agora detetada apenas no OnePlus 3, no OnePlus 3T e no OnePlus 5.

Já existe uma reação da marca chinesa que está a avaliar esta situação e a tentar descobrir uma forma de remover a aplicação de forma definitiva. É por isso esperado que em breve surja mais uma atualização do OxigenOS que tratará de remover o EngineerMode.

Depois de ter estado envolvida em problemas por recolher, de forma não autorizada, informações sobre os utilizadores, surge agora mais uma situação embaraçosa para a OnePlus, com a descoberta desta aplicação que pode colocar em perigo os utilizadores e os seus dados.

Leia a nossa análise ao OnePlus 5

Análise OnePlus 5 – RAM, Câmara, Ação!

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de MShaitan
    MShaitan

    se tivessem relatado isto mais cedo tinham-me poupado trabalho..

  2. Avatar de João Frade
    João Frade

    Existe algum manual de como efectuar root nos OPOs?

    1. Avatar de khidreal
      khidreal

      o root é sempre a mesma coisa:
      backup do IMEI do TLM. ao fazer root perdes o IMEI, sem EMEI o telemóvel não tem rede;
      instalas um bootloader (cwm ou similar)
      instalas uma app no PC, modo desenvolvedor no tlm, e a app do PC vai fazer root.
      instalas o backup do IMEI
      e voilá, tens root.

      só não funciona, penso, em android 6+, porque estes trazem aquela proteção contra factory reset da Google, o que vai impedir o root e o bootloader de serem instalados.
      mas não sigas o meu “guia”, isso nem 5% é da informação toda que tens que ler e não é metade dos procedimentos. basicamente é isso, no geral, é só por dizer que vais passar o dia inteiro para fazer root, para teres a chance de brickares o tlm ao fim do dia, ficares fulo da vida e mandares com o tlm à parede quando te apercebes que ele não liga… depois vais recolher as peças, montar, e put@ da vida vais pesquisar como remover o root, vais fazer, e vais-te aperceber que o tlm continua a não funcionar. vais manda-lo outra vez à parede, por volta das 3 da manha do dia seguinte, desistir, manda-lo ao lixo e pensar em estratagemas de como ganhar dinheiro rápido para poderes comprar um novo.

      1. Avatar de Luis
        Luis

        Tanta asneira junta, começando pelo bootloader/IMEI e acabando com o telemóvel partido!!! Para isso nem vale a pena gastares tempo a comentares!

      2. Avatar de tiago
        tiago

        obrigado por deixares aqui esse comentário, tenho estado a tentar fazer root a um telemovel chinês e não entendia o porquê de não o conseguir rootear mesmo seguindo os videos “quase” todos do youtube e os repetivos programas, mas mesmo assim TODOS falharam….não era por nenhuma razão em especial apenas queria mudar os sons de bloqueio/desbloqueio de teclado

  3. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Como um orgulhoso doente da marca da maçã diria… É uma feature! (Por acaso considero que seja)

  4. Avatar de Helder Vaz
    Helder Vaz

    Mas que grande notícia, podiam ter dito isso mais cedo, andei a partir a minha cabeça para fazer rooting é só agora é que dizem que afinal era assim tão simples e ainda para mais a APP já vem instalada!!!!???

    1. Avatar de k
      k

      Independentemente da notícia (que de certeza que é resolvido num update próximo), como é que partes a cabeça para fazer root a um OnePlus? A marca tem explicado nos fóruns deles com tutorials super detalhados passo a passo, feito por eles próprios sobre como fazer e é super simples. A pesquisa mais simples no google levava-te lá:

      https://forums.oneplus.net/threads/guide-oneplus-5-how-to-unlock-bootloader-flash-twrp-root-nandroid-efs-backup-and-more.548216/

      https://forums.oneplus.net/threads/q-a-the-ultimate-oneplus-5-guide-solutions-e-t-c.547225/

      Pára de incendiar, pá.

      1. Avatar de Helder Vaz
        Helder Vaz

        Kkkkkk não percebeste a ironia!!!???

        Só não percebi onde é que está a falha de segurança quando podes fazer o rooting em qualquer Android!!!

        Quem faz um rooting está a assumir os riscos inerentes, logo para acederem a esta suposta APP esquecida, tens que desbloquear o equipamento primeiro!!!

        Não faz qualquer tipo de sentido, dizer que é uma falha de segurança, porque também podemos instalar app de terceiros ao dar a permissão nas definições!!!

  5. Avatar de Almeida
    Almeida

    Entre oneplus 5 e Nokia 8 o que recomendam comprar? Também equaciono o Xiaomi mi6

    1. Avatar de PMSf
      PMSf

      Samsung S8 na amazon espanhola não está na equação? 🙂

    2. Avatar de k
      k

      Depende das tuas prioridades. O mais barato é o Oneplus 5. Arranjas na gearbest abaixo de 400€. Ambos devem ser balas e são idênticos nos hardware para a questão da performance. O Nokia tem um ecrã com resolução mais alta num ecrã mais pequeno, mas o OP tem um amoled (eu prefiro o amoled). O Nokia permite cartao sd, o oneplus tem o dash charging e uma bateria maior. Não sei sobre o sensor de impressão digital do nokia mas o do OP5 é, à falta de melhor palavra, perfeito. Lê em 0.2 segundos, desbloqueia o telemóvel instantaneamente, lê o dedo de qualquer ângulo e de qualquer maneira. Mesmo com os dedos húmidos ou mais sujos. Praticamente nunca falha.
      Se queres fazer root, então nem há grandes questões, o oneplus provavelmente ganha aqui. Tens garantia na mesmo que faças root e é bastante fácil de fazer. Não faço ideia no nokia.

      A Oneplus lança actualizações de software com frequência. A nokia, não faço ideia.

      É mesmo contigo pesar os prós e contras de cada um.

    3. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Depois desta notícia e da relacionada em que a OP tem comportamentos sem conduta moral e ilegal, continuas a ponderar a marca? Não admira que as pessoas só se queixem quando não querem votar com a carteira.

      1. Avatar de Helder Vaz
        Helder Vaz

        Este sujeito é suspeito!!!
        Então depois das falhas de segurança detetados nos Iphones, as pessoas tem que deixar de comprar Iphone!!!???
        Isso é um comentário retrógrada de alguém que só lê as manchetes!!!

  6. Avatar de Rui Pires
    Rui Pires

    Viva, Alguém pode dizer um exemplo concreto da necessidade de fazer root?

    1. Avatar de Almeida
      Almeida

      Ao contrário do iOS , o android não tem um mecanismo de backups sem root. Para instalar o titanium backup e preciso root e instalar o hdr plus câmera da google que e a melhor app de camera

    2. Avatar de MShaitan
      MShaitan

      normalmente quase ninguém usa porque compram smartphones de topo para chamadas, mensagens, Facebook e fotos (acho que as disse todas), depois há alguns que exploram um pouco mais e acabam por usar aplicações que usam esse acesso.

    3. Avatar de khidreal
      khidreal

      não há necessidade de root.
      quem usa root e recomenda para smartphones topo de gama ou medianos é um autentico nabo.
      usa-se root para poder fazer modificações no android, ou seja, maioritariamente, usa-se root para mudar menus, instalar launchers, instalar ROM’s (versões android) diferentes ou modificadas, etc.
      basicamente esse é o core. vêm gajos com a treta do Xposed framework bla bla bla, mas isso praticamente não serve pra nada. podes usar o root para desinstalar as apps pré-instaladas…

      root pode brickar o smartphone se mal feito, ou seja, se depois defazeres root o smartphone só liga as luzes, podes deita-lo ao lixo e começar a poupar dinheiro para um novo.

      basicamente root não compensa. o que eu recomendo é usar root em smartphones velhos. por exemplo:
      eu tinha um huawei ascend g300, passados 3 anos começou a ficar lento, mais derivado ao update do android 2.2 para o 4.0 . fiz root, instalei um novo bootloader e instalei uma rom modificada criada por um desenvolvedor amador chamada Tesla Rom.
      isso deu uma nova vida ao meu G300 o que me permitiu usa-lo por mais 5 anos (embora não desse para jogar jogos, dava para chamadas, sms, ir a net, Viber, etc).

      por isso, falando com uma experiencia de 5 anos em que instalei várias ROM’s, vários frameworks, bla bla bla, não vale a pena fazer root, gastas o dia inteiro… se tiveres um smartphone velho mas que ainda funciona, podes instalar custom roms para lhe dar um boost na velocidade e pode ser que dure mais uns anos, de resto não compensa.

      se queres desinstalar apps pré-instaladas, desativa-as nas definições, não aparecem mais nos menus… será que vale mesmo a pena o root só para ganhar 300MB de espaço? por exemplo, eu não uso chrome. desativei, ganhei o espaço da sua instalação (obviamente o android conserva o seu instalador, mas mesmo assim reduzi de 150MB para uns 30MB usados pelo chrome), não recebo atualizações para o chrome e muito menos aparece nos menus ou posso utilizar… e se um dia quero instalar o chrome, basta ir as definições > apps> ativar chrome.

      sinceramente dá-me um riso do caraças ver pessoas todas orgulhosas de terem feito root e desinstalado apps pré-instaladas… ainda no outro dia veio-me um amigo com isso… disse-lhe: “parabéns pra ti, não brickaste o smartphone (dando uma palmadinha nas costas). mas podias simplesmente ter ido às definições e desativado a app”… e ele fica do tipo “ah ya (faz cara de choque como quem diz “então eu andei-me a lixar a ler porcarias na net e agastar a minha tarde toda quando podia só ter desativado a app?”)” esta expressão facial é priceless hahaha

      1. Avatar de Rui
        Rui

        LOL… Percebes muito do que é ter permissões de utilizador(root)

      2. Avatar de Frederico Freitas
        Frederico Freitas

        escreves muito mas dizes pouco coisa acertada, root não bricka telemóveis, no máximo um bootloop que podes resolver fazendo um hard reset. mencionaste algumas das funcionalidades certas, mas é como tudo usa quem quer, eu pessoalmente uso sempre em todos os telemóveis.

      3. Avatar de zé tuga
        zé tuga

        khidreal , tanto paleio, e não dizes nada que se aproveite, mais valia nem sequer teres perdido o tempo a escrever, vê-se logo o que percebes do assunto no que toca a root…

      4. Avatar de Cocand
        Cocand

        Tantas palavras para dizeres que só usas o tlm para fazer peso no bolso… Se não precisas de fazer root eu respeito, agora quem precisa de o fazer é nabo… Que bela oportunidade de ficares calado! Da mesma maneira que não entro em discussões sobre investimentos em bolsa porque não percebo nada do assunto, também deverias ficar calado quando não sabes o que dizes! Perdoai-o Senhor que não sabe do que fala! 🙂

      5. Avatar de David Ramos
        David Ramos

        Loooooooooool

    4. Avatar de joguirian
      joguirian

      Caro amigo, eu tenho o OPO e já o usei com root e sem root. Sinceramente não aconselho nada a utilização do telemóvel com root, e aqui vou deixar a minha experiência pessoal.
      Comprei carro novo há uns meses atrás, estava interessado em usar o android auto já que o carro era compatível. Depois de muitas voltas, depois de instalar muitas roms, depois de experimentar muita coisa (foram quase 3 meses a testar diferentes coisas), cheguei a uma conclusão deveras interessante e que ninguém consegue explicar… O android auto com root não funciona bem, e um dos sintomas é a ligação por bluetooth estar constantemente a cair, e sem root funciona às mil maravilhas… Não encontro explicação lógica para isto e fico a perder noutros aspectos (com root tenho mais bateria, mais características e mais liberdade para mexer no tlm) mas para que funcione sem problemas no carro prefiro estar sem root.

  7. Avatar de Frederico Freitas
    Frederico Freitas

    desconhecia mas só vem dar jeito para quem gosta de ter root no telémovel

  8. Avatar de Peter
    Peter

    Como fazer root ou instalar ROMs no Wiko SUNNY MAX com apenas 512 RAM(super lento)?

  9. Avatar de WF
    WF

    Confirmo que o Oneplus 2 tem essa APP.

    Definições > Aplicações > carregar nos “…” > Mostrar apps de sistema > Procurar a app no “E”

  10. Avatar de WF
    WF

    Já agora, para quem quiser aceder: (ao vosso próprio risco!!!)

    Abrir o Dialer (onde marcam os números de telefone: *#808#*

    Após carregar no ultimo *, abre a aplicação e podem ver várias opções 🙂

  11. Avatar de Marco
    Marco

    Tenho um OP3 com fw oficial e não tem essa app …

    1. Avatar de Marco
      Marco

      Afinal tem .. tou a precisar de óculos … *pls delete previous post*

  12. Avatar de Eduardo Marrafa
    Eduardo Marrafa

    Bom dia,

    O Oneplus também tem versões diferentes, incluindo Versão Global, como os Xiaomi?

    Obrigado