OnePlus 7: se estava à espera de carregamento sem-fios, esqueça!

21 Comentários

A fabricante chinesa fundada em dezembro de 2013 por Pete Lau e Carl Pei já está a trabalhar no seu próximo telemóvel Android de gama alta, o OnePlus 7. Seguindo o seu calendário semestral de lançamentos, contamos com o novo produto no final do mês de maio ou, o mais tardar, durante as primeiras semanas de junho.

Agora, temos a primeira confirmação para uma das caraterísticas ausentes no tão aguardado telemóvel.

OnePlus 7 telemóvel Android carregamento


O telemóvel Android estará equipado com a plataforma móvel Snapdragon 855 da Qualcomm, um dado adquirido. Em seguida, teremos melhorias na sua câmara fotográfica, o mais recente software com a interface OxygenOS. Contudo, uma caraterística que estava em dúvida era a possível inclusão do carregamento sem-fios.

O carregamento sem-fios e o OnePlus 7

Algo que os fãs e utilizadores da OnePlus têm vindo a pedir e que eu, enquanto utilizador da marca, também gostaria de ter. Sendo os mais recentes dispositivos móveis construídos em vidro, não existia qualquer impedimento para a inclusão desta simples tecnologia. Afinal de contas, a engenharia necessária para incluir tal caraterística é relativamente simples.

OnePlus 7 telemóvel Android carregamento

Em 2018 a fabricante lançou dois modelos, ambos construídos em vidro. Assim sendo, os utilizadores começaram a acalentar esta ideia, a de eventualmente não ter que utilizar um cabo para carregar o seu telemóvel Android. Infelizmente, tal como avança a publicação Cnet, ainda não será em 2019 que teremos esta benesse.

A marca continuará a apostar no carregamento Warp Charge

De acordo com as declarações de Pete Lau, CEO da empresa, à supracitada publicação, o carregamento sem-fios não encarado como uma vantagem. “Não consideramos que valha a pena incluir o carregamento sem-fios nos nossos produtos”. A confiança de Pete Lau no carregamento rápido (Warp Charge) é, assim, absoluta.

OnePlus 7 telemóvel Android carregamento

Na imagem acima, cortesia da iFixit, podemos ver um telemóvel comum, já com carregamento sem-fios. O carregamento por indução magnética carece, essencialmente, de uma espiral de cobre e um corpo em vidro ou cerâmica. Portanto, a rejeição da marca em incluir esta característica não se prenderá com os custos de produção.

Ainda que fabricantes como a Samsung tenham redobrado a sua aposta no carregamento sem-fios, ao torná-lo reversível, a OnePlus não seguirá o mesmo curso. Para esta empresa existem outras prioridades para o seu próximo telemóvel Android.

As prioridades do próximo telemóvel Android

Coloca-se assim um ponto final nas expectativas para o carregamento sem-fios no OnePlus 7. Já, por outro lado, Pete Lau não revelou qualquer outro detalhe que nos possa indicar o rumo a seguir. Frisou apenas que a marca está a trabalhar em novas formas de veicular energia sem-fios, de uma forma rápida e eficiente.

OnePlus 5 5G telemóvel Android carregamento

Infelizmente a marca ainda não está satisfeita com os resultados. Perante as exigências de velocidade, a transmissão de energia acaba por gerar demasiado calor, libertado como energia dissipada. Algo que também sinaliza uma eficiência longe de perfeita, uma vez que parte dessa energia é perdida (ao ser libertada como calor).

O futuro trará um carregamento sem-fios mais rápido num dos próximos equipamentos da marca, mas não será o OnePlus 7 a estrear esta tecnologia. Aliás, sobre o mesmo, Pete Lau limitou-se a negar a presença do carregamento sem-fios.

Numa última nota, merece ser dito que o pequeno stand da empresa no MWC19 apresentava um protótipo com 5G.

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Bruno Nogueira
    Bruno Nogueira

    Eu sou sincero, não vejo vantagem do carregamento sem-fios e não fico “desiludido” com essa atitude por parte deles.
    Não sei se sou só eu mas gosto muito de mexer no meu telemóvel enquanto carrega e se tiver a carregar sem fios vou estar sempre a “tirar e a por o telemovel a carregar”. Mas entendo que seja algo que gostassem de ver incluídos mas eu como user do OP6 não vejo vantagem nisso.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      É mais uma feature… Só ganhas em a ter… Tendo agradas a gregos e troianos…

      1. Avatar de AbstractEdge
        AbstractEdge

        Se o carregamento sem fios fosse reversível, como se verifica com a Samsung e a Huawei, não seria uma vantagem? Vejo-me a ser utilizador de uns Galaxy Buds ou uma alternativa compatível com Android aos AirPods e, quando necessitar de os carregar, parece-me uma tecnologia que iria utilizar, certamente. Ou até mesmo para carregar parcialmente outro smartphone quando não tivesse a oportunidade de o carregar de outras formas (carregador e/ou powerbank). Pergunto a opinião porque não estou dentro do assunto de uma forma detalhada..

  2. Avatar de security
    security

    Carregamento sem fios é espetacular para quem não quiser saber da vida útil da sua bateria. É mais uma tecnologia que entra no lote das que fica sempre bem dizer: “o meu tem carregamentos sem fio e o teu não”. E se calhar essa pessoa nunca irá usar essa tecnologia.

    1. Avatar de Ruben
      Ruben

      Supostamente até é benéfico para a vida da bateria uma vez que carrega mais devagar

  3. Avatar de Luis
    Luis

    nesse caso, OP7, esquece o meu dinheiro. 🙂
    Tenho o 3T, e está para as curvas (ou se está), e só quando a OP integrar o carregamento sem fios ireo comprar outro.
    A desculpa que dão é esfarrapada porque o carregamento sem fios não iria ser exclusivo.

  4. Avatar de César
    César

    Pessoalmente vejo apenas uma grande vantagem no carregamento sem fios. Carregar o telemóvel no carro enquanto se conduz. Basta pousar e o telemóvel estará a carregar, parece-me mais prático do que ter o fio.

    1. Avatar de H.V.
      H.V.

      Sim, mas as baterias têm vida útil contada em carga, cada vez que pousas o telemóvel no carro ,por mais curta que seja a viagem, vais utilizar uma carga, sem necessidade…

  5. Avatar de V.T.
    V.T.

    É uma característica que até não se ter pensa-se que para nada serve, mas é só mesmo até não a terem, porque a partir do momento em que compram um smartphone com carregamento sem fios, não querem outra coisa. Acreditem…

    1. Avatar de GM
      GM

      A mim não me convence. Simplesmente porque quer de uma forma quer da outra, isto é, com e sem fios, o equipamento fica indisponível. Aliás, com fios ainda se consegue utilizar, sem fios, não. E depois, é mais um dispositivo a adquirir, nada económico. O único ponto eventualmente positivo seria a rapidez de carga com a indução, mas que também pode ser atingida com um carregador de maior amperagem.

  6. Avatar de ze
    ze

    Existe sempre a possibilidade de ter um autocolante escondido na capa, não vejo problema! Mas pensava q era desta que o Xiaomi Mi9 ia ter um rival com Wireless charging +20w! Rivalidade é bom para o consumidor ter os melhores produtos, talvez chegue + para o final do ano com o OP7T!

  7. Avatar de R!cardo
    R!cardo

    No meu ponto de vista é uma feature desnecessária

  8. Avatar de César
    César

    Pessoalmente vejo apenas uma grande vantagem no carregamento sem fios. Carregar o telemóvel no carro enquanto se conduz. Basta pousar e o telemóvel estará a carregar, parece-me mais prático do que ter o fio.

    1. Avatar de César
      César

      Obviamente o automóvel tem que permitir esta tecnologia..!

  9. Avatar de DrFrank
    DrFrank

    Dono de OP6 aqui.
    Carregamento sem fios é “over rated”. É apenas tirar o fio de um lado e colocá-lo noutro, na pratica fica-se preso à base mesmo assim.
    E para além do mais o dash charge da OP é brutal. Pessoalmente não vejo isso o carregamento sem fios em ter alguma influência na minha próxima aquisicão, possivlemente OP8T ou OP9.

    1. Avatar de Rui Bacelar

      Confesso, não me importava de o ter, afinal de contas não é uma tecnologia do outro mundo. Mas que o Dash (Warp Charge) é bem rápido, isso claro.

  10. Avatar de R
    R

    Por esta amostra de comentários dá para perceber que há uma parte de consumidores com interesse. Assim sendo, e caso não exista um impedimento técnico (julgo que pelo custo não deverá haver), a OnePlus deveria incluir esta função.
    A empresa costuma estar focada nos consumidores – talvez fizesse falta uma explicação mais técnica.

  11. Avatar de Hugo
    Hugo

    Carregamento sem fios é das muito poucas coisas de que sinto falta no meu 1+6 versus o meu anterior; se quero carregar o telefone no carro sou obrigado a ligar-lhe o fio em vez de ele carregar automaticamente quando o pouso na consola.

    1. Avatar de Napoléon Bonaparte
      Napoléon Bonaparte

      Tenho um carregador da OPlus no meu carro. E outro no da minha mulher. Por isso, carregamento sem fios é uma necessidade que não me assiste…
      Entretanto, começo a ficar um pouco preocupado com o atraso na chegada do Pie ao meu OP3T. Até porque o último patch de segurança que lhe chegou é o de Novembro de 2018…
      Entretanto, o patch de segurança de Fevereiro de 2019 já chegou ao OP6!

  12. Avatar de igor soares
    igor soares

    Não metem carregamento sem fios para não deixar de venderem acessórios da marca ,como carregadores, isto porque o carregador da marca só carrega rápido se for o cabo e carregador original, é tudo estrategia