OnePlus 3 enfrenta S7 Edge em teste de multitasking

56 Comentários

O OnePlus 3 é a mais recente aposta da marca chinesa OnePlus para o mercado dos smartphones, tendo-se destacado pela sua excelente relação qualidade/preço.

Mas, segundo uma comparação recente com o Samsung Galaxy S7 Edge, os 6 GB de RAM que equipam este smartphone podem não ser suficientes para garantir um multitasking fluído.

OnePlus 3

O OnePlus 3 é um dos melhores smartphones da actualidade aliando excelentes características a um preço abaixo da média dos flagships no mercado.

De entre as suas características destacam-se os 6 GB de RAM que têm como objectivo oferecer uma maior liberdade na gestão do multitasking, permitindo ter aberto em simultâneo um grande número de aplicações sem que alguma tenha de ser encerrada.

Mas, segundo uma comparação recente entre o OnePlus 3 e o Samsung Galaxy S7 Edge feita pelo YouTuber C4ETech, os 6 GB de RAM do smartphone da marca chinesa podem não estar a ser bem aproveitados nas operações de multitasking.

OnePlus 3

Para esta comparação foi usada a versão Exynos do S7 Edge com 4GB de RAM e o OnePlus 3 com o processador Qualcomm Snapdragon 820 e 6 GB de RAM e consistia numa análise dividida em duas partes, primeiro medir o tempo que cada um dos modelos demorava a abrir 16 aplicações pré-seleccionadas e segundo, observar o comportamento ao reabrir cada uma das aplicações anteriormente escolhidas.

Na primeira parte da comparação, o Galaxy S7 Edge abriu as 16 aplicações em 1:01 minutos, enquanto o OnePlus 3 demorou para abrir as mesmas aplicações 1:11 minutos, observando-se uma vantagem de 10 segundos para o Samsung. Mas, a grande surpresa observou-se no segundo teste quando, ao tentar reabrir as aplicações anteriores, o Samsung demorou 33 segundos abrindo de imediato todas as aplicações e o OnePlus 3 demorou 1:10 minutos, tendo recarregado constantemente grande parte das aplicações.

 

O baixo desempenho em multitasking do OnePlus 3 deverá estar relacionado com o sistema, com o OxygenOS a não estar ainda suficientemente optimizado de forma a aproveitar todo o potencial que tem mas que deverá ser resolvido em actualizações futuras por parte da empresa chinesa.

Comentários

56

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Carlos
    Carlos

    Aguardo os comentários do alto comissário de engenharia de ponta informática, criador de uma ciência telecomunições e professor de alto cargo!

    1. Avatar de PMS
      PMS

      quem é o catedrático 🙂 ?

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Perdeste uma bela tarde ontem pelos posts da Apple/Android eheh

      2. Avatar de Jiraya
    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      Ahahah…deve estar a dar alguma palestra neste momento.

    3. Avatar de Goncalo
      Goncalo

      Qual deles? Per aqui ha muitos.

    4. Avatar de Freitas
      Freitas

      Ler os comentários do outro post e ler este aqui foi logo para soltar gargalhadas 😀 Até anima o dia 😀

      1. Avatar de RA
        RA

        que post? quero ler!!

        1. Avatar de André Meireles
          André Meireles

          Se não me engano é o do Android N de 16 de junho…

        2. Avatar de Carlos
          Carlos

          Vê o que refere que o Android N está um passo mais perto de ser lançado e o outro que refere o crescimento do Android ainda ser superior ao iOS 🙂

  2. Avatar de Salomão
    Salomão

    Fico parvo com este tipo de comparações! Obviamente que se queriam fazer uma comparação que evidenciasse diferenças de HARDWARE deveriam usar o mesmo software, isto é, o mesmo SO.

    Instalavam o mesmo sistema nos dois telefones (cianogen, por exemplo) e depois faziam os testes.

    Assim, não serve absolutamente de nada!

    1. Avatar de Maria Inês Coelho

      Certo. Mas os dois equipamentos na utilização diária vão ter o mesmo sistema?

    2. Avatar de Filipe Teixeira
      Filipe Teixeira

      Eu acho que faz sentido ser assim, porque são vendidos com esses sistemas.
      Isto mostra que o grande problema da oneplus é o software, foi por isso que perdi o interesse neles, software com bugs e updates tardios.

      1. Avatar de Luis Campos
        Luis Campos

        para começar, tem bastantes updates… tive um samsung, e recebi a atualização do 4.1 para o 4.2.2 uauuu… e nunca mais nada…
        no OPO recebi com a 4.4.2, deram-me a 4.4.4, deram-me a 5.0.1, 5.0.2, e a 6…
        de todas as maneiras… utilizava a rom do sultan no xda, que optimizava o meu telemovel de forma fantástica, tanto em performance como em bateria…
        só devemos comentar depois de testar… se tem alguma coisa que eu aprecio na Oneplus, é abrirem logo o codigo fonte, para o pessoa cozinhar roms á vontade. que a oxigen nao está perfeita, nao… mas temos a opçao de mudar para algo custumizado ao nosso gosto 🙂 o que é fantástico, e tem sempre actualizações. se me dizem que nao é qq pessoa que faz isso… é outra coisa… mas para uma pessoa assim, qualquer telemovel chega! pois 5min no youtube aprende-se td

      2. Avatar de carluuz
        carluuz

        só me dá vontade rir esse comentário! não deves ter explorado o Oneplus de certeza!!

        1. Avatar de carluuz
          carluuz

          Luis Campos tás certo!! um S7 edge ainda por cima só custa o dobro do Oneplus 3

  3. Avatar de Tiago
    Tiago

    Troquem de ROM

  4. Avatar de gajo de alfama
    gajo de alfama

    O meu smartphone, o qual nao irei pronunciar para não ferir susceptibilidades, com Dual Core e apenas 2GB de RAM dá 10-0 em multitasking e não só, tanto ao Galaxy como OnePlus, naturalmente.
    O segredo? Deixo para vocês.

  5. Avatar de Miguel
    Miguel

    O problema está no software já saíram alguns updates desde que o 1+3 saiu vamos esperar que melhore essa gestão para aproveitar da melhor forma o hardware que tem

  6. Avatar de Tavares
    Tavares

    Muita gente continua a pensar que uma maior “quantidade” de Ram ou uma “carrada” de Mb na cam é sinónimo de maior “poder” do gadget em comparação com os da concorrência! Eu continuo pensando e dizendo que o que mais conta é a otimização do próprio SO para “correr” as apps…e ainda espero quem me consiga provar o contrário!! De que serve toda essa quantidade de Ram se o SO e/ou a rom forem umas “carroças”..??

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      O que continuo à espera é que mostrem o que fazem no IOS que não se faça no Android. E quando digo fazer, falo em coisas realmente úteis.
      IOS é bom, quem disser o contrário está redondamente enganado. Mas o Android é um concorrente à altura, tem coisas melhores, outras piores, mas há mercado para tudo.

      1. Avatar de Andre
        Andre

        Downloads P2P , é a única coisa que me faz comprar android… infelizmente a apple bloqueia ligações p2p

        1. Avatar de JP
          JP

          Andre utiliza um vpn e já consegues fazer downloads P2P no iOS

      2. Avatar de Rui
        Rui

        P2p, Bluetooth livre, kodi, assim por alto…

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Isso é no Android certo?

      3. Avatar de Golden
        Golden

        O maior rival do iOS para o todos os Android, é sem duvida a desvalorização e as constantes actualizações de um para o outro, aí o iOS da 10-0 a todos os Android.
        Comprar um equipamento por 600 euros e no próximo ano custar menos 200 acho que não é bom para ninguém, e no Android isso acontece sempre, no iPhone não logo o consumidor fica bem mais satisfeito com o produto em si, para não falar no disparate de diferença de preços de loja para loja quando falamos em Android, nos iPhone os preços em portuga são iguais seja qual for a loja, são políticas, essa é a maior diferença do iOS para o Android, já a nível de preços quando falamos em equipamentos dos mesmo valor de um iPhone a performance é de igual para igual, mas os valor de ano para ano, é o valhamo deus.

    2. Avatar de Limbus
      Limbus

      Hardware poderoso suporta software pesado, a diferença é que posteriormente o software pode ser atualizado/optimizado e o hardware, não. Para além disso, se o hardware é mais poderoso mas o preço do telemóvel é igual ou inferior ao de outro menos poderoso mas com SO mais optimizado, só tens a ganhar. Com a história do iphone não precisar de muito hardware por causa da optimização do SO, quando depois são lançadas novas versões do iOS, há features que não chegam aos iPhones mais antigos por escassez de hardware.

  7. Avatar de David Ramos
    David Ramos

    O OnePlus 2 quando saiu também tinha o SO cheio de bugs. Mas agora está excelente. Acredito que irão corrigir.

    1. Avatar de Joao Peixoto
      Joao Peixoto

      mas quê, compras um telemovel que daki a 6meses fica excelente? entao compra daqui a 6meses que poupas 100euros

  8. Avatar de Vitor Afonso
    Vitor Afonso

    A comunidade já anda a trabalhar numa Build não oficial do CM13.

    http://www.xda-developers.com/oneplus-3-gets-cyanogenmod-13-recovery-right-after-launch/

  9. Avatar de Emanuel Vitorino
    Emanuel Vitorino

    O que me pareceu mais é que o chip de memória do S7 é bem mais rápido que o chip usado no 1+3…

    1. Avatar de Filipe Teixeira
      Filipe Teixeira

      Penso que seja o mesmo, tenho essa ideia, porque os sd820 funcionam só com a mesma ram.
      No entanto os 6gb de ram de nada servem, hoje 4gb é mais do que suficiente porque o sistema nem as apps estao preparados para fazer uso deles, ainda se falam em 8gb… não caiam no markting, a oneplus sabe que se lança-se um modelo com 4gb mais barato este era um fracasso, dai dizerem que pra já não têm interesse num novo smartphone.

  10. Avatar de rui
    rui

    Felicito a colocação dos vídeo pelo youtube. Na plataforma Sapo havia sempre publicidade, o que me levava a nem sequer abrir.

  11. Avatar de Tiago
    Tiago

    Só por curiosidade, quanto custa o S7 Edge desbloqueado usado no teste?

    1. Avatar de RA
      RA

      custa dois One Plus Three

      1. Avatar de Tiago
        Tiago

        Nesse caso diria que o One Plus Three é BRUTAL

  12. Avatar de Ricardo Santos
    Ricardo Santos

    O problema está no OxygenOS, tão simples como isso.

    Pena não terem a Cyanogen a trabalhar com a OnePlus.

  13. Avatar de Miguel
    Miguel

    O Oxygen OS no OP2 é uma desgraça. Não vejo a hora de mudar de telemóvel. Estava de olho no OP3 e a razão de não ter mando vir foi exactamente por querer saber como o sistema corria no “mundo real”. Parece que é a mesma coisa. Até podem por 1000Gb do que quer que seja…

    1. Avatar de R!cardo
      R!cardo

      Muda de rom

    2. Avatar de Filipe Teixeira
      Filipe Teixeira

      Foi por isto que deixei o one, era fantástico, mas desde que lhe pus oxygen deixou de ser o mesmo equipamento. No entanto há roms muito boas que fazem uso do verdadeiro potencial do equipamento, eu e que não tinha tempo para testar e usar software não oficial.

  14. Avatar de Modem
    Modem

    E a velocidade de leitura do armazenamento? Tb dever ter impacto nos resultados, até porque o asphalt 8 parece demorar muito mais tempo a abrir no 1+3 do que no S7.

  15. Avatar de Mygod
    Mygod

    O telefone acabou de sair e já todos querem o software a 200%. Deiam tempo ao tempo..

    1. Avatar de KURT
      KURT

      sorry, não sou free beta tester 🙁

  16. Avatar de L. Kanbaru
    L. Kanbaru

    Andam aqui à luta de segundos de rapidez disto e daquilo… Graças a deus que eu apenas quero o melhor da imagem e o melhor do som que deixa esses telemóveis com esteróides envergonhados.

  17. Avatar de KURT
    KURT

    Não vi o vídeo, mas a comparação é feita com as animações do OnePlus 3 desactivadas? É que se for certamente terá uma performance relativamente melhor.

    1. Avatar de Mário Rocha
      Mário Rocha

      Tem os dois testes… Com e sem animações

  18. Avatar de TrasMontano
    TrasMontano

    Preciso de ajuda!
    Ontem, por volta do meio dia, encomendei um Xiaomi mi5 no Gearbest e uns acessórios para o aniversário da minha esposa.
    O problema é que esqueci-me de seleccionar o seguro.
    Ainda ontem de tarde entrei em contacto com a linha de apoio e disseram-me que era possível subscrever o seguro e se aceitava o acréscimo do preço, ao que concordei (obviamente). Disseram para espera pela receção da factura.
    Até agora ainda não recebi mas nenhuma informação (provavelmente porque o pedido está em processamento).
    Será que vou ter problemas com a encomenda? Ou haverá mais alguma coisa que possa fazer para garantir a boa receção dos produtos?
    E já agora: como paguei por via mbnet, como é que eles irão proceder ao débito do seguro e o mbnet é para uma única utilização?
    Obrigado,
    TrasMontano

  19. Avatar de Angelo Matos
    Angelo Matos

    A gestão da memória RAM está limitada na ROM por opção da oneplus, segundo percebi. No então e felizmente que no Android se pode fazer quase tudo, a build.prop pode ser editada de forma a melhorar a gestão da memória. No xda explicam como: http://www.xda-developers.com/how-to-fix-the-oneplus-3s-memory-management-almost-double-the-apps-in-memory/

  20. Avatar de andre
    andre

    Toda a gente sabe que o exynos dá coça ao snapdragon, sempre deu e sempre dará. Tenho pena que a samsung não use o seus processadores em todos os seus modelos

  21. Avatar de Renato Oliveira
    Renato Oliveira

    https://www.youtube.com/watch?v=xSNQPLY4sD4
    Oneplus 3 ganha aqui contra o S7

  22. Avatar de AM
    AM

    Esta questão já foi esclarecida, alguns testes foram feitos em modo de poupança da bateria, o que “trava” o desempenho do processador e faz swap das apps em memória. A questão é que os primeiros relatos desse menor desempenho se tornaram virais e o “boato” colou. O OP3 é, nete momento, o terminal mais rápido que existe. Daqui a pouco já não o será, obviamente, pois outras configurações superiores surgirão (já se fala no lançamento, para muito breve, dos sucessores do Snapdragon 820 e do Exynos 8890).

  23. Avatar de Ruben
    Ruben

    Qualquer pessoa que tenha usado um OnePlus percebe que este resultado não é surpresa nenhuma. Tenho um OnePlus X e a única forma de o usar sem me irritar foi instalar uma ROM não-oficial, porque a OxygenOS vem cheia de bugs e está a milhas de poder ser considerada uma ROM bem otimizada.

  24. Avatar de Filipe Nunes
    Filipe Nunes

    Isto esta completamente desatualizado.
    E agora o artigo fica online? É falso e o pior é que ja enganou algumas pessoas q nao vao alem do portugues para terem boas informaçoes.
    Oneplus 3 ja teve updates que o tornaram bem melhor de quando saiu e ja existe videos com o mesmo teste multitask a comprovar isso mesmo.

    1. Avatar de Vítor M.

      Se vires um artigo a dizer que começou a segunda guerra mundial, artigo datado de 1 de setembro de 1939, “amandas-te” para o bunker com a família até que alguém te diga que, entretanto, a guerra já teve um update?

    2. Avatar de Daniel Jesus
      Daniel Jesus

      Boa tarde Filipe.

      Logo após a identificação do problema e a apresentação da solução por parte da One Plus e da comunidade lançamos um artigo de complemento a este. Pode ver no seguinte link:

      https://pplware.sitedev.pt/smartphones-tablets/android/explicado-problema-da-ram-no-one-plus-3/