O seu smartphone Android está infectado?

34 Comentários

O sistema operativo da Google está a ser o principal objectivo dos cibercriminosos este ano. Hoje, o número de malware é seis vezes superior ao do ano passado e já alcançou as 140.000 amostras únicas. Mas afina, como podemos saber se o nosso dispositivo está infectado? E o que podemos fazer para o manter protegido?

android_07

A Kaspersky Lab elaborou uma lista com os sete mais habituais sintomas que indicam que algo malicioso está a ocorrer com o nosso dispositivo Android:

1. Anúncios não desejados: Se o seu smartphone ou tablet está a ser inundado de pop-ups ou outro tipo de anúncios intrusivos – para além do que possa ser considerado normal nas aplicações -, é provável que tenha instalado um adware.

2. Picos de dados: Alguns ficheiros maliciosos aumentam o uso de dados para fazer com que o dispositivo se ligue repetidamente a um website, faça clique num anúncio, descarregue ficheiros de grande dimensão ou envie mensagens.

3. Facturas elevadas sem motivo: Frequentemente, o malware faz com que um smartphone ou tablet infectado faça chamadas ou envie SMS para números de valor acrescentado, elevando o montante da factura telefónica.

4. Aplicações não solicitadas: Algumas apps maliciosas compram ou descarregam aplicações do Google Play ou de outras lojas não oficiais. Se aparecerem no seu dispositivo aplicações que não descarregou, desconfie.

5. Apps que utilizam funções desnecessárias: Alguns programas maliciosos disfarçam-se de aplicações legítimas. Se solicitarem permissão ou outras funções de que não necessitam para ser usados, é provável que tenham fins maliciosos.

6. Actividade estranha nas contas online: Este problema não afecta só os PCs. O malware móvel é muito complexo e pode roubar passwords, credenciais de acesso e dados guardados no dispositivo.

7. Aplicações que exigem dinheiro para desbloquear o dispositivo: Nenhuma empresa legítima que opere dentro da lei bloqueia o dispositivo e pede dinheiro para o desbloquear.

A Kaspersky Lab sublinha que a melhor maneira de manter os dispositivos protegidos é instalar uma boa protecção antimalware. No entanto, existem medidas adicionais para evitar que o smartphone ou tablet Android seja infectado:

1. Não fazer ‘root’ ao dispositivo.

2. Introduzir um PIN ou uma password para desbloquear o ecrã.

3. Só descarregar aplicações que procedam de fontes de confiança.

4. Não utilizar redes WiFi públicas para realizar qualquer tipo de transacção.

5. Rever as permissões solicitadas pelas aplicações.

6. Armazenar apenas os dados confidenciais que sejam necessários no dispositivo

7. Instalar uma função de controlo parental para evitar que as crianças acedam a compras ou páginas não recomendadas.

Partilhar:
Tags:

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luis Braz
    Luis Braz

    Acham que o AVG free anti-virus protege alguma coisa, ou há melhores?

    1. Avatar de João
      João

      Há melhores. Eu uso a versão paga mas o kaspersky é melhor

    1. Avatar de Zebser
  2. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    Avira. Tanto no Tablet como no “Espertophone”…

    1. Avatar de tibursio
      tibursio

      Dr.web é muito bom

      1. Avatar de Johnny
        Johnny

        Eset, Malwarebytes, Avast, Kaspersky… São melhores que ambos.

  3. Avatar de Bpanther

    Para melhorar a perfomance.
    The Cleaner: http://bit.ly/1k9ZKrD

  4. Avatar de Realista
    Realista

    Já testei vários, mas o que mais gostei foi do Dr web, tenho a versão completa
    Vindo do blackmart, já me ajudou vezes sem conta ao bloquear malwares do playstore.

  5. Avatar de David S.
    David S.

    Essas apps só servem para atrapalhar… O melhor sistema de segurança é o USER.
    Quando um USER sabe o que faz tanto num PC como num smartphone raramente pega alguma praga.

    Abraços

    1. Avatar de Rui Oliveira
      Rui Oliveira

      +1
      Eu tenho antivirus no PC (Avira grátis) mas só está lá para me limitar os autoruns a pens basicamente. O antivirus é eu saber o que estou a fazer.

    2. Avatar de tio do Nélson
      tio do Nélson

      +1. e não fazer root?? só digo isto, root e adaway para bloquear anúncios indesejados.

    3. Avatar de tio do Nélson
      tio do Nélson

      +1. e não fazer root?? só digo isto, root e adaway para bloquear anúncios indesejados.

      1. Avatar de João Pinho
        João Pinho

        Root tanto te abre o telemóvel a ti como a qualquer malware vindo de “ti”. Nunca se aconselha a fazer root para questoes de segurança, é como tirar uma fechadura da porta de casa e esperar que seja mais segura

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          Isso é estúpido, porque o root até é das coisas mias seguras…

          Podes fazer root à vontade! Só tem acessórios as app’s que tu autorizares…

    4. Avatar de Nelson
      Nelson

      Acho que o que queres dizer, a melhor solução, é o USER não saber que está infectado…

      Enfim…

      1. Avatar de User2
        User2

        Não é assim tão facil ser infectado…

  6. Avatar de krys
    krys

    Bitdefender, tanto no PC como no smartphone!
    É excelente, super leve e 99,99% eficaz! Recommendo!

  7. Avatar de Mota
    Mota

    Então por esta ordem de ideias um browser com publicidade e toolbars tbm está infetado. Enfim..

    Eu nao uso cá nada de antivirus e nunca tive quaisquer problemas, e instalo o que quero e o que nao quero. Fazer o root é a melhor maneira de me proteger destas pragas (falo por mim)

  8. Avatar de Nuno Moreira
    Nuno Moreira

    Notícias para vender Antivrus…

  9. Avatar de FOAD
    FOAD

    Acho que qualquer leitor minimamente atento, já reparou que o Pplware é particionado pela Kaspersky.

    1. Avatar de FOAD
    2. Avatar de Marisa Pinto

      *Patrocinado 🙂

      Nem precisa ser muito atento, temos a Kaspersky na nossa barra de parceiros 🙂

    3. Avatar de Vítor M.

      E se estiveres um bocado mais atento verás que só trabalhamos com os melhores. Então, não há melhor informação do que aquela que testamos e produzimos. É por conhecimento e não por “indução” 😉

      Atenta aí.

      Informação nunca é demais.

      1. Avatar de FOAD
        FOAD

        Como podes ver, cada leitor tem uma percepção diferente tendo em conta a experiência que teve na solução do seu problema ou na necessidade de protecção do seu dispositivo.
        Não duvido nem desprezo os teus conhecimentos, mas se queres ser rigoroso apresenta as provas das alegações dos “melhores com quem trabalhas”, caso contrário, será sempre “indução” ou opinião e assim largamente discutível ou simplesmente publicidade.

        1. Avatar de Vítor M.

          Não é necessário, eu confirmo-te que sou rigoroso. Portanto, está justificado.

          O que tu achas ou não é lá contigo. Tens esse direito, embora que a mim poderá ou não importar. 😉

          Aquele abraço.

      2. Avatar de David S.
        David S.

        Com os melhores falhados certo a começar pela SAPO xD
        Só os users noobs que usam essas coisas, tem muita gente que mesmo com o PC e smartphone protegido clica e instala tudo que vê.

        Abraços.

  10. Avatar de Hugo
    Hugo

    Pelo contrario, com root e o adaway e melhor que existe!

  11. Avatar de Mr. Antunes
    Mr. Antunes

    Tendo em conta que o principal mercado dos antivirus está a ir por água abaixo, têm que arranjar outra fonte de rendimentos…

    Este tipo de aplicações produz resultados surpreendentes em smartphones de gama alta, por isso imagino nos outros…

    Estudo/artigo interessante para o pplware, perguntar aos leitores se têm algum antivírus instalado (para se ver a percentagem dos que usam…) e pedir para instalar um antivirus à vossa escolha (por exemplo o vosso parceiro), fazer scan e ver quantos leitores têm algum tipo de infeção. Passado uma semana pedir feedback de como está o funcionamento do smartphone no dia-a-dia(se notam alguma diferença ;).

    1. Avatar de Izedaman
      Izedaman

      Ora aqui está uma sugestão interessante!!!

  12. Avatar de Vítor Rodrigues
    Vítor Rodrigues

    Bom dia
    Sou leitor regular deste site, tenha aprendido muito com os artigos aqui colocados. Penso que o objectivo é partilhar informação e a troca de conhecimentos. Mas alguns comentários que eu vejo em baixo deixam muito a desejar. É sempre mais fácil dizer mal e criticar do que fazer melhor. A todos aqueles que só vejo criticar dou uma recomendação. Façam melhor. Obrigado a toda a equipe do Pplware.

    1. Avatar de Gorilas
      Gorilas

      O problema é que os autores dos artigos são pessoas como nós, com gosto pessoais como nós, influenciáveis como nós! Entendes isso?
      Eles não são deuses nem têm o exclusivo do conhecimento. Aliás, já aqui li muitas calinadas que mesmo depois de devidamente identificadas e justificadas, eles não aceitam admitir que erraram!

  13. Avatar de Ruica
    Ruica

    Ikarus, recomendo five star