O iPhone tem em média mais 45 GB de armazenamento do que o Android

70 Comentários

O espaço de armazenamento num smartphone é cada vez mais um fator importante. A sua capacidade pesa já muito no momento da escolha de um novo modelo, sendo a seleção feita pelos que maior volume apresentam aos utilizadores.

É lógica esta escolha, com tudo o que os smartphones hoje oferecem. O resultado tem sido um crescimento, mas o que é visto agora é que o iPhone tem em média mais 45 GB de armazenamento do que o Android oferece nesta área.

iPhone Android armazenamento Apple smartphones

Com hardware cada vez mais capaz, os smartphones tendem a precisar de mais armazenamento. Cientes desta necessidade as marcas tendem a apresentar propostas como o 1 TB que a Samsung estreou com o S10 Plus em 2019. A Apple, no entanto, mantém o iPhone com os 512 GB como máximo.

É neste cenário que se ultrapassou no final de 2020 a média de 100 GB de armazenamento nos smartphones. Apesar deste valor, a distribuição iOS e Android não é igual. Assim, e no final de 2020 tínhamos média 140,9 GB no iOS contra 95,7 GB no Android, com um crescimento anual de 5,6% e 20,5%, respetivamente.

iPhone Android armazenamento Apple smartphones

O gráfico apresentado revela o histórico de diferença entre estas 2 plataformas ao longo dos anos. A Apple tem estado mais estagnada no crescimento, que tem sido claramente dominado pelo Android, A diferença entre as plataformas está a ser reduzida e é agora de 45,2 GB em média.

A informação apresentada mostrou que a escolha de capacidades maiores é mais elevada no ecossistema da Apple. No final de 2020 a percentagem de utilizadores do iPhone com smartphones com capacidades maiores (256 GB ou mais) era de 21,5%, No Android este valor era de apenas 7,5%.

Android recolhe 20 vezes mais dados dos utilizadores que o iOS

Esta diferença de valores entre o iOS e o Android terá vários fatores associados. O mais lógico, e mais vezes usado é mesmo a diferença nas propostas das plataformas. Ao mesmo tempo, a muito maior oferta do universo Android leva a que sejam preferidos smartphones com menores capacidades.

Com a memória e o armazenamento a estar cada vez mais barato, esperava-se que este cenário fosse alterado. Ainda assim, o crescimento tem sido lento não deverá mudar este ano. Os 100 GB estão ultrapassados e isso parece representar uma barreira que deverá demorar muito a ser ultrapassada.

Comentários

70

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ludita_Modernaço
    Ludita_Modernaço

    64 GB extra no iPhone 12 —>. 50€

    64 GB micro SD (AliExpress) —> 3€

    Os utilizadores Android desta sondagem ainda não devem ter dado com a ranhura…

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      confio mais nesse 64gb extra no iPhone do que o SD de €3

      1. Avatar de ´jkbkj
        ´jkbkj

        Aqui não ha confianças, existe são especificações de dirabilidade e velocidade de escrita.

        1. Avatar de PTO
          PTO

          Do Aliexpress o que existe é definido numa palavra: contrafação.

          O que está escrito na etiqueta do SD nesse caso vale zero!

    2. Avatar de PTO
      PTO

      Estão a falar da memória interna, ó génio!

  2. Avatar de Rui Filipe
    Rui Filipe

    Nada contra o artigo, mas praticamente todos os telefones Android dão para por um cartão SD com mais memoria e os iphones não.

    Ou seja comparações para inglês ver.

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      nos telemoveis androids mais baratos sim..mas nos Samsungs, One plus, etc nem por isso.

      1. Avatar de Bruno
        Bruno

        Tenho um samsung da gama de topo deles e consigo por um SD card sim.

        1. Avatar de Rodrigo
          Rodrigo

          O teu Samsung S21 tem suporte para cartões SD? deve ser exemplar único.

          1. Avatar de Bruno
            Bruno

            Amigo mas estas a falar de Samsung ou estas a falar de S21? Decide-te porque assim perdes a razao. 😀

          2. Avatar de rodrigo
            rodrigo

            amigo? Estava a falar dos telemóveis flagships actuais como deverias ter percebido.
            Perco a razão? acho que nao.

        2. Avatar de PTO
          PTO

          Consegues meter um cartão SD no Samsung?

          Ena, fantástico, tanto espaço livre que esse tlm tem por dentro.

          Eu nunca consegui meter um cartão SD em nenhum telemovel Android.

      2. Avatar de Samuel MG
        Samuel MG

        Se pesquisares vai perceber a falta de informação que tens!! Só os Galaxy S é que não têm slot para Cartão!! Em relação aos OnePlus o Nord N10 tem slot!! Os Xiaomi não tem!! A linha Zenfone da Asus tem slots!! Até os Sony Xperia Pro tem o slot!!

        1. Avatar de Rodrigo
          Rodrigo

          O OnePlus 9 tem suporte para cartões SD? olha outro que deve ser exemplar único.
          O xiaomi e Sony Xperia sao considerados topo de gama?

          1. Avatar de ivan
            ivan

            mas para ser topo de gama tem de ser as ultimas versoes? podes ter um flagship de geracoes anteriores, que muitos deles tem de facto possibilidade de expansao a partir de micro sd…agora alguem comentar o meu samsung topo de gama possui e ter que ser o s21 e um pouco ridiculo ate porque ca em portugal muitos dos utilizadores de iphones nao utilizam a ultima geracao de iphone…

          2. Avatar de gabs
            gabs

            xiaomi que são MI são sim topos de gama
            xiaomi que são REDMI ou POCO são de custo beneficio.
            e dentro dos REDMI tens também baixo custo.

          3. Avatar de rodrigo
            rodrigo

            @Ivan
            Flagship literalmente significa o melhor do melhor da marca. Ora um flagship do ano passado logicamente deixa de ser flagship certo? Senão as pessoas que tem o iPhone 4s ou o Samsung S3 vem aqui dizer que esses sao de facto flagships.

      3. Avatar de O pirata
        O pirata

        Se um Note 20 ultra é considerado “androids mais baratos”… O meu Note 20 ultra barato tem slot para um micro SD de 1TB

        1. Avatar de rodrigo
          rodrigo

          iremos ver se o note ultra 21 vem com suporte para cartoes sd.

    2. Avatar de miguel
      miguel

      Na mouche!

    3. Avatar de Pedro
      Pedro

      Armazenamento interno não é o mesmo que colocar um cartão sd. Tens de te informar melhor amigo.

  3. Avatar de miguel
    miguel

    Comprei o Poco x3 por 170€ com 128GB, e ainda tem forma de adicionar cartão coisa que o iphone não tem.

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      entre um Poco X3 e um iPhone a escolha nao ‘e difícil.

      1. Avatar de Dias
        Dias

        Claro, depende da carteira!!

      2. Avatar de adbu
        adbu

        POCO X3 sem dúvidas

        1. Avatar de rodrigo
          rodrigo

          lol sem duvida

      3. Avatar de O pirata
        O pirata

        Poco X3 sem a minima duvida

    2. Avatar de Nuc
      Nuc

      Comparar um telemóvel de 170€ com um de 700€ ou mais?? É para rir mesmo… o pior é que são mesmo comparáveis, o Poco x3 é quase tão bom como o iphone, em certos aspetos até é melhor! Qualidade / preço excelente! O iphone é só mesmo para mostrar que podem gastar dinheiro!

      1. Avatar de rodrigo
        rodrigo

        Dito por uma pessoa que nunca foi dono dum iPhone. Muito bem!
        Agora ‘e altura para dizeres que ja tiveste um iPhone ou que tiveste amigos que tiveram um iPhone mas que depois trocaram..bla bla bla

        Mas aqui na ‘e lugar para discutir essas coisas

  4. Avatar de IKAROS
    IKAROS

    Desculpa, mas tem pouco a ver. Comparar o acesso instantâneo de memória e completa fiabilidade da memória, com a lentidão e falta de fiabilidade de um cartão SD?
    Além disso, muitos topos de gama Android já não trazem leitores SD, para já não falar de apps de recusam instalação/guardar dados no cartão.
    Não vale a pena comparar memória com SD – são mundos diferentes.

    1. Avatar de LR
      LR

      Mas leste bem o titulo? Comparam “armazenamento”. Mas tens razão, estão realmente a comparar mundos diferentes: Apple vs Android. Ou será que compararam TODOS os aparelhos com SO Android com os aparelhos da Apple (os únicos que têm SO iOS)?

  5. Avatar de Blox
    Blox

    O meu samsung está neste momento com 1 tera de capacidade de armazenamento e riu-se deste artigo.

    1. Avatar de IKAROS
      IKAROS

      O verão passado fiz uma estatística no emprego, entre os meus colegas utilizadores Android, a média era menor que 64gb de uso do cartão SD usado (não me lembro do valor real).
      Ter um terabyte é sinal que fazes um uso muito incomum do telemóvel.
      É sinal também que quando o filesystem desse SD falhar, mas ter uma falha catastrófica com perca brutal de dados.
      Eu não confiava no SD como provavelmente estás a confiar.
      Temos um parque de quase 200 androids variados, e a taxa de falhas de cartões SD é mais alta do que esperávamos (devia de ser zero).

      1. Avatar de Filipe
        Filipe

        Depende da qualidade do sd, tal como depence da qualidade do armazenamento interno do telemovel

      2. Avatar de Joao Pequeno
        Joao Pequeno

        perca é um peixe. “Perda” is what you were going for!

        1. Avatar de IKAROS
          IKAROS

          😀 Era giro se fosse assim, mas sugiro que consultes o dicionário antes de pores a ensinar Português:
          https://www.infopedia.pt/$perda-ou-perca
          «perda ou perca? As duas formas são corretas.»

    2. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      quem vai estar a rir ‘e o senhor quando um dia o teu SD se corromper por nenhuma razão 😀

      1. Avatar de Samuel MG
        Samuel MG

        Não percebo o teu comentário!! Não sabes que é possível resgatar os dados de SD e Pens corrompidos??

        1. Avatar de Rodrigo
          Rodrigo

          sim sim! boa sorte com isso! Se o controlador se corromper nao ha maneira de salvar seja o que for em SD e pens. Falo por experiencia

          1. Avatar de Blox
            Blox

            Já ouviram falar de backups? É uma tecnologia que permite transferir e armazenar online (Na chamada Cloud) tudos os programas e ficheiros que se tem tanto no PC ou no Telefone. Eu percebo que possa fazer confusão de como funciona, mas acreditem que esta tecnologia já existe há vários anos…

          2. Avatar de Paulo
            Paulo

            @Blox

            Deixa-os estar!! Não vale a pena
            Também tenho quase 1 tera de armazenamento no meu smartphone e cada vez que ele se conecta ao wifi de casa (IFTTT anyone?) faz imediatamente o backup para um NAS, que por sua vez faz também backup para um serviço Cloud.

          3. Avatar de rodrigo
            rodrigo

            Pergunta genuína – Pq ‘e que voces precisam de ter tanto espaço no telemóvel? ‘E para guardar filmes? musica? series de televisão? Jogos?

          4. Avatar de Paulo
            Paulo

            @Rodrigo. Playlists Spotify para ouvir off-line mas essencialmente porque profissionalmente preciso de fazer vídeos de registo para documentar ocorrências numa linha de produção.

          5. Avatar de rodrigo
            rodrigo

            @Paulo se ‘e pra trabalho então faz 100% sentido ter um telemóvel com expansão SD. Pessoalmente tenho tido iPhones com o espaço mínimo (64gb ou 128gb) e nunca estive numa situação em que pensei para mim ‘Quem me dera ter mais espaço’.
            No meu telemóvel o que ocupa mais espaço sao as fotos e videos que vou tirando. Com iPhones existe uma opção para guardar a versão ‘minima’ dos videos e fotos no telemóvel. Fica td guardado na cloud e quando quero ver um video com a qualidade toda, o telemóvel faz download automaticamente.

            Quando era utilizador android tb tinha cartoes SD e guardava la tudo que podia..mas isso era antes da internet ser aquilo que actualmente ‘e. Sao tempos diferentes.

  6. Avatar de Rafilda
    Rafilda

    Boa, parabéns. A vossa é maior que a dos outros.

  7. Avatar de palerma
    palerma

    Se os Android batem os iPhones em fotografia (dxomark), os Android têm guardadas fotos de maior capacidade (40/50/108Mpx), logo deverão ter menos capacidade disponivel. Esta é a minha leitura.

  8. Avatar de Pensamento Positivo
    Pensamento Positivo

    Caros: Estas análises são engraçadas… Mas, falham o ponto!… E o ponto aqui é muito simples: iPhone é um ecossistema topo de gama padrão, enquanto Android é um sistema aberto mainstream para todos os segmentos do mercado. Não vale a pena comparar o incomparável! Há hoje soluções Android melhores que iPhone nesse e noutros aspectos? Sim, há!… Mas, não há iPhone low end. Essa é a verdade dos factos. E isso só por si distorce esses números. Eliminem lá o Android low end da equação e verão que, se calhar esses números invertem logo!…

    1. Avatar de Artur Lopes
      Artur Lopes

      Obviamente. Correctíssimo, isto nem é um assunto, mas tente lá explicar isso aos talibans da maça roída.

  9. Avatar de Paulo F.
    Paulo F.

    Por muito que custe a muitos a verdade é mesmo a que os utilizadores android 99% nem sabem que o telefone tem um slot para cartão microSD.

    Tenho uma loja pequena de telemóveis num centro comercial e atendemos muitas pessoas que compram o smartphone porque da para ir ao Facebook, internet e email. Tirar uma fotografias e para as chamadas. Querem barato e Android é a escolha é nunca vai saber usar o cartão de memória. Que importa ter se 90% não sabe ou não usa o slot?

  10. Avatar de Augusto Pires
    Augusto Pires

    Tudo, desta marca, é made in china, e está tudo dito em termos da péssima reputação que este dístico confere a tudo o que é feito naquele país.

  11. Avatar de Carlos
    Carlos

    Mais um artigo de pura FALÁCIA, completamente ENGANADOR e FORA DA REALIDADE tal como o título do mesmo. Basta lerem o artgo, ver o gráfico ( completamente desvirtualizado e sem qualquer nexo, provavelmente pago pela apple ) e olhar ao vosso redor e tentar perceber o que os utilizadores realmente usam.
    Nos dias de hoje e com todas as opções na cloud disponibilizadas, dar ao utilizador 512GB ou 1TB é enganador. Hoje a musica está online, os filmes online, doc´s online, trabalhamos com a cloud e todos tem net nos equipamentos. Dificilmente alguém ocupará os 128GB ou 256GB e se alguem disser que o faz, repare no que tem armazenado e certamente verá que são coisas praticamente “inútes”

    1. Avatar de devmiguel
      devmiguel

      Se são úteis ou não, isso depende do uso que cada um pretende dar ao telemóvel. No meu caso tenho um telemóvel com 256GB de armazenamento interno e mais 512GB no cartão de memória. Só em ficheiros FLAC e ficheiros offline do Tidal são uns 150GB, e se for a caminho de casa e me apetecer ver um filme em 4K daqueles que ocupam umas dezenas de GB, é o que vou descarregar. Isso mais todas as tralhas que recebo em apps como WhatsApp, Telegrama, etc, mais ficheiros da câmara, ficheiros descarregados no browser, ficheiros importados da máquina fotográfica, GoPro e drone para editar (fotos e vídeos em 4K) e com um tarifário de dados móveis ilimitados, não há armazenamento que resista.

    2. Avatar de PTO
      PTO

      Estás enganado. A tua realidade não tem de ser necessariamente igual à dos outros. O que é inútil para ti pode ser importante para outros.

      As câmaras tiram fotos com cada vez maior resolução que ocupam muito espaço.
      Muitos usam os seus próprios ficheiros de música em vez de gastarem dinheiro em streaming.
      Os vídeos que trocamos com amigos e família também ocupam bastante espaço.
      As aplicações é sempre a somar.
      E o proprio sistema operativo e as suas atualizações ocupam uma boa fatia desse espaço.

      Só te digo que comprei o meu tlm com 64GB e estou arrependido não ter comprado o de 128GB. Ando sempre só com 3 ou 4GB livres e volta e meia tenho de andar a transferir coisas para o computador e a apagar do tlm.

  12. Avatar de João
    João

    Cada um sabe da sua vida.
    Claro que comparar topos de gama como basicamente são todos os iPhones com toda a gama Android (inclui topos de gama, médios, assim assim e low costs) não faz muito sentido. Estamos a misturar equipamentos de diferentes gamas e utilizações diferentes. Há muita gente a comprar tlm básico porque não precisa de mais.
    O meu Xiaomi Redmi 6 tem um cartão de 16GB e chega e sobra. Basicamente é só para o offline do spotify. Quando a tudo o resto, é “temporário”, pois para mim ter coisas guardadas no telefone acaba por dar raia e foi-se tudo. Tenho tudo sincronizado com um serviço cloud, no qual tenho espaço mais que suficiente para as coisas do telefone e não só. Mas também confesso que tenho apenas as aplicações do dia a dia para comunicação, agenda, bancos, ebay, meo drive e pouco mais. As fotos vou apagando de vez em quando pois têm upload automático, tal como tudo o resto. E faço o mesmo com o PC. Aliás, no ano passado o meu pc berrou, comprei um novo e não perdi ficheiros pois guardo tudo no drive virtual. Nem me dei ao trabalho de ligar o disco antigo. Só tive de reinstalar o windows e as aplicações. Além de que, se estiver fora de casa e precisar de algum ficheiro, só preciso de net, e até no telefone posso aceder. E um bom serviço cloud fica bem mais barato que um iphone. Aliás, estou a pensar aderir a outro para ter 2 cópias da mesma coisa, não vá o diabo tecer…
    Mas, como disse, cada um sabe da sua vida (e da sua carteira). Mas também há uma diferença muito grande entre precisar e querer. Uma coisa é precisar de um telefone topo de gama com característica robustas (e algumas pessoas precisam), outra coisa é querer ter um telefone caro só porque sim. Mas desde que não andem a roubar ou a viver à custa do estado, podem comprar o telefone que quiserem. Só me lembro às vezes de um tipo que conheço que fazia entregas numa empresa, mas que fazia questão de, quando ía tomar café, pousar a chave da viatura (do emprego) em cima da mesa. Era “daquelas” chaves da Mercedes e ele achava que as garinas iam pensar que ele andava tinha merc… enfim.
    Eu podia ter comprado um iphone topo de gama quando troquei de tlm a última vez? Podia. Mas não preciso mesmo, dei 120 euros pelo telefone que tenho e que faz tudo o que preciso e ainda sobrou muito para ir gozar umas valentes férias e umas canecadas de chá 😀

  13. Avatar de devmiguel
    devmiguel

    Os Android com slot de cartão de memória dão uma flexibilidade extra, mas na minha opinião essa solução só presta para armazenar conteúdos multimédia, como filmes e séries, ficheiros offline de apps de streaming, ficheiros de música, backup de ficheiros recebidos no WhatsApp, Telegrama, etc e os conteúdos gravados com a câmara.
    Para o resto, como instalação de apps, usar arquivos ZIP, descarregar torrents (embora depois de estar a 100% dê para mover para o cartão) mais vale usar a memória interna.
    Por esses motivos e por notar que uso imenso armazenamento nos meus telemóveis, em 2021 não compro nenhum com menos de 512GB se tiver slot de cartão de memória ou 1TB se não tiver slot de cartão de memória (estou a ponderar o futuro iPhone 13 Pro Max). Desde que aderi a um tarifário com dados móveis ilimitados não há armazenamento que resista!

  14. Avatar de Luis Henrique Silva
    Luis Henrique Silva

    Agora já fazem “guerra” por causa de quem tem mais armazenamento…….

    Quem precisa de ter muito conteúdo, quem faz muitas filmagens convém ter ou um smartphone com bastante armazenamento, ou cartão SD de extra.
    Caso contrário, um comum dos mortais não precisa de muito, 64Gb chega, convém é fazer backups para o pc, porque às vezes o telemóvel pode se passar e já não é primeira vez…..
    Já vai o tempo qque tinha um smartphone só de 8Gb aquilo era de rezar…….credo sempre sem espaço, a partir dai não tenho menos de 32Gb, já tive dois com 64Gb agora tenho samsung galaxy A71 com 128Gb…..vá pronto na prática são 100Gb…..mas chega e sobra…ainda tenho cartão, para fotos e outros ficheiros….

  15. Avatar de Dias
    Dias

    Artigos assim … Sem grandes comentários, como se pode comparar equipamentos de 200€ com equipamentos que no mínimo custam 3 vezes mais, até parece que os android são todos topos de gama, samsung, oneplus, etc. Slot SD e SEMPRE uma vantagem, não ter e um argumento para gastar mais dinheiro.

    1. Avatar de Dias
      Dias

      Já agora, na maioria dos andoids podemos colocar dois cartões de operador, nos iPhones … ,Podemos der dois iPhones!!!!!!

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Leia lá melhor… informe-se e não escreva disparates.

      2. Avatar de IKAROS
        IKAROS

        Dude, a maioria dos iPhones desde pelo menos o XR suporta 2 cartões. Um eSim e um real. Por exemplo, usas o eSim no teu país e um SIM vulgaris no estrangeiro.

        1. Avatar de Ricardo
          Ricardo

          Isso mesmo!!!

        2. Avatar de Vítor M.

          Além disso, a Apple vende iPhones com dual SIM.

          1. Avatar de Vítor M.

            Exatamente, mas até os podes mandar vir para cá, via sites do Dubai, por exemplo.

  16. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    *de encaixe.

  17. Avatar de Elkido
    Elkido

    O meu Realme X50 Pro 5G de Abril de 2020 tem 256 Gigas de ROM e eu acho pouco…se houvesse com 512 gigas ou 1 Terrabyte teria comprado por pouco mais…. mas era o máximo…..e de memória RAM DDR5 real tem 12.09 Gigas

  18. Avatar de Elkido
    Elkido

    Com 64 Gigas ou 128 Gigas de ROM ofereço a vocês

  19. Avatar de Jumento
    Jumento

    Lol. IPhone nem dá para expandir.. Ou pagas e compras um iPhone com espaço ou já fostes.
    Android compras micro sd.. Simples barato e ajustado as necessidades que vão variando com a evolução da Internet.
    Apple é uma anedota.

    1. Avatar de IKAROS
      IKAROS

      É verdade. Mas também é verdade que facilmente vendes o iPhone “sem espaço” por um valor que nem sonhas num Android, e com mais uns euros (que entretanto juntaste), compras o modelo mais moderno com o dobro da memória, melhor câmara, melhor/maior ecrã, etc.
      Este pessoal Android esquece sempre que o preço de revenda dos iPhones é altíssimo…

      1. Avatar de Dias
        Dias

        Nunca necessitei de compara um android usado, mas vou pensar compara um iPhone só para dar estilo! e vou fazer o seguinte … android para trabalhar e iPhone para por em cima da mesa.