O Android 14 vai trazer a capacidade de duplicar apps no seu smartphone

35 Comentários

Agora que o Android 14 entrou na sua primeira fase de testes, é hora de começar as descobrir as novidades. Muitas destas não estão imediatamente visíveis, mas são descobertas rapidamente. Uma delas mostra que a Google vai trazer a capacidade de duplicar apps no seu smartphone.

Android 14 apps duplicar Google

Uma novidade no Android 14

A primeira Developer Preview do Android 14 foi agora apresentada pela Google, abrindo caminho para o seu desenvolvimento. Esta versão quer renovar várias áreas do Android, ao mesmo tempo que traz também novidades que muitos esperam poder testar em breve.

Uma dessas novidades foi agora descoberta e traz para este sistema uma novidade, que muitos fabricantes já oferecem há muito. Falamos da possibilidade de clonar as apps dentro do sistema da Google, algo que muitos querem de forma direta.

Apps que não pode duplicar

A nova opção presente nas definições do Android 14 vem mostrar que este trabalho está a ser feito. Os utilizadores vão poder para cada app decidir se a querem clonar e assim dar acesso a várias versões, com outras contas ou outros dados.

Curiosamente, esta não será totalmente aberta aos utilizadores. A Google e os fabricantes vão ter a possibilidade de bloquear apps ou definir quais não podem ser clonadas ou duplicadas. Do que foi descoberto no Android 14, a Google está já a barrar muitas das suas.

  • Android Auto
  • Calendar (AOSP)
  • Camera (AOSP)
  • Chrome
  • Clock
  • Contacts (AOSP)
  • Files
  • Gallery
  • Gmail
  • Google Calendar
  • Google Camera
  • Google Contacts
  • Google Play Movies & TV
  • Google Search
  • Maps
  • MDS (Modem Diagnostic System)
  • Messages
  • Personal Safety
  • Phone
  • Photos
  • Pixel Tips
  • Play Store
  • Printer
  • Recorder
  • Stk (SIM Toolkit)
  • YouTube
  • YouTube Music

Novidade da Google para todos

Esta novidade do Android 14 está ainda num estágio inicial, mas parece ser indicada para muitos utilizadores. Deixam assim de depender de apps específicas, de criar novos perfis ou usar as soluções dos fabricantes. Será algo nativo e que pode ser usado a qualquer momento, com o controlo do utilizador.

Esta é apenas uma das muitas novidades que a Google vai trazer para o Android 14. Este sistema está agora a começar a ganhar forma e vai ser testado para saber como pode ser melhorado. Não é esperado para breve e apenas depois do verão deverá chegar de forma oficial e na sua forma final.

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de deepturtle
    deepturtle

    aquilo que a Xiaomi já faz há bué

    1. Avatar de Trolha Men
      Trolha Men

      Este vai fazer de forma rápida, fluida, segura e estável, sem dar bugs e lentidão como a tua xiaomi.

      1. Avatar de deepturtle
        deepturtle

        “como a tua Xiaomi” LOL
        não uso ROM’s da Xiaomi.
        uso ROM’s cozinhadas ainda tu andavas a pedir dinheiro aos papás para beber leitinho.
        Vê lá, não te espumes!

        1. Avatar de Trolha Men
          Trolha Men

          Que idade tens já agora? Estou curioso.

        2. Avatar de ricardo
          ricardo

          Que cromo esta tartaruga. Um verdadeiro toto que vive na cave dos papas. Roms cozinhadas?? 0 seguranca e bugs ate mais não.

          1. Avatar de deepturtle
            deepturtle

            A quem não sabe cozinhar até os talheres lhes estorvam.
            Ali ao Trolha, que nem sabe escrever inglês, a minha idade é irrelevante mas suficiente para saber o que acontece aos curiosos!

          2. Avatar de Trolha Men
            Trolha Men

            Okapa!!!

  2. Avatar de Mysta
    Mysta

    Rica Miui que já faz isto há anos e que tanto jeito me faz

    1. Avatar de Trolha Men
      Trolha Men

      Mas cheia de bugs.

      1. Avatar de Ricardo Jorge Pereira Martins Ribeiro
        Ricardo Jorge Pereira Martins Ribeiro

        Já teve algum Xiaomi/Poco alguma vez??

        1. Avatar de Trolha Men
          Trolha Men

          Tive 3, 1 deles até o simples deslizar para o menu de aplicações crashava.

      2. Avatar de toder
        toder

        mimimi para de chorar e dar spam nos comentarios dos outros com os teus bugs, tens bugs mas é na tua cabeca

        1. Avatar de Trolha Men
          Trolha Men

          Okapa!!!

  3. Avatar de Zé

    O meu Huawei com Android 10 já faz isso portanto, uma novidade nada inovadora.

    1. Avatar de JP
      JP

      ninguém disse que é uma novidade inovadora.
      e o artigo já diz que há fabricantes que já o fazem, por isso não entendo porquê a necessidade de ser papagaio.

  4. Avatar de Baudolino Pereira
    Baudolino Pereira

    Alguém consegue explicar de forma fácil o que significa/faz essa funcionalidade?

    1. Avatar de DangerASA
      DangerASA

      Simples. Imagina que tens um telemóvel com 2 cartões Sim e queres usar o WhatsApp com ambos os cartões. Com a clonagem de apps consegues abrir o WhatsApp 2 vezes distintas e tens ambas as contas ao mesmo tempo.

  5. Avatar de Hugo Santos
    Hugo Santos

    O meu Pocco faz isso, pensei que fosse uma função nativa do android, pelos vistos não. Mas é extremamente util.

    1. Avatar de Trolha Men
      Trolha Men

      Faz mas com bugs e lentidão.

  6. Avatar de Miguel
    Miguel

    Não percebo qual a finalidade disto

    1. Avatar de deepturtle
      deepturtle

      uma app, duas contas diferentes a funcionarem em simultâneo, por ex.

      1. Avatar de ricardo
        ricardo

        Em que app isso traz alguma vantagem? Zero! A apple permite abrir varias instancias da mesma app que no ipad e muito util. Abrir 3 documentos do word em simultâneo, no android não da

        1. Avatar de Ricardo Ribeiro
          Ricardo Ribeiro

          Para quem usa o WhatsApp por exemplo…

          1. Avatar de ricardo
            ricardo

            Whatsapp?? Uma conta chega. E telegram e messenger sao opcoes superiores

        2. Avatar de DangerASA
          DangerASA

          Por exemplo num telemóvel dual sim usar o WhatsApp com ambos os cartões…

        3. Avatar de AplicaçãoClonada
          AplicaçãoClonada

          Basta pensar por exemplo na app e-fatura, para quem tem filhos dá um jeitão…

      2. Avatar de Miguel
        Miguel

        Ok, era o que estava a pensar, mas isso seria mais para telemóveis de empresa?
        Porque não imagino uma pessoa ter duas contas da mesma app

  7. Avatar de Robot
    Robot

    Tendo em conta que Android é Linux (o kernel) com uma camada grande de user interface em cima, ter vários utilizadores sempre foi possível, sendo que se não existia essa função no user interface era porque as marcas não tinham essa opção disponível.
    Em relação a “clonar” apps, o processo é já conhecido no Linux, pelo menos desde 2003, ou seja 19 anos.
    Esse clonar de borla, ou seja, sem ocupar mais espaço nem ficar mais lento, é feito com symlinks, tendo uma store, neste caso uma pasta, de apps dentro do sistema.
    Deste modo, e usando um mecanismo de configuração por utilizador, é possível ter de forma transparente apps diferentes com configurações diferentes entre cada utilizador.
    O Pplware podia investigar melhor isso e dava um excelente artigo na secção Linux, sem ser aqueles: saiu a versão X do Ubuntu e está melhor que nunca.
    Cump

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Ya, o LG V30 cá de casa com Android 9 tem isso. Na boa. Não para todas mas para as mais requisitadas.

      O Tab s7 disponibiliza tb desde a compra com Android 10. Hoje com o 13 mantem a funcionalidade.
      Não estou particularmente entusiasmado com esta “novidade” eheheh

    2. Avatar de Zem
      Zem

      Seria uma perda de tempo. Se não tiver um título bombástico, não terá clicks nem retorno publicitário. 🙂

      1. Avatar de Vítor M.

        Não concordo. Linux continua a ter o seu conjunto de utilizadores e, mais informação desta pode ajudar a perceber algumas coisas do dia a dia. 😉

  8. Avatar de Realista
    Realista

    Tipo a app Island e/ou o modo de trabalho…